17 março 2008

Boletim Informativo Nº 1310

O PRIMEIRO DIA DO HMI

A esperada transferência das parturientes e crianças em cuidados especiais na noite de ontem (16) para o Hospital Materno Infantil (HMI) não aconteceu. A diretoria-geral da nova casa de saúde, Alba Valéria Rocha, informou que o entrave se deu por conta da chuva, que aumentaria os riscos na movimentação de cerca de oito bebês da UCI Neonatal.

Diante da situação, a mudança das pessoas acontece na manhã desta segunda-feira, 17, devendo o atendimento a novas parturientes começar na tarde de hoje.

AIDS EM MARABÁ

O relatório anual do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), referente ao ano de 2007, dá conta de 251 soropositivos em Marabá até dezembro. Outros 84 portadores do HIV em municípios da região também são atendidos naquele centro, perfazendo um total de 397 doentes. No ano passado, nove pessoas vieram a óbito em conseqüência da Aids.

No que tange ao gênero, o masculino tem sido mais prevalente, com 143 ocorrências em Marabá, contra 108 casos femininos. Os menos esclarecidos têm sido as maiores vítimas do HIV. Enquanto entre os alfabetizados até o primeiro grau são 204 soropositivos, com o ensino médio há apenas 39 pessoas e, de nível superior, somente oito.

Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde, para cada soropositivo examinado podem existir pelo menos quatro portadores do HIV fora de controle, sem acompanhamento. Não se sabe, no entanto, se em Marabá seria possível confirmar essa situação. No entanto, é notório que os homens são mais resistentes a se submeter ao exame, mesmo sendo eles os mais prejudicados.

PESQUE E SOLTE

Inicialmente está confirmado para o dia 6 de abril, um domingo, o Torneio Pesque e Solte no Cais. É evidente que esse torneio depende do nível das águas do Tocantins, que nunca é realizado com o rio muito cheio e nem abaixo dos 9 metros. O Pesque e Solte, segundo o secretário de Meio Ambiente, Antonio Rosa de Macedo, o Tony Rosa, tem objetivo de resgatar a importância do cais, enquanto área de cultura e lazer, e também para testar resultados do defeso da piracema, ocorrido no período de novembro a fevereiro de cada ano.

O I Pesque e Solte no Caís aconteceu em 17 de março de 2002 e, embora não tenha acontecido em 2007, desde então serve de incentivo à população, por isso conta com o imprescindível apoio empresarial. O Torneio acontece no perímetro entre a Praça São Félix e Casa Bandeira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abre as inscrições ao Pesque e Solte no Cais na próxima quarta-feira, 19 de março. O investimento de R$ 15,00 dá direito a uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, pelo qual o participante concorre nos sorteios de premiações. A inscrição pode ser feita diretamente na Semma, Chic Lazer (Avenida Antonio Maia) e Posto Verdes Mares (VP-8, Nova Marabá).

Os participantes têm direito à premiação em cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico receberão um kit de pesca e troféu. Também, para cada categoria, será sorteado um microcomputador. E, ainda, para todos os participantes, será sorteado um casco de alumínio de cinco metros.

CONSULTAS E EXAMES

A Divisão de Serviços Especializados da SMS informa que só estará marcando consultas para ortopedista para o mês de abril no próximo dia 26; enquanto exame de ultra-som, nos dias 27 e 28 de março; e quem necessitar de consulta com neurologista poderá agendar exclusivamente em 1º de abril.

Quem precisar de urgência, no entanto, deve procurar o Hospital Municipal de Marabá.

PREFEITURA DE MARABÁ FIRMA PARCERIA COM UAB

A prefeitura de Marabá firmou parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a realização de cursos de nível superior. Na parceria, a prefeitura oferece a estrutura física para a realização das aulas semi-presenciais. Não vai pagar nada pelos cursos, nem os alunos. O município de Marabá teve sua inscrição aprovada pelo MEC no programa UAB, do governo federal. A UAB foi criada para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior.

Na sexta-feira, 14, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia acompanhou Erasmo Maia (representante da UAB no Pará e coordenador do curso de Administração à distancia) para conhecer a área onde a prefeitura pretende construir salas para a realização dos cursos. O espaço será próximo à nova sede da Semed, em construção na agrópolis do Incra, antiga Escola "Nazaré Barbosa".

Erasmo Maia achou a área bem localizada, devido ao fácil acesso e pela disponibilidade de transportes naquele perímetro. A prefeitura deve iniciar a construção este semestre e as aulas da UAB têm previsão de funcionar em agosto. A Semed tem interesse na realização de cursos na área de licenciaturas e a UAB também pretende ofertar cursos de bacharelado.

A secretária Kátia Américo Garcia explica que como pólo, Marabá poderá apoiar cursos a distância de diferentes instituições e o estudante não precisa residir na cidade onde está instalada a sede da instituição consorciada, fato que permitirá atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior.

Atualmente Marabá abriga faculdades particulares, com cursos presenciais e à distância, além das universidades públicas e gratuitas UFPA e UEPA. A aprovação do pólo Marabá pela UAB é mais um impulso para educação superior no sul e sudeste do Pará.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NAS SAÍDAS DA PONTE DO TOCANTINS

A prefeitura de Marabá, realiza a Licitação N.º 131/2008/ SEVOP/ PMM, na modalidade Tomada de Preços N.º 128/ 2008/ CPL/ SEVOP, cujo objeto é a execução das obras e serviços de engenharia referente a Iluminação Pública nas saídas da Ponte Sobre o Rio Tocantins, na BR-222, no núcleo urbano Nova Marabá.

A abertura da licitação será dia 14 de abril, às 10 horas. A Comissão Permanente de Licitação/Sevop informa que a visita técnica será dia 08 de abril, às 9h. Mais informações na sede da Secretaria de Viação e Obras Públicas, localizada na Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS DA ORLA

Hoje, 17, o Sebrae, o Departamento de Turismo/PMM e o Sindihotel reúnem-se com empresários da orla do Tocantins (donos de bares, restaurantes e similares) para identificar situações que favorecem ao turismo e também que podem comprometer o atendimento ao turista. A reunião será no Bar e Restaurante Farol, às 17h. Os representantes do Sebrae Nadia Julian Rodrigues e Joseni Soares participam da coordenação do workshop com os empresários.

A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão disse que serão convidados representantes das secretarias de Obras, Saúde, DMTU, Semma, Assessoria de Comunicação, Acim, CDL e Sindicom. O objetivo é juntar parceiros no projeto de melhoria na qualidade de atendimento ao turista na orla.

Nádia Rodrigues (gerente substituta da Unidade de Negócio de Marabá e Região/Sebrae) informa que o objetivo é diagnosticar empreendimentos formais e informais, instalados na "Orla Sebastião Miranda", do município de Marabá, com foco no segmento de bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes e similares, com o objetivo de elaborar um projeto para a melhoria do aspecto físico, estrutural e gerencial dos estabelecimentos instalados nesse espaço público – principal ponto de negócios turísticos de Marabá.

MASCOTE DO DMTU

A escolha da mascote do DMTU e a premiação será realizada hoje, 17, às 15h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O autor do desenho premiado ganhará um computador e uma impressora enquanto o autor do nome escolhido ganhará uma bicicleta e um kit escolar.

A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que a votação será feita por um representante do DMTU, um da Semed, um do gabinete do prefeito, um da Assessoria de Comunicação da prefeitura e um do Detran.

O diretor do DMTU, Antonio Araújo, informa que a mascote vai representar o DMTU nas campanhas educativas. O lançamento oficial deve realizar-se no dia do aniversário de Marabá, 5 de abril.

O concurso da mascote teve a participação de trabalhos dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá. As inscrições foram feitas no final de 2007.

TEMPO E TEMPERATURA

O canaldotempo.com mostra em imagens de satélite que há poucas nuvens sobre Marabá e região. No entanto, a partir das 18 horas está previsto aumento da umidade relativa do ar, que poderá chegar a 100% a partir da meia noite. Temperatura máxima prevista para esta segunda-feira é de 31ºC.

O volume de chuva, segundo o Climatempo, será menor (6 mm) amanhã, quinta-feira, mas volta a aumentar na sexta-feira e sábado, para média de 15 mm/dia. Para hoje, sol com muitas nuvens durante o dia. Período nublado, com chuva a qualquer hora.

Segundo o Climatempo, a previsão é de 80% de chance de precipitação. Mas as chuvas são de médio volume, para hoje (17) estão previstos 17 mm. Na quarta-feira, 19, poderá chover 24 mm.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1309

HMI FUNCIONA NA SEGUNDA

Está tudo pronto no Hospital Materno Infantil (HMI) para funcionar na segunda-feira, 17. Aliás, ele começa a funcionar na noite de domingo, quando as gestantes, prestes a ter bebê no Hospital Municipal (HMM), serão ou transferidas ou orientadas à nova casa de saúde.

Segundo a diretora-geral do HMI, pediatra Alba Valéria Rocha, as últimas mulheres de parto normal no HMM terão alta de lá mesmo. Aquelas que tiveram parto cesariana e que têm alta depois de 72h, podem ser transferidas imediatamente para o HMI.

Também de acordo com Alba, os bebês que necessitam de UCI (Unidade de Cuidados Especiais) e não podem ainda ter alta do HMM, serão transferidos para o HMI, por intermédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em ambulância com UTI.

O HMI dispõe de 50 leitos, sendo 42 para adultos, distribuídos nas enfermarias (dois de isolamento), seis na sala de pré-parto (Centro Obstétrico) e oito infantis, na UCI neonatal. E, diferentemente da área de obstetrícia do Hospital Municipal (HMM), o HMI será uma maternidade padrão, com inúmeros serviços destinados a essa área.

Todo climatizado, o HMI vai oferecer áreas de consultas médicas, psicológicas e assistência social. Outro diferencial do HMM é o lactário, onde a alimentação infantil é preparada à parte daquela destinada às mães. Aparelhos como raios-x e ultra-som são móveis, poderão ser levados até a paciente que deles precisar.

Neste primeiro momento o HMI deve atender cerca de 420 parturientes/mês, sendo mais de 300 partos normais e o restante à moda cesariana. O hospital deve empregar cerca de 160 servidores nesta fase, sendo a maioria convocada do último concurso público e uma pequena parcela de veteranos, incluindo aqueles que militam na área de ginecologia e obstetrícia do HMM, que serão transferidos à nova casa de saúde.

ATENDIMENTO NA TRIBUTAÇÃO

O secretário de Gestão Fazendária Municipal, Alexandre Lisboa, informa que o fluxo de contribuintes que buscam atendimento no setor de Arrecadação Municipal não é intenso a ponto de ser comparado com as filas de bancos, como foi publicado em um jornal local. "Na verdade, sempre que tem mais de cinco pessoas aguardando atendimento no setor de arrecadação, disponibilizamos servidores de outros setores para não deixar que o usuário aguarde por muito tempo".

Um período de maior fluxo no atendimento ocorreu nos últimos dias em virtude do recadastramento de mototaxistas que está sendo feito pelo DMTU. "Os mototaxistas precisam tirar certidão negativa de débito no Centro de Arrecadação, antes de dirigirem-se ao DMTU. De qualquer forma estamos atentos para não deixar que o usuário demore muito a ser atendido".

FÓRUM DE TURISMO REGIONAL

Hoje, 14 de março, realiza-se a 5ª reunião ordinária do Fórum Permanente de Turismo Regional Araguaia Tocantins, em Marabá, no auditório do SEBRAE, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, informa que a reunião trata da retomada dos trabalhos para discussão da representatividade do Fórum Regional dentro do Fórum Estadual de Turismo. "Vamos discutir o planejamento das ações estratégicas para a participação e comercialização das rotas turísticas do Rio Tocantins e Araguaia, nos grandes eventos que acontecem este ano: FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia em Belém e Salão de Turismo Nacional em São Paulo".

Pela manhã, o auditório do Sebrae contava com a presença de representantes do turismo de Itupiranga, Marabá e demais municípios vizinhos, que participam das rotas turísticas criadas pela Paratur.

REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS DA ORLA

Na segunda-feira, 17, o Sebrae, o Departamento de Turismo/PMM e o Sindihotel reúnem-se com empresários da orla do Tocantins (donos de bares, restaurantes e similares) para identificar situações que favorecem ao turismo e também que podem comprometer o atendimento ao turista. A reunião será no Bar e Restaurante Farol, às 17h. Os representantes do Sebrae Nadia Julian Rodrigues e Joseni Soares participam da coordenação do workshop com os empresários.

A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão disse que serão convidados representantes das secretarias de Obras, Saúde, DMTU, Semma, Assessoria de Comunicação, Acim, CDL e Sindicom. O objetivo é juntar parceiros no projeto de melhoria na qualidade de atendimento ao turista na orla.

Nádia Rodrigues (gerente substituta da Unidade de Negócio de Marabá e Região/Sebrae) informa que o objetivo é diagnosticar empreendimentos formais e informais, instalados na "Orla Sebastião Miranda", do município de Marabá, com foco no segmento de bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes e similares, com o objetivo de elaborar um projeto para a melhoria do aspecto físico, estrutural e gerencial dos estabelecimentos instalados nesse espaço público – principal ponto de negócios turísticos de Marabá.

MASCOTE DO DMTU

A escolha da mascote do DMTU e a premiação será na segunda-feira, 17, às 15h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O autor do desenho premiado ganhará um computador e uma impressora enquanto o autor do nome escolhido ganhará uma bicicleta e um kit escolar.

A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que a votação será feita por um representante do DMTU, um da Semed, um do gabinete do prefeito, um da Assessoria de Comunicação da prefeitura e um do Detran.

O diretor do DMTU, Antonio Araújo, informa que a mascote vai representar o DMTU nas campanhas educativas. O lançamento oficial deve realizar-se no dia do aniversário de Marabá, 5 de abril.

O concurso da mascote teve a participação de trabalhos dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá. As inscrições foram feitas no final de 2007.

ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

O prefeito Tião Miranda autorizou a Secretaria Municipal de Agricultura a elaborar projeto com vista a ampliação da Feira Coberta do Laranjeiras, situada na Avenida Boa Esperança, em razão da mesma já está pequena para a quantidade de feirantes.

A mudança será direcionada à ala de alimentação, que segundo o secretário de Agricultura Rubens Borges Sampaio, deverá ocupar a área de estacionamento que dá para a rua lateral do Supermercado Laranjeiras.

TEMPO E NÍVEL DO TOCANTINS

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Esta é a previsão do Climatempo para esta sexta-feira (14), também suscetível para os próximos cinco dias. O volume de chuva de hoje a domingo (16) é de 40 mm.

Imagens de satélite do canaldotempo.com mostram poucas nuvens sobre Marabá e região, o que pode significar baixo volume de precipitação nas próximas horas. Temperatura hoje com máxima de 32º C.

A lâmina d'água do Rio Tocantins cedeu 04 centímetros nas últimas 24 horas, amanhecendo hoje em 09 metros nesta sexta-feira. Nível de alerta, segundo a Eletronorte, é de 10 metros em Marabá. A partir desse parâmetro as comunidades de áreas inundáveis começam a ser afetadas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas