25 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1277

CARNAVAL 2008

Duas bandas que vão tocar em Marabá durante o carnaval, na orla Sebastião Miranda, tiveram as datas alteradas, mas agora já está tudo certo. O carnaval marabaense manterá o brilho durante os cinco dias de folia e nada vai prejudicar a festa dos foliões.

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira e a assessora de Cultura Dina Rosa estão hoje por conta da programação carnavalesca. A maratona começou cedo com ida à gráfica para verificar a arte momesca, malharia para ver camisetas da turma da organização e contato com os empresários das bandas para tratar da data e horário das apresentações.

A programação na orla terá início sempre às 20h. Os blocos serão animados pelo trio elétrico com as bandas Swing Moleque, Alma Gêmea e Ki Dodeira:

02 de fevereiro – 1. Bloco da Saúde; 2. Bloco Mamãe Eu Quero; 3. Bloco Pirata da Orla; 4. Bloco Copo Furado; 5. Bloco Cachaça & Cia. Shows com as bandas Arrastão e Cia. de Belém; Maré Cheia.

03 de fevereiro – 1. Bloco Só Boleiros e Boleiras; 2. Bloco Pega Leve; 3- Bloco Maneco; 4. Gaiola das Loucas. Shows com as bandas Arrastão e Cia. de Belém; Maré Cheia.

04 de fevereiro – 1. Fogo no Rabo; 2. Bloco Vô Nun Vô; 3. Bloco Chapéu de Couro e Tarrabufados; 4. Bloco A Diretoria. Shows com as bandas Capital da Fama de Belém e Ki Dodeira.

05 de fevereiro – Arrastão dos Blocos. Shows com as bandas Capital da Fama de Belém e Ki Dodeira.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ALFABETIZADORES

Os educadores interessados em ministrar aulas no 22º módulo de Educação Solidária/Vale Alfabetizar, devem levar currículo no Departamento de Ensino/Semed para Maria de Nazaré Silva Costa até fevereiro de 2008, em horário comercial.

A coordenadora do Programa Educação Solidária/Vale Alfabetizar em Marabá, Nazaré Costa, explica que os profissionais que estão cursando licenciatura, já cursaram ou têm alguma afinidade com a área educacional podem participar da seleção de currículos.

A Educação Solidária é voltada duração do módulo é de 8 meses e as aulas são ministradas em escolas, associações de bairros e igrejas, entre outros espaços onde os coordenadores mostrem interesse em levar a educação às pessoas que necessitam aprender a ler e a escrever.

Este ano, 40 turmas serão formadas nesse programa especial para atendimento à educação de jovens e adultos. As pessoas que tiverem currículo selecionado para ministrar as aulas participarão do curso de capacitação em março e em seguida ajudam no processo de matrícula dos novos alunos. As aulas devem iniciar no final de março ou início de abril. Este programa é resultado de uma parceria entre prefeitura, Vale, UFPa e Alfabetização Solidária (Ong).

DMTU INFORMA

O DMTU divulga através de edital afixado nas dependências do órgão e da 3ª Ciretran, a relação dos proprietários de veículos autuados e que não foram notificados pelos agentes de trânsito. Mais informações pelo fone 33221444.

A emissão de passe livre para deficientes com acompanhantes continua sendo emitido no DMTU, no horário de 8h às 14h. Os idosos, a partir de 65 anos, têm passagem grátis nos ônibus urbanos mediante apresentação de documento de identidade, em atendimento à Lei Orgânica do Município. Para as viagens interestaduais, os idosos têm direito ao passe livre a partir de 60 anos. A carteira de passe livre aos idosos está sendo emitida na secretaria de Assistência Social da prefeitura, localizada na agrópolis do Incra, atrás da Secretaria de Saúde.

No dia 31 de janeiro, a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito/DMTU fará uma palestra no pátio ferroviário da Vale para alertar aos condutores de veículos para a importância de dirigir sóbrio, pois álcool e direção não combinam.

MULTA DA EDUCAÇÃO

Multa da Educação será uma ação do DMTU, programada pelo diretor do órgão, Cel. Araújo, que terá início nos próximos dias em Marabá. Uma vez por semana, os agentes de trânsito irão às ruas para orientar motoristas e farão simulação do auto de infração, mostrando quantos pontos podem perder na carteira, qual o valor da multa e os perigos que cada infração representa para o trânsito.

CURSOS DE VIOLÃO E VIOLINO

Estão abertas as inscrições para os cursos de Violão e Violino, da Escola Municipal de Música “Maestro Moises Araújo”, da Fundação Casa da Cultura (FCCM). A Escola de Música que completa em 2008 14 anos de existência, formou inúmeros músicos no decorrer deste período em Marabá e é ponto de referência para o conhecimento musical no sudeste paraense.

A coordenadora da escola, Júlia Lino, explica que os interessados devem possuir violão para facilitar seu aprendizado, porque além das aulas, o aluno pode dar continuidade aos estudos em casa. Mais informações na escola de música da FCCM, localizada na Folha 31 Quadra Especial, Lote 01 (Nova Marabá), no horário comercial.

OPERAÇÃO SILÊNCIO

Depois de realizar até 20 apreensões de veículo/mês e exigir baixo volume de som em casas comerciais e restaurantes, principalmente aqueles situados na Orla do Tocantins, a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – deixou de fiscalizar a poluição sonora em meados de dezembro/2007, em virtude de ameaças a seus fiscais, inclusive fora do horário de serviço.

Segundo o fiscal da Semma Raimundo Otávio Miranda, as ameaças quase se consumam por duas vezes. Numa delas foi recebida uma chamada de urgência para o bairro Bom Planalto, a equipe da Operação Silêncio atrasou-se devido à apreensão de um veículo, depois descobriram tratar-se de uma emboscada, devido as ameaças que se seguiram.

Uma segunda tentativa contra os fiscais aconteceu na Nova Marabá, pela madrugada, mas quando houve a aproximação dos fiscais, um homem armado de revólver fugiu de moto, porque os servidores estavam acompanhados de policiais militares.

Diante da situação, o secretário de Meio Ambiente Antônio Rosa de Macedo, o Tony Rosa, está estudando uma estratégia para voltar à fiscalização sonora, devendo substituir os fiscais que já estão muito visados. Mas, para isso, depende da contratação de novos servidores, o que deve acontecer a partir do concurso da Prefeitura, previsto para acontecer ainda neste trimestre.

AGENDA CRIANÇA AMAZÔNIA

Cerca de 20 instituições compareceram à reunião do Criança Amazônia, programa do Unicef com objetivo de uma ampla mobilização social para assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente, dispensando prioridade absoluta nas políticas públicas da Amazônia Legal, no que tange aos preceitos da lei.

Inicialmente foram apresentados os fundamentos do programa do Unicef e em seguida cada instituição apresentou o que vem fazendo nessa área, seus resultados e dificuldades. Todas relataram que o principal gargalo é a zona rural, desprovida praticamente de pouca ou nenhuma assistência.

Inicialmente foi proposta a criação de um banco de dados com indicadores da saúde, educação e assistência social acessível via Internet.

Por sua vez, foi aprovado que esse fórum de discussão será permanente e se reunirá no mínimo uma vez por mês, toda última quinta-feira de cada mês.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Enquanto o serviço de fiscalização da Semma vem atravessando problemas na poluição sonora, o Divisão de Educação Ambiental deslancha suas atividades com normalidade, destacando-se a Assistência à Pesquisa, preparação para o Pesque e Solte no Caís, Meio Ambiente é sua Tarefa de Casa, Campanha Separar para Melhorar, dentre outras.

No que tange a Assistência à Pesquisa, todos os dias a Semma é procurada por estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que se utilizam do acervo daquela secretaria, bem como para utilização Internet. Também, mediante acerto com as escolas, são preferidas palestras, mostra de filmes educativos com temáticas ambientais e teatro de fantoches.

O Torneio Pesque e Solte no Cais, que este ano foi denominado Pesque e Solte na Orla, está previsto para março e objetiva promover a pesca esportiva; preservar a ictiofauna; promover um evento de pesca após o período da piracema, para efetivar o trabalho de educação ambiental referente à pesca; e, ainda, resgatar o prazer da pesca como forma de cultura marabaense.

Esse torneio é realizado em duas fazes: a pesca de barranco, na orla, destinado a amadores; e o Torpem, um torneio embarcado, destinado a pescadores profissionais. Tanto o torneio no cais quanto o de barco têm valiosos prêmios, como microcomputadores, kit de pesca profissional, lancha e motor.

SEPARAR PARA MELHORAR

A Semma também está empenhada na Campanha Separar para Melhorar, visando à coleta de papel inservível nas repartições públicas municipais, mas que está em fase experimental na própria Semma, devendo em seguida ser ampliada para escolas e outras secretarias.

Segundo a educadora ambiental Cínara Estrela, o processo, para evitar maiores dispêndios, é bastante simples: depois de exaurida a utilidade do papel, este deve ser acumulado numa lixeira, que lá na Semma são caixas de papelão, devendo antes ser retirados clips e grampos; nesse recipiente não devem ser posto papel molhado, colorido ou plastificado; também não deve o material ser amassado ou cortado.

A campanha, de acordo com a educadora, está por enquanto restrita ao papel porque é o resíduo sólido de maior escala no serviço público e para o qual existe facilmente comprador.

Empresas que desejem aderir à campanha serão bem-vindas à Semma, as quais serão oferecidas maiores informações. A Infraero, por exemplo, solicitou por escrito, detalhes sobre gestão resíduos sólidos nas repartições públicas.

MAIS CHUVA NO FIM DE SEMANA

De hoje (25) a terça-feira (29), segundo o Climatempo, pode chover 100 mm. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite é o previsto para este período. Nesta sexta são esperados 15 mm de chuva, devendo aumentar a precipitação pluviométrica a partir de amanhã.

Há previsão de chuva para os próximos 10 dias em Marabá e região, segundo o canaldotempo.com. Imagens de satélite, no entanto, mostram poucas nuvens em Marabá e região, mas também existem camadas mais densas do oceano em direção ao continente. Temperatura máxima de 32º C.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas