13 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1009

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O Prefeito Tião Miranda visando oferecer mais qualidade vida à população, autorizou a expansão da rede de iluminação no trecho que liga Av Transamazônica à Av Sororó, no núcleo Cidade Nova. A obra realizada com recursos próprios está avaliada em R$ 48.889,80 e tem 620m de extensão.
O Departamento de Iluminação Pública da prefeitura está trabalhando constantemente na ampliação da iluminação e reposição de lâmpadas nas vias públicas de Marabá, para dar maior segurança às pessoas que trafegam do município. A comunidade pode ligar para o Departamento de Iluminação Pública (DIP), Fone 156, para solicitar troca de lâmpadas queimadas nas ruas e avenidas.
VACINA ANTI-RÁBICA
No sábado, 11, A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu mais uma campanha de vacinação anti-rábica em Marabá. A intenção era imunizar cerca de 30 mil animais (cães e gatos) em cerca de 70 postos espalhados pela área urbana do município, inclusive os distritos de São Félix e Morada Nova.
O CCZ contou com o apoio não só dos servidores da instituição, mas também com ajuda de outras entidades, a exemplo das escolas técnicas de enfermagem de Marabá (Equipaem e Ofícius), do Centro Regional de Proteção Social e também da secretaria Municipal de Educação (Semed) que gentilmente cedeu suas escolas para a vacinação. Trabalharam nesta campanha mais 300 voluntários e servidores da Secretaria de Saúde.
Levantamento preliminar deu conta que a vacinação atingiu 27.623 animais, sendo 21.210 cães e 6.413 gatos, ou seja, 92% da meta estipulada, a qual será complementada em alguns pontos urbanos (áreas de invasão) e na zona rural. Recentemente, em função de alguns casos de raiva localizados no núcleo cidade Nova Marabá, foram vacinados, de porta em porta, praticamente todos os cães daquele núcleo.
Para o coordenador do CCZ, Mauro Sérgio Lima, as expectativas foram alcançadas, se observado que há menos de dois meses os animais da Nova Marabá foram vacinados, por isso o índice de vacinação por lá foi muito baixo no dia D da vacinação animal. Que prossegue até dia 30 deste. Podendo, ainda, aqueles bichos não atendidos por outras razões, serem posteriormente vacinados diretamente no CCZ, onde existe um posto permanente de vacinação.
A raiva é a principal zoonose monitorada pelo CCZ uma doença causada por vírus, que tem o cão como maior transmissor ao ser humano no ambiente urbano, seguido pelo gato. Por isso, a intenção era fazer ampla cobertura vacinal, capaz de promover o bloqueio da doença, que é endêmica em toda a região Norte, em razão da presença de morcegos hematófagos, responsáveis pela circulação do vírus entre os animais.
EXTRA-MURO VAI A ZONA RURAL
Está previsto para quarta-feira, 15, o retorno da equipe da Divisão Extra-muro a zona rural com objetivo fazer a entrega de resultados de exames do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) e consultar as mulheres que submeteram à coleta de material para análise laboratorial, cujo resultado geralmente detecta a presença de alguma doença sexualmente transmissível. Nesta primeira etapa serão visitadas a Vila Cristalândia, dia 15; vilas Canaã e Monte Sinai, dia 18; Acampamento 26 de Março, dia 19; e Vila Itainópolis, no dia 20 deste mês.
Além da consulta médica e entrega de exames, a Extra-muro ta também contemplada as mulheres com remédio da farmácia básica e outros medicamentos específicos para cada tipo de enfermidade, visto que os remédios básicos não atingem todos os agentes infecciosos (bactérias, vírus ou fungos) causadores principalmente das vulvovaginietes.
As mulheres cujo exame apontou para alguma alteração celular são convidadas a vir ao Crismu (Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher), onde fazem uma colposcopia e, se necessária, uma biópsia do colo do útero. Caso sejam confirmadas as alterações a paciente poderá ser submetida à cirurgia no Hospital Municipal; porém, as situações mais graves, de câncer já instalado, são enviadas para o Hospital Ofir Loiola, em Belém.
REVISÃO PODE CANCELAR BENEFÍCIOS
Pelo menos 70 pessoas podem ter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso. É que esses beneficiários, cadastradas desde 1996, não compareceram as revisões periódicas de acordo com o regulamento do benefício e têm endereços incompletos, não havendo chance de ser visitados pela assistente social Alessandra Rocha Brandão, contratada pela Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – exclusivamente para esta tarefa.
A revisão acontece no período de novembro/2006 a janeiro/2007 e findo o prazo, aqueles que não tiverem o BPC revisado, terão os pagamentos suspensos pela INSS. Além dos 70 que não podem ser localizados devido o endereço, outros 33, moradores na zona rural de Marabá, vão ter os nomes divulgados na imprensa (rádio) para que compareçam a Seasp.
Estão sujeitos a revisão 333 usuários do BPC, sendo 182 portadores de necessidades especiais e 151 idosos. A partir de agora, todos os cadastrados como portadores de necessidades especiais que auferem BPC serão obrigados a passar por perícia médica.
O BPC é um benefício assistencial de um salário mínimo pago mensalmente a pessoas idosas de 65 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiência, impossibilitados de prover sua manutenção ou tê-la provida por sua família. Em ambos os casos, devem pertencer a famílias com renda por pessoa inferior a ¼ do salário mínimo.
CONCERTO DA 3ª IDADE
Está previsto para acontecer no dia 28 o 1º Concerto da Terceira Idade, promovido pela Seasp e Banda Shalon. Em verdade três bandas vão tocar o dia inteiro para os velhinhos do Projeto Conviver, na sala de eventos daquela secretaria.
O Conviver congrega cerca de 400 idosos, sendo que mais de 200 participam regularmente das atividades oferecidas pela Seasp, principalmente do lazer oferecido às quintas-feiras, quando se reúnem em torno de um forró. No entanto, existem aqueles que se dedicam a artesanatos, pinturas, trabalhos artesanais, alfabetização e informática.
ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURA
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) comemora 22 anos de existência no dia 15 de novembro, com uma programação especial, para funcionários, ex-funcionários, amigos da Casa e convidados especiais.
Às 19h, o presidente da Fundação, Noé von Atzingen e sua equipe recepcionam os convidados; às 19:30h inicia mostra de vídeos e exposição de fotos em data show, sobre a História da Casa da Cultura e em seguida será servido coquetel aos convidados.
JOGOS ABERTOS DO ESTADO DO PARÁ
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira e o coordenador de Desporto Itamar Gelza estão em Belém para prestigiar os times de Marabá que participam da final dos Jogos Abertos do Estado do Pará a serem realizadas durante esta semana. Os jogos representam um incentivo ao esporte amador da região.
Marabá participa da final dos Jogos Abertos do Pará com os times de voleibol (masculino e feminino), handebol (masculino), basquetebol (masculino) e tênis de mês (masculino e feminino). Os Jogos reúnem os melhores do Pará nesta final. Os times do sul e sudeste paraense foram escolhidos na etapa regional realizada no primeiro semestre em Marabá, com a participação de 8 municípios da região.
JOGOS DA CASTANHA
Dia 21 de novembro será realizada a última partida de handebol, nos Jogos Estudantis da Castanha, que definirá o vencedor nesta modalidade. Ainda esta semana haverá jogos de basquete, handebol e xadrez. As modalidades de atletismo, futebol de campo, voleibol e futsal, já foram realizadas.
O regulamento dos Jogos da Castanha determina que o vencedor de cada modalidade ganha 15 pontos, o segundo fica com 10 pontos e o terceiro 7 pontos. A escola que marcar mais pontos nas sete modalidades disputadas ao longo da competição será declarada campeã. No momento, as três escolas que disputam a liderança dos jogos são Anísio Teixeira, Geraldo Veloso e Monte Castelo.
A realização é da Secretaria Municipal de Educação e vai selecionar os representantes do município para os JEPs (Jogos Estudantis Paraenses). O encerramento da programação esportiva acontece dia 21 deste mês. O Departamento de Educação Física da Semed deve divulgar ainda hoje, 13, a pontuação parcial alcançada por cada escola.
PREVISÃO DO TEMPO
O período das chuvas prestes a começar De acordo com o site canaldotempo.com, o tempo em Marabá, hoje, 13 de novembro, encontra-se a 27°C, sol encoberto e sensação de 31°C. Há previsão de chuvas sujeitas a trovoadas esparsas, com 84% de umidade relativa do ar.
Também no instituto de meteorologia Clima Tempo a previsão é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A possibilidade de precipitação da chuva durante o dia de hoje é de 80%.


PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas