14 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 918

MAIS ASFALTO NA CIDADE
Começaram as obras de terraplanagem ligando a rótula do Hotel Vale do Tocantins, passando pela Escola Ilan Jadão e servirá ao Campus da Universidade, ligando os eixos principais das Folhas 17 e 18 da Nova Marabá.
Esse trabalho do prefeito Tião Miranda é um resgate dos compromissos firmados com a UFPA para viabilizar conforto e segurança aos estudantes dos cursos de Engenharia de Minas e Manutenção, que estudam naquele campus.

AVALIAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO 2006
A Divisão de Vigilância em Saúde estará participando a convite da 11ª Regional de Proteção Social (11ª RPS) da Avaliação da PPI (Programação de Pactuação Integrada) referente ao 1º quadrimestre deste ano. Trata-se de uma análise das metas alcançadas no período, onde serão observados os desempenhos das secretarias municipais de Saúde na jurisdição da 11ª RPS, ou seja, pontos positivos e dificuldades para alcançar as metas programadas em cada indicador de saúde.
Na ocasião será feita a comparação entre o que foi programado e os resultados obtidos em todos os indicadores de saúde, como tuberculose, hanseníase, cobertura vacinal e outros como óbitos e nascidos vivos também fazem parte dessas análises, cujo objetivo é aprimorar o atendimento à saúde dos munícipes.
O evento acontece no período de 19 a 21 deste mês, no auditório da 11ª RPS, na Rua Pedro Marinho, 1545 – Novo Horizonte, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18. A SMS indicará dois técnicos de Vigilância em Saúde para fazer a apresentação da PPI de Marabá.

CATARATA E VARIZES
A partir da próxima sexta-feira, 16, até 4 de julho, a SMS estará realizando triagem para cirurgia de catarata na sala de atendimento, às terças e sextas-feiras, às 12h. Esse programa é destinado ao público com idade igual ou superior a 50 anos e tem quatro credenciados pelo SUS (Luis Madeira, Couto, Instituto da Visão e Geraldo Farias), mediante encaminhamento do SUS.
A triagem na própria SMS facilita o fluxo da clientela alvo, o agendamento dos oftalmologistas, e a equidade entre os profissionais, dificultando a preferência de uns em detrimento de outros, porque a análise preliminar do portador de catarata é feita alternadamente e na mesma quantidade entre os médicos.
No entanto, além da triagem feita na SMS, também vai acontecer triagem em determinados locais, de acordo com a agenda a ser fornecida pelos oftalmologistas, cuja relação de hora, dia e local será divulgada oportunamente.
VARIZES - A triagem de angiologia para cirurgias de varizes está sendo realizada todas as sextas-feiras, a partir das 13h, no Centro de Saúde Pedro Cavalcante. Como só podem ser atendidas até 30 pessoas/dia, é necessário fazer antes o agendamento. As cirurgias são feitas em clínicas particulares e provavelmente no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Para que isso aconteça no HMM está sendo negociada a cessão de leitos, visto que o paciente depende de um mínimo de tempo em internação, embora o procedimento cirúrgico seja feito com anestesia local.

EXTRAMURO NO VERANEIO
Como acontece todo o ano, a Divisão Extramuro está se preparando para enfrentar o veraneio, já estando de posse dos convites dos parceiros como Sindicato dos Produtores Rurais (Prorural), promotor da Expoama – Exposição Agropecuária de Marabá – que este ano está em sua vigésima edição, e a Secretaria de Obras, que pela primeira vez vai comandar o veraneio nos balneários do município, com maior enfoque na Praia do Tucunaré.
O trabalho na Expoama ano passado foi relativamente tranqüilo para a equipe de saúde, registrando maior atendimento nos dias de rodeios, quando algum peão era machucado. Na praia do Tucunaré a maioria dos atendimentos é em conseqüência dos excessos de ingestão de bebida alcoólica, corte de cacos de vidro e princípio de afagamento. Mas este último acontecimento foi raro em 2005, esperando-se que não venha ocorrer este ano.

FESTEJOS JUNINOS
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se hoje, 14, com o prefeito Tião Miranda para ajustar últimos detalhes da programação oficial dos Festejos Juninos, na praça São Félix, a serem realizados no período de 24 a 30 de junho.
No dia 24, a programação será aberta com desfile dos 29 grupos que vão se apresentar, iniciando na Av. Antonio Maia (próximo ao bambuzal) até a Praça São Félix, a partir das 20h. São 14 quadrilhas na modalidade roceira (adulto); 7 roceiras (mirim); 3 alegóricas (mirim) e 2 alegóricas (adulto). Além de 2 bois-bumbás.
A escolha das melhores quadrilhas e boi da temporada 2006 será feita por uma equipe de jurados. Os moradores do Cabelo Seco ficarão responsáveis pelas barracas de comidas típicas e a Associação dos Artesãos de Marabá expõe à venda o artesanato local.
A programação terá escolha de misses no dia 24. As misses caipira, simpatia e mulata, serão escolhidas na praça São Félix, após o desfile dos 29 grupos na Av. Antonio Maia.

NOVA ESCOLA PARA A VILA ESPÍRITO SANTO
Hoje, 14 de junho, a prefeitura de Marabá inaugura a Escola “José Freire de Alencar”, na Vila Espírito Santo. A escola passou por uma reconstrução total em sua estrutura. O prefeito Tião Miranda e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia convidam a comunidade a participar dessa inauguração.
Sob a direção de Marceli Isaías da Silva, a escola possui 4 salas de aula, cozinha, depósito para merenda, almoxarifado, refeitório e poço. São atendidos 120 alunos de Educação Infantil à 5ª série do ensino fundamental.

PREFEITURA REABRE POSTO NA VILA ESPÍRITO SANTO
O Posto de Saúde da Vila Espírito passou por uma reforma completa em sua estrutura e será reaberto oficialmente hoje, quarta-feira, 14. O atendimento volta ser diário a partir de segunda-feira, 19. No posto são distribuídos remédios da farmácia básica, realizam-se curativos e há plantão de um auxiliar de enfermagem, que orienta as famílias sobre prevenção de doenças, principalmente as diarréicas de crianças, bem como encaminha pacientes aos centros de saúde na região urbana.
A SMS pretende implantar gradativamente naquele posto de saúde alguns serviços como coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero (PCCU), teste do pezinho e outros. Também estará disponível a verificação de peso, importante para análise da nutrição de menores e controle da pressão arterial de adultos.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
O curso de capacitação de professores e coordenadores pedagógicos, iniciado dia 12, na Biblioteca do Professor, conta com a participação de 50 pessoas e tem duração de 80h. O curso é ofertado aos profissionais de escolas que têm alunos portadores de condutas típicas. O curso será realizado até dia 23.
A coordenadora do Departamento de Educação Especial (DEE/Semed), Noelini Costa, disse que o curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá e MEC/FNDE. Sob o tema “Alunos com condutas típicas: como lidar”, tem por objetivo dar subsídios aos professores e coordenadores do ensino regular e educação especial para atender a criança em sala de aula.
O curso é ministrado por Diana Cardoso, mestranda da UFBA, especialista em Educação Especial e Pisicopedagogia. Os participantes escolhidos para participar do curso são sugeridos pelo MEC, através das informações enviadas através do censo escolar anual de cada escola. Condutas típicas são as diversas síndromes que atingem algumas crianças (down, autismo, hiperatividade e dislexia).
Através das informações o Mec detecta as escolas que têm alunos especiais e envia a sugestão à Semed de quais escolas devem participar do curso.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas