03 junho 2008

Boletim Informativo Nº 1357

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 3 de junho de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.357
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA
Nos dias 5 e 6 de junho, o DMTU em parceria com o Cetran realizam o II Seminário Regional Sobre Segurança Viária, no auditório da Secretaria de Saúde de Marabá, a partir das 8:30h. O evento contará com a participação de Eduardo Sanches Farias, Coordenador Geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Programação:
5 de junho
8h30- Abertura- Dra. Ana Amélia Figueiredo (presidente do CETRAN/PA);
9h – Conferência: Segurança viária, violência e prevenção de acidentes; avanços, desafios e perspectivas. (Conselheiro Luiz Otávio Maciel Miranda – DETRAN/PA)
10h45 – Conferência: Ações do Ministério da Saúde na Prevenção de Acidentes e na Promoção da Segurança Viária – Dra. Marta Mª Alves da Silva - Ministério da Saúde – Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde.
14h – Painel 1: Aspectos legais relacionados à circulação de motocicletas. Participantes: Detran/Pa, Polícia Rodoviária Estadual, DMTU (Marabá).
16h45 – Painel 2: A municipalização do trânsito no Estado do Pará. Participantes: Representantes dos órgãos municipais de trânsito. Também sob coordenação do CETRAN/PA
6 de junho
9h – Conferência: Acidentes envolvendo condutores e passageiros de motocicleta. Ministrado por José Guataçara Gabriel – Coordenador do Pronto-Atendimento da UNIMED Belém.
10h45 – A motocicleta e os desafios para a segurança viária, com Eduardo Sanches Faria – Coordenador Geral de Informatização e Estatística do DENATRAN.
14h – O Estado do Pará e os novos desafios para a segurança viária, palestrante coronel/PM José Osmar de Albuquerque Rocha Neto – Comandante do Policiamento da Capital.
MAIS CADASTRO DE BOLSA FAMÍLIA
Em Marabá 11 mil famílias são beneficiadas com recursos do Bolsa Família, o que representa cerca de 44 mil pessoas. As famílias recebem a verba na Caixa Econômica Federal. São cerca de R$ 80 mil/mês na economia local. Em 2008, houve liberação para cadastramento de mais de 4 mil famílias em Marabá e o Comitê Bolsa Família faz uma agenda de atendimento em escolas da zona urbana e rural para atender pessoas com o perfil solicitado pelo programa.
A coordenadora do Comitê Bolsa Família em Marabá, Diodésia Rodrigues, informa que apesar dos beneficiários do programa em Marabá serem 11 mil, foram cadastradas em Marabá 16 mil famílias. A seleção de quem recebe o benefício é feita pelo Governo Federal, em Brasília, onde é feito o cruzamento de dados, verifica-se a freqüência escolar dos alunos e define-se quem pode participar do programa.
Em maio, a equipe do Comitê cadastrou famílias das Vilas Santa Fé, Capistrano de Abreu, São Raimundo e União. Agora em junho, nos dias 5 e 6, o cadastro será na Escola Santa Rosa II, alcançando as famílias daquele bairro e do Santa Rita. Nos dias 12 e 13 de junho será a vez do atendimento às famílias que têm filhos estudando na Escola Silvino Santis e Núcleo de Educação Infantil Raphael Fernandes, na Folha 33.
Diodésia explica que um dos principais problemas enfrentados no Bolsa Família diz respeito ao fato de muitos pais não apresentarem nem possuírem Registro Civil de Nascimento de seus filhos, o que atrapalha o cadastramento. “Há muitas condições para permaencer no programa. Se a criança faltar à escola com freqüência, o benefício poderá ser bloqueado por 30 dias, depois por mais 30, até ser cancelado”.
MULTIVACINAÇÃO
Começa hoje, 03, e se estende até 27 de junho mais uma campanha de multivacinação na zona rural de Marabá. A campanha tem como carro-chefe a vacina sabin (contra paralisia infantil), mas serão disponibilizados à população todos os imunobiológicos da rede básica de saúde.
A intenção é percorrer mais de 30 vilas e projetos de assentamentos, vacinando toda a gurizada de zero a cinco anos. No ano passado, a primeira etapa da multivacinação, também ocorrida no mês de junho, a Divisão de Atenção à Zona rural vacinou mais de duas mil crianças.
MULTIVACINAÇÃO
A Campanha Nacional de Multivacinação que tem início em 9 de junho nos centros de saúde da área urbana, começa hoje, 03, e se estende até 27 de junho na zona rural. O Dia “D” será no sábado, 14, quando as vacinas serão disponibilizadas em mais de 60 pontos. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar aproximadamente 27 crianças contra paralisia infantil.
Na zona rural serão percorridas mais de 30 vilas e projetos de assentamentos, vacinando toda a gurizada de zero a cinco anos. No ano passado, a primeira etapa da multivacinação, também ocorrida no mês de junho, a Divisão de Atenção à Zona Rural vacinou mais de duas mil crianças.
Embora tenha como carro-chefe a vacina Sabin (contra paralisia infantil), todos os imunobiológicos da rede básica de saúde serão disponibilizados à população, como contra febre amarela, antitetânica, contra hepatite B; Dupla Adulto (contra tétano e difteria); e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
MEIO AMBIENTE
As comemorações relativas à Semana do Meio Ambiente, iniciadas na manhã de ontem, prosseguem hoje, 3, com atividades sócio-educativas nos cinco núcleos Marabá, envolvendo todos os bairros da cidade. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), tem apoio de mais de 20 instituições, a exemplo da Semed (Secretaria Municipal de Educação), através dos estabelecimentos escolares. O objetivo é despertar o interesse da comunidade para o compromisso com a preservação do meio ambiente.
Amanhã, 4, serão concluídas as ações sócio-educativas, compostas de palestras nas escolas e teatro de fantoches. E, finalizando as comemorações, no Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia (5), será feita limpeza nas margens dos rios Tocantins e Itacaiúnas, através de equipes formadas por alunos, Semma, Exército Brasileiro, Escoteiros e outros.
Essa última atividade tem caráter educativo especial, porque na Orla do Tocantins ela é especialmente voltada para os donos de bares e restaurantes, que serão orientados a transmitir aos clientes a necessidade de manter as margens do rio limpas, sem lixo, incluindo as costumeiras garrafas descartáveis, que tanto causam má impressão aos visitantes de Marabá.
SORORÓ RECEBE ASFALTO
No final da tarde de ontem, 3, foi concluída a implimação (camada básica de pixe) em toda a extensão da Avenida Sororó, ou seja, o trecho entre as avenidas Itacaiúnas (bairro Novo Horizonte) e 2000, no Belo Horizonte, perfazendo um percurso de cerca de 800 metros.
Os moradores daquele trecho, alguns com mais de 30 fixados na área, estão mais do que satisfeitos com o prefeito Tião Miranda por tê-los beneficiado, o que não fez outros administradores por todo esse tempo. Segundo um dos engenheiros da obra, algumas ruas transversais também serão pavimentadas e outras ainda dependem de autorização do prefeito.
Entendem os moradores que, para a poeira ter um fim, é necessário estender asfalto às transversais entre as avenidas Manaus e Rio Vermelho.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas