17 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 898

FESTEJO JUNINO
A Secdetur encontra-se com inscrições abertas para quadrilhas, bois-bumbás e miss caipira (mirim e adulta). Os organizadores dos grupos, interessados em participar do Festejo Junino Oficial, podem apanhar a ficha de inscrição na sede da Secdetur até sexta-feira, 19 de maio, em horário comercial, com Dina Rosa. Maiores informações pelo fone 3321-2243.
O Festejo Junino organizado pela Secdetur será realizado no período de 24 a 30 de junho, na Praça São Félix, sob animação de Felizmar e Banda. Haverá barracas de comidas típicas e artesanato durante a festa.

DIA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL

Parceria entre governo do Pará, através do Ministério Público do Estado, Prefeitura de Marabá, através do Projeto Colibri e Seasp, promove hoje, 16, na Sala de Multiuso das Promotorias de Justiça de Marabá o 4º Seminário Alusivo ao Dia Nacional de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes.
O evento terá como palestrante Lia de Freitas Navegantes, coordenadora do Programa Pró-Paz, integrado ao governo do Estado, a qual vai discorrer sobre ass estratégias e implementação de políticas públicas para o enfrentamento da violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes transcorre na quinta-feira, 18, quando às 8h da manhã acontece uma caminhada com a participação da Semed, com a presença de alunos das escolas públicas, ong’s, Conselho Tutelar, Câmara Municipal e autoridades da Justiça. A caminhada tem início na Praça São Francisco e vai até o Fórum da cidade, em prol dos direitos da criança e do adolescente. Na 4ª Feira, 17, na Câmara Municipal, haverá sessão solene pelo Dia de Combate a Exploração Sexual.

SAÚDE À DISTÂNCIA
Amanhã, 17, às 14h, no Centro de Saúde Laranjeiras, será iniciado em Marabá o Programa Saúde à Distância, uma rede de comunicação e de informação com objetivos educativos, consultivos, informativos e norteadores da Política Estadual de Saúde, disponibilizado via TV e Internet pelo Portal da Saúde do governo da Estado. O programa visa ainda oferecer informações atualizadas sobre gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.
O Portal da Saúde vai mediar a transferência de conhecimento entre produtores e usuários de informações e serviços relativos à gestão de saúde. O programa vai criar espaços para troca e disseminação de informações entre gestores de Saúde de outras áreas, via satélite, quebrando a barreira geográfica entre os 143 municípios do Pará.
Serão abordados na primeira tele-aula os seguintes temas: parto normal e cesariana, gravidez na adolescência, aleitamento materno e doenças diarréicas. O programa tem três níveis: 1º via TV, através de antena parabólica, (caso de Marabá); nível 2 – via Internet; e nível 3 – diagnóstico à distância – destinado aos médicos, possibilitando a troca de informações, inclusive com transmissão de imagens, também pela Internet.

ENCONTRO DE SANFONEIROS
A Escola de Música da Casa da Cultura organiza Encontro de Sanfoneiros no bairro São Félix, para o dia 20 de maio. São esperados quatro grupos que têm entre três a oito artistas. O Projeto reunirá sanfoneiros de Marabá, num encontro de música, reflexão sobre a arte do fole e a arte da tradição nordestina. O objetivo do Encontro de Sanfoneiros é valorizar a cultura nordestina que tem cooperado bastante com a cultura marabaense. Os artistas são todos nordestinos que deixaram seus estados para viver no Pará.
Segundo a coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, o encontro será realizado a partir das 19:30, no espaço entre Av. Magalhães Barata com Trav. do Contorno. “Vamos enviar ofício esta semana ao DMTU e à Polícia Militar, solicitando autorização e apoio para a realização do evento naquele espaço”.

FESTA NO PESQUE E SOLTE
Uma multidão esteve em festa na Orla do Tocantins no domingo, 14, para participar ou simplesmente marcar presença junto aos mais de 600 inscritos nos torneios de pesca promovidos pela Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Ao todo foram fisgados 881 peixes e devolvidos ao rio, sorteados 50 brindes; lançados 10 mil alevinos de várias espécies soltos no rio; e distribuídas 500 mudas de várias espécies vegetais à população.
A classificação foi a seguinte: Infantil - 1º lugar – Clemilton Silva Mota, inscrição 224, que conseguiu fisgar 33 peixes; 2º lugar – Kalil Araújo Dias, inscrição 957, que pegou um total de 17 peixes; e em 3º lugar – Yuri Alves Neres, inscrição 028, que também conseguiu fisgar 17 peixes.
Na categoria Feminino o 1º lugar coube a Sumara Ferreira Melo, inscrição 019, que pegou e devolveu ao rio, 44 peixes; o 2º lugar ficou com Estela Queirós Fernandes, inscrição 345, com o 29 peixes fisgados; a 3ª colocação ficou para Maria Lindalva Pereira, inscrição 022, que pegou 20 peixes.
A premiação masculina ficou assim distribuída: 1º lugar – Quivio Gustavo Santos, inscrição 036, com 39 peixes; 2º lugar – Manoel de Andrade, com 38 peixes fisgados; e em 3ª colocação, Eliomar de Moura Lima, que também fisgou 38 peixes.
O maior peixe foi fisgado por Mário Henrique Ferreira Filho, inscrição 289, um mussum de 62 cm; o peixe mais exótico foi pego por Alcino Dias Barata, um corró de 9cm;
No Pesque Solte no Cais houve três sorteios de brindes de bens de grande valor: um motor de rabeta, ganho por Welinton Fernandes Rodrigues, inscrição nº 056; um casco de alumínio coube ao sortudo Juraci Rodrigues Borges; e um microcomputador, sorteado a Yuri Alves Neves.
Para o II Torpem – Torneio de Pesca Embarcada – o 1º lugar coube a dupla (Equipe Profissional 2) José Bezerra da Silva Neto e Elias Barros da Silva; a 2ª colocação ficou com a dupla (100% Marabaense) Francisco Oliveira da Silva e Adriano de Souza Lopes; o 3º lugar ficou para Ernandes Almeida Coimbra e Mancipor Oliveira Lopes (Equipe Filhos de Marabá); a 4ª colocada foi a dupla (Equipe Os Mais)Francisco Maia do Nascimento e Francisco Nascimento Barreto; 5º lugar coube a dupla Valdair Aguirre Veloso e Ananias Campos de Souza.
O maior peixe fisgado no Torpem foi uma pirarara de 95 cm, fisgado pela dupla Valdecir Ribeiro de Lima e Carlos José Santana. Sendo que o sorteio de um motor de popa Yamaha, de 15 HP, premiou a dupla James Ribeiro de Andrade e Jucélia Pereira dos Santos.

SEMANA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
No decorrer desta semana o Conselho Estadual de Assistência Social, com sede em Belém, promove uma série de eventos relativos à categoria, como seminários, workshop e oficinas aos profissionais da área de todo o Estado.
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) enviou duas representantes aos eventos na capital, as assistentes sociais Maria Onete e Jane Dailha, as quais se encontram desde ontem participando dessa série de palestras, no auditório Cisne Branco (Av. Almirante Barroso, 1765 – bairro do Marco), devendo retornar na a Marabá na sexta-feira.

RIO VOLTA A BAIXAR

Depois de baixar a 10,98 metros na tarde de sexta-feira, 12, o nível das águas do Tocantins voltou a subir, chegando aos 11,14 metros na manhã de ontem, 16. Hoje o nível amanheceu em declínio, aos 11,08 metros.
Com a vazante contínua no decorrer da semana passada muita gente já se preparava para retornar pra casa. No entanto, o aumento de volume das águas fez com que notasse o quando ainda é precipitado voltar para as áreas baixas do município.

PREVISÃO DO TEMPO
Terça-feira com pouca possibilidade de chuva em Marabá, segundo o canaldotempo.com, mesmo assim a região está sujeita a trovoadas esparsas no período de 16 a 23 de maio. A partir do dia 24 a previsão é o tempo abrir bastante, caindo ainda mais as chances de precipitação. Temperatura hoje (16) entre a mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, Marabá e região terão uma terça-feira de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. O volume esperado é apenas 02 mm para hoje. Aliás, para os próximos dois dias a previsão de chuva é baixa, cerca de 10mm dia, não sendo esperado chuva para a sexta-feira.