19 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 920

VENCEDORES DE CONCURSO DE REDAÇÃO
Na sexta-feira, 23, a Semed premia os vencedores do projeto didático “Re-escrevendo Marabá”, que teve 113 trabalhos inscritos de 23 escolas municipais. A premiação será no auditório da escola José Mendonça Vergolino, às 19 horas.
Marlene Chavito, do Departamento de Ensino/Semed, disse que as escolas participantes realizaram um concurso interno para escolher os melhores textos e enviar à coordenação do certame. “O projeto didático foi desenvolvido em abril, por ocasião do aniversário de 93 anos de emancipação político-administrativa de Marabá. A proposta leva os alunos a uma reflexão sobre a história da cidade através da produção textual, estabelecendo uma estreita relação entre o ser sujeito da história e o sujeito da linguagem”.
Os alunos da Educação Infantil trabalharam com desenhos e colagem, com o sub-tema “Coisas de Marabá”; os estudantes do 1º Ciclo e do projeto Brasil Alfabetizado desenvolveram cartões com o sub-tema “Marabá é Aniversariante”; os matriculados no 2º ciclo fizeram clippings e discorreram sobre “Meus olhos sobre Marabá”; os alunos do 6º ano produziram narrativa com o sub-tema “Algo assim só acontece em Marabá”; O pessoal do 7º ano e 3ª etapa elaboraram poemas com o sub-tema “Uma grande cidade chamada Marabá”; os estudantes do 8º ano fizeram Carta sobre “A Marabá que está a sua espera”; e, por último, os alunos do 9º ano e 4ª etapa produziram uma dissertação com o sub-tema “Meu projeto de Marabá”.
O vencedor da Educação Infantil e 1º Ciclo recebem vídeo game; 6º ano e 4ª etapa ganham um aparelho de DVD; Brasil Alfabetizado, 2º ciclo, 3ª etapa, 8º e 9º ano levam de presente um aparelho celular; o campeão do 7º ano recebe um micro sistem. Os professores dos estudantes vencedores ganham uma máquina fotográfica, enquanto as escolas participantes recebem certificado de participação no concurso.

AABB COMUNIDADE
Os 90 alunos da rede municipal de ensino que participam do projeto AABB Comunidade recebem atendimento de profissionais da secretaria de Saúde na sexta-feira, 23. Os alunos passam por consultas médicas e serão encaminhados para exames laboratoriais, caso haja necessidade. As mães dos alunos dos projetos também receberão atendimento, com consultas e até exames de PCCU - Preventivo do Câncer do Colo Uterino – que poderão ser colhidos lá mesmo na sede da AABB local. O AABB Comunidade conjuga educação, saúde, cultura, esporte e lazer para proporcionar novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. É realizado em Marabá em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da Semed.

VIVO EQUIPA SALA DE LEITURA
A empresa de telefonia móvel Vivo manteve parceria com o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Rafael Barbosa Fernandes e nesta sexta-feira (23) doa livros para a Sala de Leitura. Segundo a diretora do estabelecimento, Eude Léia Gonçalves Ramos, foi um representante da própria empresa quem procurou o NEI, na Folha 33, para propor a parceria. Além de vários livros arrecadados durante campanha, a Vivo vai repassar também um aparelho de televisão e um videocassete, os quais serão usados nas atividades pedagógicas. “Tínhamos uma sala ociosa no núcleo de Educação Infantil, então pudemos concretizar um sonho que tínhamos para criação de nossa sala de leitura”, explica Eude Léia.

FESTEJO JUNINO
Apesar de ter sido divulgado na imprensa a premiação da Secdetur para as quadrilhas juninas e bois que se apresentarão no período de 24 a 30 de junho, na programação oficial de festejo junino na Praça São Félix, o secretário Wilson Teixeira ainda não se reuniu com o prefeito Tião Miranda para definir os prêmios.
Ainda hoje, 20, Wilson Teixeira deve reunir-se com o prefeito para fechar a proposta de premiação. Este ano, apresentam-se 30 grupos folclóricos e quadrilhas alegóricas e roceiras. A abertura será dia 24, com um desfile de todos os grupos folclóricos, do início da Av. Antonio Maia até a praça São Félix.
Wilson Teixeira disse que a novidade deste ano é a participação de quadrilhas de comunidades indígenas, que vão fazer apresentação especial, misturando a cultura das tribos com o folclore tradicional.

CULTIVO DE ORQUÍDEAS EM XINGUARA
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, viaja para Xinguara, na quarta-feira, 21 de junho, onde ministrará um Curso de Cultivo de Orquídeas, no Parque de Exposição Agropecuária.
Está sendo realizada uma Feira Agropecuária em Xinguara, onde há um espaço reservado para mostra de orquídeas, organizado pela Sociedade de Orquidófilos daquele município. O curso de cultivo tem por objetivo informar aos colecionadores e pessoas que gostam da planta, a forma adequada de preserva-la e os cuidados adequados com as orquídeas.

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
Uma equipe de servidores da prefeitura de Marabá, representantes de associações e entidades, participam da Elaboração do Plano Diretor Participativo do município de Marabá.
O Plano Diretor terá normas de ordem pública e interesse social, relacionadas ao uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Devido à sua importância, são realizadas diversas reuniões com a comunidade para definir as diretrizes da política urbana de Marabá
A equipe que trabalha na realização do Plano Diretor Participativo de Marabá realiza diversas reuniões comunitárias na zona urbana e rural, nas próximas semanas.