18 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1272

CULTURA E NATUREZA

O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, realiza palestra em Belém na próxima semana, no Teatro Sílvia Nunes – Estação das Docas, sob o tema Cultura e Natureza.

O objetivo é transmitir ao público a importância de preservar a natureza para tornar o ambiente saudável e também de aspectos culturais importantes nessa jornada pela preservação, como evitar queimadas para não poluir o meio ambiente, por exemplo.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AULAS DE MÚSICA

A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na sede da FCCM, está com as inscrições abertas para as aulas de Violão e Violino. Os interessados em participar devem possuir o instrumento musical. As aulas de Violão e Violino te início no primeiro dia útil após o carnaval.

Rosilan Barbosa, da coordenação da Escola de Música, avisa aos alunos que ainda não renovaram a matrícula que continua aberta a renovação para musicalização infanto-juvenil. As aulas de musicalização incluem teoria, aulas de flauta doce e canto coral. Interessados devem procurar Rosilan ou Frediane na Escola de Música de segunda sexta, de 8h as 18h.

CARNAVAL NA ORLA

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira informa que o desfile de blocos terá início sempre às 20h, nos dias 2 e 3 de fevereiro, mas a programação está prevista para encerrar às 4h da manhã. Enquanto nos dias 5 e 6 a previsão é que a festa encerre às 5h. Wilsão disse q esse vai ser o melhor carnaval de Marabá. “Pela primeira vez vem um trio elétrico. São três bandas de Marabá e uma de Belém e também haverá apresentações de DJ’s”.

O circuito do carnaval será a Orla do Tocantins, onde terá arquibancadas para as pessoas assistirem, tendas para os ambulantes, 20 banheiros químicos e 50 tambores de lixo. São 14 blocos nos desfiles.

Os blocos com a participação de crianças entram às 20h. Wilson disse que já foi feito encaminhamento ao Ministério Público solicitando autorização para os menores desfilarem. No dia 27 de janeiro, será feita a escolha da musa do carnaval, no na casa noturna Farol. Cada bloco deve indicar sua candidata para participar.

DMTU NO CARNAVAL

A partir da sexta-feira que antecede o carnaval o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) inicia sua operação em Marabá, visando um trânsito menos violento no decorrer do período carnavalesco, que se estenderá até à madrugada de quarta-feira, 06 de fevereiro.

O trabalho do DMTU vai privilegiar a educação no trânsito. Nesse período, um dia será escolhido, sem prévio conhecimento da população, no qual os condutores de veículos que forem pegos em infrações leves não serão multados, mas receberão uma mensagem equivalente com advertência sobre o erro cometido, e que deverá valer para todo o ano de 2008.

As infrações de trânsito são divididas em quatro categorias: gravíssimas, graves, médias e leves. No primeiro caso os condutores estão sujeitos a 7 pontos na carteira e multa mínima de 180 UFIR, podendo chegar a 900 UFIR, quando o motorista se envolve em acidente e não presta socorro à vítima; no segundo, 5 pontos e 120 UFIR; infração média, 4 pontos e multa de 80 UFIR e, na última situação, 3 pontos mais a multa de 50 UFIR.

BLOCO DA SAÚDE

Este ano a Secretaria Municipal de Saúde está tentando botar o bloco na rua, o que não foi possível o ano passado. A Divisão de Educação em Saúde está no aguardo de uma resposta do secretário Pedro Corrêa para iniciar os preparativos à quadra carnavalesca, com previsão de 500 a 800 brincantes.

O bloco da saúde tem como princípio a educação em saúde e nos anos anteriores teve a Aids como tema principal. Uma das alas porta uma enorme camisa de Vênus, uma alusão à necessidade do preservativo nas relações sexuais; orienta com folder e cartaz sobre os riscos da doença; e clama por mais atenção ao portador do HIV/Aids.

Caso seja aprovado o orçamento, a partir de segunda-feira serão encomendados os abadás, a serem vendidos ao custo de dois quilos de alimento não perecível, para ser doado aos portadores de HIV/Aids cadastros no Centro de Testagtem e Aconselhamento (CTA), hemofílicos da Clínicas de Doenças Renais e hansenianos.

O bloco da saúde além de educativo é também filantrópico, sem fins lucrativos. Suas despesas são bancadas pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde e pela iniciativa privada, cujos patrocínios estão difíceis de ser conseguidos, devido ao curto espaço de tempo para o carnaval.

TEMPO E TEMPERATURA

O Canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas para os próximos 10 dias. Imagens de satélite mostram nuvens densas sobre a região, sinal de chuvas mais forte hoje e amanhã. A temperatura máxima pode chegar aos 29ºC nesta sexta-feira.

Segundo o site Climatempo, o período de hoje a terça-feira (22) serão de sol com muitas nuvens durante o dia, com chuva a qualquer hora. O volume de chuva esperado para esta sexta-feira (18) é de 15mm e 35mm para o sábado.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1271

DMTU PEDE DENÚNCIA DE PROPINA

O diretor do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Antônio Araújo, considera uma leviandade do condutor que paga propina, visto que ele está tão errado quanto o agente de trânsito que a recebe. Ele tem como princípio não haver corruptor se não houver quem aceite o fruto da corrupção. Portanto, o correto seria o condutor de veículo andar dentro da lei ou então denunciar o agente de trânsito que lhe propôs algo em troca de uma possível multa. Só assim a corporação pode eliminar os maus elementos.

Quanto à falta da educação dos agentes de trânsito, Araújo garante que toda semana seu pessoal tem no mínimo uma reunião para discutir o comportamento no trânsito, as boas maneiras de abordar o condutor e principalmente não entrar em conflito, visto que ninguém gosta de ser advertido, ainda mais quando está errado.

O titular do DMTU não descarta a possibilidade de um ou outro agente propor algum tipo de corrupção ou se comportar inadequadamente, mas que isso não pode ser generalizado, é apenas exceção.

Segundo Araújo, será posto em prática brevemente o Dia sem Multa, só para educação no trânsito, cuja periodicidade ainda não foi definida. Mas nesse dia os agentes irão para as ruas somente para orientar os condutores sobre as irregularidades cometidas. Também ele garante que a educação no trânsito tem prevalecido, inclusive com sensível redução da quantidade de multas.

SUSPENSA VACINAÇÃO EM ÁREAS DE RISCO

A vacinação em massa contra a febre amarela prevista para o dia 26 deste mês está suspensa devido à falta da vacina no mercado nacional. As 170 mil doses solicitadas pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) ao Ministério da Saúde ainda não chegaram ao Estado, por isso não há como realizar o “Dia D” da imunização que seria praticado em 64 municípios considerados área de risco para a febre amarela, incluindo Marabá.

Diante da situação, a diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Ana Helfer, ressaltou que embora esteja ocorrendo procura indiscriminada pela vacina, não há motivo de pânico e que outro motivo da suspensão da campanha é não haver caráter de urgência. Não foi definida nova data para a vacinação.

Durante reunião com os conselheiros estaduais de Saúde, na terça-feira (15), o titular da Sespa Halmélio Sobral reafirmou não haver motivo de preocupação iminente em relação à febre amarela no Pará, uma vez que a forma urbana está erradicada e a forma silvestre controlada. Nos últimos cinco anos, só foram confirmados três casos da doença no Estado.

Ainda de acordo com o secretário, por enquanto, a Sespa não vai impor nenhuma barreira sanitária e nem realizar campanha de vacinação em massa contra a doença. "A cobertura vacinal é alta no Pará e o Estado já vive esta realidade por ser uma área endêmica", explicou. A vacinação deverá ser intensificada somente junto às populações que moram ou trabalham em áreas de risco como florestas, garimpos e desenvolvimento de grandes projetos.

Ainda conforme Halmélio, o Departamento de Epidemiologia da Sespa quer evitar que falte vacina para quem realmente precisa, por isso, solicita à população que não corra aos postos de saúde para tomar vacina sem necessidade. Halmélio disse, ainda, que o governo do Estado está preparando um vídeo para esclarecer e tranqüilizar a população sobre a situação da febre amarela no Pará.

VACINAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Em geral, jovens e adultos desconhecem que existem calendários de vacinação para eles. Para os jovens menores de 20 anos, há quatro tipos de vacinas, que protegem contra sete doenças, que são: contra hepatite B; antiamarílica; Dupla Adulto (contra tétano e difteria); e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Portanto, quem não tiver comprovante de vacina anterior, deverá iniciar o esquema ou completá-lo caso estejam faltando doses.

Os adultos, a partir de 20 de anos, têm disponíveis três tipos de vacinas: Dupla Adulto, antiamarílica e Tríplice Viral. Os idosos de 60 anos ou mais, além desses três imunobiológicos, eles têm acesso pelo SUS às vacinas contra Influenza (gripe) e pneumonia.

A vacina Tríplice Viral está disponível para crianças a partir dos 12 meses de idade, conforme calendário de vacinas, e para adolescentes, mulheres de 12 a 49 anos e homens até 39 anos de idade que nunca foram vacinados.

Assim como o sarampo, a rubéola faz parte do grupo das doenças que provocam manchas avermelhadas na pele. Ambas são transmitidas de uma pessoa para a outra. A rubéola preocupa mais as autoridades sanitárias quando atinge gestantes até o terceiro mês da gravidez. Nas pessoas em geral, apresenta um quadro mais brando e pode até ser assintomática. Porém, nas grávidas até o terceiro mês de gestação pode causar malformação nos fetos, a chamada Síndrome de Rubéola Congênita.

O Cartão de Vacinação é um documento importante para todos os cidadãos, principalmente àqueles que precisam viajar, por isso é necessário ser guardado em local de fácil acesso. Muitas pessoas perdem o cartão depois das primeiras doses das vacinas, prejudicando o cumprimento do calendário, já que todas as vezes que vão ao posto de saúde, recebem as doses como se fosse a primeira vez. Os pais devem manter as vacinas dos seus filhos em dia para que surtam o efeito esperado, ou seja, evitar doenças imunopreveníveis.

INCENTIVO À LEITURA

Recentemente o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá Noé von Atzingen participou do encontro Pro Ler realizado pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, cujo objetivo é incentivar a leitura entre os jovens e adultos.

A participação no evento rendeu bons frutos para o município, pois Marabá foi inscrito no Programa Nacional de Incentivo à Leitura e neste semestre, a Biblioteca Nacional vai realizar duas oficinas para bibliotecários e auxiliares de bibliotecas nas escolas públicas.

Noé von Atzingen explica que a leitura é muito importante para o crescimento pessoal e intelectual das pessoas, além de ser uma excelente forma de lazer saudável, em que as pessoas têm acesso a mundos diferentes. “Os treinamentos para bibliotecários e auxiliares são muito importante para motivar o hábito de ler”.

ESPELEOLOGIA

O 22º Curso de Introdução a Espeleologia e Atividades de Campo em Cavernas, iniciado dia 14 de janeiro na Casa da Cultura, conta atualmente com a participação de 14 pessoas.

Noé disse que as aulas práticas devem iniciar na terça-feira, 22, na Serra das Andorinhas. O curso com duração de 130 horas tem por objetivo a capacitação dos integrantes do Grupo Espeleológico de Marabá (GEM) e de outras instituições para executar atividades relacionadas aos projetos de levantamentos espelológicos na Amazônia.

Entre os temas abordados no curso estão: ética profissional, trabalho em equipe, reconhecimento do ecossistema e de sítios arqueológicos, alimentação de emergência, legislação ambiental, arqueológica e espeleológica. O curso prepara a equipe que fará pesquisa, levantamento espeleológico e arqueológico na Serra dos Carajás, através de uma parceria firmada entre FCCM e Vale.

CARNAVAL 2008

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira informa que o desfile de blocos terá início sempre às 20h, nos dias 2 e 3 de fevereiro, mas a programação está prevista para encerrar às 4h da manhã. Enquanto nos dias 5 e 6 a previsão é que a festa encerre às 5h. Wilsão disse q esse vai ser o melhor carnaval de Marabá. “Pela primeira vez vem um trio elétrico. São três bandas de Marabá e uma de Belém e também haverá apresentações de DJ’s”.

O circuito do carnaval será a Orla do Tocantins, onde terá arquibancadas para as pessoas assistirem, tendas para os ambulantes, 20 banheiros químicos e 50 tambores de lixo. São 14 blocos nos desfiles.

Os blocos com a participação de crianças entram às 20h. Wilson disse que já foi feito encaminhamento ao Ministério Público solicitando autorização para os menores desfilarem. No dia 27 de janeiro, será feita a escolha da musa do carnaval, no na casa noturna Farol. Cada bloco deve indicar sua candidata para participar.

TEMPO E TEMPERATURA

O Canaldotempo.com segue com previsão de trovoadas esparsas para os próximos 10 dias. A possibilidade de chover nesta quinta-feira é de 50%. Imagens de satélite mostram muitas nuvens sobre a região, mas de pouca densidade, indícios de chuvas fracas hoje e amanhã. A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC nesta sexta-feira.

Segundo o site Climatempo, o volume de chuva esperado no período de hoje (17) a segunda-feira (21) ultrapassa os 100mm, com maior incidência no sábado (19), que pode chegar a 40mm.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas