19 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 994

PROPOSTAS CURRICULARES: MODELO PARA MUNICÍPIOS
A Semed recebe solicitação de outros municípios para ajudar na elaboração de suas propostas curriculares de ensino. A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz, disse que as secretarias de Educação dos municípios de Itupiranga, Abel Figueiredo, Jacundá e Barcarena pediram apoio de Marabá para a elaboração de suas propostas.
As propostas curriculares elaboradas pelo corpo técnico da Semed com apoio de professores de todas as áreas, atende às necessidades dos alunos e é de grande importância para a melhoria do processo ensino-aprendizagem do município de Marabá.
A coordenadora Vera Froz e equipe de oito professores dos setores de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial da Semed estiveram recentemente em Itupiranga reunidos com 500 professores para um grande encontro onde a equipe de Marabá apresentou os principais tópicos para a elaboração de Propostas Curriculares.
As informações passadas pelo corpo técnico de Marabá são importantes para que os demais municípios elaborem Propostas Curriculares que atendam aos anseios da comunidade. No momento, a Semed está sistematizando o material das propostas do 6º ao 9º ano, para entregar a toda a rede de ensino.
Vera Froz disse que quando o material ficar pronto, a equipe da Semed disporá de mais tempo para realização de Encontros Educacionais nos outros municípios e repassar os conhecimentos para a elaboração de propostas curriculares. “Assim que concluirmos nossas propostas curriculares e entregarmos a todas as escolas da rede teremos mais tempo e o maior prazer de ajudar os outros municípios.”
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que é gratificante saber que Marabá tem Propostas Curriculares que interessam a outros municípios. “Nosso trabalho conta com a participação de professores de todas as áreas, levamos em conta as prioridades dos alunos, ouvimos os anseios dos pais, porque é importante a participação de todos que influenciam no processo educativo, de modo a garantir uma reflexão sobre os percursos, processos e procedimentos na produção curricular”.

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DE MARABÁ
A Paratur faz a atualização do calendário de eventos do Pará neste 2º semestre para encaminhamento ao Ministério de Turismo e Embratur. Considerando que todo evento deve ser planejado num prazo mínimo de seis meses, conforme informa a coordenadora do Departamento de Turismo da prefeitura (Detur/PMM), Ísis Mourão, o prazo para a referida atualização já está em fase de encerramento.
Ísis Mourão enviou ofício aos organizadores de eventos do município de Marabá solicitando nome dos eventos, datas de realização e atrações. Em anexo, o Detur coloca o novo formulário de cadastro a ser preenchido para verificação da qualificação econômica e sócio-cultural, incluindo os empregos que são gerados para a realização dos eventos.
O calendário de eventos de Marabá ainda precisa ser melhor aprimorado, pois muitos eventos não são planejados adequadamente e acabam ocorrendo de forma sazonal.
Ísis disse que no calendário da Embratur estão colocados apenas o Maraluar e o Torpem (Torneio de Pesca de Marabá), mas “há muitos outros eventos que poderiam estar no calendário nacional, mas ainda precisam melhorar na qualidade, no atendimento ao turista e na organização, para que sejam aceitos pela Embratur”.
SEVOP PROMOVE LEILÃO
A Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), através do processo licitatório nº. 252/2006CPL/Sevop, na modalidade leilão, coloca a venda bens sucateados e inservíveis à administração pública municipal. O pregão acontece no dia 27 deste mês, às 15 horas, na Rodovia Transamazônica, Km 5,5 – Nova Marabá.
Os bens a serem vendidos no leilão, são: uma caminhoneta 4x4 L-200, ano de fabricação 1997, ainda rodando; automóvel Volkswagen Gol 1.6, ano 2003, equipado; caminhonete 4x4 Toyota/Bandeirante, ano 1995, sucateada; caminhonete S-10 GM, ano 1998, sem motor e caixa de marchas; automóvel Pálio EX, Fiat, ano 1999, sem motor e caixa de marcha; perua Kombi, Volkswagen, ano 1996, motor incompleto; caminhonete D-20, GM, ano 1988, motor danificado e sem caixa de marchas; pick-up Volkswagen Saveiro, sucata (ferro velho); ambulância GM Caravan, 1995, sem documentação, paradas; perua Volkswagen Kombi, sem documentação e sem carburador; e sucatas (ferro velho).
Os interessados devem procurar o edital completo, incluindo seus anexos, onde consta a relação dos bens, valores mínimos e modelo de proposta, na Comissão Permanente de Licitação/Sevop, na Rodovia Transamazônica, Km 5,5 – Nova Marabá. O lance (proposta de preço) obedecerá ao preço mínimo estipulado, não sendo admitido preço inferior.
AÇOUGUEIROS PODEM FINANCIAR EQUIPAMENTOS
Nesta quinta-feira, 19, a partir das 15 horas, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Sebrae, retoma o treinamento para cerca de 60 açougueiros de Marabá, no que tange à cooperativismo e micro-créditos para financiamento de equipamentos, material de construção e capital de giro, com vista à adequação às exigências da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para a venda de carne bovina, a partir de dezembro deste ano.
COOPERATIVISMO/CRÉDITO
Embora em Marabá poucos sejam os avanços na área do cooperativismo, alguns setores vêm se estacando nesse modelo de associação, podendo citar como exemplo a Colônia de Pescadores Z-30, o Pólo Moveleiro, em fase de organização e os produtores de mel. As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas interessadas em utilizar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades da sociedade, sem discriminação social, racial, política, religiosa e sexual.
Através da cooperativa os associados poderão adquirir vantagens na compra de bens e serviços, em razão do maior volume a ser negociado. Por exemplo, se 30 açougueiros querem adquirir balcão refrigerado, individualmente eles têm um preço, mas a compra no atacado poderá resultar numa vantagem significativa.
Também, dentro da cooperativa, a exigência de fiador pode ser atenuada, através da troca de garantias reais por garantias alternativas, as chamadas garantias sociais, como o aval solidário, que se constitui em grupos de pessoas onde cada uma é, ao mesmo tempo, tomadora e fiadora das outras. Ou ainda o crédito escalonado, experiência em que os valores do crédito vão crescendo na medida em que forem sendo amortizados. Essas são soluções que devem ser consideradas como uma forma de permitir a democratização do acesso ao crédito.
PREVISÃO DO TEMPO
Embora ninguém possa afirmar se já chegou ou não o período de chuvas na região, o que só tem ocorrido a partir de meados de novembro nos cinco últimos anos, as chuvas desta semana fizeram com que os editores deste informativo retornassem com a previsão do tempo, com base em dois institutos de meteorologia: o Clima Tempo e The Weather Chanel (Canal do Tempo).
As previsões do Clima tempo são: para esta quinta-feira, 19, Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite; amanhã, Sol com algumas nuvens. Não chove; sábado, 21, Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite; e domingo e segunda-feira, Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. O volume de chuva, no entanto, é baixo, entre 10 e 15%.
Segundo o Canal do Tempo: acontecem trovoadas esparsas nesta quinta-feira, ou seja, chuvas localizadas; amanhã haverá predominância de sol; no sábado e domingo Marabá terá tempo parcialmente nublado; na segunda tempo encoberto e, a partir de terça-feira, trovoadas esparsas.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas