06 maio 2008

Boletim Informativo Nº. 1340

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 6 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1340
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CONSTRUÇÃO DE ESCOLA NA FOLHA 16
A prefeitura de Marabá assinou contrato com a empresa L&C Construção Civil Ltda. para a construção da Escola da Folha 16, ao lado da Escola Gaspar Viana. A escola terá 10 salas de aulas, sala de professores, espaço para biblioteca, pátio coberto, secretaria, cozinha e poço artesiano. Construída nos padrões das demais escolas feitas na gestão do prefeito Tião Miranda, a Escola da Folha 16 será mais um espaço para favorecer o processo ensino-aprendizagem no município.
A obra está avaliada em R$1.091.295,40 (um milhão, noventa e um mil, duzentos e noventa e cinco reais e quarenta centavos). As despesas serão pagas com recursos próprios da prefeitura.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a educação no município tem atingido um nível de qualidade muito bom. A Semed busca levar conhecimento através do ensino formal do EJA e do Ensino Fundamental, diminuindo o analfabetismo e levando conhecimento sistematizado aos alunos da rede pública do município.
PIT TUR DA DUQUE DE CAXIAS TEM ARTESANATO PARA MÃES
O Pit Tur, localizado no Coreto da Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, dispõe de artesanatos com motivos especiais voltados para o Dia das Mães, como bordados e crochês. O Pit Tur fica aberto durante a semana em horário comercial e também aos finais de semana.
No local, os turistas também podem adquirir souvenirs feitos com materiais da região, como ouriço, castanha, açaí, material reciclável para presentear amigos. Entre as peças disponíveis estão camisetas com motivos da cidade. O Pit Tur é coordenado pela equipe de artesãos da Associação Mãos e Artes em parceria com o Departamento de Turismo/PMM.
Ísis Mourão disse que o Detur fez parceria com o Sebrae para criar mecanismos que favoreçam a comercialização do artesanato. “O objetivo é ampliar a geração de emprego e renda para os artesãos de Marabá”.
DIA DAS MÃES
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), através do Projeto Conviver, antecipa as comemorações do Dia das Mães para as idosas cadastradas naquela secretaria. Na quinta-feira, 08 de maio, elas têm um café no Assera Clube, às 9h, com música ao vivo.
Na sexta-feira, 09, também no mesmo horário, o menu será repetido para as internas no Lar São Vicente de Paulo, na Folha 6. Devido à idade avançada do pessoal daquele abrigo, essa comemoração é mais singela e rápida.
REABERTURA DO SIM AMANHÃ
O secretário municipal de Agricultura Rubens Sampaio convida a imprensa de Marabá para a cerimônia de reabertura do Serviço de Inspeção Municipal da carne bovina, amanhã (7) às 17h, no Frigonorte, situado no Km 8 da Rodovia Transamazônica, no sentido de São João do Araguaia.
Para a solenidade também estão convidados o prefeito Tião Miranda, vereadores e secretários municipais. A previsão inicial é abater 100 reses/dia, devendo aumentar para 200 animais à medida que forem sendo fechados os abatedouros clandestinos.
INFORMATIVO DMTU SAI NA SEGUNDA
Repleto de dicas para condutores e transeuntes, a 4ª edição do Informativo do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito Urbano) deve circular na segunda-feira, 12 de maio. Entre os destaques estão o passe livre de estudante, a defesa de autuação e o novo prazo para adequação de capacetes para motociclistas.
Desde 1º de maio os alunos podem solicitar a ficha de inscrição na diretoria da sua escola e terão até o dia 30 de junho para entregá-la devidamente preenchida nos seguintes postos de atendimento: E.M.E.F. PROFª AVANIR TENÓRIO RAMOS (LIBERDADE), E.M.E.F. FRANCISCO DE SOUSA RAMOS (CIDADE NOVA), E.M.E.F. JOSÉ MENDONÇA VERGOLINO (MARABÁ PIONEIRA), E.M.E.F. JULIETA GOMES LEITÃO (SÃO FÉLIX), E.M.E.F. GABRIEL SALES PIMENTA (MORADA NOVA).
A primeira via do cartão de estudante será gratuita e a previsão de entrega é a partir do dia 01 de setembro de 2008.
Quanto à fiscalização do capacete, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) prorrogou, por meio da Deliberação nº 62, o prazo de início da fiscalização dos capacetes para o dia 1º de junho deste ano. A fiscalização visa verificar, entre outras normas, a utilização de selo de certificação, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) ou por órgão por ele credenciado.
Além da nova data, a Deliberação estabelece ainda que os adesivos refletivos e o selo serão exigidos apenas para os capacetes fabricados a partir de 1º de agosto de 2007. O Contran aceitará como válidos tanto o selo externo (afixado no casco do capacete) quanto a etiqueta interna. Para efeito de fiscalização não será verificada a data de validade do capacete.
Também será exigido o uso de viseira transparente (padrão cristal), à noite, e o uso de óculos de proteção especial no caso do capacete sem viseira. Óculos corretivos e de sol não substituem os óculos de proteção. O uso de películas escurecedoras na viseira está proibido.
Enquanto a defesa de autuação, um recurso concebido em lei, pode ser exercida com um simples requerimento acompanhado por cópias do documento do veículo (CRLV) e cópia da notificação da autuação. Os argumentos da defesa são analisados pelo diretor do DMTU e por membros da comissão nomeados por ele. São avaliados aspectos formais e eventuais inconsistências do Auto de Infração, como: divergência de cor, marca e modelo do veículo, erros na identificação do local da infração, ou ainda a ausência de dados obrigatórios.
PREVISÃO DO TEMPO
Os maiores volumes de chuva para esta semana estão previstos para amanhã e sábado, média de 15 mm/dia. Na média da semana o volume cai para menos de 10 mm/dia. A temperatura permanece amena, com máximas de até 32ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas