17 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1331

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 17 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1331
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

RUA RIO VERMELHO RECAPEADA
A Prefeitura de Marabá concluiu ontem (16) a pavimentação asfáltica da Rua Rio Vermelho em toda a sua extensão (7 metros de largura por 680 metros de comprimento), que vai da Avenida Tocantins, no bairro Novo Horizonte, à Avenida 2000, no bairro Belo Horizonte, melhorando sobremaneira aquela importante via para o tráfico de veículos e pedestres.
Aquela rua tem uma sub-base de pavimentação em concreto, que ao longo dos anos se tornou irregular, por isso precisava ser recapeada. Primeiramente foi todo o concreto coberto com uma camada de seixo grosso e asfalto que, em seguida, foi sobreposta com outra porção de CBUQ (concreto betuminoso usinado quente) mais fina, o que eliminou todas as saliências do antigo concreto.
Drenagem – Ainda na área do Novo Horizonte/Belo Horizonte, a Prefeitura está concluindo a drenagem da Rua Sororó/Avenida São Paulo, paralela da Rio Vermelho e que praticamente soma a mesma extensão desta. Esse serviço também beneficia, em parte, as transversais que unem a Avenida Manaus até a Rio Vermelho, que ficam com as manilhas e caixas sinalizando a continuação da drenagem.
Com 220 metros de drenagem profunda, ao custo de R$ 230.309,00, o serviço uni a parte alta, chamada de Rua Sororó, às proximidades da Av. Itacaiúnas, à parte baixa, denominada Avenida São Paulo, que em parte já dispõe de drenagem e recente pavimentação asfáltica.
Na seqüência será feito serviço de terraplenagem, inclusive das transversais, ficando em condições de receberem a tão desejada pavimentação. As chuvas deste período deixaram quase intrafegáveis algumas dessas passagens, mas o benefício previsto para breve, com certeza, vai melhorar a tráfego naquela área.
TERRITÓRIOS DA CIDADANIA
No próximo dia 25, a partir das 9h, no auditório do Incra, acontece plenária de discussão sobre os “Recursos para Implantação do Programa Territórios da Cidadania”. O Sudeste do Pará é um dos 60 territórios a ser atendido na primeira etapa do programa, estimando-se que ao longo de 2008 sejam investidos R$ 228,3 milhões em ações de apoio a atividades produtivas, cidadania e acesso a direitos e recuperação e qualificação de infra-estrutura.
O Território da Cidadania do Sudeste Paraense é formado por sete municípios: Eldorado do Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Parauapebas, São Domingos do Araguaia e são João do Araguaia, correspondentes a 37.429 quilômetros quadrados e população estimada em 363 mil habitantes, onde mais 6,7 mil agricultores familiares, com mais de 20,8 famílias assentadas.
O programa, dentre outras finalidades, visa reduzir as desigualdades sócio-econômicas regionais, levar direitos a quem mais precisa e promover o desenvolvimento sustentável em todo o País. Ele mobiliza 133 ações em 15 ministérios no Governo Federal e conta com participação e integração dos governos estaduais e municipais.
A Prefeitura de Marabá tem presença garantida no evento através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), uma das pastas que tem participação expressiva em meio rural, com relevância na agricultura familiar.
CASA DA CULTURA
Está circulando o Informativo Penta nº 49, de responsabilidade da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), em comemoração aos 23 anos dessa importante fundação, criada em 1984. A nova edição destaca Orquidário Municipal, que possui um acervo de inúmeras orquídeas; a educação ambiental, principalmente no que se refere à capacitação de professores que se tornarão agentes multiplicadores da preservação do meio ambiente.
O Penta ainda tem informações sobre diversas exposições (internas e externas) da FCCM como Lendas Amazônicas, conservação do patrimônio público, cavernas, dentre outros assuntos. Junto ao informativo, o leitor também recebe folder do Museu Municipal de Marabá, mantido pela FCCM, com informações acerca das Exposições Permanentes, daquela instituição.
NIVEL DO RIO
As águas do Rio Tocantins seguem em vazante. Hoje, 17, às 8h, a régua pluviométrica media 10,42 metros, 20 centímetros a menos que o nível de ontem. A Eletronorte prevê que as águas saiam da posição de alerta a partir do dia 20 de abril, ou seja, fiquem abaixo dos 10 metros.
TEMPO E TEMPERATURA
Cerca de 35 milímetros de chuva nos próximos 5 dias é o que prevê o Climatempo. Em outras palavras, está se encerrando o período de chuvas fortes. Porém, até o início de maio, ainda é possível chover com certa regularidade. Temperatura entre 22º e 32ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas