29 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 983

TEM DINHEIRO NA CONTA
O prefeito Tião Miranda mantendo a tradição de antecipar o dia do pagamento dos servidores, mandou depositar o dinheiro de setembro, que. já está na conta. Quem programou viagem para votar ou está esperando os filhos que estudam longe, parentes e compadres que sempre aparecem e votam em Marabá, estão tranqüilos. Com dinheiro na conta, o almoço será farto e o feriado cívico, comemorado com muito prazer e fraternidade.
VOTO - EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O voto é um excelente instrumento para o exercício da cidadania. Através dele, nas eleições do dia 1º de outubro de 2006, o cidadão poderá escolher seu Presidente, Governador do Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Os eleitos vão representar os cidadãos brasileiros e decidirão os destinos do país, com a autorização de cada eleitor. Esta autorização é dada a partir da hora em que cada eleitor escolhe seu candidato. Portanto na hora de votar o cidadão precisa estar consciente de que é responsável pelo futuro.
VENCE HOJE A SEGUNDA PARCELA DO IPTU
Atenção Contribuinte. Se você optou em dividir o pagamento do seu IPTU em três parcelas, lembre-se que a data de vencimento da segunda parcela é no dia 29 de setembro. Pague seu IPTU em dia. Você garante seu imóvel e ajuda no desenvolvimento de Marabá.
A coordenadora do Departamento de IPTU, Iolanda Silva, informa que todo cidadão que necessitar de esclarecimentos e tiver dúvidas com relação ao imposto, pode dirigir-se ao Centro de Arrecadação, Folha 32, ao lado do Saci, Nova Marabá, em horário comercial.
MEIA-PASSAGEM
Encerra hoje, 29, o prazo para emissão de carteira de meia-passagem no DMTU, para quem ainda não fez a solicitação este ano. Também encerra hoje a entrega de carteirinhas pelos diretores de escola. A informação é do coordenador do setor de Meia-Passagem/DMTU, Arivaldo Vale. “O DMTU vai recolher as que não foram entregues, considerando que em fins de setembro, se o aluno ainda não foi recebê-la significa que não está freqüentando, portanto não é estudante”.
As carteiras de meia-passagem dos alunos que fizeram inscrição, mas não a apanharam,ficaram na direção da escola em que estudam, no período de 13 a 29 de setembro. E no mesmo período, os alunos que não fizeram a carteira tiveram a oportunidade de solicitar sua emissão ao DMTU.
As de cores verde e laranja, não podem ser mais ser usadas desde 15 de setembro. O novo modelo de carteira é de cor cinza para alunos do ensino regular e azul para os alunos de pré-vestibular.
FORMAÇÃO DE LEITORES
Hoje, 29, um grupo de 78 coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino participa da continuação do curso de Formação de Leitores promovido pela Semed. Eles foram distribuídos em três grupos, sob a coordenação das professoras Margarida Oliveira Rocha, Maria da Conceição Pereira e Arley Oliveira. As palestras estão sendo realizadas na Casa do Professor, Biblioteca do Professor e auditório da Semed.
Maria da Conceição disse que o curso é importante para que os coordenadores pedagógicos da rede desenvolvam projetos de leitura com os professores e estes incentivem e mobilizem os alunos para leitura, quer seja em sala de aula quer em casa.
Ela lamenta que os dados de pesquisas recentes mostrem que quase metade dos entrevistados com escolaridade mínima de 4 anos estão excluídos das práticas sociais de leitura, apesar do tempo em que passaram na escola. Esses dados refletem a dificuldade de acesso dos alunos e da comunidade escolar à escrita, à leitura e às demais manifestações culturais. “A ausência de espaços de convivência com a leitura e outras manifestações culturais restringe as possibilidades de acesso dos alunos da rede pública aos bens culturais. Então, vamos incentivar, inclusive, a leitura em voz alta. Quem não gosta de ler, pode gostar de ouvir. Uma coisa estimula a outra”.
Conceição comemora a recente parceria firmada entre Semed e Fundação Vale do Rio Doce para o projeto Tecendo o Saber, que em 2007 deve privilegiar a leitura oral em sala de aula entre os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, a transcorrer em 10 de outubro, a equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – situado na Rua Rio Vermelho nº 340 (Novo Horizonte), aproveita a ocasião para também festejar o segundo aniversário daquele centro. Sob o tema “Juntos Venceremos o preconceito”, o CAPS vai oferecer uma série de atividades em alusão a esta data, a partir das 14 horas.
Dentre outras ações, o CAPS obedecerá a seguinte programação: Festival de sorvete, teatro de fantoches, exposição de artesanatos confeccionados pelos pacientes, exposição de fotos e sorteio de brindes.
O CAPS tem hoje 3.500 pacientes ativos, dos quais participam cerca de 120 das oficinas diversas (flores, fuxico, pintura, artes livres, grupos terapêuticos e de familiares). O objetivo do CAPS é fazer a reinserção social, comunitária e familiar de seus pacientes, em virtude da discriminação que ainda impera, pela falta de conhecimento da sociedade que considera o doente mental um ser incapaz.
Vale ressaltar que é importante a continuidade do tratamento dos pacientes, visto que, ao deixar de fazer o acompanhamento, o paciente pode voltar a ter crises. Por isso, é muito importante a participação efetiva da família, para que o usuário tenha êxito em sua saúde mental.
SEMANA DO IDOSO
Depois da abertura da Semana do Idoso, dia 26, na Secretaria de Promoção Social de Itupiranga, a turma da terceira idade de Marabá, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp)/Projeto Conviver, não parou, tendo uma atividade a cada dia, seja praticando esportes ou confraternizando-se com pessoas de mesma faixa etária fora da Seasp. Hoje, 29, encerram-se as comemorações com a IV Caminhada da Terceira Idade na Orla Sebastião Miranda, seguida de um forró na loja maçônica na Velha Marabá.
Na abertura das comemorações, os integrantes do Conviver deslocaram até acontece Itupiranga para uma confraternização mútua com turma da terceira idade daquele município. No dia seguinte, já em Marabá, teve início o Torneio Esportivo da Terceira Idade, com jogos de mesa, no Lar São Vicente de Paula, localizado na Folha 6 – Nova Marabá.
No dia 28, no clube Assera – Associação dos Servidores da Reforma Agrária – na Agrópolis do Incra, foi dada continuidade ao torneio, desta feita com outras modalidades, inclusive natação. Na ocasião, também aconteceu a ação denominada “embelezando a terceira idade”.
Este ano, a coordenação do Conviver inovou bastante em sua comemoração da Semana do Idoso. Primeiro, devido o congraçamento entre com os velhinhos do Lar São Vicente de Paula e os de Itupiranga; segundo, porque mudou o itinerário da caminhada, antes realizada no perímetro entre a Praça São Francisco e Secretaria Municipal de Saúde, no final da tarde; o trajeto tem muito tráfego de veículos e poucos habitantes. Na Velha Marabá, pela manhã, é bem melhor essa atividade.
Os idosos do Lar São Vicente de Paula viviam sob responsabilidade dos vicentinos, que deixaram Marabá. Agora os velhinhos sobrevivem com ajuda do empresariado local. Mas, praticamente sem convívio social. Por isso, a Seasp está legalizando o obrigo junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, para que eles recebam os benefícios do governo, previstos na Loas – Lei Orgânica da Assistência Social.
DST/AIDS: MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÕES
O projeto para formação de jovens multiplicadores de informação sobre DST/AIDS, promovido pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – começa na quinta-feira, 5 de outubro, na Escola Gabriel Sales Pimenta, em Morada Nova, para um público de 25 alunos e um professor, com objetivo de torná-los multiplicadores de temas relacionados à sexualidade e saúde. O CTA seguirá com a campanha até dezembro deste ano, com o total de sete oficinas, envolvendo cerca de 175 adolescentes e sete professores. As oficinas serão ministradas pela assistente social Tatiane Sales e a psicóloga Raquel Soares.
A preocupação da equipe do CTA que tem como coordenadora Percília Augusta Santana, é em função dos dados sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não-planejada entre adolescentes no Brasil. Constatou-se que, no período de 1980 a 2002, 30% dos casos de Aids foram notificados em adultos jovens (20 a 29 anos), o que os técnicos deduzem ter eles adquirido o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ainda na adolescência.
Também, de acordo com levantamento do Unaids, órgão das Nações Unidas responsável pela política para a Aids, 11,8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos são portadores do HIV em todo o mundo. E como o Brasil o que mais falta é política voltada para a educação e saúde do adolescente, nossos jovens estão sujeitos ao envolvendo com práticas de maior risco de infecção pelas DST/Aids.
Por isso a equipe do CTA quer promover a conscientização desses jovens sobre as questões relacionadas aos direitos sexuais, incentivando-os a protagonizar o processo educativo junto a outros adolescentes, visando principalmente a redução da vulnerabilidade, do índice de DST/Aids e da gravidez precoce nessa população.
Para deslanchar o projeto a SMS, através do CTA, conta com o indispensável apoio da Secretaria Municipal de Educação para aplicação de toda a metodologia necessária a realização dessas oficinas que terão como público alvo adolescentes a partir dos 12 anos e que pertençam à rede pública de ensino.
EXTRA-MURO RETORNA A CIDADE
Em virtude do pleito de 1º de outubro, a equipe Extra-muro da Secretaria de Saúde (SMS) que está na zona rural, região do Rio Preto, coletando amostras de material para exame do Preventivo do Câncer do Colo Cérvico-Uterino retorna à sede municipal no final do dia de amanhã, 30, A coleta de amostras prossegue na zona rural até dia 10 de outubro. Uma chance para as mulheres do campo se prevenir da doença que ceifa a vida de milhares de pessoas todos os anos no Brasil, pois, quanto mais cedo descobertas as alterações celulares, maiores são as possibilidades de cura. Nesta quarta-feira, 27, a equipe da Divisão Extra-muro estará na Vila União.
30, Vila Santa Fé; Em função da eleição, a turma retorna à sede municipal, deslocando-se dia 3 de outubro para o PA Maravilha, onde atende no dia seguinte (4). Em seguida, dia 5, é a vez das mulheres do PA Cupu; dia 6, PA Serra Azul; em 7 e 10 de outubro, respectivamente, a Extra-muro estará no PA Boa Vista e Vila Sta. Marta (Assentamento José Pinheiro), quando a campanha será encerrada.
ROTA TURÍSTICA
Na terça-feira, 3 de outubro, às 10h, na sede da ACIM, será realizada uma reunião de trabalho, da rota turística do Fórum Regional Araguaia Tocantins – ROTA DO MINÉRIO, com representantes da gestão de turismo dos municípios da rota e do fórum, além de empresários do setor.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que a renuiao tem por objetivo discutir a operacionalização da rota e de definir estratégias para o Fortalecimento do Fórum - estância de governância que direcionará as ações que priorizem o desenvolvimento do Turismo na região.

Nos dia 9 e 10 de outubro haverá reunião extraordinária em Belém, para aprovação do Regimento Interno do Fórum e para a instalação da nova Diretoria. Isis Mourão disse que o município de Marabá deverá estar bem representado.
Cerca de 38 municípios da região sul e sudeste do Estado estão sendo articulados para esta reunião do fórum.





PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas