04 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1244

SAÚDE DO TRABALHADOR

Amanhã, 5 de dezembro, o prefeito Tião Miranda e o secretário de Saúde Pedro Correa Lima inauguram o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Pólo Carajás (CEREST), às 10h. O CEREST fica localizado na Folha 32, Quadra 7 e Lote 17. Atende à Portaria nº. 1.679/GM- 2002, que dispõe sobre a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (art 3º, inciso II).

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. A equipe multiprofissional será composta de Assistente Social, Psicólogo, Médico, Enfermeira e profissionais afins, visando humanizar o atendimento tornando-o de qualidade e integral aos usuários do serviço.

O secretário de Saúde Pedro Correa explica que o CEREST vai atuar na área de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, formais e informais, de qualquer classe. Também vai desenvolver ações para a redução das doenças e agravos relacionados ao trabalho, procurando tornar o ambiente mais saudável e seguro.

ESPETÁCULO CIRCENSE DO DANÇANDO E EDUCANDO

O projeto Dançando e Educando, do Centro de Formação do Cine Marrocos, encerra a agenda cultural de 2007 na próxima terça-feira, 11 de dezembro. O encerramento será marcado domingo, 9, com a apresentação do espetáculo “A chegada do circo”, atração que envolve diversas coreografias do universo circense.

Bailarinas, acrobatas e palhaços transformarão o palco do Cine Marrocos em um picadeiro, com coreografias diversificadas que vão de acrobacia, dança, piruetas, duelo até sessão de ilusionismo.

FORMATURA NO DANÇANDO E EDUCANDO

A professora Winder Paixão informa que dia 16 de dezembro será realizada a formatura dos alunos de 160 alunos que participam do projeto Dançando e Educando. Na segunda quinzena de janeiro de 2008 começa o processo de matrícula para as aulas do próximo período, mas a professora avisa que tudo vai depender de disponibilidade de horário para ensaio no palco.

O Dançando e Educando tem como monitora uma ex-aluna do projeto, Rayara Pantoja. O Centro de Formação, por sua vez, é coordenado por Wânia Ferreira, que avalia ter sido o ano de 2007 de grandes conquistas para aquela casa, além de servir para amadurecimento dos mais de 800 estudantes que participam de um dos seis projetos do Centro de Formação.

BANDA MARCIAL

A Banda Marcial do Centro de Formação Cine Marrocos também entra em recesso em dezembro. Para comemorar o fim de mais um ano de atividades, os 105 alunos de música se reuniram em confraternização na sede da Maçonaria, na última semana.

O período de matrícula para 2008 começa dia 17 de dezembro, segundo o coordenador do grupo, Elias Celestino. Os interessados devem procurar o Cine Marrocos, acompanhados dos pais e munidos do boletim escolar e duas fotos 3x4.

A Banda Marcial conta com o trabalho dos regentes Eduardo Gomes de Carvalho e Jairo Manoel Pereira e dos instrutores Josué Cassimiro, Erik Lucs e Jaciara Silva.

EXPOSIÇÃO DE NATAL NA CASA DA CULTURA

A Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), abriu ontem, 3 de dezembro, a exposição da artista plástica Creusa Salame, que reutiliza materiais alternativos para confecção de peças natalinas. A exposição natalina pode ser vista na Fundação em horário comercial e a entrada é franca.

Dona Creuza, como é conhecida, utiliza materiais como garrafas plásticas, retalhos de tecidos e botões, entre outros materiais recicláveis, para construir guirlandas, flores e árvores de natal.

De acordo com Creusa Salame, a exposição surge num momento em que tem sido mais intensa a preocupação com a reciclagem de materiais alternativos, haja vista sua contribuição na preservação do meio ambiente. Participam como convidados na exposição, a artista plástica Maria Sulamita, que confecciona cartões de natal com material vegetal desidratado, o artista Mário Cardoso, que constrói presépios em ouriço de castanha, e a artista Andréa Barroso, que faz artigos natalinos utilizando como matéria-prima o sabonete.

O presidente da Fundação Casa da Cultura Noé Von Atzingen disse que as exposições realizadas pela entidade são fundamentais para divulgar a cultura regional. Através do Projeto de Difusão Cultural, a FCCM veicula informações através de palestras, vídeos, exposições e distribuição de literatura, em locais estratégicos de circulação de pessoas. Como o gabinete do prefeito, a ferrovia e o aeroporto, propiciando que um maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura marabaenses.

MUITOS PRÊMIOS NO CONCURSO DE REDAÇÃO

A comemoração dos 25 anos do Jornal Correio do Tocantins terá uma programação diferente em homenagem ao leitor. Através de um Concurso de Redação direcionado às crianças do 6º ao 9º ano, os alunos podem concorrer a um computador desktop, assinatura anual do Correio do Tocantins, uma bolsa para o curso de inglês Skill, durante o ano letivo de 2008, além de um kit de material escolar. O semanário comemora as bodas de prata em 15 de janeiro de 2008.

Para participar, as escolas devem enviar as melhores redações ao Departamento de Ensino/Semed, até sexta-feira, 7 de dezembro. Cada escola pode participar com uma redação por turma.

A Vale confirmou o patrocínio para premiar o vencedor do Concurso de Redação em comemoração aos 25 anos do periódico. A empresa do setor de mineração oferece passagem e hospedagem para a cidade histórica de São Luís, no Maranhão, com direito a acompanhante. O grande contemplado vai ficar na capital maranhense por dois dias.

Também a escola do aluno campeão receberá uma assinatura anual do Jornal e uma obra de arte da artista plástica Vitória Barros. O segundo colocado ganha um aparelho celular TIM e uma assinatura semestral do jornal. O terceiro lugar ganha uma câmera fotográfica digital e uma assinatura trimestral do Jornal. Do 4º ao 20º lugar recebem certificado de Menção Honrosa e uma camiseta comemorativa dos 25 anos do Jornal.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas