27 maio 2008

Boletim Informativo Nº 1352

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 27 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.352
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

III ENCONTRO COM - VIDA
A Semed elabora a programação para realizar o III Encontro Com-Vida no dia 5 de junho, na Escola Judith Gomes Leitão. Na ocasião serão discutidos temas para melhorar a questão ambiental em Marabá e região. A programação contará com a participação do Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) de Belém, que é um dos grupos informais que reúne jovens de 15 a 29 anos, representantes ou não de organizações, movimentos de juventude, escolas ou universidades.
O coordenador de Ensino Fundamental/Semed (6º ao 9º ano), Nilton Cardoso Rios, informa que na Semana do Meio Ambiente serão realizadas oficinas e conferências de meio ambiente para formar uma comissão para participar da Agenda 21. Cada escola participará com três alunos e um professor. “Este encontro é importante para o intercâmbio entre as escolas municipais, assim a troca de experiências favorecerá a criação de ações que beneficiem o meio ambiente”.
O CJ emergiu com o processo de organização da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em 2003, e foi deflagrado em todos os Estados da Federação com os lemas:"Jovem educa jovem", "Jovem escolhe jovem" e "Uma geração aprende com a outra". Atualmente o Instituto Universidade Popular- UNIPOP e Argonautas-Ambientalistas da Amazônia, são as organizações que contribuem à organização local do CJ-PA. A sede do CJ-PA encontra-se na UNIPOP: Av. Senador Lemos, 557. Umarizal - Belém-PA, com reuniões fixas aos sábados, 15h.
OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
As escolas de Ensino Fundamental estão trabalhando o conteúdo programático para a participação dos alunos na Olimpíada de Matemática que será realizada no segundo semestre de 2008. a 1ª fase será dia 26 de agosto e a 2ª fase será no dia 8 de novembro.
Nilton Cardos disse que a Semed está fechando as inscrições das escolas que participarão da IV Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Estão confirmadas a participação de 32 escolas da zona urbana e 12 da zona rural.
A OBMEP é um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática. Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que graças a essas atividades, a rede de capacitação de alunos e professores vem se intensificando nas escolas do município e assim todos ganham em qualidade na educação.
A OBMEP ajuda no crescimento da autoconfiança e da auto-estima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A partir de segunda-feira (2) até 05 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Meio Ambiente, a transcorrer dia 05. As ações contam com apoio de mais 20 organismos governamentais e não-governamentais e têm com objetivo despertar o interesse da comunidade marabaense para o compromisso com a preservação do meio ambiente.
A programação começa a partir das 8h do dia 2, com passeatas nos cinco núcleos de Marabá, que culminam em cerimônias em pontos estratégicos, como a Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova; Praça Duque de Caxias (Velha Marabá); Praça Monsenhor Baltazar, na Folha 16 (Nova Marabá); Praça Humberto Martins, no núcleo Morada Nova; e Praça dos Sonhos, no são Félix II.
Essas passeatas contam com apoio das escolas de cada núcleo, as quais estão sendo convidadas, via ofício, a partir de hoje, 23 de maio. Ao longo do trajeto os alunos proferem um grito de guerra e palavras de ordem, relativos à preservação ambiental. Eles receberão água e uma sacola para coleta de resíduos que serão trocados ao final da passeata por um balão e uma muda de árvore. Os balões serão soltos ao final do evento.

CENTROS PODERIAM TER MAIS MÉDICOS

A respeito da quantidade de médicos no município, o secretário de Saúde de Marabá, José Geraldo de Brito, diz que existem 27 profissionais trabalhando nos centros de saúde, quando o ideal seria mais 40. Dentre esses, uma parte é concursada e outra contatada. Uma pequena quantidade vem do Exército Brasileiro (EB), que procuram a Secretaria de Saúde para oferecer seus serviços nas horas vagas. Há grande rotatividade no EB. Quando esses profissionais cumprem o tempo de serviço no município e são transferidos, geram uma laguna, até que novos voluntários se habitem.
Essa falta de médicos nos centros de saúde obriga os pacientes a procurarem o Hospital Municipal de Marabá (HMM). O problema se agrava porque a falta de profissionais atinge toda a região e faz com que Marabá deixe de receber recurso pelos atendimentos de clientes de outros municípios, quando estes dão endereço daqui e não do local de origem.
Como disse o diretor do HMM, Luiz Sérgio Matos, devido o porte de Marabá, como município pólo, Geraldo concorda com a criação de uma faculdade de medicina local, o que facilitaria a permanência desse profissional, devido sua formação na própria região. Por outro lado, isso também evitaria à falta de adaptação à região, o que tem feito muitas pessoas retornarem às cidades de origem, inclusive de outras áreas de trabalho. A faculdade de medicina, também resolveria, em parte, o intercâmbio com outras instituições e ajudaria na participação de eventos e até pós-graduação dos formados em Marabá.
Uma faculdade de medicina também serviria de chamativo aos profissionais da área, formados noutras regiões, que poderiam vir aqui lecionar ou participar de cursos profissionalizantes e acabariam gostando e servindo Marabá e municípios vizinhos, também muito carentes de médicos, que acabam mandando seus pacientes para cá.

INSTRUÇÃO A MOTOCICLISTAS

Amanhã, 28, o Departamento de Trânsito de Marabá (DMTU) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal realiza palestra para motociclistas, às 15h00, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com vista à redução de acidentes em Marabá, que em sua maioria envolve motociclistas e caronas desse tipo de veículo.
Os temas a serem ministrados são: Regra Geral de circulação e Direção Defensiva (proferida por representante do DMTU); e Acidentes de Trânsito: o que fazer antes, durante e depois (por parte da Polícia Rodoviária Federal).
A preocupação do DMTU tem como base seus relatórios anuais, que mostram uma proporção de acidentes com motocicleta maior do que com carros e caminhões e até superior.





PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas