01 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1128

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

No período de 4 a 6 de junho a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove a Semana do Meio Ambiente com vasta programação a ser desencadeada em vários pontos da cidade, a qual tem como objetivo alertar a comunidade marabaense sobre o desequilíbrio ambiental que se acentua nesta região a partir do avanço da agropecuária e grandes projetos minerais e industriais.

A abertura acontece no Auditório da Escola Judith Gomes, na Marabá Pioneira, quando, às 9h manhã, haverá vários pronunciamentos, com pessoas ligadas ao meio ambiente, como Jorge Bichara Neto, Maria Geovane costa Carvalho, Nilton Cardoso Rios e Márcio Venício Souza.

Ainda pela manhã a Banda de Música da Fundação Casa da Cultura fará uma apresentação; seguida de uma exposição de obras de arte da Galeria de Artes de Marabá; por volta das 11 horas acontece a palestra Água Fonte de Vida, com o professor, do Núcleo de Estudos Amazônicos da UFPA.

Ainda no dia 4, das 14 às 17, tem exposição de trabalhos da Educação Ambiental desenvolvidos pela Semma com a comunidade e escolas de Marabá, versando sobre temas como queimadas urbanas, recursos hídricos, resíduos sólidos e outros.

No dia 5, das 8 às 10 horas, na Escola Valquize Viana – em são Félix – tem palestra sobre “Saúde e Meio Ambiente”, com José Gilvamar; enquanto no Cine Marrocos (Marabá Pioneira), das 8 às 12 h, ocorre o II Encontro “Com-vidas”; no mesmo horário, na Reserva Biológica da Fundação Zoobotânica de Marabá (PA-275), acontece uma trilha ecológica, a qual será repetida na parte da tarde.

Também no dia 5, das 8 às 12, na Praça Duque de Caxias – Marabá Pioneira – tem exposição de trabalhos de educação ambiental e doação de mudas de essências florestais e ornamentais; a exposição prossegue na parte da tarde. E com concentração a partir das 14h, na Escola Irmã Theodora (Bairro Liberdade) acontece uma passeata ecológica.

Ainda dia 5, das 14 às 16h, na Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente, a engenheira ambiental Thays Mesquita profere palestra sobre “Prevenção de doenças veiculadas pela água”. E no Clube da AABB, localizado na Transamazônica, sentido Rio Taurizinho, entre 15 e 17h acontece uma oficina de reciclagem, com as instrutoras Tânia Nascimento e Irismar Araújo.

No dia 6, das 8 às 12h, na Praça Duque de Caxias, prossegue a exposição de trabalhos de educação ambiental e doação de mudas de essências florestais e ornamentais. Das 14 às 17h tem seqüência a oficina de reciclagem na sede campestre da AABB, com a instrutora Tânia Nascimento. Em diversos pontos da cidade, das 8 às 12, acontece Mutirão de Limpeza – promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e comunidade de cada bairro assistido.

Também no dia 6, das 9 às 10h, no Auditório da Escola Judith Gomes Leitão, tem palestra sobre “impactos dos grandes projetos da região”, com o professor Raimundo Gomes. E no mesmo local, das 10 às 11h, será repetido o tema prevenção de doenças veiculadas pela água, com Thays Mesquisa.

COMEÇA A MULTIVACINAÇÃO

A partir de hoje, 1º, até o dia 29 deste mês a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslancha a Campanha de Multivacinação, que tem a prevenção da paralisia infantil como meta principal, esperando imunizar mais de 26 mil crianças contra a doença. Outras vacinas também serão oferecidas, tanto para crianças quanto para adultos.

A Divisão Extra Muro começa a vacinação pelas vilas Itainópolis, Canaã, 26 de Março e Três Poderes. Na zona rural, também será oferecido à população consulta de enfermagem e Teste do Pezinho. O Dia “D”, incluindo a zona urbana, acontece num sábado, 16 de junho.

Além da vacina Sabin a campanha disponibiliza a Dupla Adulto (contra tétano e difteria); Tríplice bacteriana (contra difteria, tétano e coqueluche); Tríplice Viral (contra rubéola, coqueluche e sarampo); Tetravalente (anti-difteria, tétano, coqueluche e meningite) e antiamarílica que previne contra febre amarela.

EXPOSIÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE

A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), apresenta a exposição O meio ambiente retratado em bico de pena durante o mês de junho. A abertura será dia 4 de junho, às 9h, no salão de exposições.

As obras são dos artistas Rildo Brasil, Domingos Nunes, Pedro Morbach, Antonio Morbach e Ronaldo Pimentel.

No convite enviado pela FCCM, a equipe da pinacoteca explica que “a inspiração desses artistas é voltada para a realidade que nem sempre é tão bela, mas mesmo assim é admirável numa obra de arte”.

CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ

A programação da Consulta Urbana Ambiental de Marabá, iniciada dia 30 de maio, prossegue durante o dia de hoje, 1º de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Conta com a presença de representantes do Plano Diretor, gabinete do prefeito e demais secretarias municipais. O evento também tem a participação de representantes do Sebrae, Fundação Zoobotânica de Marabá e Ibama, entre outros órgãos.

A programação de hoje é a seguinte:

1º/06/07

8:30h às 9h– Leitura, na Plenária, dos Documentos Base aprovados pelos grupos;

9h às 10h– Leitura coletiva do pacto urbano, com discussão e aprovação de cada parágrafo;

10h às 10:15h– Intervalo para o almoço;

10:15h às 12h– Composição da mesa final. Palavra do Representante da Câmara Municipal, do Um-habitat e de representantes das comunidades e encerramento pelo Prefeito Sebastião Miranda; Manifestações artísticas.

A Consulta Urbana é um evento para discutir os problemas ambientais de Marabá, através de temas selecionados, com a participação de vários segmentos sociais, objetivando indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.

Segundo o coordenador do Plano Diretor Participativo, Sebastião Almeida, a Consulta Urbana resultará num documento denominado de PACTO URBANO, onde as pessoas que o assinarem comprometem-se à luta por melhores condições ambientais em Marabá.

COMEÇA A MULTIVACINAÇÃO

A partir de hoje, 1º, até o dia 29 deste mês a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslancha a Campanha de Multivacinação, que tem a prevenção da paralisia infantil como meta principal, esperando imunizar mais de 26 mil crianças contra a doença. Outras vacinas também serão oferecidas, tanto para crianças quanto para adultos.

A Divisão Extra Muro começa a vacinação pelas vilas Itainópolis, Canaã, 26 de Março e Três Poderes. Na zona rural, também será oferecido à população consulta de enfermagem e Teste do Pezinho. O Dia “D”, incluindo a zona urbana, acontece num sábado, 16 de junho.

Além da vacina Sabin a campanha disponibiliza a Dupla Adulto (contra tétano e difteria); Tríplice bacteriana (contra difteria, tétano e coqueluche); Tríplice Viral (contra rubéola, coqueluche e sarampo); Tetravalente (anti-difteria, tétano, coqueluche e meningite) e antiamarílica que previne contra febre amarela.

TOCANTINS A 5,42 METROS

As águas do Rio Tocantins ainda têm muito o que baixar. Agora, a vazante é de aproximadamente 3 centímetros/dia, porém ainda se encontra a 5,42 metros acima do nível mais baixo. Segundo o Serviço de Hidrologia da Eletronorte, o menor nível é 69,25 metros acima do mar, o que significa dizer que, em verdade, as águas amanheceram nesta sexta-feira a 74,67 metros em relação ao nível do mar.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje, 1º, segundo a Climatempo, está previsto dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. De hoje a terça-feira, 5, faz sol com algumas nuvens. Não chove. A temperatura oscila entre 23º e 31ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1127

INICIA AMANHÃ A MULTIVACINAÇÃO
Vacinar mais de 26 mil crianças contra paralisia infantil é a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que começa amanhã (1º de junho), pela zona rural, mais uma campanha de multivacinação em Marabá.
Inicialmente a Divisão Extra Muro atenderá as vilas Itainópolis, Canaã, 26 de Março e Três Poderes. O Dia “D”, incluindo a zona urbana, acontece num sábado, 16 de junho. Na área rural, também será oferecido à população consulta de enfermagem e Teste do Pezinho.
Além da vacina Sabin a campanha disponibiliza ainda a Dupla Adulto, contra tétano e difteria; Tríplice bacteriana, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche; Tríplice Viral, contra rubéola, coqueluche e sarampo; e Tetravalente, anti-difteria, tétano, coqueluche e meningite.
CONSELHO TUTELAR
Aconteceu tudo dentro do esperado na diplomação dos novos conselheiros tutelares de Marabá, os quais assumem a função no decorrer desta quinta-feira, 31, devendo até amanhã eleger um dos empossados como coordenador do Conselho Tutelar.
Segundo Ronaldo Batista, secretário de Assistência Social, a disputa está grande entre eles, mesmo não havendo qualquer remuneração adicional para o cargo. Ontem, 30, depois da diplomação, foi levantada a hipótese de elegerem logo o coordenador, porém eles preferiram se reunir depois resolver o impasse.
Assumiram com conselheiro tutelar: Joarez Oliveira Nascimento, o Joarez da PJ; Socorro Waladares Costa, Gilberto Soares dos Santos, o Beto Jamaica; Luciléia Cardoso Cavalcante, a Leinha; e Orianes da Silva Souza. Foram eleitos como suplentes Luzia Araújo Alves, Carlos Alberto Ferreira Neves, o Carlito; Meire souza Frazão, Clara Maria Ataíde e José Maria Matos.
PRODUÇÃO RECORDE
A fábrica de brinquedos do CEACA – Centro de Atendimento a Criança e Adolescente – está batendo recordo de produção com cerca de 400 peças/mês. Embora tenha sido criada para fazer apenas brinquedo, os 30 jovens de 14 a 17 anos também estão produzindo kit’s para gestantes (cesta, cabide, abajur, porta-fralda), cuja procura é bem significativa.
Os produtos do CEACA, segundo Carlos Magno Lemos, o Carlão, instrutor da oficina de brinquedo, são feitos resíduos de madeira, resultantes de embalagens doadas pelo Supermercado Alvorada da Folha 27, um dos grandes parceiros nesse empreendimento social desde a sua fundação.
O que era para ser apenas um aprendizado, sem fins lucrativos, se tornou em renda para as famílias dos jovens que trabalham nas oficinas de brinquedo e pintura. “Se eles produzem e o que fazem tem boa procura, nada melhor do que dividir o resultado com eles”, afirma Carlão, lembrando que no mês passado um desses jovens chegou a ganhar R$ 500 no mês de abril.
Ainda segundo o instrutor da oficina de brinquedo, 60% do apurado são divididos entre os menores de acordo com a produção de cada um. A média de ganho mensal está em torno de R$ 200/mês, porque depende das encomendas. Quando há tempo disponível, as proximidades de datas festivas, a exemplo do Dia das Mães, eles podem fazer lembranças para seus familiares.
Ao todo o CEACA atende 150 menores em atividade, que são divididas em apoio pedagógico, oficinas de pintura e brinquedo.
CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA EM MARABÁ
No dia 10 de junho será realizado em Marabá, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, no auditório da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão”, localizada na Trav. Santa Terezinha, centro. O tema da conferência é: "Estado e Sociedade construindo as Políticas Públicas na Diversidade".
O evento contará com a participação dos municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins; Brejo Grande do Araguaia; Canaã dos Carajás; Palestina do Pará; Parauapebas; Piçarra; São Domingos do Araguaia; São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira presidirá a Conferência, coordenará sua comissão organizadora e é responsável pelo planejamento e execução das atividades a serem desenvolvidas.
IMPORTÂNCIA DA CONFERÊNCIA DE CULTURA
O Regulamento da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura disporá sobre sua organização e funcionamento, inclusive sobre o processo democrático de escolha dos delegados que irão representar os municípios na Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada no segundo semestre de 2007.
Para que Marabá tenha boa representatividade neste evento intermunicipal, é necessário que cada categoria tenha pautas definidas para apresentar no município e posteriormente na Conferência Estadual. O resultado do evento em Marabá deve ser apresentado em Belém, na 1ª Conferência Estadual de Cultura a ser realizada em julho, possivelmente com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Wilson Teixeira informou que a Secretaria de Estado de Cultura deixou claro a necessidade das entidades locais homenagearem um escritor marabaense durante o sarau, que será realizado por ocasião da Feira Pan-Amazônica do Livro, em setembro. “O secretário Edílson Moura garantiu a realização de uma feira do livro em Marabá, com apoio e logística do Estado”.
As Conferências Municipais de Cultura serão realizadas até julho, quando ocorrerá a 1ª Conferência Estadual de Cultura, em Belém. A Secult pretende fazer 16 conferências municipais em cidades pólo do Pará: Marabá, Ananindeua, Marapanim, Bragança, São Miguel do Guamá, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Acará, Rondon do Pará, Tucuruí, São Félix do Xingu, Redenção, Altamira, Almerim e Itaituba.
CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ
Ontem à noite, 30 de maio, teve início a Consulta Urbana Ambiental de Marabá, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Contou com a presença do secretário de Planejamento Zoran Bosnic, de representantes do Plano Diretor, gabinete do prefeito e demais secretarias municipais. O evento contou também com a participação de representantes do Sebrae, Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) e Ibama, entre outros órgãos.
A programação para continuidade do evento é a seguinte:
31/05/07
8:30 às 12:30h – Atividades em grupos sobre os temas: 1.Abastecimento de água e esgotamento sanitário e seus impactos na população; 2.Poluição do solo, ar e água e seus impactos na população e 3.Enchentes e Habitação de Interesse Social, apresentados em painéis, ontem à noite.
12:30 às 14:30h – Intervalo para o almoço;
14:30 às 17:30h – Elaboração do documento base de cada discussão dos grupos;
17:30 às 18h – Leitura, discussão e aprovação do documento base.
A partir do documento, a equipe sócio-técnico local elabora o PACTO URBANO a partir das idéias expostas nas atividades desenvolvidas.
1º/06/07
8:30h às 9h– Leitura, na Plenária, dos Documentos Base aprovados pelos grupos;
9h às 10h– Leitura coletiva do pacto urbano, com discussão e aprovação de cada parágrafo;
10h às 10:15h– Intervalo para o almoço;
10:15h às 12h– Composição da mesa final. Palavra do Representante da Câmara Municipal, do Um-habitat e de representantes das comunidades e encerramento pelo Prefeito Sebastião Miranda; Manifestações artísticas.
O QUE É CONSULTA URBANA
A Consulta Urbana é um evento para discutir os problemas ambientais de uma cidade, através de temas selecionados, com a participação de vários segmentos sociais, objetivando indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.
Segundo o coordenador do Plano Diretor Participativo, Sebastião Almeida, a Consulta Urbana assume grande importância para Marabá, neste momento em que se discute no país os impactos dos grandes projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento - do Governo Federal, no Estado do Pará.
A pavimentação da Rodovia Transamazônica e a construção das eclusas de Tucuruí, aliadas ao Projeto Salobo, da CVRD, impactarão a cidade de Marabá, com pressões demográficas advindas de imigrações. A Consulta Urbana apontará ações para os problemas ambientais que podem se agravar, caso nada seja realizado.
As áreas procuradas pela população imigrante, em geral, localizam-se em zonas vulneráveis a inundações, desprovidas de infra-estrutura urbana, como sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Segundo a equipe do Plano Diretor, a Consulta Urbana resultará num documento denominado de PACTO URBANO, onde as pessoas que o assinarem comprometem-se à luta por melhores condições ambientais em Marabá.
PREGÃO ELETRÔNICO
A Comissão Municipal de Licitação divulga o Pregão Eletrônico nº. 212007, cujo objeto é a Aquisição de Máquina Envelopadora. A data da realização e horário para início dos lances será: 12/06/07, às 10h. A pregoeira oficial do município Lucimar Andrade disse que a máquina será utilizada pelo Centro de Arrecadação.
Trata-se de um equipamento automático que cola, dobra, serrilha e corta, cujo objetivo é agilizar o envio de documentos fiscais aos contribuintes do município.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1126

PREFEITO NO RÁDIO
Hoje, 30, por volta das 10 horas, em entrevista ao radialista Nonato Dourado, rádio Itacaiúnas, o prefeito Tião Miranda voltou a destacar dentre outras, as obras a serem deslanchadas neste verão, destacando principalmente o que fará na zona rural. Como a rádio é AM, e muito sintonizada na zona rural, Tião falou para o povo do nosso interior.
Serão recuperadas estradas vicinais e também a limpeza e terraplenagem nas vilas ao longo da Estrada do Rio Preto, Vila Canaã e Murumuru. Nossas escolas na zona rural continuam recebendo regularmente a merenda escolar. Nos assentamentos, são ultimadas as instalações da SEMED e os postos de saúde em pleno abastecimento de remédios e vacinação para crianças, jovens e adultos.
MAIS ASFALTO PRA VOCE
Tião retoma a palavra de ordem que marca sua administração. Dá início, nesta semana, das obras de drenagem e asfaltamento da VP-3, aquela que faz a ligação das Folhas 15 – 16 e 23. O trabalho está orçado em R$ 613.082,35. Com esta obra Tião faz o trabalho de unir a Velha à Nova Marabá pela estrada da Mangueira. Alternativa desejada há muitos anos pela população, principalmente para desafogar o trânsito, permitir novas linhas de ônibus e contribuir para o desenvolvimento urbano daquele quadrante da cidade.
Uma grande população será beneficiada naquelas folhas, inclusive as vilas militares, que serão unidas por asfalto de qualidade. O prefeito lembrou, ainda, para a zona urbana, a recuperação da escola José Mendonça Vergolino. Vai substituir todas as poltronas, fará melhoria no sistema de ar condicionado e banheiros que servem ao Auditório “Maria Fernandes”.
GREVE
Acerca da radicalização dos grevistas, Tião Miranda reafirmou não ceder à pressão dos grevistas e que só atenderá naquilo que considerar viável do ponto de vista financeiro da prefeitura. Tião disse que não pode “quebrar” a prefeitura para atender, de acordo com reivindicações do funcionalismo municipal.
Sobre a folha de pagamento haverá atraso, pela primeira vez, por conta da greve. Tião disse que a folha sairá com o mesmo valor de abril. Uma folha complementar deverá ser montada para pagar aquilo que for acordado entre as partes. O prefeito orientou para o desconto dos dias parados.
Ainda sobre os motivos de não aumentar a reajuste além de 6,5%, é porque a Prefeitura já ultrapassou os 50% com gastos de pessoal, ou seja, acendeu o alerta para o limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o prefeito, a arrecadação municipal gira em torno de R$ 14 milhões. Nos meses de março e abril foram gastos cerca de R$ 7,5 milhões com a folha de pagamento para cerca de seis mil servidores públicos.
MULTIVACINAÇÃO COMEÇA NA SEXTA
Tendo como carro-chefe a vacina contra paralisia infantil (Sabin), começa nesta sexta-feira (1º de junho), pela zona rural, mais uma campanha de multivacinação em Marabá com a meta de imunizar mais 26 mil crianças em todo o município.
Inicialmente a Divisão Extra Muro atenderá as vilas Itainópolis, Canaã, 26 de Março e Três Poderes. O Dia “D”, incluindo a zona urbana, acontece num sábado, 16 de junho. Na área rural, também será oferecido à população consulta de enfermagem e Teste do Pezinho.
Além da vacina Sabin a campanha disponibiliza ainda a Dupla Adulto, contra tétano e difteria; Tríplice bacteriana, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche; Tríplice Viral, contra rubéola, coqueluche e sarampo; e Tetravalente, anti-difteria, tétano, coqueluche e meningite.
NOVOS CONSELHEIROS TOMAM POSSE
Toma posse às 18h de hoje (30), no plenário da Câmara Municipal de Marabá, os conselheiros tutelares eleitos no último dia 20 para o triênio 2007/2010. Assim como os políticos de carteirinha, os cinco conselheiros titulares e respectivos suplentes serão devidamente diplomados no cargo.
Assumem como conselheiros Joarez Oliveira Nascimento, o Joarez da PJ; Socorro Waladares Costa, Gilberto Soares dos Santos, o Beto Jamaica; Luciléia Cardoso Cavalcante, a Leinha; e Orianes da Silva Souza. Foram eleitos como suplentes Luzia Araújo Alves, Carlos Alberto Ferreira Neves, o Carlito; Meire Souza Frazão, Clara Maria Ataíde e José Maria Matos.
Embora o conselheiro mais votado seja o mais cotado para o cargo de coordenador, função pela qual não receberá nenhum aditivo remuneratório além do salário mínimo definido em lei, é provável que ocorra eleição entre eles para escolha daquele que deverá coordenar o Conselho Tutelar pelos próximos três anos.
O conselho tutelar é amparado no Art. 131 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. É órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.
Diante das dimensões de Marabá, está sendo discutida a possibilidade de criação de pelo menos mais um Conselho Tutelar, porque o existente não está dando conta da demanda do município com cerca de 200 mil habitantes.
Um dos trabalhos que merece a atenção dos novos conselheiros são as crianças e adolescentes que vivem se drogando nas praças das cidade, em especial na São Francisco, onde além de usarem cola de sapateiro e thinner, esses menores praticam pequenas infrações como furtos e também perturbam quem estaciona carro naquele logradouro.
EDUCAÇÃO
Ontem, à noite, o secretário de Estado de Educação Mário Cardoso reuniu-se com a diretora da 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE) Irene Ribeiro e diretores das escolas da rede estadual de ensino, na sede da 4ª URE. Em seguida, reuniu-se com prefeitos e secretários de Educação dos municípios do sul e sudeste do Pará. A secretária de Educação Kátia Américo Garcia esteve presente na reunião.
Na ocasião, o secretário Mário Cardoso ouviu as reivindicações dos diretores e falou sobre as medidas a serem tomadas para solucionar as dificuldades na educação. Expôs que os professores aprovados no último concurso público e que ainda não foram chamados, serão chamados por ordem de classificação para contratação pelo Estado e posteriormente serão efetivados.
Nas disciplinas em que não há concursados a serem chamados, como matemática e química por exemplo, é possível a contratação de temporários. Quanto a um novo concurso público, Mário Cardoso informou que a Seduc está fazendo um relatório das demandas e deverá ser realizado em breve. Informou também que a Seduc estuda a possibilidade de realizar o concurso regionalizado por UREs. “O professor será convocado de acordo com a necessidade dos municípios, que compõem as UREs”.
PROJETO VER
Serão realizadas em Marabá 1000 consultas oftalmológicas para alunos do programa Vale Alfabetizar/Alfabetização Solidária, no período de 28 de maio a 3 de junho. Nesse período são atendidos alunos da zona urbana e rural. Nos dias 28 e 29, o atendimento na zona urbana foi feito na Escola “Plínio Pinheiro”, Marabá Pioneira.
A partir de hoje, 30, a equipe composta pelo oftalmologista José Lima Ferreira e três técnicos, segue para a zona rural para dar continuidade ao atendimento aos alunos através do projeto Ver. O Projeto é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá, CVRD e AlfaSol (Alfabetização Solidária).
METODOLOGIA APLICADA À BANDA MUSICAL
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Júlia Lino, informa que estão abertas as inscrições do Curso para Prática de Banda: “Metodologia Aplicada ao Ensino Instrumental Coletivo e Individual”. A escola está localizada na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), na Folha 31, Nova Marabá.
O curso será ministrado pelo maestro Jacob Cantão, da Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes, no período de 13 a 16 de junho. As aulas serão no horário de 9 às 12h (para iniciantes e mestres de banda) e de 14:30 às 18h (para músicos de banda).
No dia 16 de junho, às 20h, o maestro Jacob Cantão apresenta um concerto musical, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, com o repertório trabalhado durante os quatro dias do curso.
ACERVO FOTOGRÁFICO DA CASA DA CULTURA
O Arquivo Fotográfico “Miguel Pereira”, da FCCM, conta atualmente com mais de 38 mil fotos devidamente catalogadas e acomodadas de forma a preservar o registro histórico de Marabá.
Neste acervo estão incluídas mais de 8 mil fotos doadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura. São fotos de obras, eventos e demais realizações recolhidas durante a administração dos prefeitos Haroldo Bezerra, Geraldo Veloso e Sebastião Miranda, até 2006.
EXPOSIÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE
A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), apresenta a exposição O meio ambiente retratado em bico de pena durante o mês de junho. A abertura será dia 4 de junho, às 9h, no salão de exposições.
As obras são dos artistas Rildo Brasil, Domingos Nunes, Pedro Morbach, Antonio Morbach e Ronaldo Pimentel.
No convite enviado pela FCCM, a equipe da pinacoteca explica que “a inspiração desses artistas é voltada para a realidade que nem sempre é tão bela, mas mesmo assim é admirável numa obra de arte”.
CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ
O prefeito Sebastião Miranda convida a comunidade para participar da Consulta Urbana Ambiental de Marabá que será realizada no período de 30 de maio a 1º de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação é a seguinte: 30/05/07 (das 19 às 21h)
1. Inscrições;
2. Abertura: a) apresentação artística; b) mestre de cerimônia; c) composição da mesa da abertura solene;
3. Composição da mesa dos painelistas, sob coordenação do sócio técnico local (professor José Rayol):
-Apresentação de resumo sobre o GEO, o AVA, PDP e apresentação do processo e programação da consulta urbana e do Pacto Urbano;
Painéis/Temas:
-Situação atual do abastecimento de água e esgotamento sanitário e seus impactos na população (Painelista: Engenheira Sanitária Thays Mesquita);
-Poluição do solo, ar e água e seus impactos na população (Painelista: Engenheiro Civil e Arquiteto Carlos Vinicius Brito);
- Enchentes e Habitação de Interesse Social (Painelista: Engenheiro Agrônomo Sebastião Almeida)
31/05/07
8:30 às 12:30h – atividades em grupos sobre os temas apresentados no dia anterior;
12:30 às 14:30h – Intervalo para o almoço;
14:30 às 17:30h – Elaboração do documento base de cada discussão dos grupos;
17:30 às 18h – Leitura, discussão e aprovação do documento base.
A partir do documento, a equipe sócio-técnico local elabora o PACTO URBANO a partir das idéias expostas nas atividades desenvolvidas.
1º/06/07
8:30h às 9h – Leitura, na Plenária, dos Documentos Base aprovados pelos grupos;
9h às 10h –Leitura coletiva do pacto urbano, com discussão e aprovação de cada parágrafo;
10h às 10:15h – Intervalo para o almoço;
10:15h às 12h – Composição da mesa final. Palavra do Representante da Câmara, do Um-habitat e de representantes das comunidades e encerramento pelo Prefeito;
Manifestações artísticas.
Sebastião Almeida, do Plano Diretor Participativo, disse que em 2006 foi concluído o Relatório GEO, indicando a situação urbana ambiental de Marabá e o Relatório de Avaliação das Vulnerabilidades Ambientais locais, com indicações dos problemas ambientais, causas, impactos na população e na economia urbana e as respostas do poder público e da sociedade civil.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas