31 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1281

JUSTIÇA

Em menos de 24 horas a desembargadora Albenira Bemerguy, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará reformou a decisão da juíza Maria Aldecy Pissolati, que havia expedido liminar determinando o afastamento do prefeito de Marabá Sebastião Miranda Filho. Justiça feita, o prefeito retorna hoje a Marabá e do aeroporto vai direto para a Secretaria de Obras para retomar o trabalho que está mudando a paisagem do município com realizações consagradas pela população, pela qualidade das obras e transparência no trato da coisa publica.

SÓ NÃO QUER ATRAPALHO

Tião Miranda afirmou, por telefone, que está com “todo gás” para retornar ao trabalho, pois entende que perdeu uma preciosa semana de gestão, frente ao enorme pacote de obras que está tocando no município. “Vamos recomeçar com afinco. Temos muita coisa para fazer pela nossa população. Só não quero que me atrapalhem”, afirmou. O prefeito de Marabá enfrentou com serenidade todo imbróglio causado pela decisão da juíza Pissolati que o afastou do cargo. E sentiu-se muito satisfeito pela decisão da presidente do Tribunal, desembargadora Albanira Bemerguy, colocando uma pesada pá de cal no assunto: “Justiça foi feita mais uma vez”, finalizou.

HMI INAUGURA EM 29 DE FEVEREIRO

A partir de hoje a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a impressão e distribuição dos convites para a inauguração do Hospital Materno Infantil (HMI), a acontecer em 29 de fevereiro.

O novo hospital terá 1.112,14 m² de área construída, e se constitui numa casa de saúde padrão em ginecologia e obstetrícia, de acordo com as mais recentes recomendações técnicas do Ministério da Saúde. Diferentemente do Hospital Municipal de Marabá (HMM), o HMI tem muitos avanços, observados até no arredondamento das quinas das paredes. Ele também dispõe de áreas específicas que o tornam diferente das antigas maternidades.

A demora na inauguração do HMI diz respeito não só à estrutura física e aquisição e instalação de equipamentos, mas, também, quanto a sua manutenção, avaliada pela SMS em cerca de R$ 800 mil/mês. Por sinal, esse era o principal gargalo do prefeito Tião Miranda, que reconhece ser relativamente fácil construir uma casa de saúde, difícil é mantê-la dignamente em funcionamento.

Diante dessa dificuldade, a Prefeitura de Marabá buscou entendimento com o governo do Estado para o custeio do HMI que funcionará com mais de 150 servidores, dos quais 143 foram convocados a partir do último concurso público, tendo apresentação prevista para até o próximo dia 7. Uma parte é de funcionários antigos, remanejados da área de obstetrícia do Hospital Municipal.

Neste rol estão convocados 65 servidores gerais; 40 técnicos em enfermagem; seis laboratoristas de análise clínicas; cinco farmacêutico-bioquímicos; quatro auxiliares de enfermagem; quatro copeiros; quatro cozinheiros; cinco agentes de portaria; dois motoristas; uma telefonista (agente de comunicação); duas nutricionistas; um fisioterapeuta; um enfermeiro; um psicólogo; e dois biomédicos.

CONCURSO: EDITAL DEPENDE DO PREFEITO

A parte técnica está pronta, mas a publicação do edital anunciando as regras do Concurso Público 01/2008 da Prefeitura de Marabá para substituição de servidores temporários, depende do prefeito Tião Miranda, que desembarca por volta das 14h de hoje em Marabá, procedente da capital do Estado.

Segundo José Scherer, todas as análises referentes à quantidade de cargos e funcionários foram concluídas e informadas ao prefeito, que pediu um tempo para decidir, mas foi interrompido devido a decisão judicial que o afastou temporariamente do cargo. Ainda de acordo com Scherer, como as provas estão previstas para o final de março, o prefeito tem poucos dias para a divulgação do edital.

O concurso para substituição de funcionários temporários visa cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público Federal e Prefeitura de Marabá, diante de normas que limitam a contratação de não concursados.

A partir desse certame deverão ser substituídos mais de 1.600 servidores e criado quadro de reserva par suprir eventuais necessidades. Nos concursos anteriores muitas vagas não chegaram a ser preenchidas, ainda mais aquelas relativas à área de especialização em medicina.

AÇÃO DO DETUR NO CARNAVAL

O Departamento de Turismo/PMM participa ativamente da campanha nacional, de iniciativa do Ministério do Turismo, com o objetivo de incentivar a denúncia contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. No Pará, a Paratur e os órgãos municipais de turismo vão coordenar a campanha.

Ísis Mourão reúne-se com os parceiros Seasp, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para montar estratégia de distribuição do material educativo durante o carnaval. São mais de mil viseiras e leques com o tema “Neste carnaval tome uma atitude legal: exploração sexual de criança e adolescente é crime, Denuncie. Disque 100. A campanha melhora a qualidade dos atrativos turísticos e pode atrair mais turistas para a região.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Em Belém, no início da semana, a coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão participou de reunião como presidente interina do Fórum Regional de Turismo do Pólo Araguaia-Tocantins com representantes dos 5 pólos de turismo do Estado: Tapajós, Marajó, Xingu, Amazônia Atlântida e Belém. Na reunião do Fórum Estadual de Turismo do Pará (Fomentur) discutiu-se a consolidação do estado do Pará como produto turístico, através de diversas oficinas para definir os produtos de cada pólo.

A reunião do fórum contou com a participação dos representantes da atividade turística no Estado como Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Infraero, Paratur, Federação das Associações Comerciais do Pará (Faciapa), entre outros.

A participação de Ísis Mourão e Mariana Bogéa foram importantes para que o Pólo Araguaia-Tocantins apresentasse propostas para fomentar o turismo na região. “Tivemos que ter uma boa briga para conseguir algumas ações em favor do pólo”, disse Ísis.

EXPOSIÇÃO NA CASA DA CULTURA

A partir de 8 de fevereiro a Pinacoteca Municipal Pedro Morbach apresenta a exposição Fauna Amazônica com obras dos artistas Walney Oliveira, Herval Rossano, Rildo Brasil e Thiago Albuquerque. A pinacoteca está localizada no salão de exposições da Fundação Casa da Cultura de Marabá. O período de visitação vai de 08 de fevereiro a 4 de março, de 8 às 18h.

PONTO DE CULTURA

A Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (Arma) coordena o projeto Ponto de Cultura, que retorna este ano em março, com cursos de pintura, xilografura, desenho artístico e serigrafia. Os cursos são voltados para crianças que são atendidas em projetos da Seasp e Semed.

Segundo o arte-educador Félix Urano (Tibirica), representante da Arma, as crianças que participam das atividades do Ponto de Cultura têm que ser alunas da rede pública de ensino. Em um período estudam na escola e noutro participam das atividades no Galpão de Artes de Marabá. O Ponto de Cultura é um projeto com apoio do Ministério da Cultura, governo estadual e prefeitura.

ESTÉTICA TOCANTINA

As escolas interessadas em levar alunos para conhecer a história da região às margens do Tocantins podem marcar horário com o coordenador da ARMA, Antonio Botelho Filho, pelos fones (94) 3321-1360/2355 ou na sede da associação, na Trav. Carlos Leitão, s/n. Marabá Pioneira.

A Exposição Estética Tocantina está aberta ao público. São obras de 19 artistas da região que fazem um resgate do período da Castanha em Marabá.

O arte-educador Félix Urano (Tibirica) explica que esta é uma oportunidade para os jovens conhecerem alguns dos objetos que fizeram parte da vida do ribeirinho em outras épocas.

FEVEREIRO COMEÇA SOB CHUVA

De acordo com os institutos de meteorologia, a primeira quinzena de fevereiro deverá ser mais chuvosa do que igual período de janeiro. O canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas para todo o período que vai de hoje a 09 de fevereiro. A temperatura, em conseqüência das chuvas, segue amena, com máximas entre 29 e 33ºC.

Segundo o Climatempo, hoje e amanhã pode chover 90 mm em Marabá. Mas a intensidade das chuvas vai diminuir a partir de sábado.

Até aqui as chuvas estão mais localizadas no sudeste paraense, por isso as águas do Rio Tocantins pouco têm se elevado. Nas últimas 24 permaneceu estável, ao nível de 5,28 metros. O nível de alerta, segundo a Defesa Civil Municipal, é 10 metros.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas