27 fevereiro 2008

Boletim Informativo Nº 1297

500 COMPUTADORES PARA ESCOLAS DE MARABÁ

A prefeitura de Marabá vai adquirir 500 computadores para o setor de educação do município. Cada uma das 85 escolas da rede urbana vai ganhar um computador e uma impressora para a sala de professores. Além disso, serão montados 09 laboratórios de informática nas escolas e cerca de 100 computadores serão instalados na nova sede da secretaria municipal de Educação.

Em breve a Comissão Municipal de Licitação realiza pregão eletrônico para aquisição dos computadores, que deverão ser instalados até março, conforme informa a secretária de Educação Kátia Américo Garcia.

As 09 escolas escolhidas pela Semed para a instalação dos laboratórios com 10 computadores cada, são: Escola "Darcy Ribeiro" (Bom Planalto); "Raimundo José de Souza" (Liberdade); "Martinho Mota" (Folha 27); "Silvino Santis" (Folha 33); "Oneide Souza Tavares" (Folha 30); "Rufino Nascimento" (Santa Rosa); "Irmã Teodora" (Liberdade); "Elcione Barbalho" (Liberdade) e "Inácio Souza Moita" (Km 7).

A secretária Kátia Américo Garcia explica que a aquisição dos computadores para os laboratórios faz parte de uma parceria firmada pela prefeitura com o governo federal, na qual o governo municipal deveria equipar as escolas com os móveis necessários à instalação. "O governo federal ainda não enviou os computadores, então a prefeitura resolveu fazer esta aquisição".

NOVO PRÉDIO DA SEMED SERÁ INAUGURADO EM ABRIL

No dia do aniversário de Marabá, em 5 de abril, será inaugurada a nova sede da Semed, na agrópolis do Incra, onde funcionava a Escola Municipal "Nazaré Barbosa". O espaço passou por uma ampla reforma em sua estrutura para abrigar todos departamentos da Semed. Cerca de 100 computadores serão instalados para agilizar as atividades das divisões e departamento da Educação.

ENTREGA DE UNIFORMES PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL

Na quinta-feira, 6 de março, o prefeito Tião Miranda e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia fazem a entrega dos uniformes escolares que vão beneficiar cerca de 33 mil alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil ao 5º ano (Ensino Fundamental menor). A entrega será no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, às 8h. No espaço serão instalados brinquedos (pula-pula e escorregador) para a diversão da garotada.

Os uniformes escolares doados pela prefeitura são formados por 131 mil peças adquiridas através de licitação, custeadas com recursos do Fundeb. Cada aluno vai receber duas bermudas e duas camisetas, sendo uma regata (para aulas de Educação Física), com logomarca da prefeitura e da Semed. Os kits escolares são compostos de uma mochila, um lápis, uma caneta, uma régua, uma borracha, um caderno (brochura).

LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIAS

A prefeitura de Marabá realiza o processo de Licitação N.º 104/2008/SEVOP/PMM, na modalidade Tomada de Preços N.º 011/2008/CPL/SEVOP. A abertura será dia 26 de Março, às 10 horas. O Objeto desta licitação é a aquisição de ambulâncias destinadas a atender as necessidades da Zona Rural do município.

Mais informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092. O edital completo pode ser adquirido por R$ 100,00, na Comissão Permanente de Licitação/Sevop.

CRAS PROMOVE EMPREGO E RENDA

Ao completar um ano de atividade dia 14 de março, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), sob coordenação da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – vai apresentar o trabalho desenvolvimento no decorrer desse período, realizado com cerca de 280 famílias.

Para um levantamento situação atual dessas famílias e avaliar possíveis erros e acertos e redirecionar ações através de novos programas, o CRAS fará um recadastramento de todas, principalmente para analisar resultados de cursos e treinamentos realizados com vista a geração de emprego e renda, visto que seu público alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira.

O CRAS, com abrangência nas Folhas 6, 12, 13 e adjacências, promoverá naquela ocasião uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, quando o Sebrae dará uma palestra sobre empreendedorismo. Em seguida fará uma reunião ampliada com todas as famílias inclusas no PAIF – Programa de Atenção Integral à Família.

Este serviço social tem como objetivo à proteção básica da assistência social, baseado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantado em todo território nacional a partir de 2005 e visa prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades dos vínculos familiares.

Além de oferecer oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos e relacionais, seja através de consultas com psicólogos e assistentes sociais ou oferecendo capacitação para o mercado de trabalho, o CRAS, quando necessário, encaminha essas pessoas aos programas sociais como Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o Climatempo, o período de hoje (27 fevereiro) a domingo (02 de março) deve chover muito. São esperados mais de 240mm de chuva, ou seja, um verdadeiro dilúvio. Para esta quarta-feira está sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora.

O canaldotempo.com prevê trovoada esparsa nos próximos 10 dias, estando esta quarta-feira com maior chance de chuva a partir das 18 h. A umidade relativa do ar pode chegar a 97% por volta de meia noite, o que pode significar maior volume de chuva para amanhecer quinta-feira. Temperatura entre 23ºC e 31ºC.

CHEIA EM BAIXA

O nível das águas do Tocantins está em baixa, passando de 7,50 metros na manhã de ontem para 7,36 metros às 8h de hoje. Assim, a cheia de 2008 deve ficar para março ou abril. Segundo a crença popular, por volta do dia de São José (19 março) é quando ocorrem as grandes cheias. No entanto, pelo que se tem observado, grandes enchentes também ocorrem em abril.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1296

VALOR ECONÔMICO

O prefeito Tião Miranda concede entrevista nesta quarta-feira, 27, ao repórter Caio Junqueira, enviado especial do Jornal Valor Econômico, de são Paulo, sobre a situação de Marabá enquanto município minerador.

Na pauta do ilustre repórter as influências dos impostos, royalty e possibilidades de verticalização mineral; e, provavelmente, os impactos ambientais e outros fatores, a exemplo do inchaço populacional do município, previsto em projeção da Vale, dentre outros.

FISCALIZAÇÃO DA CARNE

A Secretaria Municipal de Saúde deveria, através da Divisão de vigilância Sanitária (Divisa) e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, retorna amanhã, 27, a fiscalização da carne bovina nos açougues de Marabá. Todo o produto que não tiver o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) será apreendido. A operação deveria ter começado na segunda, 25, mas, para evitar possíveis prejuízos aos açougueiros, foi transferido para reiniciar amanhã, na esperança de que os fiscais não mais encontrem carne sem origem definida.

Conforme o secretário de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, a retomada da inspeção da carne bovina no Frigonorte, único matadouro aprovado pela Seagri e Ministério Público, tem base na Lei Municipal 17.266, de 03/01/2008, e Lei Federal 7.889/89. Esta última determina que a prévia inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal ser da competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos do artigo 23, inciso II, da Constituição.

Para Daniel Soares, coordenador da Divisa, todos os matadouros de Marabá, a exemplo dos açougues, foram convidados a fazer adaptações com vista à produção e venda de carne bovina inspecionada, a partir do início de 2007. Os açougues fizeram as melhorias, mas os matadouros não se interessaram em melhorar as condições técnicas e de higiene.

MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

A Escola Darcy Ribeiro, localizada no bairro Liberdade, com apoio da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, promove hoje, 26, campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, nos bairros Novo Planalto e Liberdade.

Em razão desse evento aquele estabelecimento escolar não terá hoje nos turnos da manhã e tarde. Todos os alunos estão colaborando na coleta de lixo, procura de criadouros e eliminação de larvas do mosquito.

O arrastão, com apoio de agentes de endemias, percorrerá o bairro Novo Planalto pela manhã e Liberdade à tarde. O trabalho será realizado de casa em casa, com o objetivo diminuir a ocorrência de dengue na área de influência daquela escola, visto que alguns casos suspeitos da doença, incluindo a forma mais cruel (hemorrágica) aconteceram naqueles bairros.

MATERNO INFANTIL

A Secretaria Municipal de Saúde dá os últimos retoques com vista à inauguração do Hospital Materno Infantil (HMI) na próxima sexta-feira, 29, às 18 horas. A nova casa de saúde começa a receber parturientes no dia 10 de março. O período logo após a inauguração oficial servirá para limpeza e desinfecção das diversas alas do hospital.

O HMI dispõe de 50 leitos, sendo 42 para adultos, distribuídos nas enfermarias (dois de isolamento), seis na sala de pré-parto (Centro Obstétrico) e oito infantis, na UCI neonatal. E, diferentemente da área de obstetrícia do Hospital Municipal (HMM), o HMI será uma maternidade padrão, com inúmeros serviços destinados a essa área.

Todo climatizado, o HMI vai oferecer áreas de consultas médicas, psicológicas e assistência social. Outro diferencial do HMM é o lactário, onde a alimentação infantil é preparada à parte daquela destinada às mães. Aparelhos como raios-x e ultra-som são móveis, poderão ser levados até a paciente que deles precisar.

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

A Secdetur já iniciou os preparativos da comemoração dos 95 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá, no dia 5 de abril. O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira disse que está quase tudo acertado para as comemorações. "Falta nos reunirmos com o prefeito Tião Miranda para acertar alguns detalhes, como a contratação da banda que vai tocar na orla e algo mais que ele sugerir".

A programação inclui a tradicional queima de fogos no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco) onde um povoado se instalou em 1913, criando Marabá. Em seguida haverá o café da manhã com um grande bolo e demais guloseimas feitas pelos moradores do bairro. Também já está certa a Parada Militar em comemoração ao aniversário da cidade por volta das 10h em frente à sede da prefeitura, na Folha 31.

Wilsão informa que nos dias 3, 4 e 5 de abril a programação cultural será realizada da seguinte forma: Dia 3 – apresentações artísticas no Centro de Formação "Cine Marrocos"; Dia 4 – cantores de Marabá e artesãos apresentam-se na Praça Duque de Caxias; Dia 5 – A atração ainda não está definida, mas a Secdetur pretende contratar uma banda para tocar ritmos variados para agradar todos os gostos e fazer a animação da população na Orla do Tocantins.

INSCRIÇÕES PARA JOGOS COMEMORATIVOS

Os desportistas também participam de uma grande programação durante todo o mês de abril, como parte das comemorações dos 95 anos da cidade.

O secretário Wilson Teixeira informa que estão abertas as inscrições para Handebol, Vôlei, Basquete, Futsal, Skate, Motoshow, Atletismo e Ciclismo, no departamento de Desporto, localizado no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Os interessados em participar dos jogos devem procurar o coordenador de Desporto Itamar Chaves, em horário comercial.

FORMATURA DA 1ª TURMA DE TURISMO EM MARABÁ

A formatura da primeira turma de nível superior em Turismo em Marabá será no dia 7 de março de 2008. Os 13 alunos concluem o curso Gestão em Turismo em dois anos e meio, realizado pela Faculdade Unopar virtual /Êxito.

Durante o curso, os alunos tiveram disciplinas que tratavam de Cultura, Meio Ambiente, Direito, Marketing, Planejamento e Administração. A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão disse que os alunos tiveram a oportunidade de aprender que turismo não é só viagem. "Vão fazer parte do mercado de trabalho como profissionais e ajudar a crescer o Turismo em nossa cidade".

Os formandos são: Alba Valéria Gontijo; Amilton F. Silva; Cristiane Miranda Ribeiro; Danusa G.Lima; Dourieth dos Santos Silva; Edna das Graças Alves Almeida; Ednalva Saraiva; Isis Monteiro Mourão; Jaciléia da Rocha Alves Silva; Jannua Célly Sousa; Milqueanne Ribeiro Almeida; Uálliny Soares Vieira e Valdir Gomes Lima Jr.

AULAS DE PIANO NA CASA DA CULTURA

Este ano a Escola de Música "Moisés Araújo", localizada na Casa da Cultura, oferece aulas de piano, que têm início no dia 3 de março, sob instrução da professora Cristiana.

Ainda há duas vagas. Interessados podem se matricular para um dos seguintes horários: às 8h (segunda e quarta-feira) e outra vaga às 11h (terça e quinta-feira). As aulas de piano são individuais, com um aluno por hora.

TEMPO, TEMPERATURA E NÍVEL DO TOCANTINS

Segundo o canaldotempo.com, hoje (26) será um dia ensolarado em Marabá. A partir de amanhã e nos próximos 10 dias, tempo está sujeito a trovoadas esparsas. Temperatura máxima nesta terça-feira pode chegar aos 33ºC.

O Climatempo prevê 15mm de chuva à tarde/noite de hoje. A partir de amanhã o volume de chuvas pode aumentar podendo chegar a 45mm no sábado (1º de março).

Enquanto o nível das águas do Rio Tocantins está em baixa. Amanheceu aos 7,50 metros, com redução de 120 centímetros em relação a ontem, 25 de setembro. Nossa previsão de pico da cheia para depois de fevereiro deve se confirmar, porque não há mais tempo para grande mudança no nível do rio este mês.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas