14 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1079

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Hoje, 14, o prefeito Sebastião Miranda fará a entrega de instrumentos musicais no Centro de Formação “Cine Marrocos”, às 19h. Os instrumentos adquiridos pela administração municipal serão utilizados pelos alunos que participam do projeto Banda Municipal de Música, coordenado pela secretaria de Educação. O projeto Banda Municipal de Música atende 120 alunos da rede pública de ensino em Marabá.

Os instrumentos adquiridos são: 20 saxofones, 5 clarinetes, 1 flauta transversal, 2 caixas de Guerra Weril (espécie de Tarol). Participam da entrega, os alunos, professores do Centro de Formação e familiares dos garotos que estão na Banda Municipal.

Além do projeto Banda, a Semed desenvolve também no Centro de Formação “Cine Marrocos”, os projetos Sambalelê, Teatro, Coro Infanto-Juvenil e Dançando e Educando. Mais de 500 crianças e adolescentes participam dos projetos sócio-educativos.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que estes projetos são importantes por oferecer à garotada a possibilidade de participar de atividades saudáveis, livre dos perigos que as ruas oferecem. São também mais uma forma de socialização, onde os alunos fazem novas amizades. “Os projetos oferecem a possibilidade dos alunos adquirem uma profissão ligada à arte”.

COMO ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Iniciou ontem, 13 de março, o Programa de Gestão Aprendizagem Escolar (Gestar) em Língua Portuguesa e Matemática, que oferece subsídios a 370 professores da rede pública municipal para melhorias no ensino de Português e Matemática.

O curso está sendo realizado na Escola José Mendonça Vergolino. Ontem participaram os professores do núcleo Cidade Nova; hoje a programação é para os professores da Nova Marabá e amanhã, 15, será para os professores dos núcleos Morada Nova, São Félix e Morada Nova.

O Gestar é um programa de formação continuada na modalidade presencial e semipresencial para capacitação de professores de 1º ao 9º ano das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa. Os formadores da Semed Lucia Paixão, Fábio Rogério, Marlene Chavito e Maristela Carvalho fazem parte da equipe que passou por treinamento do MEC e está ministrando o curso em Marabá.

A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, explica que o MEC detectou que estas são as disciplinas nas quais os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizagem, o que motivou a abordagem de uma nova metodologia para ensinar aos alunos.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que os novos formadores farão o acompanhamento em cada escola, para verificar as principais dificuldades e oferecer ajuda para dirimi-las sempre que necessário. As intervenções serão feitas de acordo com as necessidades de cada escola.

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

A programação comemorativa dos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá, em 5 de abril, organizada pela secretaria municipal de Cultura e Desporto é a seguinte:

Café da manhã no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), onde a cidade nasceu. Apresentação da Banda do Centro de Formação Cine Marrocos, shows com os grupos de dança Yaguara e Mayrabá. Às 10h, será realizada a parada militar em frente ao Paço Municipal. À tarde será feita a programação cultural na Praça Duque de Caxias, com bandas do Exército, da PM e Shalom, Coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá, grupos Yaguara e Mayrabá, Abadá Capoeira, projeto Dançando e Educando, do Cine Marrocos, exposições de arte da Arma (Associação dos Artistas Plásticos de Marabá) e da FCCM.

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira vai convidar artistas da cidade para uma apresentação especial, no Centro de Formação também no dia 5, a partir das 20:30h. Devem apresentar-se Dauro Remor, Néviton Ferreira, Marcelo Mourhy, Felizmar, Nilva Burjack, Jorginho, Washington e Nenzinha. Wilsão busca meios para viabilizar a realização de shows com bandas locais na noite do dia 4, na praça São Francisco, Cidade Nova.

Na Sexta Feira Santa, dia 6, a Secdetur pretende promover sessão aberta do filme A Paixão de Cristo, na Praça Duque de Caxias. A abertura fica por conta do coral da Escola de Música “Moisés Araújo”, da Casa da Cultura, Coral da Assembléia de Deus e grupo de teatro Máskara.

TITULAR DA SESPA EM MARABÁ

Chegou a Marabá na manhã de hoje (14) o secretário executivo de Saúde, Halmélio Alves Neto, o qual cumprirá uma enorme agenda em Marabá. Do aeroporto, onde deveria chegar às 9h Halmélio fará uma visita aos hospitais de Marabá (Municipal e Regional) e as instalações do futuro Materno Infantil, na Marabá Pioneira. O secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, acompanha o titular da Sespa, em razão da parceria Estado/município em diversas áreas da saúde pública, inclusive na reforma do prédio e aquisição de equipamentos para o Hospital Materno Infantil.

À tarde, às 14 horas, Halmélio terá um encontro com os secretários municipais e técnicos em saúde dos 21 municípios da abrangência da 11ª RPS – Regional de Proteção Social – para discutir a situação da saúde na região. Amanhã, 15, o titular da Sespa viaja para Redenção de onde retorna a Belém no mesmo dia.

COMBATE A TUBERCULOSE

“Tuberculose em algum lugar, problema de todos”. Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, a transcorrer no dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde realiza de 18 a 24 de março, em todos os centros de saúde, busca ativa de doentes e promove palestras sobre a tuberculose, com objetivo de chamar a atenção da sociedade marabaense para este secular problema de saúde pública.

Milenar, a tuberculose mesmo tendo vacina (BCG) para melhorar a imunidade da população ainda faz milhares de vítimas todos os anos. Um terço da população mundial é afetada pela doença, resultando em oito milhões de doentes e cerca de dois milhões de óbitos/ano. No Brasil, aproximadamente 800 mil pessoas e quase cinco mil mortes acontecem todos os anos em conseqüência dessa doença.

Assim como a vacina, que embora não imunize totalmente, reforça os anticorpos, de quem a toma, a tuberculose tem cura desde meados do século passado, mas seu principal colaborador é o abandono do tratamento, que dura muitos meses, mas traz sensível melhora rapidamente, dando a ilusão de cura ao paciente, que deixa de tomar a medicação, fazendo com que a doença recrudesça com maior voracidade.

NÍVEL DA ÁGUA

Em Marabá, hoje, 14, as águas do Tocantins amanheceram a 10,46 m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h. De acordo com o Boletim de Vazões e Níveis divulgado pela Eletronorte, a previsão para os próximos dias é a seguinte:

15/03/2007 - 10,13

16/03/2007 - 10,09

17/03/2007 - 10,06

18/03/2007 - 10,04

19/03/2007 - 10,10

Este boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no seguinte endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

ÁGUAS DE MARÇO

Como é de se esperar, o mês de março este ano não deve ser diferente, há promessa de chuva em abundância. Segundo o canaldotempo.com, existe previsão de trovoadas esparsas pelo menos até o dia 23. As maiores chances de precipitação ocorrem no período da tarde à manhã seguinte. Temperatura máxima nesta quarta-feira por volta de 31ºC.

De acordo com a Climatempo na manhã deste 14 de março faz sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Para amanhã a previsão também é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Até domingo são esperados 100 mm/m² de chuva, com maior volume de cerca de 30mm amanhã.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas