14 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1233

IPASEMAR APRESENTA RELATÓRIO DE GESTÃO NA CÂMARA

Hoje, 14 de novembro, o presidente do Ipasemar Karam El Hajjar apresentou na tribuna da Câmara Municipal de Marabá um relatório de gestão no Instituto de Previdência dos Servidores. O relatório refere-se ao período de 2001 a outubro de 2007. Na Câmara estavam presentes os vereadores Miguelito (presidente), Leodato (vice-presidente), Vanda Américo (1ª secretária), Zezito e Ademar.

Apesar do diminuto número de legisladores, considerando que a Câmara é composta de 12 vereadores, é de suma importância que conheçam as atividades do Ipasemar e suas funções específicas como órgão de previdência dos servidores municipais.

Karam apresentou dados sobre a legislação aplicada e aspectos legais do Ipasemar, além de demonstrativos, financeiros, dados estatísticos e metas e desafios que o órgão pretende atingir. Atualmente o Ipasemar possui 4.799 servidores ativos da administração municipal que contribuem com 11% do salário; 60 servidores aposentados por tempo de contribuição; 33 pessoas aposentadas por invalidez e 73 pensionistas. O presidente do Ipasemar deixou aos vereadores um o relatório completo de gestão do Ipasemar e também com dados estatísticos relativos ao período 2001-2007.

FARMÁCIA POPULAR PRONTA PARA INAUGURAÇÃO

Todas as fases estão concluídas, a única pendência é espaço na agenda do pessoal da Fiocruz, que deverá acertar uma data para vir a esta cidade, até o final deste mês, com intuito de inaugurar a Farmácia Popular do Brasil em Marabá, fruto de convênio entre o Governo Federal, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura local.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

A unidade de Marabá está instalada na Folha 32, em frente à Estação Rodoviária. Em todo o Pará a Farmácia Popular do Brasil tem 32 unidades, instaladas em mais de 25 municípios. Aqui, caso o programa funcione dentro das expectativas, haverá possibilidade de outras unidades nos núcleos mais populosos.

PCCU É ROTINA DOS CENTROS DE SAÚDE

A campanha do Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU), prevista para encerrar na sexta-feira, 16, prosseguirá normalmente como rotina dos centros de saúde, nos horários estabelecidos por cada unidade. Desta forma, as mulheres que por algum motivo deixem de fazer o exame esta semana, podem ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa, de segunda a sexta-feira, e realizar seu preventivo.

O PCCU é destinado a toda mulher que tem ou já teve atividade sexual, em especial àquelas que estão na faixa etária de 25 a 59 anos devem submeter-se a exame preventivo periódico.

Inicialmente deve ser feito um exame a cada ano e, caso dois exames seguidos (em intervalo de um ano) apresentem resultado normal, o exame poderá ser realizado em intervalos de três em três anos.

Na zona rural o atendimento acontece até dia 25 de novembro, devendo o público alvo ficar atento ao calendário de visita às comunidades. Esta semana ainda será visitado o PA Frutão, dia 15; Vila Santa Maria, dia 16; e PA Voltinha, dia 17. As moradoras de localidades do entorno dessas vilas devem procurar a equipe da Extra Muro nesses pontos centrais de coleta do PCCU.

A equipe da Extra Muro também é composta de um odontólogo, o qual oferece consultas, tratamento com flúor e extração dentária. A entrega de resultados de exames do PCCU na zona rural deve acontecer a partir do mês de dezembro. No entanto, as pessoas que apresentarem anormalidades celulares serão convidadas a vir à cidade para repetir o exame e fazer tratamento, se necessário.

HEMOPA E DOADOR VOLUNTÁRIO

Para dá maior ênfase ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que transcorre no domingo, 25 de novembro, o Hemopa Marabá montou uma estratégica especial, que além de homenagear o doador ajuda a população a lembrar da importância de doar sangue, especialmente nesse período que antecede as festas de fim de ano, quando aumentam os números de acidentes e caem as doações.

A campanha do Hemopa acontece no período de 19 a 23, das 8 às 13 horas, sendo excepcionalmente estendida até às 16h na sexta-feira, 23 de novembro. Todos os dias haverá distribuição de camisas aos doadores aptos da campanha e distribuição de vale sorteio de brindes, para concorrer na tarde do dia 23.

Ainda nos dias 21, 22 e 23 maquiadoras da Natulife, Racco e Boticário estarão oferecendo seus serviços àquelas mais vaidosas, que desejarem dá um retoque no visual.

No dia 23 também acontece um festival de sorvete, exposição de produtos artesanais e apresentação de grupos de capoeira. No encerramento haverá o sorteio de brindes aos doares da semana. Serão oferecidos kits de perfume, ventilador, relógio, dentre outros produtos.

SALA DE CORDAS

Júlia Lino, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo” que funciona na Casa da Cultura, esteve em Belém e visitou a Fundação Cultural Tancredo Neves para verificar o andamento da parceria com a FCCM para a realização do projeto “Sala de Cordas” em Marabá.

Estão sendo feitos os últimos ajustes para a realização do projeto em Marabá, quando será ofertado um curso de violão para 80 pessoas no município. O curso será ministrado por Jesias Barbosa de Souza.

A data ainda não está definida, mas tão logo sejam fechados os últimos detalhes da parceria, a Fundação Casa da Cultura divulgará a data e horário de realização do curso.

CADASTRO RESIDENCIAL E COMERCIAL DE MARABÁ

A secretaria municipal de Planejamento (Seplan) está coordenando equipe de pessoas para trabalhar na elaboração do Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário de Marabá (CTM). Entre os pesquisadores estão representantes das secretarias municipais e alunos do CEFET, dos cursos de Informática, Agrimensura e Edificações.

O coordenador da Seplan Sebastião Almeida explica que o cadastro será bastante ao município para que tenha atualizadas as informações a respeito de cada bairro e de cada rua do município. “O CTM é uma ferramenta para a administração municipal utilizar em todas as áreas. As secretarias terão informações georeferenciadas de todos os núcleos de Marabá”.

Hoje, 14, a equipe de pesquisadores está no núcleo Velha Marabá para checar informações sobre as quadras e conferir os endereços. A equipe deve iniciar a pesquisa para elaboração do cadastro multifinalitário na próxima semana. O curso faz parte das exigências do Plano Diretor Participativo de Marabá.

O CTM vai dar uma visão geral do município, por núcleo, bairro, quadra e rua. Os números devem identificar a quantidade de moradores, escolas, fazer identificação das áreas saneadas e servidas com pavimentação, entre outros números identificadores. Todos os dados serão expostos na Homepage da Prefeitura, possibilitando a qualquer pessoa conhecer diversas informações sobre Marabá.

Carlos Brito, coordenador geral do CTM, explica que neste novo cadastro, os mapas da cidade serão feitos minuciosamente, por quadra e compilados no computador, com escala precisa de cada área.

OFICINA DE CLARINETE

O maestro Jacob Furtado Cantão (Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes/Belém) está fechando agenda de trabalho deste ano e pretende trazer a Oficina de Clarinete para Marabá.

Júlia Lino, disse que vai fazer um levantamento na Escola de Música “Moisés Araújo”, na Fundação do bairro Amapá e no Centro de Formação “Cine Marrocos” para verificar se a demanda de interessados no curso atende às expectativas ou se a Oficina de Clarinete deve ser ofertada só no próximo ano.

Este ano, Jacob Cantão esteve em Marabá, no primeiro semestre, quando ministrou o Curso para Prática de Banda sob o tema “Metodologia Aplicada ao Ensino Instrumental Coletivo e Individual”,no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. Na ocasião, o número de participantes superou as expectativas, pois a coordenação da Escola de Música da FCCM contou com a participação de mais de cem pessoas.

FEICIMA

As escolas do município fizeram uma programação para levar seus alunos para visitar a I Feira de Ciências de Marabá. Assim todos tiveram oportunidade de conhecer um ficou mais sobre os projetos e pesquisas realizadas.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que o evento no Ginásio Poliesportivo deve receber contabilizar 10 mil visitantes, hoje no segundo dia da Feira. “As aulas não são interrompidas nas escolas da rede municipal, mas cada gestor escolar programa o horário para a visita de seus alunos ao evento”.

Os expositores serão contemplados com certificados e os melhores trabalhos vão representar o município na Feicipa (Feira Interescolar de Ciências do Pará). Conforme o resultado alcançado nessa fase, também irão para a Fenaceb (Feira Nacional de Ciências da Educação Básica) promovida pelo MEC.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, a previsão para esta quarta-feira é ocorrência de trovoadas esparsas; para amanhã (15), predominância de sol; nos dias seguintes, até domingo (18), o tempo ficará entre parcialmente nublado a encoberto. As chances de chover hoje (14) são de 40%. A temperatura entre 23º e 33ºC.

O Climatempo prevê que esta quarta-feira será de sol e calor em todo o Pará. A umidade alta favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em todo o Estado, sendo pela manhã no noroeste paraense e a partir da tarde nas demais regiões. Para Marabá a situação é a seguinte: sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1233

IPASEMAR APRESENTA RELATÓRIO DE GESTÃO NA CÂMARA

Hoje, 14 de novembro, o presidente do Ipasemar Karam El Hajjar apresentou na tribuna da Câmara Municipal de Marabá um relatório de gestão no Instituto de Previdência dos Servidores. O relatório refere-se ao período de 2001 a outubro de 2007. Na Câmara estavam presentes os vereadores Miguelito (presidente), Leodato (vice-presidente), Vanda Américo (1ª secretária), Zezito e Ademar.

Apesar do diminuto número de legisladores, considerando que a Câmara é composta de 12 vereadores, é de suma importância que conheçam as atividades do Ipasemar e suas funções específicas como órgão de previdência dos servidores municipais.

Karam apresentou dados sobre a legislação aplicada e aspectos legais do Ipasemar, além de demonstrativos, financeiros, dados estatísticos e metas e desafios que o órgão pretende atingir. Atualmente o Ipasemar possui 4.799 servidores ativos da administração municipal que contribuem com 11% do salário; 60 servidores aposentados por tempo de contribuição; 33 pessoas aposentadas por invalidez e 73 pensionistas. O presidente do Ipasemar deixou aos vereadores um o relatório completo de gestão do Ipasemar e também com dados estatísticos relativos ao período 2001-2007.

FARMÁCIA POPULAR PRONTA PARA INAUGURAÇÃO

Todas as fases estão concluídas, a única pendência é espaço na agenda do pessoal da Fiocruz, que deverá acertar uma data para vir a esta cidade, até o final deste mês, com intuito de inaugurar a Farmácia Popular do Brasil em Marabá, fruto de convênio entre o Governo Federal, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura local.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

A unidade de Marabá está instalada na Folha 32, em frente à Estação Rodoviária. Em todo o Pará a Farmácia Popular do Brasil tem 32 unidades, instaladas em mais de 25 municípios. Aqui, caso o programa funcione dentro das expectativas, haverá possibilidade de outras unidades nos núcleos mais populosos.

PCCU É ROTINA DOS CENTROS DE SAÚDE

A campanha do Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU), prevista para encerrar na sexta-feira, 16, prosseguirá normalmente como rotina dos centros de saúde, nos horários estabelecidos por cada unidade. Desta forma, as mulheres que por algum motivo deixem de fazer o exame esta semana, podem ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa, de segunda a sexta-feira, e realizar seu preventivo.

O PCCU é destinado a toda mulher que tem ou já teve atividade sexual, em especial àquelas que estão na faixa etária de 25 a 59 anos devem submeter-se a exame preventivo periódico.

Inicialmente deve ser feito um exame a cada ano e, caso dois exames seguidos (em intervalo de um ano) apresentem resultado normal, o exame poderá ser realizado em intervalos de três em três anos.

Na zona rural o atendimento acontece até dia 25 de novembro, devendo o público alvo ficar atento ao calendário de visita às comunidades. Esta semana ainda será visitado o PA Frutão, dia 15; Vila Santa Maria, dia 16; e PA Voltinha, dia 17. As moradoras de localidades do entorno dessas vilas devem procurar a equipe da Extra Muro nesses pontos centrais de coleta do PCCU.

A equipe da Extra Muro também é composta de um odontólogo, o qual oferece consultas, tratamento com flúor e extração dentária. A entrega de resultados de exames do PCCU na zona rural deve acontecer a partir do mês de dezembro. No entanto, as pessoas que apresentarem anormalidades celulares serão convidadas a vir à cidade para repetir o exame e fazer tratamento, se necessário.

HEMOPA E DOADOR VOLUNTÁRIO

Para dá maior ênfase ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que transcorre no domingo, 25 de novembro, o Hemopa Marabá montou uma estratégica especial, que além de homenagear o doador ajuda a população a lembrar da importância de doar sangue, especialmente nesse período que antecede as festas de fim de ano, quando aumentam os números de acidentes e caem as doações.

A campanha do Hemopa acontece no período de 19 a 23, das 8 às 13 horas, sendo excepcionalmente estendida até às 16h na sexta-feira, 23 de novembro. Todos os dias haverá distribuição de camisas aos doadores aptos da campanha e distribuição de vale sorteio de brindes, para concorrer na tarde do dia 23.

Ainda nos dias 21, 22 e 23 maquiadoras da Natulife, Racco e Boticário estarão oferecendo seus serviços àquelas mais vaidosas, que desejarem dá um retoque no visual.

No dia 23 também acontece um festival de sorvete, exposição de produtos artesanais e apresentação de grupos de capoeira. No encerramento haverá o sorteio de brindes aos doares da semana. Serão oferecidos kits de perfume, ventilador, relógio, dentre outros produtos.

SALA DE CORDAS

Júlia Lino, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo” que funciona na Casa da Cultura, esteve em Belém e visitou a Fundação Cultural Tancredo Neves para verificar o andamento da parceria com a FCCM para a realização do projeto “Sala de Cordas” em Marabá.

Estão sendo feitos os últimos ajustes para a realização do projeto em Marabá, quando será ofertado um curso de violão para 80 pessoas no município. O curso será ministrado por Jesias Barbosa de Souza.

A data ainda não está definida, mas tão logo sejam fechados os últimos detalhes da parceria, a Fundação Casa da Cultura divulgará a data e horário de realização do curso.

CADASTRO RESIDENCIAL E COMERCIAL DE MARABÁ

A secretaria municipal de Planejamento (Seplan) está coordenando equipe de pessoas para trabalhar na elaboração do Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário de Marabá (CTM). Entre os pesquisadores estão representantes das secretarias municipais e alunos do CEFET, dos cursos de Informática, Agrimensura e Edificações.

O coordenador da Seplan Sebastião Almeida explica que o cadastro será bastante ao município para que tenha atualizadas as informações a respeito de cada bairro e de cada rua do município. “O CTM é uma ferramenta para a administração municipal utilizar em todas as áreas. As secretarias terão informações georeferenciadas de todos os núcleos de Marabá”.

Hoje, 14, a equipe de pesquisadores está no núcleo Velha Marabá para checar informações sobre as quadras e conferir os endereços. A equipe deve iniciar a pesquisa para elaboração do cadastro multifinalitário na próxima semana. O curso faz parte das exigências do Plano Diretor Participativo de Marabá.

O CTM vai dar uma visão geral do município, por núcleo, bairro, quadra e rua. Os números devem identificar a quantidade de moradores, escolas, fazer identificação das áreas saneadas e servidas com pavimentação, entre outros números identificadores. Todos os dados serão expostos na Homepage da Prefeitura, possibilitando a qualquer pessoa conhecer diversas informações sobre Marabá.

Carlos Brito, coordenador geral do CTM, explica que neste novo cadastro, os mapas da cidade serão feitos minuciosamente, por quadra e compilados no computador, com escala precisa de cada área.

OFICINA DE CLARINETE

O maestro Jacob Furtado Cantão (Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes/Belém) está fechando agenda de trabalho deste ano e pretende trazer a Oficina de Clarinete para Marabá.

Júlia Lino, disse que vai fazer um levantamento na Escola de Música “Moisés Araújo”, na Fundação do bairro Amapá e no Centro de Formação “Cine Marrocos” para verificar se a demanda de interessados no curso atende às expectativas ou se a Oficina de Clarinete deve ser ofertada só no próximo ano.

Este ano, Jacob Cantão esteve em Marabá, no primeiro semestre, quando ministrou o Curso para Prática de Banda sob o tema “Metodologia Aplicada ao Ensino Instrumental Coletivo e Individual”,no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. Na ocasião, o número de participantes superou as expectativas, pois a coordenação da Escola de Música da FCCM contou com a participação de mais de cem pessoas.

FEICIMA

As escolas do município fizeram uma programação para levar seus alunos para visitar a I Feira de Ciências de Marabá. Assim todos tiveram oportunidade de conhecer um ficou mais sobre os projetos e pesquisas realizadas.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que o evento no Ginásio Poliesportivo deve receber contabilizar 10 mil visitantes, hoje no segundo dia da Feira. “As aulas não são interrompidas nas escolas da rede municipal, mas cada gestor escolar programa o horário para a visita de seus alunos ao evento”.

Os expositores serão contemplados com certificados e os melhores trabalhos vão representar o município na Feicipa (Feira Interescolar de Ciências do Pará). Conforme o resultado alcançado nessa fase, também irão para a Fenaceb (Feira Nacional de Ciências da Educação Básica) promovida pelo MEC.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, a previsão para esta quarta-feira é ocorrência de trovoadas esparsas; para amanhã (15), predominância de sol; nos dias seguintes, até domingo (18), o tempo ficará entre parcialmente nublado a encoberto. As chances de chover hoje (14) são de 40%. A temperatura entre 23º e 33ºC.

O Climatempo prevê que esta quarta-feira será de sol e calor em todo o Pará. A umidade alta favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em todo o Estado, sendo pela manhã no noroeste paraense e a partir da tarde nas demais regiões. Para Marabá a situação é a seguinte: sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas