23 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1048

EXPOSIÇÕES DA CASA DA CULTURA
A Fundação Casa da Cultura está divulgando Marabá através de exposições com fotos e textos sobre temas da região, nos seguintes locais: Aeroporto: Frutas Nativas/Açaí; Ferrovia: Animais em extinção; Gabinete do Prefeito: Belezas ocultas da floresta amazônica.
Estas exposições fazem parte do programa de difusão cultural realizado pela Casa e estarão disponíveis até meados de fevereiro, quando serão substituídas por outras.
GERAÇÃO DE RENDA
A coordenadora do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Ismaelka Queiroz, reuniu-se com representantes de associações de bairro na semana passada para falar sobre novos cursos de Geração de Renda a serem realizados no decorrer de 2007.
Ismaelka disse que está aguardando as sugestões de cada comunidade, para fazer a escolha dos cursos de acordo com as demandas das associações.
Doze instrutores do Sine que ministram os cursos à comunidade, participaram recentemente do curso de artesanato e gerenciamento, sob coordenação da instrutora do Sebrae Leda Cerqueira.
SEMED E 4ª URE
Hoje, 23 de janeiro, a secretária municipal de Educação Kátia Américo Garcia reúne-se com a diretora da 4ª URE Irene Ribeiro, às 15h, na Semed, para tratar de assuntos referentes à melhoria da qualidade de ensino em Marabá.
Esta é a primeira reunião formal da secretária Kátia com a nova diretora da 4ª URE, Irene Ribeiro.
POLUIÇÃO SONORA
A Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – dá seguimento à fiscalização de veículos que excedem na sonorização. O que antes se resumia a orientação, para evitar altos ruídos, agora não tem perdem o carro é apreendido e só liberado mediante pagamento de multa de R$ 1000.
A fiscalização da Semma está nas ruas, geralmente de quinta-feira a domingo, período em que os mais afoitos costumam perturbar o sossego da população que vai a orla e outros logradouros de grande aglomeração.
PIRACEMA
Uma das atividades da fiscalização Semma no período de novembro a fevereiro é o defeso da piracema. Este ano foram realizadas várias incursões, via fluvial e terrestre, as quais têm surtido pouco efeito no tange a apreensão de pescado. Na semana passada a última fiscalização pelo rio Tocantins, realizada com o Ibama no trecho Marabá/Itupiranga, rendeu a apreensão de 40 panos de malhadeira, cerca de 4 mil metros e uns 70 quilos de peixe.
Anteriormente aconteceram outras duas fiscalizações, também por água, quando foi retirado dos pescadores 32 panos de rede e também pouco pescado. Segundo a própria Semma, os pescadores usam um barco escondido na margem, onde é depositado o pescado, o que evita acumular peixe dentro em que estão pescando. Em seguida mandam o produto ao mercado consumidor, via terrestre.
Foi justamente na fiscalização por terra que o Ibama conseguiu interceptar um caminhão com cerca de seis toneladas de pescado, material este doado a diversas comunidades carentes de Marabá e Itupiranga.
O Ibama oficializou uma programação a ser deslanchada em parceria com a Semma, tanto por água como por terra, cujas datas e horários não foram revelados. A piracema nos rios da bacia hidrográfica Tocantins/Araguaia vai até 28 de fevereiro.
PREVISÃO DO TEMPO E NÍVEL DAS ÁGUAS
De acordo com o site www.canaldotempo.com, as condições climáticas em Marabá hoje, 23, são as seguintes: sol encoberto, 30°C com sensação de 37°C, sujeito a trovoadas isoladas.
Hoje, 23, as águas do rio Tocantins amanheceram a 5,98m acima do nível normal, conforme medida feita na régua pluviométrica na base do Exército, antiga Portobrás. O nível mais alto ocorreu em 18 de janeiro, quando atingiu 6,20m, acima do nível. De lá para cá, as águas têm baixado todos os dias.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas