31 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 909

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES – PDE
As Escolas Caic “Rio Tocantins”, “José Mendonça Vergolino” e “Jonathas Athias” realizam cursos de capacitação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) para 180 professores. Os cursos são ministrados por professores da UFPA, no período de 29 de maio a 02 de junho.
A capacitação tem por objetivo a formação programada dos estabelecimentos de ensino com recurso do PDE. É realizada através de parceria das escolas com governo Federal/FNDE e apoio da Semed.
Segundo a diretora da Escola Jonathas Athias, Tereza de Jesus, os cursos são três: 1 – Planejamento e Avaliação – trata das questões cruciais do fazer pedagógico e de qualificação dessas avaliações; 2- Prática de projetos científicos para a aprendizagem (elaboração de projetos tendo a realidade como ponto de partida, para evitar a elaboração de projetos inviáveis de realização); 3- Relações Interpessoais (para melhorar o relacionamento em todos os âmbitos da escola: professor/aluno; professor/professor e entre todos os servidores).
A secretária municipal de Educação Kátia Américo Garcia explica que com a elaboração do PDE, a gestão da escola pública é aperfeiçoada e melhora a qualidade de ensino. Ao elaborar o PDE, a escola realiza um diagnóstico de sua situação, identificando, a partir dessa análise, seus valores e definindo sua visão de futuro e missão, bem como traçando objetivos, estratégias, metas e planos de ação a serem alcançados a longo, médio e curto prazos, respectivamente.
O Fundescola estimula a elaboração do PDE para as escolas que tenham a partir de 100 alunos, organizem unidades executoras, disponham de condições mínimas de funcionamento e possuam liderança forte. Essas escolas recebem recursos financeiros e apoio técnico para elaborar o PDE.

CATARATAS E VARIZES
A triagem de angiologia para cirurgias de varizes está sendo realizada todas as sextas-feiras, a partir das 15h, no Centro de Saúde Pedro Cavalcante. As cirurgias são feitas em clínicas particulares, mas deverá passar a ser feita no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Para que isso aconteça no HMM está sendo negociada a cessão de leitos, visto que o paciente depende de um mínimo de tempo em internação, embora o procedimento cirúrgico seja feito com anestesia local.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando local e uma agenda com os oftalmologistas para fazer triagem das pessoas que necessitam fazer correção de cataratas. O programa destinado ao público com idade igual ou superior a 50 anos, segue normalmente nos quatro credenciados pela SMS (Luis Madeira, Couto, Instituto da Visão e Geraldo Farias), mediante encaminhamento do SUS.
A triagem na própria SMS facilita o fluxo da clientela alvo, o agendamento dos oftalmologistas, e a eqüidade entre os profissionais, dificultando a preferência de uns em detrimento de outros, porque a análise preliminar do portador de catarata é feita alternadamente e na mesma quantidade entre os médicos.

TABACO AUMENTOU CÂNCER EM MULHERES
Hoje, 31, é o Dia Mundial Sem Tabaco, por isso lute contra o tabagismo, vício responsável pelo aumento de 600% dos casos de câncer em mulheres nos últimos 40 anos, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Antes, até a década de 1950, o cigarro era um vício eminentemente masculino. A partir de então, quando as mulheres avançaram socialmente para o trabalho fora de casa, também se renderam aos prazeres masculinos como o álcool e o cigarro e, obviamente, suas conseqüências.
Além dos inúmeros tipos de câncer, o costume de fumar também pode causar enfisema, bronquite, angina e infarto, derrame cerebral, arteriosclerose, infecções respiratórias úlceras, dentre outras. Por isso, você fumante, procure parar de fumar e consiga adeptos para esta causa, porque para viver bem e curtir tudo o que a vida lhe oferece, você e seus amigos precisam de pulmões sadios.
Com objetivo de reduzir os efeitos danosos do tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza das 8h30 às 12h de hoje exposição de painéis sobre o tabagismo na Praça Duque de Caxias. Também haverá distribuição de folder e palestras, proferidas por médicos e enfermeiras, esclarecendo todas as conseqüências do hábito de fumar. Lembre-se da campanha: “Fumaça não tem graça – Apague o cigarro, apague o câncer”, é o que preconizam os estudiosos do assunto.

EXTRAMURO
Com meta de vacinar no mínimo 20% das crianças de zero a cinco anos da zona rural até 5 de junho, as equipes da Divisão Extramuro completam hoje a 31 localidades das mais de 40 que devem visitar na zona rural, inclusive trabalhando ou se deslocando nos sábados e domingos. Hoje, 31, a Equipe I usou a manhã para deslocamento ao PA Estrela do Norte, onde atende a população das 14h às 17h; amanhã, 1º de junho, das 8h às 17h, estará na Vila Josinópolis; e na sexta-feira, durante todo o expediente, atenderá a população da Vila Três Poderes.
A Equipe II a terça-feira em deslocamento para a vila Tainá, onde trabalha hoje das 8h às 12h e das 14 às 18h em vila Boa Vista. Amanhã esse grupo na vila Serra Azul e na sexta-feira, 2, no PA Maravilha.
Além da campanha de multivacinação, que tem como carro-chefe à vacina contra poliomielite, destinada a crianças de zero a cinco anos de idade, o atendimento na zona rural também consiste de consultas de enfermagem, teste de glicemia e do pezinho. Na cidade a multivacinação tem como dia “D” 10 de junho.

ANTI-RÁBICA NO SÁBADO
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica preparativos para deslanchar a vacinação anti-rábica no próximo sábado, 3 de junho, destinada a cães e gatos no perímetro urbano, dando continuidade ao serviço de controle da raiva em Marabá, a fim de evitar a presença da doença nesses animais, o que não acontece desde 2002.
A campanha tem como principal objetivo implementar a barreira imunológica em cães e gatos, evitando assim a circulação do vírus rábico e, conseqüentemente, prevenir a ocorrência de raiva humana transmitida por esses animais. O CCZ tem como meta vacinar 100% desses animais, sendo que para tanto está distribuindo vacinas em mais de 70 postos fixos em todos os núcleos de Marabá.

MUITAS COMEMORAÇÕES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Amanhã, 1º de junho, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) terá a lista de alunos que participará das atividades programadas para comemorar o Dia de Meio Ambiente, em 05 de junho. Representantes do Grupo de Escoteiros, Quartel Militar, Casa do Professor, Programa AABB – Integração Comunidade, estão inscrevendo os participantes.
Segundo a especialista em Gestão Ambiental, Adriana Varão, do Departamento de Meio Ambiente/FCCM, após a reunião que será realizada amanhã, à tarde, com representantes de todos os órgãos envolvidos na programação, será possível fazer uma projeção de atividades que atenda a demanda inscrita.
A programação para homenagear o Dia de Meio Ambiente é organizada pela FCCM, secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) e secretaria municipal de Educação (Semed), conta com apoio do Grupo de Escoteiros, Casa do Professor e Programa AABB – Integração Comunidade.
De 05 a 09 de junho, o Departamento de Educação Ambiental/FCCM desenvolve trabalhos voltados ao tema. São oficinas de teatro, pintura e colagem, reciclagem e música, além de uma trilha ecológica, na Chácara do presidente da Fundação, Noé von Atzingen, quando a garotada será acompanhada por um instrutor que explica a família das árvores catalogadas na área e também dá informações sobre a fauna do local.
A Oficina de Teatro será realizada por professores do Centro de Formação “Cine Marrocos”; a de Pintura e Colagens, por Marluce Caetano, da Casa do Professor; Reciclagem pela artista plástica Creuza Salame e professor Éder Carvalho; Música pela professora de música Mirtes Emília.
Dia 05 de junho, a equipe da Semma fará palestra de sensibilização às questões ambientais, a partir das 8h na Casa da Cultura. De forma lúdica, através do Teatro de Fantoches, a Semma apresenta as razões para a preservação do meio ambiente.

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA NA SEASP
A partir de 10 de junho, será realizado atendimento odontológico nas dependências da Seasp. A ação faz parte de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (Seasp). Este é um prolongamento à assistência ao pessoal da zona rural não contemplado nas ações de saúde durante o deslocamento das equipes da Divisão Extramuro.
Os participantes dos programas sociais mantidos pelo Seasp (Colibri, Peti, Crescer Cidadão, Conviver, Ceaca e Espaço de Acolhimento Provisório) também receberão atendimento. A intenção é fazer cerca de 20 procedimentos odontológicos diários.

PALESTRA DO PREFEITO NO ENCONTRO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Hoje, 31, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde realiza-se o Encontro de Comércio Exterior em Marabá e Região, sob coordenação da Comissão de Comércio Exterior do Pará. O vice-prefeito Ítalo Ipojucan fará uma exposição sobre o crescimento empresarial na região.
O encontro terá início às 14h, com credenciamento. A abertura oficial às 14:30h, terá o pronunciamento de diversas autoridades. Entre as autoridades, encontra-se o coordenador geral da Secretaria de Comércio Exterior Sérgio Nunes de Souza.
Às 15:30h tem início o primeiro painel – Produtos, serviços e soluções em comércio exterior – abordando subtemas como potencial exportador da região, que terá como palestrante o vice-prefeito Tião Miranda; cultura exportadora, por Sérgio Nunes de Souza; pecuária exportadora, por Carlos Fernandes Xavier, dentre outros.
O segundo painel está previsto para 19:20h, sob o tema “Fomento ao Comércio Exterior”, trazendo como subtemas Balcão e linhas de crédito do Banco do Brasil; A área internacional e prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo e a importância do comércio exterior para o desenvolvimento do Estado do Pará.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas