03 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 889

TURISMO
O presidente da Paratur, Adenauer Góes e o prefeito Tião Miranda tiveram uma conversa demorada a respeito da importância do turismo, como alavancador de emprego e renda para a economia do local onde é implementado. Tião ouviu, atentamente, a exposição de Adenauer, em reunião na Secretaria de Obras, ontem, antes do evento que reuniu, no auditório da Saúde, centenas de interessados nos projetos da Paratur.

MANDAMENTO
Para Tião, o turista tem um só mandamento: gosta de ser bem tratado. Adenauer destacou o trabalho de Tião na cidade. Afirmou que Marabá é uma cidade que tem se destacado exatamente pelo “caráter acumulativo” de obras que oferecem ao município a infraestrutura em setores variados. Para o turismo, disse Adenauer, está faltando somente um colorido a mais e Marabá se incluirá em diversas rotas turísticas.

TREINAMENTO
Tião acredita que Turismo em locais, ainda em seus primeiros estágios, deve começar pelo treinamento de cozinheiros, garçons, recepcionistas, agentes de segurança, guias, intérpretes, não nesta ordem, mas rigorosamente, entre estes profissionais. Admira-se quando, em determinados restaurantes, o garçom não sabe nem os ingredientes de determinados pratos.

III FITA
A Feira Internacional da Amazônia, segundo Adenauer Góes, coloca o Pará, definitivamente no cenário internacional. E cinco rotas: das Águas, dos Minérios, do grande lago de Tucuruí, de Agro Negócios, tem Marabá como centro convergente inquestionável. E a rota do Açaí, que privilegia o setor norte paraense. Para Tião, Marabá com os recursos que pode dispor, tem interesse neste segmento. A cidade tem bons hotéis, tem um rio histórico, tem orla para passeio, praças bem arrumadas, a melhor iluminação pública do sudeste, melhora nas questões de segurança pública e dispõe de empresários sérios que estão alinhados ao seu desejo de tornar Marabá um lugar bem melhor para se viver e trabalhar.

LIGAÇÕES
Asfalto e drenagem em eixos e vias principais das Folhas 30 e 34, ligando-as à PA-150 começam antes do fim do inverno, conforme pretende o prefeito Tião Miranda. Esse perímetro, segundo Tião, vai sofrer um grande impacto com o funcionamento do Hospital Regional Geraldo Veloso, que será inaugurado em breve pelo governador Simão Jatene.
Para Tião, naquele entorno haverá grande movimentação de veículos, haverá necessidade de segurança e fluxo bem equacionado de trânsito, pontos de táxi e de ônibus urbano, sem contar outras atividades de serviços que surgirão naquela área, como acontece em todos os locais onde grandes hospitais são montados. Marabá não será diferente. Os serviços de reurbanização do polígono já começaram.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
De 23 a 28 de abril, seis alunos da rede fundamental de ensino de seis escolas públicas de Marabá (Escolas Acy Barros, São Félix, Gabriel Pimenta, Deuzuíta Melo, Oneide Tavares e Irmã Teodora) participaram em Luziânia, Estado de Goiás, da II Conferência Nacional de Meio Ambiente, acompanhados de Nilton Cardoso Rios, da Diretoria de Ensino/Semed.
Na Conferência, os alunos participaram de oficinas de produção de: cartas; programas de rádio na escola; jornal na escola; publicidade; música (Happy); dança de rua; grafite e discotecagem. Também elaboraram propostas de conteúdos de educação ambiental a serem inseridos nos currículos escolares.
De Luziânia, os alunos seguiram para Brasília, dia 28 de abril, para entregar ao presidente Lula, um documento com as propostas de educação ambiental, elaborado na Conferência Nacional de Meio Ambiente.
Segundo Nilton Rios, Marabá foi o município que levou a maior delegação de estudantes do Estado. Dos 18 representantes do Pará, 06 eram de Marabá. “Isto ocorreu porque muitas escolas de Marabá realizaram sua própria conferência ambiental, a partir do estudo dos PCN’s Meio Ambiente”.

DISTRIBUIÇÃO DE GÁS
O prefeito Tião Miranda em companhia do secretário de Assistência Social, Ronaldo Yara, promove na manhã de hoje mais uma distribuição de gás de cozinha aos desabrigados da enchente. Desta feita serão beneficiadas as famílias alojadas provisoriamente na Folha 33, atrás do Posto Medalhão.
Com essa doação de gás, Tião Miranda deve completar cerca de 400 botijões de 13 Kg, cuja entrega é feita mediante cadastro da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), que seleciona previamente quem realmente necessita do produto. Dentro dessa programação já foram atendidas as pessoas dos abrigos da Folha 16, Nova Marabá; Feirinha e Clube de Mães, na Marabá Pioneira.

TROCA DE COMANDO
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá, terá nova mudança de comando dia 18, às 10h. Sai o general de Brigada Mauro Pereira Wolf e assume o também general de Brigada José Wellington Castro Ferreira Gomes.
A transmissão de comando será realizada no Pátio de Formaturas da Vila Militar Castelo Branco.

TURISMO COM QUALIDADE
Começa hoje e prossegue amanhã (4), nas dependências do Sebrae, o curso “Turismo com Qualidade”, destinado a empresários, gerentes e profissionais de vendas das micro e pequenas empresas, assim como demais interessados no assunto. O evento é uma parceria entre o Sebrae, Secretaria Municipal de Administração, através do Departamento Municipal de Turismo, e Sindicato dos Hotéis e similares (Sindihotel).

INSCRIÇÕES PARA FESTEJO JUNINO
Estão abertas as inscrições para os Festejos Juninos organizados pela Secdetur, na própria sede da secretaria, localizada no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. O secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Wilson Texeira, deve reunir com o prefeito nos próximos dias para definir a premiação que será ofertada às melhores apresentações juninas.
Os coordenadores de quadrilhas e bois-bumbás que quiserem participar dos Festejos podem fazer a inscrição até 20 de maio, de 08 às 14h, com Dina Rosa. Maiores informações pelo fone 3321-2243.

NÍVEL DO RIO
Desde ontem a vazante do Tocantins está mais acelerada, cerca de 20 centímetros/dia. Nas últimas 12 horas o nível baixou 10 centímetros, amanhecendo nesta quarta-feira aos 11,69 metros.
De acordo com o Boletim de Previsão da Eletronorte, as águas seguem em baixa, podendo chegar ao nível de 11,44 metros no dia 08 de maio.

PREVISÃO DO TEMPO
Quarta-feira de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. Possibilidade de precipitação de 70%, com volume esperado de 10mm. Aliás, até domingo o volume diário de chuvas é relativamente baixo, podendo alcançar o total de 75mm, segundo o Climatempo.
De acordo com o Canaldotempo.com, de hoje a 12 de maio estão previstas trovoadas esparsas, com 50% de chance de chuva. A temperatura nesta quarta-feira fica entre a mínima de 23ºC e 32ºC.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 888

NOVOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA O SACI
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci) ganha nos próximos dias novos equipamentos para melhorar os serviços do órgão. A Comissão de Licitação da Prefeitura realizou licitação dia 28 de março para a aquisição de 10 computadores, 10 impressoras e um painel eletrônico, duas centrais de ar condicionado (uma de 80 mil BTUS e outra de 24 mil BTUS). Os equipamentos serão instalados no Saci nos próximos dias.
O gerente do Saci Natan Vanderley de Oliveira disse que o Governo Estadual repassou através da Secretaria Especial de Justiça (Seju) R$40 mil que será sendo utilizado para a referida compra dos equipamentos.
Natan Vanderlei informou que o número de senhas para atendimento diário no setor da Polícia Civil, para emissão, 2ª via ou 3ª via de Carteiras de Identidade, foi reduzido de 60 para 40. Segundo ele, a coordenação da Polícia Civil enviou ofício à gerência do Saci explicando que o motivo da redução é o desgaste do equipamento utilizado. Devido ao uso contínuo necessita de atualização e de equipamentos novos para a realização do trabalho.
HOJE EM MARABÁ: PALESTRA SOBRE A FITA
Hoje, 02 de maio, o presidente da Paratur Adenáuer Góes ministra palestra sobre a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, às 19h. A palestra divulga a III FITA 2006, aos empresários do setor turístico e aos veículos de comunicação da região.
As novidades da III FITA que serão apresentadas hoje à noite, no auditório da SMS, incluem a ampliação do espaço físico da Feira, que em 2004 contava com 1.743m² e este ano dispõe de quase 9 mil m² à disposição dos expositores. O espaço vai comportar 118 estandes institucionais, 15 de gastronomia e outros 30 reservados ao artesanato amazônico.
A coordenadora do Departamento de Turismo/Marabá, Ísis Mourão, explica que a FITA faz a divulgação do turismo brasileiro. E este ano apresenta as novas rotas que envolvem cerca de vinte municípios. O Pólo Araguaia-Tocantins estará representado por cinco roteiros: Rota das Águas, Rota do Agronegócio, Rota dos Minérios, Rota do Grande Lago e Rota do Açaí.
A programação da III FITA traz também os seminários “Aviação na Amazônia” e “Roteiros Integrados Amazônicos”, cujas inscrições serão abertas aos profissionais de turismo, estudantes da área e demais profissionais ligados ao setor.
A Bolsa de Negócios – parte da programação da Fita – reservada aos operadores do turismo passa a adotar o Modelo da BNTM (Brazil National Tourism Mart) do nordeste, considerada a mais bem sucedida bolsa de negócios turísticos do país.
PESQUE E SOLTE INDEFINIDO
O elevado nível das águas do Tocantins, ainda acima dos 11 metros, está dificultando a realização dos torneios de pesca da Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As datas deverão ser definidas até o final desta semana, mesmo assim os coordenadores dos eventos têm como indicativo os dias 13 e 14 de maio.
No sábado, 13, acontecerá o Torneio de Pesca Embarcada (Torpem), destinado a pescadores esportivos profissionais; e no domingo, 14, encerramento do Torpem e realização do Pesca e Solte no Cais. As inscrições podem ser feitas na própria Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente –, loja Chic Lazer, na Av. Antônio Maia, e Shopping Verdes Mares (Nova Marabá).
Ao inscrever-se o interessado recebe um kit, composto de boné, camiseta, dois cupons de lanche e material de pesca. A intenção é inscrever 600 pescadores amadores no “Pesque e Solte no Caís” e 30 no Torpem ao valor de R$ 12,00 e R$ 200,00, respectivamente.
TURISMO COM QUALIDADE
Na quarta e quinta-feira (3 e 4 de maio), nas dependências do Sebrae, acontece o curso “Turismo com Qualidade”, destinado a empresários, gerentes e profissionais de vendas das micro e pequenas empresas, assim como demais interessados no assunto. O evento é uma parceria entre o Sebrae, Secretaria Municipal de Administração, através do Departamento Municipal de Turismo, e Sindicato dos Hotéis e similares (Sindihotel).
O curso será ministrado no Sebrae, situado na avenida Nagib Mutran nº 66-B, Cidade Nova, no horário das 14h às 22h. Maiores informações na própria unidade do Sebrae ou pelos fones 3324-4448 e 3324-4449; ou ainda no Departamento de Turismo, Praça Duque de Caxias, 1010, Velha Marabá, com Isis Mourão (Fone 9142-8050).
Esse treinamento terá como instrutora Carla de Cássia Leite da Silva, bacharelada em turismo e pós-graduada em educação ambiental pela UFPA. Ela é instrutora e consultora credenciada do Sebrae. Os interessados devem investir R$ 20,00 no ato da inscrição.
O curso, composto de cinco módulos, tem como conteúdo programático Noções Básicas sobre Turismo (o que é turismo, evolução histórica do turismo – o turismo no Brasil –, o turismo como investimento e tipos de turismo) Atrativo Turístico (compreendendo o atrativo formulário básico do inventário turístico e desenvolvimento sustentável do turismo).
No módulo III, Produto Turístico (o que é o produto turístico, característica do produto turístico, diferencial e qualidade desse produto), no IV módulo, Marketing no Turismo (pesquisa de mercado – demanda turística – planejamento do produto, ciclo de vida dos destinos turísticos, o preço do produto turístico e a informatização da empresa turística); no quinto e último módulo, Empresas Turística (classificação da empresa turística, gerenciamento e informatização).
BAIXA LENTA
As chuvas do final de semana estão segurando o nível do Tocantins, o qual baixa lentamente cerca de cinco centímetros dia. Hoje, 2, as águas amanheceram em 11,86 metros, prevendo a Eletronorte que o mesmo poderá chegar aos 11,58 metros em 7 de maio.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas