21 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 977

PROGRAMA CONTRA ANALFABETISMO FUNCIONAL
A Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) firmam parceria com Semed para eliminar analfabetismo funcional. O objetivo é oferecer aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou não puderam freqüentar a escola, a oportunidade de concluir o primeiro segmento do ensino fundamental. Trata-se do projeto Tecendo o Saber, que traz proposta inovadora de ensino de 1ª a 4ª série para jovens e adultos, apresentado ontem, 20, para técnicos da Semed. O projeto foi apresentado por Adriana Trindade, da FRM; Maristela Junqueira, da Fundação Vale do Rio Doce; Valéria Nascimento, Luis Veloso e João Elias, da Companhia Vale do Rio Doce.
Outros quatro municípios do Estado também serão contemplados com o programa: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, que durante o ano letivo de 2007, vão participar de ações voltadas para mobilização de alunos, formação de educadores, implantação de tele-salas, acompanhamento pedagógico e avaliação.
O Tecendo o Saber é resultado da parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce, Fundação Roberto Marinho e o Ministério da Educação, e vai possibilitar a conclusão, em menos tempo e com qualidade, das primeiras séries do ensino fundamental.
Segundo Adriana Trindade, da Fundação Roberto Marinho, o material didático a ser utilizado integra livros para alunos e professores e vídeos como material de apoio. O Instituto Paulo Freire foi parceiro na elaboração dos textos dos 12 volumes que compõem a coleção de material impresso.
O projeto busca oferecer à população maior de 15 anos uma alternativa inovadora que atenda às necessidades básicas de aprendizagem, respeitando as demandas e ritmos específicos de jovens e adultos que já participam ou, de alguma forma, buscam oportunidades para participar do mercado de trabalho, formal ou informal.

TECENDO O SABER SERÁ EXIBIDO NA TV
Adriana Trindade, da FRM, disse que o Telecurso 2000, que abarca os conteúdos de séries mais avançadas, é uma espécie de irmão mais velho do novo programa, cuja estrutura gira em torno de uma série de televisão que começará a ser exibida no dia 3 de outubro na Rede Globo e no dia 4 no Canal Futura.
Como numa novela, o telespectador acompanha uma história. Só que tudo é pensado de forma pedagógica. Os personagens representam o estrato social e cultural do público-alvo. Os episódios não são divididos por disciplinas, como Português, Matemática ou Geografia, mas o conteúdo da trama cria a possibilidade de trabalhar esses temas. Tudo de forma adulta.
A secretária de Educação, Kátia Américo Garcia, disse que o programa deve ajudar a minimizar a lacuna de educação fundamental para jovens e adultos, por conter atividades bastante atrativas para os alunos, o que deve contribuir para vencer a evasão escolar e distorção idade/série.
A exemplo do Telecurso 2000, os estudantes do novo projeto vão se reunir em telessalas onde serão orientados por um professor. O vídeo é uma forma de ensino amigável. Nas salas, os estudantes vão desenvolver atividades em torno do programa de TV, guiados por dois livros especialmente preparados.
LIBERAÇÃO DE FGTS AOS DESABRIGADOS
Apesar da situação de emergência ter sido decretada em Marabá há 5 meses, a Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar agora em setembro os recursos do FGTS dos trabalhadores, que tiveram suas casas deterioradas pela enchente. O limite a ser resgatado é de R$2.600,00.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves (Bebé) disse que até o momento 500 familias receberam encaminhamento da Defesa Civil para receber o beneficio na Caixa. Mas este atendimento tem sido lento, pois só são distribuídas 10 senhas por dia na Caixa Econômica.
As pessoas atingidas pela enchente que pedirem declaração à Defesa Civil de que tiveram imóveis danificados pelo desastre natural, serão atendidas. Bebé disse que as declarações são emitidas gratuitamente às pessoas que comprovadamente foram prejudicadas.

PÓLO ARAGUAIA-TOCANTINS
A 2ª reunião do Fórum Regional de Turismo Araguaia-Tocantins, realizada na semana passada em Belém, fez uma avaliação positiva do primeiro semestre deste ano, destacando a importância no cenário turístico do estado na III Feira Internacional de Turismo (III FITA) em Belém e no Salão de Turismo, em São Paulo.
As rotas turísticas do pólo apresentadas ao público surpreenderam por sua potencialidade turística e sua diversidade de produtos, disse a coordenadora do Detur, Ísis Mourão. “Como resultados, já estão sendo comercializadas, com a ida de grupos para os municípios das rotas, o que gera um aquecimento do movimento econômico”.
Entre os participantes da reunião estiveram secretários municipais de turismo, representantes de turismo/secretários e Diretores de Turismo dos municípios do sul e sudeste do Pará e do Baixo Tocantins, além de empresários do ramo hoteleiro que fizeram avaliações do contexto turístico da região, na busca de alternativas e metas para o fortalecimento do Fórum.
NOVO PRESIDENTE PARA O FÓRUM DE TURISMO
O presidente do Fórum Regional de Turismo, Vilmar Peixoto, sinalizou afastamento do cargo em virtude de sérios problemas de saúde. Disse que pretende continuar contribuindo para o turismo sustentável na região.
Diante da situação, sob orientação e apoio de Vilmar Peixoto, inicia-se a articulação para a indicar uma nova diretoria que fortaleça o Fórum, com representantes do empresariado da região, terceiro setor e órgãos públicos que contribuam para o avanço do turismo e representem os interesses da região, no Fórum Estadual de Turismo.
VISITANTES NA ROTA DO MINÉRIO
O segundo grupo de turistas da terceira idade composto de 22 normalistas aposentadas, esteve no sudeste paraense, de 15 a 17 de setembro, para conhecer a Rota do Minério, com visitação da mina de Carajás, passeio pela cidade Marabá, visitação a Galerias, Casa da Cultura e by night na orla e praças da cidade, propiciando o turismo receptivo. A Rota do Minério inserida pela Paratur no calendário turístico do Brasil tem atraído muitas pessoas para o sul e sudeste paraense.
A coordenadora do Departamento de Turismo Ísis Mourão disse que o aquecimento da comercialização das rotas turísticas trazidos pela Agencia Lecytur de Belém, representam o fruto do trabalho desenvolvido pela Paratur, Fórum Regional de Turismo, Prefeituras de Marabá, Parauapebas e Itupiranga, Sindicato dos Hotéis de Marabá e empresariado local.
Ísis Mourão acompanhou o grupo em visita a pontos turísticos como a Casa da Cultura de Marabá, Orla do Tocantins, Casa de Shows, Clubes, Serra dos Carajás (incluindo a área das minas de ferro), ponte sobre o rio Tocantins e show com o cantor Felizmar, no restaurante do Itacaiúnas Hotel. Em sua avaliação sobre o turismo receptivo, Ísis disse que o município precisa se preparar mesmo fora de temporada, para recepcionar turistas na cidade. Se o turista for bem tratado, ele volta e ainda indica com mais impacto a outras pessoas. Atendimento e criatividade é tudo no turismo.”
O presidente do SindiHotel, Dauro Remor, disse que todos podem ganhar, basta que sejam apresentados produtos e serviços de qualidade.
Os turistas vindos de Belém gostaram muito de conhecer essa região do Estado. Daqui a turma já agendou para conhecer a Rota do Açaí, que inclui os municípios de Belém, Igarapé Mirim, Abaetetuba, Cametá, Moju e Barcarena. “A Lecytur pretende trazer novo grupo a Marabá nos próximos dias”.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 976

PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE
O edital de licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de engenharia e medicina do trabalho está em fase de análise jurídica na Procuradoria Geral do Município (Progem). Logo que retornarem à Comissão Municipal de Licitação, com as adequações necessárias, será publicado.
A prefeitura vai contratar a empresa para que ela defina quais os locais periculosos e insalubres existentes na administração municipal, para que os funcionários recebam as gratificações adequadas, de acordo com as funções que exercem.
A empresa que será contratada por meio de licitação fará a elaboração de Laudo Técnico de Condições Ambientais no Trabalho (LTCAT); Programa de Controle Médica de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
A Comissão Municipal de Licitação realizará dia 25 de setembro, às 9h, a sessão de abertura do pregão presencial, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A abertura será feita pelo pregoeiro oficial do município Fledinaldo Lima.
Este pregão tem por objeto a aquisição de equipamentos para instalar no hospital materno-infantil. Os recursos são resultados do convênio nº. 114 – SESPA/PMM, entre prefeitura de Marabá e governo do Estado, no valor R$396.510,00. Entre os equipamentos a serem adquiridos estão: Aparelho de Raio-X, Aspirador Cirúrgico, Autoclaves (para fazer desinfecção de material hospitalar), berços aquecidos.
PREGÃO ELETRÔNICO
Na terça-feira, 26 de setembro, será realizada a abertura dos pregões eletrônicos nº. 33 e 34, às 9h e às 10h, respectivamente. Os pregões têm por objeto a contratação de serviços para o fornecimento de refeições à Secretaria Municipal de Saúde, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e postos de saúde do município. O vencedor deste Pregão Eletrônico deverá fornecer 5.040 refeições e 4.600 lanches, durante seis meses.
Os fornecedores das refeições devem estar cadastrados no site www.comprasnet.gov.br; possuir licença da Vigilância Sanitária e ter contrato com nutricionista.
O pregoeiro Fledinaldo Lima informa que as empresas interessadas em participar dos Pregões Eletrônicos devem se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Trata-se de um sistema automatizado de informações, através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
CADASTRO PARA PREGÕES ELETRÔNICOS
O fornecedor interessado deve se cadastrar no seguinte endereço: www.comprasnet.gov.br/sicafweb. Para maiores informações sobre o Cadastro SICAF, consulte Instrução Normativa nº 05/95 - MARE, publicada no Diário Oficial da União de 29/02/95.
O pregoeiro oficial do município Fledinaldo Lima disse que os vencedores dos pregões eletrônicos têm ofertado preços bastante acessíveis para a realização de serviços e fornecimento de materiais à prefeitura. “Isso ocorre em razão da credibilidade que a prefeitura de Marabá tem com os fornecedores, devido aos pagamentos sempre feitos em dia”.
BLITZ EDUCATIVA
Como parte da programação comemorativa da Semana Nacional do Trânsito, o DMTU realiza hoje, 19 de setembro, uma Blitz Educativa –em frente à secretaria de Saúde, a partir das 9h, com distribuição de panfletos com material educativo para o trânsito seguro. No dia 22, será realizada a Caminhada pela Paz no Trânsito, iniciando na entrada da Marabá Pioneira até a Praça Duque de Caxias, a partir das 16h. O tema da caminhada: “Você e a moto: uma união feliz”, tem por objetivo esclarecer de forma educativa os cuidados que os motoqueiros devem ter para evitar acidentes.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Márcia Rosa, disse que ao final da caminhada pela paz serão realizadas diversas brincadeiras com distribuição de brindes, apresentação do grupo de dança e Teatro de Fantoches. O palco das brincadeiras ficará em frente à Câmara Municipal para as apresentações.
TORNEIO DO SERVIDOR PÚBLICO
O Torneio do Servidor será realizado no Clube da Vale, Folha 17, na modalidade Futebol Society, no período de 21 de setembro a 28 de outubro. As secretarias municipais podem fazer suas inscrições até hoje, 18, na própria sede da Secdetur, com a equipe do Departamento de Desporto.
Até o momento estão confirmados os times das secretarias de Educação; Saúde; Planejamento; Administração/Finanças; Agricultura; DMTU e Centro de Zoonose.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira disse que a final do torneio será em 28 de outubro e haverá premiação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público.
RAIVA ANIMAL
Confirmado mais um resultado positivo de raiva, na Folha 8, Nova Marabá. Agora são ao todo seis animais que apresentaram a hidrofobia neste semestre. O município estava sem a presença da doença há mais de dois anos e acreditavam as autoridades em saúde, diante das campanhas de vacinação (duas por ano), que cães e gatos estavam imunizados. Ocorre, no entanto, que algumas pessoas deixaram de vacinar seus bichos de estimação por um, dois e até três anos consecutivos.
Diante da situação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza bloqueio de foco em todo o núcleo Nova Marabá, devido ser de lá a maioria dos animais infectados. A equipe de vacinação está hoje vasculhando as folhas 7 e 8, de porta em porta, para vacinar todos os cães e gatos, mesmo aqueles que foram vacinados na campanha anterior. Em verdade o trabalho está sendo realizado em toda Nova Marabá.
A captura de animais errantes também foi intensificada, agora a carrocinha está saindo à noite e também no decorrer do dia, nos horários de menor fluxo de veículos, com objetivo de tirar das ruas todo e qualquer animal suspeito. No decorrer no primeiro semestre foram capturados 1.031 animais; no decorrer deste semestre chegam a pegar mais de 70 bichos por semana.
QUEIMADAS URBANAS
O Projeto Queimadas Urbanas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi antecipado esta semana de quarta para terça-feira e está sendo realizado hoje na frente da Escola São Francisco, no Km-2 de Transamazônica, próxima ao Aeroporto. O evento composto de palestra e teatro de fantoches acontece sempre à tarde, a partir das 16 horas.
Acerca dos resultados obtidos, a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Maria Geovana, diz que as pessoas estão assimilando bem a proposta, principalmente o público jovem das escolas. A população adulta, devido à própria cultura de queimar o lixo urbano, a sensibilização é um processo mais demorado, embora seja essa parcela que tem o poder de decisão sobre o que ou não ser queimado.
Ainda de acordo com Geovana, nota-se o interesse pela problemática das queimadas e suas conseqüências, mas infelizmente, no momento, no há como medir se há ou não uma redução dos focos de incêndio na cidade. O programa será realizado durante o período de estiagem, que vai de julho a novembro.
DIA DA ÁRVORE
Na quinta-feira, 21, comemora-se o Dia da Árvore. Nesta data a Semma fará ampla programação na Praça Liberdade, das 08 às 17 horas. Na ocasião apresentará para estudantes de seis escolas, convidadas dos bairros Liberdade/independência, seus programas de preservação ambiental, como Proteger, Queimadas Urbanas e outros, relacionando-os à necessidade de arborização da cidade.
Além de proferir palestras, distribuir material educativo e exibir teatro de fantoches, a Semma distribuirá 300 plantas (frutíferas e ornamentais), incentivando a população a aumentar áreas verdes na cidade, com vista à melhoria de clima na área urbana.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 975

PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE
O edital de licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de engenharia e medicina do trabalho está em fase de análise jurídica na Procuradoria Geral do Município (Progem). Logo que retornarem à Comissão Municipal de Licitação, com as adequações necessárias, será publicado.
A prefeitura vai contratar a empresa para que ela defina quais os locais periculosos e insalubres existentes na administração municipal, para que os funcionários recebam as gratificações adequadas, de acordo com as funções que exercem.
A empresa que será contratada por meio de licitação fará a elaboração de Laudo Técnico de Condições Ambientais no Trabalho (LTCAT); Programa de Controle Médica de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
A Comissão Municipal de Licitação realizará dia 25 de setembro, às 9h, a sessão de abertura do pregão presencial, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A abertura será feita pelo pregoeiro oficial do município Fledinaldo Lima.
Este pregão tem por objeto a aquisição de equipamentos para instalar no hospital materno-infantil. Os recursos são resultados do convênio nº. 114 – SESPA/PMM, entre prefeitura de Marabá e governo do Estado, no valor R$396.510,00. Entre os equipamentos a serem adquiridos estão: Aparelho de Raio-X, Aspirador Cirúrgico, Autoclaves (para fazer desinfecção de material hospitalar), berços aquecidos.
PREGÃO ELETRÔNICO
Na terça-feira, 26 de setembro, será realizada a abertura dos pregões eletrônicos nº. 33 e 34, às 9h e às 10h, respectivamente. Os pregões têm por objeto a contratação de serviços para o fornecimento de refeições à Secretaria Municipal de Saúde, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e postos de saúde do município. O vencedor deste Pregão Eletrônico deverá fornecer 5.040 refeições e 4.600 lanches, durante seis meses.
Os fornecedores das refeições devem estar cadastrados no site www.comprasnet.gov.br; possuir licença da Vigilância Sanitária e ter contrato com nutricionista.
O pregoeiro Fledinaldo Lima informa que as empresas interessadas em participar dos Pregões Eletrônicos devem se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Trata-se de um sistema automatizado de informações, através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
CADASTRO PARA PREGÕES ELETRÔNICOS
O fornecedor interessado deve se cadastrar no seguinte endereço: www.comprasnet.gov.br/sicafweb. Para maiores informações sobre o Cadastro SICAF, consulte Instrução Normativa nº 05/95 - MARE, publicada no Diário Oficial da União de 29/02/95.
O pregoeiro oficial do município Fledinaldo Lima disse que os vencedores dos pregões eletrônicos têm ofertado preços bastante acessíveis para a realização de serviços e fornecimento de materiais à prefeitura. “Isso ocorre em razão da credibilidade que a prefeitura de Marabá tem com os fornecedores, devido aos pagamentos sempre feitos em dia”.
BLITZ EDUCATIVA
Como parte da programação comemorativa da Semana Nacional do Trânsito, o DMTU realiza hoje, 19 de setembro, uma Blitz Educativa –em frente à secretaria de Saúde, a partir das 9h, com distribuição de panfletos com material educativo para o trânsito seguro. No dia 22, será realizada a Caminhada pela Paz no Trânsito, iniciando na entrada da Marabá Pioneira até a Praça Duque de Caxias, a partir das 16h. O tema da caminhada: “Você e a moto: uma união feliz”, tem por objetivo esclarecer de forma educativa os cuidados que os motoqueiros devem ter para evitar acidentes.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Márcia Rosa, disse que ao final da caminhada pela paz serão realizadas diversas brincadeiras com distribuição de brindes, apresentação do grupo de dança e Teatro de Fantoches. O palco das brincadeiras ficará em frente à Câmara Municipal para as apresentações.
TORNEIO DO SERVIDOR PÚBLICO
O Torneio do Servidor será realizado no Clube da Vale, Folha 17, na modalidade Futebol Society, no período de 21 de setembro a 28 de outubro. As secretarias municipais podem fazer suas inscrições até hoje, 18, na própria sede da Secdetur, com a equipe do Departamento de Desporto.
Até o momento estão confirmados os times das secretarias de Educação; Saúde; Planejamento; Administração/Finanças; Agricultura; DMTU e Centro de Zoonose.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira disse que a final do torneio será em 28 de outubro e haverá premiação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público.
RAIVA ANIMAL
Confirmado mais um resultado positivo de raiva, na Folha 8, Nova Marabá. Agora são ao todo seis animais que apresentaram a hidrofobia neste semestre. O município estava sem a presença da doença há mais de dois anos e acreditavam as autoridades em saúde, diante das campanhas de vacinação (duas por ano), que cães e gatos estavam imunizados. Ocorre, no entanto, que algumas pessoas deixaram de vacinar seus bichos de estimação por um, dois e até três anos consecutivos.
Diante da situação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza bloqueio de foco em todo o núcleo Nova Marabá, devido ser de lá a maioria dos animais infectados. A equipe de vacinação está hoje vasculhando as folhas 7 e 8, de porta em porta, para vacinar todos os cães e gatos, mesmo aqueles que foram vacinados na campanha anterior. Em verdade o trabalho está sendo realizado em toda Nova Marabá.
A captura de animais errantes também foi intensificada, agora a carrocinha está saindo à noite e também no decorrer do dia, nos horários de menor fluxo de veículos, com objetivo de tirar das ruas todo e qualquer animal suspeito. No decorrer no primeiro semestre foram capturados 1.031 animais; no decorrer deste semestre chegam a pegar mais de 70 bichos por semana.
QUEIMADAS URBANAS
O Projeto Queimadas Urbanas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi antecipado esta semana de quarta para terça-feira e está sendo realizado hoje na frente da Escola São Francisco, no Km-2 de Transamazônica, próxima ao Aeroporto. O evento composto de palestra e teatro de fantoches acontece sempre à tarde, a partir das 16 horas.
Acerca dos resultados obtidos, a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Maria Geovana, diz que as pessoas estão assimilando bem a proposta, principalmente o público jovem das escolas. A população adulta, devido à própria cultura de queimar o lixo urbano, a sensibilização é um processo mais demorado, embora seja essa parcela que tem o poder de decisão sobre o que ou não ser queimado.
Ainda de acordo com Geovana, nota-se o interesse pela problemática das queimadas e suas conseqüências, mas infelizmente, no momento, no há como medir se há ou não uma redução dos focos de incêndio na cidade. O programa será realizado durante o período de estiagem, que vai de julho a novembro.
DIA DA ÁRVORE
Na quinta-feira, 21, comemora-se o Dia da Árvore. Nesta data a Semma fará ampla programação na Praça Liberdade, das 08 às 17 horas. Na ocasião apresentará para estudantes de seis escolas, convidadas dos bairros Liberdade/independência, seus programas de preservação ambiental, como Proteger, Queimadas Urbanas e outros, relacionando-os à necessidade de arborização da cidade.
Além de proferir palestras, distribuir material educativo e exibir teatro de fantoches, a Semma distribuirá 300 plantas (frutíferas e ornamentais), incentivando a população a aumentar áreas verdes na cidade, com vista à melhoria de clima na área urbana.


PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 974

PLANO DIRETOR
O Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Marabá realizou a III Conferência do Plano Diretor Participativo do Município de Marabá, no auditório da Escola “José Mendonça Vergolino”, no sábado, 16 de setembro, das 9h às 22:30h. Na extensa reunião, foram discutidos e votados os 162 artigos que compõem a lei do Plano Diretor. Somente os delegados eleitos ou indicados na primeira audiência tiveram direito a voto. O projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação.
Segundo o coordenador do Plano Diretor, Sebastião Almeida, participaram cerca de 160 pessoas, entre representantes de Conselhos Municipais, Associações de Moradores, Sindicatos de Trabalhadores Urbanos e Rurais, Associações de Classes, Entidades Patronais, representantes de Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais e delegados.
O Plano Diretor é importante para o município devido a vários aspectos, entre eles melhor ordenamento territorial, política habitacional, expansão urbana e infra-estrutura.
CEMITÉRIO GANHA MURO
O prefeito de Marabá Tião Miranda, atendendo antiga reivindicação dos moradores do núcleo Cidade Nova, mandou construir com recursos próprios, no valor de R$ 123.977,83, o muro do cemitério Jardim da Saudade, do KM 2.
Os moradores da Rua Bernardo Sahião e todos aqueles que têm familiares lá sepultados agradecem o prefeito Tião Miranda pelo atendimento da reivindicação.
PORTAL DA ORLA
Dando seqüência ao projeto de urbanismo no entorno da orla do Tocantins, o prefeito Tião Miranda está construindo o muro de contenção da pista que dá acesso à rampa e as escadarias da orla, prolongamento da Avenida Getúlio Vargas que posteriormente receberá asfaltamento, iluminação e calçadão para pedestres, benfeitorias estas que vão compor o portal de acesso à orla.
COMEMORAÇÕES DA SEMANA DO TRÂNSITO
No período de 18 a 25 de setembro, o DMTU realiza uma série de atividades voltadas à comemoração da Semana Nacional do Trânsito. Dentre as atividades estão: Blitz Educativa – 19/09, em frente à secretaria de Saúde, a partir das 9h; Caminhada pela Paz no Trânsito – 22/09, no percurso que vai da entrada da Marabá Pioneira até a Praça Duque de Caxias, a partir das 16h.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Márcia Rosa, disse que ao final da caminhada pela paz serão realizadas diversas brincadeiras com distribuição de brindes, apresentação do grupo de dança, apresentação do Teatro de Fantoches, entre outras. Será montado um palco em frente à Câmara Municipal para as apresentações.
A Caminhada pela Paz no Trânsito, traz o tema: “Você e a moto: uma união feliz”. O objetivo é fazer uma campanha educativa com uma série de esclarecimentos e cuidados que os motoqueiros devem ter para evitar acidentes.
TORNEIO DO SERVIDOR PÚBLICO
O Torneio do Servidor será realizado no Clube da Vale, Folha 17, na modalidade Futebol Society, no período de 21 de setembro a 28 de outubro. As secretarias municipais podem fazer suas inscrições até hoje, 18, na própria sede da Secdetur, com a equipe do Departamento de Desporto.
Até o momento estão confirmados os times das secretarias de Educação; Saúde; Planejamento; Administração/Finanças; Agricultura; DMTU e Centro de Zoonose.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira disse que a final do torneio será em 28 de outubro e haverá premiação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público.
ADIADA A RODADA DE VÔLEI
A segunda rodada do campeonato de vôlei promovido pela Secdetur no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, que seria realizada no fim de semana, foi transferida para o próximo final de semana, em virtude da realização de um evento marcado anteriormente para o Ginásio Poliesportivo da Folha 16. O campeonato é promovido pela Secdetur, no período de 9 a 30 de setembro.
A premiação será de R$ 500,00 para o time vencedor e para o segundo lugar o valor será de R$ 200,00. Também serão distribuídos troféus e medalhas.
TORNEIO DE LUTAS
A Secdetur e dirigentes das academias de jiu-jitsu decidiram a realização do I Mix Fight Marabá (mistura de lutas de Marabá) para o período de 3 a 5 de novembro, no Ginásio Olímpico de Marabá, Folha 16. A abertura do evento contará com o desfile das academias locais e lutadores convidados de outras regiões, além da cerimônia oficial.
No dia 4 de outubro, haverá lutas de jiu-jitsu, paralelas às apresentações de capoeira e boxe. No sábado, 5 de outubro, durante o dia, ocorrem as finais do torneio de jiu-jitsu, com encerramento à noite com três lutas de vale-tudo, seguida de show de rock e boate. No vale-tudo, uma das atrações de Marabá é o lutador Janjão. Mas está sendo acertada a vinda dos campeões brasileiros Bocão e Urso.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

BOLETIM INFORMATIVO Nº 973

SEMANA DO IDOSO
A ser comemorada no período de 26 a 29 deste mês, muitas são as atrações alusivas à Semana do Idoso, promovida pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), que este ano inova com os intercâmbios entre a Secretaria de Promoção Social de Itupiranga e o Lar São Vicente de Paula.
Para a abertura das comemorações, dia 26, os idosos de Marabá deslocam-se até acontece Itupiranga para uma confraternização mútua com turma da terceira idade daquele município.
No dia 27, pela manhã, em Marabá, tem início o Torneio Esportivo da Terceira Idade, com jogos de mesa. No dia seguinte, prossegue o torneio, desta feita com outras modalidades, inclusive natação. Na ocasião, também será realizado o embelezando a terceira idade. Esses acontecimentos estão previstos para o clube Assera – Associação dos Servidores da Reforma Agrária – na Agrópolis do Incra.
Ainda no dia 27, à tarde, acontece o encontro com os velhinhos do Lar São Vicente de Paula, localizado na Folha 6 – Nova Marabá. Estes idosos que viviam sob responsabilidade dos vicentinos, agora vivem com ajuda do empresariado local, mas praticamente sem convívio social. Por isso, a Seasp está legalizando o obrigo junto ao Conselho Municipal de Assistência Social para receba os benefícios do governo, previstos na Loas – Lei Orgânica da Assistência Social.
Como encerramento da programação da semana do idoso, na sexta-feira, 29, pela manhã, acontece a IV Caminhada da Terceira Idade, ao longo da Avenida Antônio Maia (Marabá Pioneira), também com o pessoal de Itupiranga; em seguida, ainda pela manhã, tem início o Forrozão da Terceira Idade, nas dependências da Loja Maçônica da Velha Marabá.
POCILGA SAI DA ETA EM 15 DIAS
Conforme divulgado neste boletim, na terça-feira (12) a Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cosanpa – Companhia de Saneamento do Pará – situada na Nova Marabá, para certificar-se da necessidade de retirar ou não uma pocilga localizada às proximidades.
De acordo com o coordenador da Divisa, Daniel Soares, realmente a criação de porcos prejudica a captação de água, por isso o proprietário da pocilga terá de retirá-la de lá num prazo de 15 dias. Os técnicos da Cosanpa garantiam que, devido à distância, os dejetos dos animais não influenciavam na qualidade da água, porém, a Divisão de Vigilância Ambiental, sob coordenação da engenheira Thays Mesquita, em duas avaliações, considerou inadequada aquela pocilga às proximidades da área de captação de água no rio Tocantins.
CAMPANHA DO PCCU
Ontem, 13, começou pela vila Itainópolis a Campanha do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU); hoje a equipe da Divisão Extra-muro estará no Acampamento 26 de Março. A coleta de material para exame na zona rural vai até de 10 de outubro, enquanto na zona urbana será realizada na semana de 18 a 22 deste mês.
O câncer de colo do útero é um dos que mais mata no Norte do Brasil. Em Marabá, a doença vem aumentando o número de vítimas a cada ano. Em 2005, dos exames coletados pela rede pública de saúde 29 casos deram positivo; este ano, até maio, 24 mulheres apresentaram alterações celulares. Essas pacientes estão sendo tratadas e monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde.
É importante fazer o exame preventivo para detecção das alterações celulares precocemente, visto que quanto cedo for descoberto o câncer, mais fácil será curá-lo. Por isso, as comunidades rurais devem ficar atentas ao calendário de visitas da Extra-muro, que também promove palestras e distribui material educativo sobre a prevenção dos cânceres de mama e do colo cérvico-uterino nas localidades visitadas.
BPC: SÓ 10 FORAM ATENDIDOS
A situação dos idosos e portadores de necessidades especiais está cada vez pior junto ao Instituto de Seguridade Social (INSS), no que tange à perícia médica com vista ao Benefício de Prestação de Prestação continuada (BPC). Cerca de 200 pessoas estão com a avaliação social pronta na Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – à espera de perícia médica, mas somente 10 pacientes (cinco idosos e cinco deficientes) tiveram oportunidade de ser recebidos pelo médico perito este mês.
Segundo a assistente social da Seasp, Maria Onete Feliz Silva, Marabá tem apenas um médico perito cuidando de todas as situações, por isso ela alerta aqueles que já fizeram a avaliação social que aguarde em casa o comunicado para comparecer ao INSS, evitando idas desnecessárias aquela agência.
O BPC é um benefício de um salário mínimo mensal pago às pessoas idosas com 65 anos ou mais, conforme o estabelecido no Art. 34 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - o Estatuto do Idoso, e às pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho. Sua operacionalização está a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do INSS.
TORNEIO DE ARTES MARCIAIS
Hoje, 13 de setembro, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se com representantes de academias de jiu-jitsu e boxe de Marabá, no Ginásio Olímpico de Marabá, para tratar da organização do I Interestadual de Artes Marciais.
O torneio terá a participação de lutadores da região e de outros Estados e encerra-se com um torneio de vale-tudo, no final de novembro. Wilson Teixeira disse que dará total apoio à realização do evento e colocou sua equipe para coordená-lo. As competições serão de jiu-jitsu e vale-tudo, terá apresentações de judô, capoeira e boxe.
De Marabá, participam as quatro academias de jiu-jitsu, representadas por Jefferson Vilhena, Josiel Lima, Leozinho e Vanderley, que trarão competidores de Imperatriz, Açailândia, São Luís (MA), Palmas e Araguaína (TO), alem de municípios do sul e sudeste paraense que também enviam representantes para o torneio que será disputado em dois dias. Os competidores receberão água mineral e camiseta e os vencedores serão premiados.
FESTA DA CARUARA
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Mirtes Emília, e o técnico do setor de Arqueologia da Casa da Cultura, Marlon Prado, vão participar da Festa da Caruara, na Aldeia Suruí. A aldeia, localizada entre São Domingos e São Geraldo do Araguaia, realiza a festa no período de 15 a 22 de setembro, em comemoração à época de plantio nas roças.
Mirtes disse que fará um estudo das músicas indígenas apresentadas na festa e está montando um projeto a ser repassado aos professores da aldeia, no sentido de orienta-los para melhor aproveitarem a musicalidade indígena e inseri-la nas atividades em sala de aula. “Já falei do projeto ao cacique Mahu Suruí, que gostou do projeto. Pretendo colocá-lo em prática, ensinando os professores brancos da aldeia nesta semana em que estarei lá, no período da festa”.
Marlon Prado está elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia baseado na Festa da Caruara, e retirará parte do trabalho de campo, nesta visita à aldeia.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA
A Escola de Música da Casa da Cultura estimula o estudo dos ritmos indígenas com a garotada. Sempre que possível, a equipe traz representantes de tribos para apresentarem-se na cidade e também vai até as tribos conhecer de perto a cultura.
Mirtes Emília disse que mais de 20 índias adolescentes e pré-adolescentes estão aprendendo as músicas da tribo Suruí, com o Mihô (músico mais antigo da tribo). Dessa forma, as tradições indígenas continuam vivas entre os jovens. “À medida que as garotas aprendem as músicas, outros aspectos culturais também são valorizados, pois vão em busca de plantas para a pintura do corpo; cultivam o plantio de algodão utilizado na confecção do vestuário. Enfim, há a valorização de todo um contexto cultural”.
Mirtes explica que muitas pessoas podem ter impressão de que as tribos indígenas são machistas em virtude da mulher não falar português, não conversar com branco, não seguir moda feminina e ter um corte de cabelo característico. “Conversando com os mais velhos da tribo Suruí, disseram-nos que as mulheres são responsáveis pelos ensinamentos da cultura indígena, por esta razão têm que falar na língua indígena, usar roupas sem muito modelo. Elas têm a obrigação de repassar as tradições”.
CARTEIRAS DE MEIA-PASSAGEM
A partir de hoje, 13 de setembro, as carteiras de meia-passagem dos alunos que fizeram inscrição, mas não a apanharam,podem pegá-las na direção da escola em que estudam.
O cordenador do DMTU, Olympio Meneses informou que somente os alunos que ainda não fizeram a carteira devem dirigir-se ao DMTU, munidos de duas fotos 3x4, declaração da escola em que estudam e R$2,00, para solicitar sua emissão.
As carteirinhas atuais, de cores verde e laranja, podem ser usadas até de 15 de setembro. O novo modelo de carteira é de cor cinza para alunos do ensino regular e azul para os alunos de pré-vestibular.

MUSICAL INFANTIL
Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Casa da Cultura, estão ensaiando o musical infantil “Canção da Momô”, para apresentar durante a Semana da Criança, em outubro. O musical seria apresentado em homenagem ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, mas a coordenadora da Escola, Mirtes Emília, disse que ainda falta terminar a montagem do cenário e há necessidade de mais ensaios antes da apresentação.
O musical traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
A apresentação será feita nos três núcleos urbanos: Cidade Nova, Marabá Pioneira e Nova Marabá, mas os locais ainda não estão definidos. Mirtes Emília explica que a encenação necessita de luzes especiais e espaço para movimento do cenário, por isso os locais têm que ser escolhidos cuidadosamente.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 972

MUSICAL INFANTIL
Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Casa da Cultura, estão ensaiando o musical infantil “Canção da Momô”, para apresentar durante a Semana da Criança, em outubro. O musical seria apresentado em homenagem ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, mas a coordenadora da Escola, Mirtes Emília, disse que ainda falta terminar a montagem do cenário e há necessidade de mais ensaios antes da apresentação.
O musical traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
A apresentação será feita nos três núcleos urbanos: Cidade Nova, Marabá Pioneira e Nova Marabá, mas os locais ainda não estão definidos. Mirtes Emília explica que a encenação necessita de luzes especiais e espaço para movimento do cenário, razão pela qual os locais têm que ser escolhidos cuidadosamente.
FESTA DA CARUARA
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Mirtes Emília, e o técnico do setor de Arqueologia da Casa da Cultura, Marlon Prado, vão participar da Festa da Caruara, na Aldeia Suruí. A aldeia, localizada entre São Domingos e São Geraldo do Araguaia, realiza a festa no período de 15 a 22 de setembro, em comemoração à época de plantio nas roças.
Mirtes disse que fará um estudo das músicas indígenas apresentadas na festa e está montando um projeto a ser repassado aos professores da aldeia, no sentido de orienta-los para melhor aproveitarem a musicalidade indígena e inseri-la nas atividades em sala de aula. “Já falei do projeto ao cacique Mahu Suruí, que gostou do projeto. Pretendo colocá-lo em prática, ensinando os professores brancos da aldeia nesta semana em que estarei lá, no período da festa”.
Marlon Prado está elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia baseado na Festa da Caruara, e retirará parte do trabalho de campo, nesta visita à aldeia.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA
A Escola de Música da Casa da Cultura estimula o estudo dos ritmos indígenas com a garotada. Sempre que possível, a equipe traz representantes de tribos para apresentarem-se na cidade e também vai até as tribos conhecer de perto a cultura.
Mirtes Emília disse que mais de 20 índias adolescentes e pré-adolescentes estão aprendendo as músicas da tribo Suruí, com o Mihô (músico mais antigo da tribo). Dessa forma, as tradições indígenas continuam vivas entre os jovens. “À medida que as garotas aprendem as músicas, outros aspectos culturais também são valorizados, pois vão em busca de plantas para a pintura do corpo; cultivam o plantio de algodão utilizado na confecção do vestuário. Enfim, há a valorização de todo um contexto cultural”.
Mirtes explica que muitas pessoas podem ter impressão de que as tribos indígenas são machistas em virtude da mulher não falar português, não conversar com branco, não seguir moda feminina e ter um corte de cabelo característico. “Conversando com os mais velhos da tribo Suruí, disseram-nos que as mulheres são responsáveis pelos ensinamentos da cultura indígena, por esta razão têm que falar na língua indígena, usar roupas sem muito modelo. Elas têm a obrigação de repassar as tradições”.
CARTEIRAS DE MEIA-PASSAGEM
A partir de hoje, 13 de setembro, as carteiras de meia-passagem dos alunos que fizeram inscrição, mas não a apanharam,podem pegá-las na direção da escola em que estudam.
O cordenador do DMTU, Olympio Meneses informou que somente os alunos que ainda não fizeram a carteira devem dirigir-se ao DMTU, munidos de duas fotos 3x4, declaração da escola em que estudam e R$2,00, para solicitar sua emissão.
As carteirinhas atuais, de cores verde e laranja, podem ser usadas até de 15 de setembro. O novo modelo de carteira é de cor cinza para alunos do ensino regular e azul para os alunos de pré-vestibular.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
J

BOLETIM INFORMATIVO Nº 971

AÇOUGUES TÊM 90 DIAS PARA ADEQUAÇÃO
Como resultado do I Seminário do Abete e Comercialização da Carne Bovina, ocorrido no dia de ontem, 11, ficou acertado entre os participantes que no máximo em 90 dias o serviço estará regularizado em Marabá. Enquanto isso, os açougueiros vão recebendo instruções da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) para que se adequem às normas da legislação.
Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, os açougueiros sabem o que devem fazer, no entanto, está agendando um curso de capacitação com o intuito de recapitular as normas para instalação e manipulação de produtos alimentícios de origem animal. Um dos sérios problemas, de praticamente todos os açougueiros de Marabá, diz respeito à venda de carne pré-moída, uma esperteza que embute sebo e pelancas ao pobre consumidor.
Também, durante esses 90 dias, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) vai estruturar-se para a inspeção no matadouro, no tange à contratação de pessoal (veterinário), via convite a concursados, e aquisição de um veículo, cujo processo de licitação já está aprovado pelo prefeito Tião Miranda.
Por sua vez, a Adepará – Agência de Defesa Agropecuária do Pará – prontificou-se a promover um curso de capacitação ao pessoal que vai inspecionar no abatedouro e fiscalizar no varejo a comercialização do produto, visto que nesse meio existem pessoas recém-contratadas que necessitam de maiores esclarecimentos.
VISITA A ESTAÇÃO DE ÁGUA
Na manhã desta terça-feira uma equipe da Divisa irá visitar a Estação de Tratamento de Água da Cosanpa – Companhia de Saneamento do Pará – para certificar-se da necessidade de retirar ou não uma pocilga localizada às proximidades.
Segundo os técnicos da Cosanpa a criação de porcos não contamina o manancial (Rio Tocantins) de onde é captada água bruta por aquela concessionária. No entanto, a DVA – Divisão de Vigilância Ambiental – considerou essa possibilidade nos últimos relatórios, assim, caso seja comprovado que resíduos fecais vertem para o rio, em local próximo à área de captação de água, a pocilga terá de sair daquela local.
CAMPANHA DO PCCU
Amanhã, 13, começa pela vila Itainópolis a Campanha do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU); na quarta-feira a equipe da Divisão Extra-muro estará no Acampamento 26 de Maço. Enquanto na zona urbana a coleta de material acontecerá no período de 18 a 22 deste mês.
Como preparativo a essa campanha e em resposta às pacientes que estavam reclamando da demora na entrega dos resultados, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Ações Básicas, promoveu um curso de capacitação às enfermeiras para agilização na entrega desses exames.
O câncer de colo do útero é um dos que mais mata no Norte do Brasil e em Marabá várias mulheres são acometidas por tumores nessa área do corpo. No entanto, caso as alterações celulares sejam descobertas precocemente, o câncer tem grandes probabilidades de cura.
CASA DO MEL
Marabá com cerca de 100 apicultores está na iminência de não comercializar a produção de mel em virtude da falta de processamento do produto. A prometida Casa do Mel, cujos equipamentos estão na Seagri há quatro anos, nunca foi instalada devido à falta de espaço e verba específica para construção da estrutura física, que deve sair de uma parceria entre a Prefeitura de Marabá e a Associação dos Apicultores de Marabá (Apimab).
Pau D’Arco, um pequeno município do sudeste paraense, realizou este ano sua Feira do Mel. Segundo o técnico em Agropecuária da Seagri, Milton França, embora não esteja ainda bem organizada, a apicultura lá está mais avançada do que em Marabá.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, para que o mel seja comercializado há necessidade de controle de qualidade para que receba o certificado de inspeção do Estado, através da Adepará. Disse ainda Sampaio que existem outros ógãos interessados na produção de mel, a exemplo do Sebrae, que se prontificou a colaborar com os apicultores.
Roberto Lobo, presidente da Apimab, disse que muitos apicultores estão processamento o mel a seu modo, o que torna o produto em desvantagem com outros concorrentes que têm selo de qualidade da Adepará. Ainda de acordo com Lobo, existe um acordo formal entre Tião Miranda, Rubens Sampaio e os integrantes da Apimab para a construção da Casa do Mel em terreno cedido pelo Prorural, no Parque de Exposições Agropecuárias de Marabá.
A diretoria do Prorural, no entanto, está articulando entre seus membros qual o melhor local para instalar a Casa do Mel, porque o terreno, previamente escolhido, pode resultar em problemas, visto que a presença de mel pode atrair abelhas, o que pode causar transtornos aos eventos daquela instituição.
Mesmo assim, a diretoria garante que tem interesse em ceder o terreno para a Casa do Mel, devendo a mesma ficar em local mais isolado no Parque de Exposições. Assim, a produção do mel poderá ser algo rentável, num futuro breve, em Marabá.
TEATRO E CORO INFANTO-JUVENIL
Na quinta-feira, 14 de setembro, alunos dos projetos sócio-educativos Teatro e Coro Infanto-Juvenil, realizados pela Semed no Centro de Formação de Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, fazem apresentações especiais. As apresentações serão feitas em duas sessões, às 18h e às 19h. A entrada pode ser adquirida na bilheteria do Centro de Formação, por R$3,00. A professora do projeto Teatro, Ionete Lopes, disse que o dinheiro arrecadado será utilizado na manutenção dos projetos.
A peça a ser apresentada é “Divino Espírito Santo”, enquanto o coro infanto-juvenil fará a apresentação “Músicas da Minha Infância”. A peça conta desde as origens aos dias atuais dessa manifestação da cultura popular. “As cenas da peça são divididas por turmas de alunos e cada turma apresenta uma cena que só faz sentido quando vistas em conjunto”, fala Ionete.
Ionete Lopes disse que a apresentação terá 70 crianças e adolescentes participantes, na idade de 9 a 17 anos e no Coro Infanto-Juvenil serão mais 70 crianças a partir de 6 anos de idade. Também haverá a apresentação de três solistas e a participação especial do músico Lucas Cavalcante, que acompanhará o coral, com teclado e violão.
A apresentação teatral é coordenada por Ionete Lopes e Edilene Brito e o Coro Infanto-Juvenil está sob orientação de Ruth Cavalcante e Sandreana Rodrigues.
ALERTA DE INCÊNDIO
O coordenador executivo de Defesa Civil, Tenente Coronel BM Manoel Silva Freitas, enviou fax ao prefeito Sebastião Miranda Filho comunicando as Unidades de Conservação do Pará, sob alerta de incêndio florestal, conforme Nota Informativa PREVFOGO nº. 171/06. As unidades em ALERTA VERMELHO são: Floresta Nacional de Carajás – atingida por incêndio proveniente de uma fazenda que realizou queimada. A área está sendo monitorada para que o fogo não atinja grandes proporções da FLONA; Floresta Nacional de Itacaiúnas – nas imagens do satélite NOAA-12 de 30/08/06, foram detectados focos de calor em seu entorno; Floresta Nacional do Jamanxim – sobrevôo realizado no sudoeste do Pará verificou ocorrência de focos de incêndio em seu interior.
Segundo o Tenente Coronel BM Manoel Silva Freitas o alerta vermelho é dado quando o incêndio florestal é considerado dentro dos limites ou nas proximidades da Unidade Conservação, mas ainda não há confirmação de incêndio.
A Coordenação Executiva de Defesa Civil do Pará sugere que a coordenação de Defesa Civil do município de Marabá faça o monitoramento e avaliação dos riscos para as comunidades próximas às Unidades de Conservação.
O coordenador da Defesa Civil/Marabá, Francisco Ribeiro Alves (Bebé) disse que acabou de tomar conhecimento da sugestão e entrará em contato com as Secretarias Nacional e Estadual de Defesa Civil, para discutir a viabilização do trabalho na região.
NOVA RODADA CAMPEONATO DE VÔLEI
A próxima rodada do campeonato de vôlei promovido pela Secdetur no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, será nos dias 23 e 24 de setembro. A primeira rodada do campeonato ocorreu no final de semana, 9 e 10 de setembro. Dia 9, enfrentaram-se os times: Leões de Judá x CSSM (3x2); Liberdade e Estrangeiros (3x1) e Calmar x Clube da Vale (3x1) e no domingo, 10, os jogos foram: Cidade Nova x CSSM (3x2); Clube da Vale x Estrangeiros (3x1); Liberdade x Calmar (3x1).
O coordenador do Departamento de Desporto/Secdetur Itamar Chaves disse que a Secdetur promove os jogos no período de 9 a 30 de setembro. A premiação será de R$ 500,00 para o time vencedor e para o segundo lugar o valor será de R$ 200,00. Também serão distribuídos troféus e medalhas.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira explica que a programação desportiva faz parte das atividades da Secdetur para oferecer uma opção de lazer saudável aos jovens.


PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel