29 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1241

DIVISA E PROCON NOS SUPERMERCADOS

A fiscalização em parceria da Divisa/Procon esteve mais uma vez nos supermercados de Marabá durante a quarta-feira, 28, resultando na apreensão e remoção de farto material irregular exposto à venda, principalmente no que tange ao prazo de validade vencido e/ou sem registros nos órgão.

Segundo o veterinário Roger Lobo, da área de Controle e Qualidade de Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), é comum nos supermercados produtos sem registro dos órgãos competentes, a exemplo do Ministério da Saúde ou Agricultura. Diante da inexistência dessa obrigação alguns tipos de farinha podem ser retirados das prateleiras.

Ainda segundo Lobo, um tipo de charque muito comercializado em Marabá também pode deixar de ser vendido por aqui, porque sua autorização é válida apenas para o comércio de Rondônia. O que obriga seu representante a conseguir o SIF – Serviço de Inspeção Federal – ou o selo de Inspeção do Pará.

Um tipo de farinha foi retirado do mercado porque seu prazo de validade não estava bem claro. O rótulo dizia que a validade do consumo era de 90 dias, mas não trazia a data de fabricação. A legislação exige clareza, exemplo: Consumir até 20 de janeiro de 2008 ou conter Data de fabricação e data de validade.

Desta feita a fiscalização recolheu ao depósito da Divisa, principalmente, bolachas, massas de pizzas, carne para hambúrguer, sucos em embalagem longa-vida, farinhas de milho, dentre outros produtos. Novas investidas estão previstas para acontecer ainda este ano.

A população também deve ficar atenta ao prazo de validade dos produtos que adquire. Gêneros alimentícios fora do prazo de validade podem causar diversas doenças, sendo as mais comuns intoxicações e infecções alimentares.

AÇAI TERÁ BATEDORES CADASTRADOS

A Divisa começo esta semana o cadastro dos processadores/batedores e indústrias de polpa de açaí. Segundo Roger Lobo, deve haver mais 100 pontos de comercialização do produto, sendo que muitos deles sem as mínimas condições de higiene, porque estão instalados em casas de madeira ou de taipa, locais apropriados ao esconderijo do besouro barbeiro, hospedeiro do Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.

Depois do cadastro, a Divisa promoverá uma palestra sobre as novas regras de higiene observadas em recente curso promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Belém. De acordo com Lobo, os técnicos daquela instituição afirmaram não haver comprovação científica de que o congelamento ou a pasteurização do produto evita a transmissão do protozoário.

Por isso, vai o alerta: a única situação de evitar possíveis contaminações é a higiene desde a coleta, seleção dos caroços, lavagem e aquecimento ideal da água do molho (próximo aos 80ºC). No entanto, para que haja boa higiene é necessária uma padronização do serviço, que vai desde a vestimenta dos manipuladores às máquinas e local de trabalho.

AÇÃO INTEGRADA DE SAÚDE

Os 46 alunos do projeto Crescer Cidadão, sob responsabilidade da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – foram assistidos pela Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro da SMS, na terça-feira, 27 de novembro.

Todos aqueles que se apresentaram receberam atendimento médico e de odontologia. O Crescer Cidadão é mantido pela Prefeitura de Marabá e tem como objetivo oferecer oportunidade a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, através do reforço escolar, esporte e outras atividades.

MEDICAMENTOS CONTROLADOS

Um maior rigor sobre a venda de medicamentos sujeitos ao controle especial será deslanchado pela Divisa. Segundo Daniel Soares da Silva, coordenadora da Divisa, pessoas drogadas fazem uso indevido dessas substâncias, adicionado-as ao álcool para potencializar os efeitos.

Diante dessa situação, consultórios médicos e drogarias vão participar de nova orientação sobre a prescrição e venda desses produtos. Também estão na mira da Divisa os médicos oftalmologistas, alguns deles estão referenciando determinadas óticas da cidade para aquisição de óculos de grau, o que é proibido por lei.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Começa hoje, 29, e se estende até 1º de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Curso de Responsabilidade Técnica para os veterinários do sul e sudeste do paraense, promovido pelo Conselho de Medicina Veterinária do Pará. O treinamento é obrigatório é será cobrado futuramente dos profissionais da área.

A prefeitura de Marabá tem representação no evento através dos veterinários lotados nas secretarias de Agricultura e Saúde.

DIA DE COMBATE A AIDS

Também começa nesta quinta-feira a programação relativa ao Dia Mundial de Combate a Aids, sob responsabilidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A data máxima de luta contra Aids transcorre justamente em 1º de dezembro. Em Marabá, sob o tema “o jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar preservativo”, o CTA tem a intenção de afirmar os direitos do jovem à informação sobre a Aids.

Da programação terá gincana entre as escolas, distribuição de preservativos, uma blitz educativa, dentre outras atividades, com a intenção de informar a população sobre os riscos de contrair o HIV – vírus da imunodeficiência humana.

PREVISÃO DO TEMPO

O Canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas no período de hoje (29) a 07 de dezembro. A temperatura oscila entre 24º e 33ºC. A umidade relativa do ar fica acima dos 70%, elevando o percentual a partir das 17 horas.

Segundo o Climatempo, a previsão até a próxima segunda-feira (3/12) é sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas