27 setembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 981

CAMPANHA DE TRÂNSITO NA FOLHA 32 E BELO HORIZONTE
O Setor Social da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) realizou Campanha Educativa para o Trânsito, nos dias 22 e 26 de setembro, na Folha 32 e no bairro Belo Horizonte. A campanha faz parte do trabalho técnico-social desenvolvido em favor das comunidades onde há realização de obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, através de convênios entre Prefeitura de Marabá e Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal. A campanha teve também a participação do DMTU e Semed.
A pedagoga Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o trabalho contou com a participação ativa dos alunos das Escolas “Geraldo Veloso” (bairro Belo Horizonte) e “Pequeno Príncipe” (Folha 32). Os alunos participaram da abordagem às pessoas, com entrega de material educativo incluindo folders, adesivos, marca página e cartilhas com dicas de trânsito seguro. “A contribuição da Semed foi importante neste trabalho, pois as escolas desenvolveram uma semana de atividades voltadas à Educação no Trânsito. Os alunos produziram peças teatrais, exposições, cartazes e maquetes sobre o tema”.
Com a drenagem pluvial e a pavimentação nos bairros, a prefeitura e Ministério das Cidades desenvolvem atividades aos moradores da área, cujo maior objetivo é a valorização da vida. Já foi realizado trabalho de educação ambiental no primeiro semestre e está em andamento curso de geração de renda às famílias. A obra da Folha 32 é resultado do convênio nº. 17997-14 e a do bairro Belo Horizonte faz parte do convênio 172270-51. (Ambos entre Prefeitura de Marabá – Ministério das Cidades/Caixa Econômica).
GERAÇÃO DE RENDA
Na sexta-feira, 29, às 17h, encerra-se o Curso de Pintura em Tecido que está sendo realizado na sede da Obra Kolping desde 11 de setembro. O curso subsidiado pelo Setor Social/Sevop em cerca de R$ 2.800,00, tem por objetivo oferecer uma forma de geração de renda aos moradores do bairro Belo Horizonte.
O Curso de Pintura em Tecido, com duração de 60 horas, conta com a participação de 22 mulheres beneficiárias das obras de drenagem pluvial e pavimentação no bairro Belo Horizonte.
Irismar Sampaio, do setor Social/Sevop, disse que cada uma das participantes recebeu um kit com tecidos, pincéis, placa, tintas variadas e papéis para o curso de pintura e que servirão para dar início à atividade rentável, após o curso.
VEREQUETE – O REI DOS TAMBORES
Hoje, 27 de setembro, o ônibus com a mostra Verequete – Rei dos Tambores, patrocinado pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), estará em frente à Casa da Cultura, na Folha 31, de 9h às 17h.
Um homem simples, de chapéu na cabeça e voz firme se transforma em rei quando está em meio a tambores, numa roda de carimbó. Esse é Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, ícone da cultura paraense que completou 90 anos, recebe uma homenagem inédita com o Verequete: Rei dos Tambores.
O projeto faz parte da terceira etapa do projeto Cultura Pará, da CVRD. O projeto traz a contribuição do Mestre à música local, com a valorização do carimbó, ritmo que reúne heranças indígenas, africanas e dos colonizadores da Amazônia. Foi Mestre Verequete um dos primeiros divulgadores do carimbó nos subúrbios de Belém, na nova fase da Música Popular Paraense. Também despertou o interesse dos meios de comunicação de massa para o ritmo.
PCCU ZONA RURAL
A coleta de amostras para exame do Preventivo do Câncer do Colo Cérvico-Uterino prossegue na zona rural até dia 10 de outubro. Uma chance para as mulheres do campo se prevenir da doença que ceifa a vida de milhares de pessoas todos os anos no Brasil, pois, quanto mais cedo descobertas as alterações celulares, maiores são as possibilidades de cura. Nesta quarta-feira, 27, a equipe da Divisão Extra-muro estará na Vila União.
Amanhã, 28, é a vez das mulheres da Vila São Raimundo; dia 29, Três poderes/Vila Vida Nova; e 30, Vila Santa Fé; Em função da eleição, a turma retorna à sede municipal, deslocando-se dia 3 de outubro para o PA Maravilha, onde atende no dia seguinte (4). Em seguida, dia 5, é a vez das mulheres do PA Cupu; dia 6, PA Serra Azul; em 7 e 10 de outubro, respectivamente, a Extra-muro estará no PA Boa Vista e Vila Sta. Marta (Assentamento José Pinheiro, quando a campanha será encerrada.
APREENSÃO DE GRANDES ANIMAIS
No período das 22 horas de segunda-feira às 07 horas de terça-feira, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) procedeu mega-operação para captura de animais de grande porte nos logradouros de Marabá, conseguindo apreender 25 cavalos e mulas. Uma parte desses eqüinos ainda se encontrava na manhã desta quarta-feira, 27, no curral do CCZ.
Como vários desses animais já foram capturados mais de uma vez pelo Centro de Zoonoses, Mauro Sérgio Lima, coordenador interino daquele órgão, está propondo a realização de leilões, a partir das 72 horas da presença do animal naquelas instalações, para evitar maiores despesas à Prefeitura de Marabá.
Embora os donos desses bichos reclamem a falta de espaço para deixá-los à noite, Mauro Sérgio vai prosseguir com a captura, principalmente para evitar acidentes, que podem resultar em prejuízos materiais e humanos.
RAIVA ANIMAL
Em decorrência da presença de raiva animal no município, o secretaria de Saúde, Pedro Correa Lima, a exemplo do projeto “Queimadas Urbanas” (Semma), vai propor ações em praça pública para chamar a atenção da comunidade marabaense para os riscos dessa doença vir a contaminar seres humanos, convocando a população a vacinar todos os cães e gatos da cidade.
Segundo levantamento do CCZ junto aos proprietários dos cachorros contaminados pelo vírus rábico nos primeiros meses deste semestre, todos os animais não foram vacinadas contra a doença nas campanhas dos últimos dois ou até três anos. Um desleixo dessas pessoas para com seus bichos de estimação e saúde da própria família.
Uma nova campanha está prevista para o final de outubro, quando a SMS espera que todos os cães e gatos do município sejam vacinados. A raiva mata e o registro de um só caso da doença em ser humano é considerado como falência do serviço público de saúde, sendo que, se ocorrer em Marabá, a falha será de algumas pessoas que deixaram de cuidar de seus animais.
É importante, também, caso uma pessoa seja agredida por bicho de estimação (cachorro/gato) que procure um centro de saúde para receber orientação, se possível com o certificado de vacinação do animal, se houver, o que poderá definir o tipo de tratamento.
ATENÇÃO A PESSOA IDOSA
Por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da OAB - Subseção de Marabá, a Prefeitura de Marabá, através das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Planejamento, entra em parceria com mais de 20 instituições públicas e privadas para realizar o Projeto Idoso Cidadão, que tem como objetivo geral garantir os direitos de cidadania da pessoa idosa em consonância com o que determina a lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), ainda muito relegada.
A intenção é promover uma ação cidadania no final de outubro, para realizar um trabalho de orientação jurídica, emissão de documentos, consultas médicas e outros atendimentos, para chamar a atenção da sociedade aos direitos do idoso. Esse evento provavelmente acontecerá numa sexta-feira e sábado, no Sesi.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, até o ano de 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Hoje, a população brasileira com mais de 60 anos representa 15 milhões de pessoas, ou seja, 8,6% de todo o povo do país. No entanto, essas pessoas que em muitos é a única fonte de renda não têm o valor que merece.
A idéia da Comissão de Direitos Humanos da OAB é oferecer mecanismos para efetivar direitos de cidadania ao idoso em Marabá, ou seja, fazer com que ele tenha direito a ter direitos e como trabalhar para usufruí-los.
DST/AIDS: MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÕES
O projeto para formação de jovens multiplicadores de informação sobre DST/AIDS, promovido pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – começa na quinta-feira, 5 de outubro, na Escola Gabriel Sales Pimenta, em Morada Nova, para um público de 25 alunos e um professor, com objetivo de torná-los multiplicadores de temas relacionados à sexualidade e saúde. O CTA seguirá com a campanha até dezembro deste ano, com o total de sete oficinas, envolvendo cerca de 175 adolescentes e sete professores. As oficinas serão ministradas pela assistente social Tatiane Sales e a psicóloga Raquel Soares.
A preocupação da equipe do CTA que tem como coordenadora Percília Augusta Santana, é em função dos dados sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não-planejada entre adolescentes no Brasil. Constatou-se que, no período de 1980 a 2002, 30% dos casos de Aids foram notificados em adultos jovens (20 a 29 anos), o que os técnicos deduzem ter eles adquirido o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ainda na adolescência.
Também, de acordo com levantamento do Unaids, órgão das Nações Unidas responsável pela política para a Aids, 11,8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos são portadores do HIV em todo o mundo. E como o Brasil o que mais falta é política voltada para a educação e saúde do adolescente, nossos jovens estão sujeitos ao envolvendo com práticas de maior risco de infecção pelas DST/Aids.
Por isso a equipe do CTA quer promover a conscientização desses jovens sobre as questões relacionadas aos direitos sexuais, incentivando-os a protagonizar o processo educativo junto a outros adolescentes, visando principalmente a redução da vulnerabilidade, do índice de DST/Aids e da gravidez precoce nessa população.
Para deslanchar o projeto a SMS, através do CTA, conta com o indispensável apoio da Secretaria Municipal de Educação para aplicação de toda a metodologia necessária a realização dessas oficinas que terão como público alvo adolescentes a partir dos 12 anos e que pertençam à rede pública de ensino.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas