17 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1214

FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS

“Um Mundo Chamado Amazônia”, é o tema da primeira Feira Municipal de Ciências, a ser realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. A Feira é coordenada pela equipe do Departamento de Ensino/Semed.

A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, disse que nos meses de setembro e outubro, cerca de 180 escolas municipais fazem suas feiras internas, escolhem os melhores trabalhos e os inscrevem na Feira Municipal.

Para a Feira Municipal, a Semed aguarda as inscrições de cerca de 120 trabalhos. Na ocasião, serão realizadas também no espaço do Ginásio, alguns eventos paralelos como apresentações de grupos de dança regional, mesa redonda, palestras e oficinas educativas voltadas para produção de trabalhos científicos.

2ª FASE DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

No sábado, 20, realiza-se a segunda etapa das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), para os alunos aprovados na primeira etapa. A prova terá início às 13:30 h em Marabá e demais municípios do Norte e Nordeste, onde não prevalece o horário de verão.

Na seleção constam 5% dos alunos inscritos por escola em Marabá, o que equivale a 1040 alunos. São 782 da zona urbana, 240 da zona rural e 18 do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. A aplicação e correção das provas serão feitas por fiscais do CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/UFPA), responsável pela coordenação regional das Olimpíadas.

A Obmep é promovida pelo governo federal por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição tem como principal objetivo o incentivo ao ensino da matemática e a descoberta de talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras da 5ª a 8ª séries e ensino médio.

TEATRO PARA A VIDA

Educar para preservar vidas é à base de todo pensamento da Coordenação de Educação para o Trânsito do DMTU, que traz o tema como um de seus destaques no informativo previsto para circular até o final desta semana. A intenção é desenvolver nas escolas de ensino fundamental o projeto denominado Teatro de Fantoches - Educando para a Vida, cuja finalidade é possibilitar a introdução da Educação para o Trânsito, de forma lúdica, assim como a assimilação das leis de trânsito e os procedimentos corretos nas vias por parte dos alunos.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do DMTU, Márcia Rosa, entendem que o trabalho preventivo de orientação nas bases escolares seja uma das saídas na tentativa atenuar os elevados índices de acidentes na cidade, sendo o teatro é uma forma divertida de persuadir os alunos para que sejam disseminadores do seu aprendizado em família e comunidade, além de motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.

Acredita Márcia que, desta forma, o aluno através de sua curiosidade e questionamento irá se tornando, cada vez mais, um sujeito ativo e participante na busca e propagação de ensinamentos do bom comportamento no trânsito.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

A aproximação do período chuvoso faz com que a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) intensifique a mecanização agrícola para o plantio de arroz, milho, feijão e mandioca, colaborando com pequenos produtores que optam por essa forma mais avançada de uso do solo, sem a necessidade das prejudiciais queimadas.

O trabalho vem sendo desenvolvido em projetos de assentamentos (PA) às proximidades da vila Brejo do Meio, através de três patrulhas mecanizadas, que só param quando precisam de revisão, devendo concluir a preparo nessas propriedades até o mês de dezembro.

A produção de milho em área mecanizada, por exemplo, quando o agricultor segue corretamente as orientações técnicas (correção, adubação, capina e outras), chega a superar a média de 85 sacas de 60 quilos por hectare, contra a média de 35 sacas em mesma área de terreno sem preparo.

FÁBRICA DE FARINHA

A mandioca da safra 2006/2007 chega ao ponto de colheita agora em novembro e será aproveitada em casas de farinha artesanais e venda in natura nas feiras da cidade, porque a fábrica de farinha a ser ativada em parceria com a Prefeitura de Marabá, via Seagri, ainda vai demorar. O espaço destinado a Casa de Farinha Coletiva, nas cercanias de Brejo do Meio, precisa de uma reforma para adaptação às normas legais.

Aliás, segundo o engenheiro Caio Fernando, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que entrou recentemente no circuito para fazer um novo projeto da fábrica de farinha, não existe nada que possa ser aproveitado naquele local, além do terreno.

Diante da situação, deverá ser construído um galpão para produção e armazenamento da farinha; escritório e banheiros (masculino e feminino); um local para depósito dos resíduos oriundos do processamento da mandioca; um refeitório. A produção estimada será 6.500 kg de farinha/mês ou 78 toneladas/ano.

Em fase de conclusão, o projeto deverá ser encaminhado à apreciação do prefeito Tião Miranda até o final do mês, devendo as instalações da fábrica sair do papel no primeiro semestre de 2008.

O maquinário da casa de farinha coletiva é fruto de convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Marabá na administração de Geraldo Veloso. Inicialmente esses equipamentos (ralador, 2 fornos, lavador, peneira vibratória, classificador, prensa hidráulica, bomba d’água, empacotadeira e outros) ficaram estocados na própria Seagri, porque sequer havia local para instalá-los.

No ano passado, o projeto de fabricação de farinha transformou-se em DRS (Desenvolvimento Rural Sustentável), para o qual foi aberto crédito aos pequenos produtores, via Banco do Brasil, para o plantio de mandioca. Agora começa a ter matéria-prima em abundância, falta à industrialização.

PREVISÃO DO TEMPO

O Climatempo prevê sol com algumas nuvens. Não chove no período de hoje (17) a sexta-feira (19). Para sábado e domingo está previsto sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Enquanto o Canaldotempo prevê predominância de sol hoje e amanhã. A partir de sexta-feira a domingo tempo parcialmente nublado. Na segunda-feira, trovoada isolada, ou seja, aquele tipo de chuva que pode acontecer em São Félix mas não chega à Cidade Nova. Temperatura, hoje, entre 23 e 34ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1213

PREVENÇÃO DA DENGUE

Embora existam suspeitas e até quem diga que alguém foi vítima em Marabá de dengue hemorrágica, não houve registro, comprovado laboratorialmente, desta fase aguda da doença no município, de acordo com os dados da Divisão e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora daquela Divisão, enfermeira Ana Raquel Miranda, não se pode admitir situações presumíveis, até porque “a população não sabe diagnosticar o que é dengue hemorrágica. Até mesmo os técnicos da área de saúde têm dificuldade em diagnosticar a doença”.

Um sangramento na gengiva ou nariz não significa dengue hemorrágica. De acordo com a enfermeira, a hemorragia provocada nesta fase é interna e justamente por isso é mais letal que as outras manifestações da doença. “Não digo que Marabá não venha a ter dengue hemorrágica. Qualquer cidade brasileira pode ter. Mas, até o momento, ainda não há registro”.

PrevençãoPara evitar a dengue é preciso combater o mosquito Aedes Aegpyt. Isso os agentes de endemias estão fazendo, inclusive, nas casas onde não há presença de criadouros é colado um adesivo parabenizando os moradores que colaboram para a não proliferação do mosquito que, a partir de agora, tende a aumentar devido o período chuvoso.

INFORMATIVO DO DMTU

Previsto para circular até o final desta semana, o informativo do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) vem recheado de boas notícias, tanto aquelas referentes às ações em curso, como muita coisa a ser implementada no futuro próximo, como a sinalização da cidade e parceria com a PM com vista à melhoria da fiscalização do trânsito.

A execução do projeto de sinalização (vertical, horizontal, semafórica e monitoramento de velocidade por radar), também é fruto de um convênio com o Detran, assim como a delegação das atividades de fiscalização incumbidas ao Estado em favor do DMTU e, ainda, a qualificação dos agentes do DMTU, através de cursos voltados à capacitação e atualização nos assuntos de trânsito.

Quanto às ações realizadas recentemente, o informativo destaca a Semana do Trânsito, efetivada no período de 18 a 25 de setembro, que este ano teve como tema “O Jovem e o Trânsito”. A escolha desse tema, feita pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens, que são as maiores vítimas do trânsito.

NOVOS HORÁRIOS E LINHAS DE ÔNIBUS

Nos próximos dias o DMTU promove um redimensionamento das linhas de ônibus existentes, cria novos horários e roteiros com vista ao aprimoramento do transporte coletivo em Marabá, tanto no sentido de atender a crescente demanda, como facilitar a vida do usuário nos bairros onde o serviço já existe, mas não supri as necessidades.

Essa melhoria do transporte coletivo, além de atender veemente cobrança da sociedade, que vive reclamando a falta de transporte, acontece também em razão da Prefeitura vir beneficiando com pavimentação asfáltica novas ligações entre os diversos bairros da cidade, o que permite à gestão municipal e o empresariado do setor ampliar linhas e horários em benefício da sociedade.

JOGOS ABERTOS DO PARÁ

Marabá sediou a terceira edição dos Jogos Abertos do Pará no período de 11 a 14 de outubro. Contou com a disputa de futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa e atletismo. O evento teve patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Marabá, sob organização pela secretaria estadual de Esportes e Lazer (Seel) e secretaria municipal de Desporto e Turismo (Secdetur).

Participaram dos jogos, 13 municípios do sul e sudeste paraense. Entre eles Marabá, Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, São Geraldo, São João do Araguaia, Tucuruí, Ulianópolis, Eldorado, Itupiranga e São Domingos.

Marabá sagrou-se campeão no Handebol feminino, coordenado pelo técnico Carlos Sacço e a equipe deverá participar em Belém da disputa da fase estadual.

O coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves, disse os vencedores de cada categoria vão a Belém disputar a fase estadual e de lá serão retirados os campeões com direito à disputa na fase nacional, em cidade a ser definida.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Para atender ao novo modelo de ensino do Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove no sábado, 20, a segunda etapa da Olimpíada de Matemática para os alunos aprovados na primeira etapa. A prova ocorrerá terá início às 13:30 h aqui em Marabá e demais municípios do Norte e Nordeste onde não há horário de verão.

As provas da primeira fase, elaboradas pela coordenadoria das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), foram aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Foram selecionados 5% dos alunos inscritos por escola, o que corresponde a 782 alunos da zona urbana, 240 da zona rural e 18 do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. Todos farão a segunda fase da competição no final de semana. A aplicação e correção das provas serão feitas por fiscais do CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/UFPA), responsável pela coordenação regional das Olimpíadas.

A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, informa que no dia 10 de dezembro será divulgada a lista dos vencedores a serem premiados pelo MEC. Os resultados finais são enviados ao MEC que faz a listagem oficial de quem tem direito à premiação.

Entre os prêmios estão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação científica para alunos, cursos de aperfeiçoamento destinados a professores, um notebook com kit de datashow e livros para composição de uma biblioteca de matemática para os estabelecimentos de ensino. Os municípios com maior pontuação em seus Estados e no quadro geral do país também recebem troféus.

A Obmep é promovida pelo governo federal por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição tem como principal objetivo o incentivo ao ensino da matemática e a descoberta de talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras da 5ª a 8ª séries e ensino médio.

FORMAÇÃO DE GESTORES E COORDENADORES

Na sexta-feira, 19, a Semed promove curso de formação para todos gestores de escolas da rede pública municipal. O treinamento, em três turmas, acontece na Casa do Professor, Biblioteca do Professor e na Escola Judith Gomes Leitão.

Hoje, 16, os coordenadores pedagógicos também participam de treinamento, referente às práticas de leitura nas escolas. O objetivo é melhorar o processo ensino-aprendizagem no município de Marabá.

VACINA CONTRA HEPATITE B

Começa hoje, 16, e prossegue até 30 deste mês, a campanha de vacinação contra hepatite B em 17 estabelecimentos escolares. A imunização visa o controle dessa doença virótica, de fácil transmissão, que pode causar diversos problemas como a cirrose e câncer de pulmão.

Trata-se de um imunobiológico que deveria ter grande demanda, no entanto é pouco procurado pela população, mesmo diante da elevada capacidade de transmissão do vírus, que pode contaminar de várias formas, como transfusão de sangue, relações sexuais, pela saliva, dentre outras.

A transmissão da hepatite B supera em muito a da Aids. No mundo existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos e 50 milhões de novos casos a cada ano. No Brasil, 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença, ou seja, cerca 1,8 milhão de pessoas.

Veja a seguir o calendário de vacinação nas escolas:

Escola

Data

Escola

Data

Avanir Tenório Ramos

16/10

Geraldo Veloso

23/10

Elcione Barbalho

17/10

Artur Guerra

23/10

Liberdade

17/10

Ida Valmont

24/10

Irmã Teodora

18/10

Francisco Souza Ramos

24/10

Darcy Ribeiro

18/10

Luzia Nunes

25/10

José de Souza

19/10

José Mendonça Vergolino

29/10

Luterana

19/10

Plínio Pinheiro

29/10

Deuzuita Melo

22/10

São Francisco – Km 2

30/10

Elinda Costa

22/10

PREVISÃO DO TEMPO

Esta segunda-feira, segundo o Climatempo, tem aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A partir de amanhã (17), sol com algumas nuvens. Não chove.

Enquanto o canaldotempo.com prevê apenas tempo parcialmente nublado no período de hoje (15) a 24 de agosto. É remota a possibilidade (10%) de chuva nesta segunda-feira. Temperatura entre 24ºC e 34ºC. A umidade relativa do ar, às 15h, pode atingir o mínio de 50%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas