22 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1066

PODA DE ÁRVORE
Através da Resolução 001/2007, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá, disciplina a poda de árvores, proibindo o corte raso de árvores que compõe o paisagismo público urbano do município sem prévia autorização do órgão ambiental competente.
Estabelece também que para qualquer poda de condução ou drástica, corte raso e outros, no que diz respeito ao referido no parágrafo anterior só poderá ser feita por empresas devidamente credenciadas pelo órgão ambiental municipal. Para esse tipo de atividade é obrigatório haver um licenciamento, o qual levará em conta um estudo ambiental para fazer o corte de árvore.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
De acordo com a Resolução 01/2004, do mesmo conselho, fica proibido nas áreas circundantes das unidades de conservação e mananciais de Águas, num raio de 10 (dez) quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota, deverá ser obrigatoriamente licenciada pelo órgão ambiental municipal competente.
Por isso, resolveu limitar em no mínimo, 300m, obrigatoriamente, à distância de empreendimentos residenciais ou comerciais e urbanização, no entorno de áreas florestais urbanas e rurais no município de Marabá, tais como reservas legais florestas e parques nacionais estaduais e municipais, reservas biológicas ou qualquer outra área de conservação, de edificação comerciais ou residências, nas quais a presença humana e animais domésticos possam colocar em risco a fauna e a flora locais, bem como proibir a construção e edificação de residência e outros imóveis que permitam a concentração de animais domésticos no entrono de áreas de conservação, incluindo reservas legais e parques zoobotânicos e também proteger as áreas circundantes de mananciais de áreas no raio de 10 km.
EXTRAMURO NO CARNAVAL
A Divisão Extramuro, da Secretaria de Saúde, colocou a disposição dos foliões um ônibus na Orla do Tocantins no período de 17 a 20, com objetivo de atender possíveis emergências no corredor da folia, onde também foi realizada a distribuição gratuita de preservativos.
Segundo a coordenadora daquela divisão, Maria de Jesus, o carnaval os brincantes foram relativamente bem comportados, não sendo registrados nenhum trauma por agressão. Algumas pessoas sofreram cortes, por cacos de vidros, devido andarem descalças; um pequeno número de foliões também pediu socorro em razão do excesso de embriaguez.
Além da Extramuro, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) esteve de prontidão para fazer possíveis remoções para os hospitais. Mas, ao que tudo indica, não foi necessário.
AÇÃO E REAÇÃO
Em parceria com o Cisju – Conselho Interativo de Segurança e Justiça – a SMS vai oferecer nos dias 24 e 25 serviços de saúde dentro do Projeto Ação e Reação, que se destina a oferecer diversos serviços de cidadania à população. Desta feita o projeto será desenvolvido no bairro São Félix I.
A Extramuro vai oferecer clínico geral e pessoal auxiliar, para oferecer consultas, medição de pressão arterial, teste de glicemia, medicamentos da farmácia básica, dentre outros.
BAIRRO LARANJEIRAS
Amanhã, 23, a Divisão Extramuro trabalha em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Laranjeiras, data de seu aniversário. Na ocasião serão oferecidos pela SMS serviços como verificação de pressão arterial, teste glicêmico, consultas médicas e procedimentos odontológicos, além da distribuição de medicamentos da farmácia básica.
ORLA DO TOCANTINS NO CARNAVAL 2007
De 17 a 20 de fevereiro, as comemorações momescas em Marabá na orla Sebastião Miranda, contou com um público muito alegre de cerca de 30 mil pessoas por noite, segundo estimativas da Secdetur. As quatro noites de folia contaram com shows das Bandas Scala-07 (de Palmas), Maré Cheia, Ki-doideira e Meninos da Bahia. Cada um dos sete blocos carnavalescos de Marabá levaram em média 300 foliões às ruas.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira disse estar satisfeito com o resultado e garantiu que tudo saiu como planejado neste carnaval. A segurança contou com apoio das Polícias Militar, Civil e Bombeiros e a Secretaria de Saúde colocou um ônibus da extra-muro para atendimento, às proximidades do palco montado no largo da Santa Rosa. Os blocos que fizeram animação na orla são: Mamãe eu Quero, Tarrabufados, Copo Furado, Cachaça e Cia., Gaiola das Loucas e Tradição do Maneco, Carrinho de Mão, A Diretoria e Boleiros da Cidade Nova.
ÁGUAS: NÍVEL A MAIS DE 11 METROS NO DOMINGO
Pelo volume de chuva previsto para a região não é difícil imaginar que até domingo as águas do rio Tocantins ultrapassem o nível de 11 metros. Hoje (22) a régua pluviométrica marcava às 8h 10,68 metros, ou seja, 18 centímetros acima do nível na manhã de ontem. Outra agravante é que o Rio Araguaia já inunda cidades e vilarejos ao sul do Estado, água que deverá chegar brevemente por aqui. A continuar assim, na manhã domingo, poderá ser confirmada a última previsão da Eletronorte, águas ao nível de 11,35 metros acima do normal.
PREVISÃO DO TEMPO
O Canal do Tempo prevê trovoadas esparsas no decorrer do período. Entre as 11h e 16h a chuva pode dá uma trégua, em função de menor umidade relativa do ar, mas logo em seguida aumenta a possibilidade de precipitação. Temperatura entre 23º e 32ºC.
De acordo com a Climatempo, hoje pode haver sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublados, com chuva a qualquer hora. De amanhã até domingo a previsão é sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A média diária de chuva é cerca de 20 mm, com possibilidade de 80% de haver precipitação no decorrer do período.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas