22 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1237

FINAIS DE FUTSAL NOS JOGOS DA CASTANHA

Durante toda esta semana, 1100 alunos participam dos jogos de futsal que fazem parte da programação dos Jogos da Castanha. As partidas são realizados no Ginásio Poliesportivo da Folha 16 durante todo o dia. Cada partida tem dois tempos de 10 minutos. As finais estão sendo realizadas entre alunos das escolas públicas e particulares do município.

Sob coordenação do Departamento de Educação Física/Semed, a competição inclui diferentes modalidades desportivas. A primeira competição ocorrida em início de novembro foi futebol de campo. Após o encerramento do futsal tem início os jogos das demais modalidades: vôlei e basquetebol. O encerramento dos jogos será em dezembro.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os Jogos da Castanha representam um resgate da importância histórica da castanha do pará na região, para não se perder no tempo a sua participação no crescimento do município de Marabá.

Os coordenadores do DEE/Semed Aparecida Miranda, Ney Alves, Gentil e José Pinheiro trabalham bastante na programação dos jogos, coordenando os mais de 4 mil participantes das diversas modalidades desportivas. Todas as modalidades são divididas em categorias por idade, para manter o equilíbrio entre os participantes.

COMEÇA HOJE O IX FÓRUM DE EDUCAÇÃO

Marabá sedia hoje e amanhã, 22 e 23, o IX Fórum Municipal de Educação, sob o tema Qualidade e Valorização do Magistério. O evento é realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, desde 8h. Cada escola participa com três representantes. As fichas de inscrição foram entregues nas escolas e cada escola escolheu os participantes de acordo com critério da equipe gestora. O Fórum é coordenado pelo Plano Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Semed.

Hoje, 22, a programação inclui palestra com o professor mestre Paulo Eduardo dos Santos, do Mato Grosso, que falará sobre o Plano e Qualidade de Ensino. O palestrante é presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Também entre os palestrantes estão o médico Nagilson Amoury que falará sobre a saúde do professor e o professor Raimundo Félix de Lima, com ampla participação em Fórum Internacional de Educação, que fará uma abordagem sobre a Valorização do Magistério.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz informa que durante a programação dos dois dias do Fórum haverá mesa redonda para tratar da elaboração do Plano de Educação, com dicas para traçar objetivos, metas e diretrizes.

INTEGRAÇÃO DIVISA PROCON

Para melhor entrosamento das equipes e definição do serviço de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Marabá, no período de 19 a 22 as equipes do Procon/Marabá e Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) participam nas dependências do Conselho Municipal de Saúde de treinamento promovido pelo Procon/PA sobre teoria e prática na fiscalização de produtos perecíveis.

Segundo a coordenadora do Procon/Marabá, Mariléa Alves Oliveira, embora o Procon tenha competência de fiscalização abrangente a qualquer produto, a Divisa é o órgão responsável pela retirada e destino final (incineração) do que é apreendido, além de também ter a incumbência de fiscalizar tudo aquilo que esteja ligado à saúde da população.

Na aplicação prática, realizada ontem (21) em supermercados da cidade, foram encontrados produtos expostos à venda com prazo de validade vencido desde maio/2007, cujos gerentes foram recomendados a retirá-los das gôndolas e guardá-los para entrega a Divisa, que não participou daquela atividade.

Ainda de acordo com Mariléa, inicialmente a fiscalização será de maneira educativa, advertindo os gerentes e proprietários dos estabelecimentos sobre o que poderá ocorrer no futuro caso insistam em lesar o consumidor. De qualquer forma ela agradece a receptividade e compreensão dos comerciantes, o que foi motivo de elogios pela equipe de Belém, composta pelas coordenadoras Regina Vaz (área jurídica) e Cláudia Leal (fiscalização) e dois fiscais.

FALTA UM VEÍCULO PESSOAL

Duas situações dificultam as ações do Procon/Marabá, embora sua coordenadora considere um grande passo a equipe de Belém vir a Marabá ministrar treinamento. Falta material humano e um veículo para melhor desempenho das funções.

No que tange a pessoal, ela que sempre tem contado com apoio do prefeito Tião Miranda, aguarda pelo próximo concurso público da Prefeitura, já em andamento, para suprir as necessidades do órgão que tem em média cinco funcionários efetivamente trabalhando, embora contabilize a lotação de sete servidores. Um deles está cedido e outro enfermo.

A respeito da aquisição de uma viatura, esta deve ser adquirida junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (CPDC) ÓRGÃO DO Ministério da Justiça, onde uma comitiva de Marabá terá reunião dia 4 de dezembro para reforçar a reivindicação.

Outro avanço previsto para breve no Procon/Marabá é a implantação do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. Esse programa integra em rede as informações em âmbito nacional, estadual e municipal referentes à Defesa do Consumidor, cadastrando todas as reclamações e fornecedores reclamados. Esse sistema já existe há algum tempo no Pará, inclusive interliga Parauapebas, aqui no sudeste do Estado.

ORTOPEDIA NO HMM

Até setembro de 2006 os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessitassem de qualquer cirurgia ortopédica, eram encaminhados para Belém, via TFD (Tratamento Fora do Domicílio). A partir de outubro daquele ano, uma parceria entre a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o IOSP – Instituto de Ortopedia do Sul do Pará – e ortopedistas do Hospital Municipal de Marabá (HMM) revolucionou o tratamento trauma-ortopédico daquela casa de saúde, chegando agora em novembro a aproximadamente 1.200 cirurgias. Muitas dessas intervenções são bem complexas como amputações de membros inferiores e a temida operação de fêmur, o que poderá tornar aquele hospital numa referência nesse tipo de cirurgia.

O sucesso desse convênio é constatado na satisfação dos pacientes, tanto no atendimento dispensado no período que antecede o ato cirúrgico quanto no pós-operatório, o deixa até mesmo o visitante satisfeito com o que vê: uma equipe alegre e atenciosa, camas e corredores limpos, dignos de elogios.

Para o secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, a grande vantagem dessa equipe no HMM é a rapidez com que se atende o paciente traumatizado grave, que antes teria de ser enviado a Belém, cujo tempo em viagem aumentava o risco de morte. Ele destaca também a cirurgia de fêmur, a exemplo da que ocorreu com Raimundo Costa, que teve fratura exposta e está fora de perigo.

Ainda de acordo com Pedro Corrêa, o serviço de orto-traumatologia do HMM é um grande avanço para o município, que aliado ao HR resolve a maioria dos problemas dessa área em Marabá e municípios vizinhos.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, a previsão para esta quinta é tempo parcialmente nublado; amanhã, 23, predominância de sol; de sábado (24 nov) até 1º de dezembro podem ocorrer trovoadas esparsas. A chance de precipitação hoje (21) é 20%. A temperatura entre 24º e 34ºC.

O Climatempo prevê para hoje sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A partir de amanhã, sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva. A umidade do ar fica hoje entre 49 e 77%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas