19 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1030

COLETA DE CASTANHA
Oito produtores do PA-Bandeirantes encontram-se na área de preservação ambiental da empresa Nordisck para fazer coleta de castanha-do-pará, no período de 8 a 29 de dezembro. A equipe faz parte dos 19 produtores beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRF), financiado pelo Banco do Brasil. A Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM), usufrutuária da área verde da Nordisck, conseguiu aprovação para levar os produtores para retirar a castanha.
A coordenadora do Departamento de Agroindústria da Seagri, Carleans Souza, disse que castanha retirada será vendida e vai ajudar a saldar a dívida do financiamento que os produtores do PA-Bandeirantes fizeram com o Banco do Brasil, pelo programa DRS. A única contrapartida dos produtores é deixar 10% do valor arrecadado, para a manutenção do Parque Zoobotânico de Marabá.
A área de coleta da castanha tem cerca de 4 mil hectares. A prefeitura de Marabá, através da Seagri, forneceu equipamentos de proteção individual (capacete, camisa e bota) para os coletadores que estão na Nordisck, além de carne bovina para evitar a caça de animais, visto que é proibido a prática na área.
Secretaria municipal de Agricultura/Prefeitura de Marabá em parceria com a FZM, Cosipar, Banco do Brasil, Ibama, Agência de Comercialização do Sul e Sudeste do Pará (Arcasu), e demais órgãos que trabalham pela melhoria da agricultura familiar, coordenam a coleta de castanha-do-pará na área da Empresa Nordisck.
Carleans disse que a castanha vai ser colocada no depósito da agroindústria, localizada a 230 km da sede do município de Marabá, no PA-Bandeirantes (estrada do Tapirapé, a 25km da Vila Cruzeiro do Sul). Uma outra equipe de produtores vai para a Nordisck em janeiro para continuar a coleta de castanha.

DMTU INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO
Neste final de ano, o DMTU intensifica ação dos agentes para controle do fluxo de veículos e pedestres na cidade. Em virtude das confraternizações, festas natalinas e de Ano Novo, muita gente circula pela cidade, além dos visitantes que vêm ao encontro de familiares e amigos.
Com o trânsito muito intenso, as pessoas precisam tomar mais cuidado para evitar acidentes, razão pela qual os agentes estão em pontos estratégicos para ajudar no controle do tráfego.
ESCOLA DE MÚSICA
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na sede da Casa da Cultura, encerrou suas atividades externas com a garotada no dia 15, com uma apresentação especial de um musical, para o Exército.
Segundo Mirtes Emília, da equipe de coordenação da Escola de Música, agora está sendo feito a matrícula dos alunos antigos para o próximo ano.
Os professores Júlia Lino, Karina Cardoso, Nilcilene Ferreira e Eucimar Lima trabalham na escolha do livro didático 2007 (traz as aulas de solfejo – leitura de partitura cantando o nome das notas) e do repertório para os alunos do coral, entre outras atividades de rotina.
A Casa da Cultura faz também o planejamento de atividades de janeiro a abril de 2007, que fará para divulgar as tribos indígenas. Será feito um acompanhamento, seguindo o calendário de festas indígenas neste período, para tornar a cultura indígena mais próxima da comunidade.
NOVAS PRAÇAS
Em breve, o prefeito Tião Miranda entrega à população de Marabá as praças construídas na cidade, oferecendo mais uma opção de lazer. As praças são: São Felix (em São Felix II); da Criança (Rotatória do Hotel Vale do Tocantins e Hospital Municipal); Praça da Folha 33 e Praça do bairro Belo Horizonte.
As praças ganham ajardinamento com plantas do horto municipal; têm iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para ampliar a iluminação na área; pavimentação em bloquetes; brinquedos em madeira de lei para a garotada (balanços, gangorras, casinhas, entre outros), nos moldes dos existentes nas demais praças de Marabá.
MATRÍCULA 2007
A Semed definiu o calendário de matrículas escolares para 2007, em datas diferenciadas de acordo com o perfil do aluno.
1. De 19 a 22 de dezembro de 2006, são realizadas as matrículas para alunos aprovados na 4ª avaliação e aos reprovados direto sem recuperação;
2. De 2 a 5 de janeiro de 2007, as matrículas são para alunos aprovados após a recuperação e para os novatos vindos de outras escolas ou municípios.
O ano letivo encerra-se dia 15 de dezembro para os alunos que passarem sem recuperação. Quem ficar para a recuperação, só entra de férias em 29 de dezembro.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas