23 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 903

HMM ESTÁ SOBRECARREGADO
O secretário de Saúde Pedro Corrêa Lima disse que a falta de médico no Hospital Municipal de Marabá é uma inverdade, o que está acontecendo, de fato, é uma sobrecarga de demanda em função do atendimento a clientela de municípios circunvizinhos.
O secretário de Saúde informa ainda que a contratação de médicos, principalmente em algumas especialidades, não depende da vontade da administração municipal, mas sim da disponibilidade de profissionais que queiram vir trabalhar no interior do Estado, embora muitas vezes ofereça salários até melhor do que aqueles praticados na capital do Estado.
Também, observa Pedro Lima, que a prova do interesse pela contratação de novos profissionais para a rede pública de saúde foi demonstrada na realização de recente concurso público, cuja imprensa local teve livre acesso aos resultados, estando, portanto, sabedora do não preenchimento da maioria dos cargos oferecidos nas especialidades médicas.
Por fim, disse o secretário de Saúde, existe o possível e o ideal, o desejado. Em Marabá a administração municipal, com os parcos recursos do SUS, tem feito o possível para atender a população e tem reivindicado veementemente junto ao governo do Estado que ajude a melhorar a saúde nos municípios circunvizinhos, o que certamente fará com que reduza a demanda de pacientes em Marabá.

CONTROLE DA LEISHMANIOSE
Na sexta-feira, 19, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslocou-se até a região do Tapirapé para fazer reavaliação dos casos de leishmaniose descobertos no primeiro trimestre deste ano e que, devido à distância do centro urbano, aquela população necessita de maiores cuidados especiais.
Segundo a coordenadoria da Divisão Extramuro, 75% dos casos apresentados àquela época receberam alta por cura. No entanto, além dos pacientes ainda em tratamento, surgiram novas ocorrências da doença, cuja confirmação depende da análise de material coletado.
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. É uma zoonose em franca expansão geográfica no Brasil, sendo uma das infecções dermatológicas mais importantes, não só pela freqüência, mas também pelas dificuldades terapêuticas, deformidades e seqüelas que pode acarretar.
Essa doença ocorre de forma endêmico-epidêmica, apresentando diferentes padrões de transmissão, estando muitas vezes diretamente relacionados às áreas de expansão agrícola, como é o caso da região do Tapirapé.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a LTA encontra-se entre as seis doenças infecto-parasitárias de maior importância. Distribui-se amplamente no continente americano, estendendo-se do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. No Brasil, ela está presente em praticamente todos os estados, constituindo, portanto, uma das afecções dermatológicas que merece maior atenção.
Na década de 50, houve uma diminuição geral da ocorrência da LTA, porém o número de casos vem crescendo progressivamente nos últimos 20 anos, aparecendo surtos em todas as regiões brasileiras. Na Amazônia os surtos são associados à derrubada de matas para a agropecuária, construção de estradas e criação de povoados em áreas pioneiras. Desta forma, a doença que é uma zoonose de animais silvestres, acaba atingindo o homem ao entrar em contato com os agentes transmissores.

SMS LEVA SAÚDE A ZONA RURAL
Começou, 22, e prossegue até dia 5 de junho mais uma ação de saúde na zona rural de Marabá. A exemplo de outras campanhas, esta também será realizadas por duas equipes da móveis da Divisão Extramuro, as quais darão atendimento em 33 localidades. Ontem a Equipe I atendeu na Vila Monte Sonai e no PA Piquiá; hoje, 23, esse mesmo grupo deslocou-se para o PA Sombra da Mata.
Enquanto a Equipe II deu atendimento ontem no PA Cedrinho, das 8h ao meio dia de hoje; em seguida dirigiu-se ao PA Lageado, prestando serviço àquela comunidade no horário das 14h às 17h. Essa mesma equipe encontra-se nesta terça-feira atendendo a comunidade da Vila Novo Progresso.
O atendimento rural consiste de consultas de enfermagem, teste de glicemia e do pezinho, além da aplicação de vacinas, que têm como carro-chefe a antipólio, destinada a crianças de zero a cinco anos de idade. Na zona rural a campanha de multivacinação começa mais cedo, enquanto na área urbana tem como dia “D” 10 de junho.

NÍVEL DAS ÁGUAS
Desde o final de março às águas do Tocantins se mantêm acima da cota de alerta. Porém, tudo indica que desta feita voltará à posição normal, porque prossegue em vazante nas últimas semanas. Mesmo assim, devido a baixa relativamente pequena, o rio mantém-se com muita água neste final de maio. Hoje, pela manhã, a régua fluviométrica encontrava-se a 10,49 metros acima do normal.
De acordo com o Boletim da Eletronorte, até dia 28 deste mês, o nível do Tocantins deverá estar abaixo do nível de alerta, ou seja, menos de 10 metros.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com, hoje, 23, a temperatura oscila entre a mínima de 23°C e 33°C. O tempo estará sujeito a trovoadas esparsas, com poucas chances de precipitação. A previsão aponta possibilidade de chuvas até dia 29 de maio, em seguida o tempo abre para parcialmente nublado.
Segundo o instituto de meteorologia Clima Tempo, Marabá terá terça-feira de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. O volume estimado para hoje é de apenas 02 mm, seguindo assim até quinta-feira, podendo voltar a chover com maior intensidade a partir de sexta-feira, 26 de maio.
PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 902

TIÃO NA RÁDIO
O prefeito Tião Miranda esteve neste final de semana no programa de Nonato Dourado, AM-Itacaiúnas, onde respondeu perguntas de ouvintes pelo telefone. Falou do Projeto Verão, começando logo que cessarem as chuvas. São mais de 20 quilômetros de asfalto, do Programa Asfalto na Cidade, parceria com o Governo do Pará. A prefeitura faz a drenagem, o meio fio, as sarjetas, base e sub-base e o Estado entra com a massa asfáltica.

QUEM GANHA PRIMEIRO
As perguntas principais eram: Começa por onde?, Quando?, Vai passar na minha rua? Tião respondeu que vai começar pelos eixos principais das Folhas, ligando-as entre si, privilegiando as mais povoadas, e beneficiando as laterais com arruamento, limpeza de entulhos, empiçarramento. No núcleo Cidade Nova, onde as ruas são traçadas em retângulos e quadrados, segue a mesma lógica das folhas.

POR QUE, ASSIM ?
Tião disse para os ouvintes que tem muito serviço em Marabá para ser feito. E vai aproveitar bem direitinho o asfalto e os recursos da prefeitura que ele está economizando. Já tem em caixa mais de 5 milhões de reais de recursos próprios, para beneficiar um número bem grande de moradores. Como? Começando pelos eixos e pelos locais verdadeiramente necessitados, como a Av. Manaus, por exemplo, disse o prefeito, por onde passam os ônibus, o carteiro, o gás, a entrega de mercadorias, a rádio-patrulha, o carro dos bombeiros. Vai começar pelos eixos das Folhas e suas ligações e pelas principais ruas e avenidas dos bairros mais populosos do núcleo Cidade Nova.

66 TELEFONEMAS
Em menos de 45 minutos, Nonato Dourado recebeu 66 telefonemas. Mais de um por minuto. O programa durou uma hora. Mesmo depois de encerrada a participação de Tião, continuaram os telefonemas: passei no concurso, quando serei chamado, minha rua está intrafegável, tem muito lixo, só tem buraco, formou uma lagoa, rua no escuro, lama, mato, não passa ônibus, etc. Foram as queixas. Tião respondeu a todos, com paciência e dedicação. Quem não obteve resposta ao microfone, vai receber um cartão de agradecimento pela participação e respostas para os pleitos.

IMPACTAR COM OBRAS
Este verão, disse o prefeito, ficará na história da administração pública de Marabá. Além da reserva de dinheiro obtido via recebimento de impostos, taxas, economia de despesas e gastos somente necessários, formando um caixa de recursos próprios que pode ultrapassar 5 milhões de reais, Tião terá o apoio do governador Simão Jatene, através do programa “Asfalto na Cidade”. Marabá vai ganhar do Estado do Pará, massa asfáltica para cobrir mais de 22 quilômetros de ruas e avenidas.

MUITA GENTE NO ENCONTRO DE SANFONEIROS

O Encontro de Sanfoneiros realizado em São Félix II, no sábado, 20, reuniu um grande público que prestigiou a arte do fole. Marabá tem grande influência da arte nordestina devido ao grande número de imigrantes que se instalou na região, razão pelo qual a programação foi bem acolhida. O local do show foi o cruzamento da Av. Magalhães Barata com a Av. do Contorno.
O evento organizado pela Escola de Música da Casa da Cultura, contou com a alegria e o otimismo de doze sanfoneiros e seus grupos. São pessoas de profissões variadas, como feirante e açougueiro, que se dedicam à sanfona e ao forró por pura diversão. A festa começou às 20h, em cima de um carro-som e foi até às 22:40. Mas quando acabou a programação oficial, os sanfoneiros continuaram a tocar para o público fiel que não arredou o pé nem com a chuva fina que caía.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, disse que o público gostou muito do Encontro de Sanfoneiros e até pediu para que a programação seja feita novamente em São Félix II. “Em breve faremos uma nova programação atendendo o pedido do público”.
Mirtes Emilia contou que muita gente se surpreendeu com a performance de Sr. Baiano, açougueiro de São Félix, que é um grande tocador de sanfona e muita gente não sabia.

SANFONEIROS NA EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, convidou os grupos de sanfoneiros de São Félix II para apresentarem-se na abertura da IV Exposição de Orquídeas, dia 27, às 19:30h, na Casa da Cultura. A Exposição é aberta a todos. Quem quiser apreciar a beleza natural das flores e conhecer um pouco mais sobre a arte do fole, não pode deixar de ir ao evento.
A IV Exposição de Orquídeas traz em sua programação um curso de cultivo, além da exposição e venda dessa espécie floral de rara beleza. Os preços variam de R$8,00 a R$80,00, dependendo da espécie. O Orquidário Primavera, de Minas Gerais, traz diversas orquídeas para o evento. A Casa da Cultura terá mudas da planta expostas à venda, sob o valor de R$2,00.

FESTEJOS JUNINOS
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira disse que está aguardando o retorno das fichas de inscrição que os coordenadores de quadrilhas levaram para preencher, para ter o número preciso de inscritos na programação oficial dos Festejos Juninos. “Mas aguardamos um número recorde, pois os organizadores levaram 14 fichas para quadrilhas (adulto) e 06 fichas para inscrição de quadrilhas (infantil)”.
Os Festejos Oficiais serão realizados no período de 24 a 30 de junho. A abertura do evento terá o tradicional desfile das quadrilhas e bois, saindo da entrada da Av. Antonio Maia até a Praça São Félix, às 20h do dia 24. Na Praça São Félix ocorrem as apresentações e a escolha das melhores quadrilhas e boi da temporada 2006.

NÍVEL DAS ÁGUAS
O nível das águas do Tocantins baixou ainda mais neste fim de semana. De acordo com o Boletim de Vazões e Níveis nº. 75/06, da Eletronorte hoje, pela manhã, as águas encontram-se a 10,64 acima do normal.
Até dia 27 de maio, o rio Tocantins deve voltar à média de 10,07m acima do nível.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com hoje, 22, a temperatura é de 29°C, sensação de 33°C e tempo parcialmente nublado, sujeito a trovoadas esparsas. A previsão aponta possibilidade de chuvas e trovoadas até dia 29 de maio.


PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas