20 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 921

TECH DAY MARABÁ
Conforme divulgado neste Boletim, ocorreu no sábado, 17, o seminário Tech Day Marabá, promovido no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela Comunidade Microsoft Belém para técnicos profissionais, estudantes e usuários de informática de Marabá.
O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas e teve patrocínio do empresariado local e da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os palestrantes mostraram os avanços da Plataforma Windows Server 2003, os novos recursos do SQL Server 2005, as aplicações ASP.NET 2.0 e outros mecanismos desenvolvidos pela Microsoft para corporações e paginação na Internet.
Ainda teve um tópico à parte sobre “Introdução à Segurança da Informação”, no qual foram mostradas as principais falhas no acesso e armazenamento (backup) de um banco de dados.

TESTE DO PEZINHO
Desde quando começou a ser realizado em Marabá o Teste do Pezinho abrangeu mais de 26 mil crianças, se contabilizados o material de exame enviado a Belém até a metade deste mês. Desse total, desde os primeiros resultados, apenas quatro crianças fazem reposição hormonal para controle do hipotireoidismo congênito.
A coleta que iniciou em 1998, no Centro de Saúde Pedro Cavalcante, com 267 amostras naquele ano, agora é feita em praticamente todas as unidades de Saúde, inclusive no Posto de Saúde Espírito Santo, a 20 quilômetros do centro de Marabá, e nas unidades móveis de saúde chegando a mais de 400 coletas/mês.
Além do hipotireoidismo, o teste do pezinho também é uma providência fundamental para descobrir a fenilcetenúria, que é uma crise convulsiva, acompanhada de eczema de pele e urina com odor característico. Essas doenças podem provocar lesões irreversíveis, principalmente retardo mental, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outras conseqüências no crescimento da criança, caso não sejam diagnosticadas e tratadas no início.
O teste do pezinho integra a Agenda da Gestante pela SMS, sob recomendação do Ministério da Saúde, que determina sejam as grávidas orientadas a fazer o exame nos recém-nascidos nos primeiros 30 dias de vida.

ALUNOS DO AABB COMUNIDADE GANHAM ATENDIMENTO DE SAÚDE
Os 90 alunos da rede municipal de ensino que participam do projeto AABB Comunidade recebem atendimento de profissionais da secretaria de Saúde na sexta-feira, 23. Os alunos passam por consultas médicas e caso haja necessidade, recebem encaminhamento para exames laboratoriais.
As mães desses alunos também receberão consultas e até exames de PCCU - Preventivo do Câncer do Colo Uterino – que poderão ser colhidos lá mesmo na sede da AABB local. O AABB Comunidade conjuga educação, saúde, cultura, esporte e lazer para proporcionar novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. É realizado em Marabá em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da Semed.

EXPOSIÇÕES EXTERNAS DA CASA DA CULTURA
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, informa que a Casa desenvolve o projeto de Exposições Externas, cujo objetivo é aproximar mais a população do Museu Municipal, além de informar às pessoas sobre temas regionais, muitas vezes desconhecidos.
O diferencial das exposições deste ano é que ao invés de serem utilizados cartazes para a divulgação, os temas são apresentados através de painéis expostos em locais de grande fluxo de pessoas, como: Aeroporto, Fórum, Estação Ferroviária, Prefeitura, Escolas CAIC, Pingo de Gente e Disneylândia. Todo mês os painéis têm os temas atualizados, valorizando diferentes aspectos da cultura local e regional.
Visite esses locais e conheça um pouco mais sobre Marabá, através dos painéis que destacam vários campos da ciência e da cultura, com destaques para a Arqueologia, Botânica, Geologia, Zoologia, Antropologia e história do município e região.

CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os assistentes sociais das prefeituras de Itupiranga, Marabá e Conceição do Araguaia participam de treinamento de capacitação promovido pelo governo do Estado sobre as novas políticas implementadas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com objetivo de apoiar e capacitar os profissionais que trabalham com assistência social, oferecendo-lhes subsídios às práticas condizentes para com os usuários. O evento acontece no período de 12 a 24 deste mês, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde.
Com a expansão dos programas sociais, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) inaugurou o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2004, o qual está reorganizando as ações e serviços sociais em todo o território nacional, e que envolve cerca de 60 milhões de brasileiros.

O SUAS é fruto da Constituição Federal de 1988, integrando a Assistência Social à Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social. Baseado no pacto federativo, o novo sistema promove a descentralização na gestão, no monitoramento e no financiamento dos serviços. Ele ainda dá mais autonomia aos municípios na aplicação dos recursos federais, organizando-os em três níveis de gestão (Inicial, Básica e Plena), de acordo com a capacidade da prefeitura em executar os programas.
Marabá, por exemplo, trabalha a assistência básica a idosos, crianças, adolescentes e respectivas famílias em situação de risco social. No que tange ao Estado, existe a Delegacia da Mulher que tem como finalidade atender a mulher vitimizada por agressão no meio familiar.

FESTA JUNINA DO CAPS
Na quinta-feira, 29, acontece a festa junina para os usuários do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial – com apresentação de quadrilhas de escolas públicas, comidas típicas e apresentação de trabalhos artesanais confeccionados pelos assistidos do CAPS.
O CAPS caracteriza-se por um modelo de atenção à saúde mental, baseado não apenas na remissão temporária de sintomas, mas na assistência aberta, intensiva e continuada a pacientes que necessitam de tratamento psiquiátrico, mas que apresentem condições de permanecer no convívio familiar, mesmo durante o período de tratamento.
O tratamento também consiste de oficinas terapêuticas, oferecendo ao usuário espaço para apresentar seu potencial criativo e suas necessidades de tratamento, através de construções, expressões e formas de relacionamento.
Todo usuário admitido no projeto tem a oportunidade de conhecer as oficinas no momento da triagem, e pode escolher da qual ele quer participar ou na impossibilidade da escolha inicial, pode ser encaminhado pelo seu terapeuta. No caso do CAPS de Marabá são oferecidas oficinas de pinturas em geral e desenhos, bordados, atividades corporais (dança), música dentre outras.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas