25 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1050

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Nos dias 30 e 31 de janeiro, os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Marabá reúnem-se com a Coordenação do Departamento de Programas e Projetos/Semed, para a tratar do Planejamento Educacional 2007.
A coordenadora do Departamento de Programas e Projetos/Semed, Maria da Conceição Lima, informa que o encontro será no auditório da Semed, de 8 às 12h e de 14 às 18h.
BILHETAGEM ELETRÔNICA
A secretaria municipal de Planejamento convida estudantes, usuários de passe livre, usuários de vale-transportes e demais usuários de transporte coletivo urbano para uma reunião na Câmara dos Vereadores, dia 30 de janeiro, às 15:30h, para apresentação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica.
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica é um instrumento que visa garantir a todos os usuários do transporte coletivo, o pagamento de um preço justo, pois minimiza as fraudes e com isso as empresas concessionárias podem investir mais na qualidade de seus serviços prestados.
O coordenador de Transportes/DMTU Rogério Mathias da Silva informa que há possibilidades de implantação da Bilhetagem Eletrônica em Marabá e que foi feito um estudo sobre a viabilidade dos serviços no município, por isso convidamos os vários segmentos da sociedade para conhecer esse novo sistema.
O secretário de Planejamento Zoran Bosnic disse que a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica será feita através de um processo democrático e participativo, razão pela qual se faz necessário o maior número possível de representantes da sociedade organizada, instituições e órgãos públicos, nesta reunião na Câmara.
REUNIÃO DO CONSELHO DE TRANSPORTE
Amanhã, 26, será realizada uma reunião de trabalho com representantes do Conselho Municipal de Transporte Público (CMTP) para traçar estratégias de ação sobre a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e demais assuntos para melhoria do transporte público em Marabá.
O coordenador de Transportes/DMTU Rogério Mathias da Silva, explica que na reunião, as empresas de transportes vão conhecer as vantagens do novo sistema.
BOLSA FAMÍLIAO Comitê do Bolsa Família de Marabá está montando calendário para cadastrar 6 mil novas famílias na zona rural de Marabá. Na última semana, o governo federal enviou 3,8 mil cadernos para o município, mas a equipe que coordena o programa solicitou mais 2.200 cadernos para atender o maior número de famílias possível.
Segundo a coordenadora do Comitê Municipal, Diodézia dos Reis Rodrigues, em 2006 apenas 111 famílias ingressaram no programa, através de migração do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Não foram realizados novos cadastros porque a equipe passou o ano regularizando cadastro de unificação dos vários programas existentes, como Bolsa Escola, Vale Alimentação, Vale Gás, entre outros.
Diodézia explica que o comitê não faz cadastro, apenas acompanha e monitora as famílias beneficiadas. O cadastramento será efetuado nas escolas da zona rural, possivelmente a partir da 1ª quinzena de fevereiro, depois de o projeto ser aprovado pelo prefeito Sebastião Miranda.
Depois que foram regularizados os cadastros, 13.858 famílias ficaram habilitadas para receber a Bolsa Família, cujo valor varia de R$ 15,00 a R$ 95,00.
Fazem parte do Comitê as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, sendo que o gerenciamento é da Semed, tendo como responsável a secretária Kátia Américo. De acordo com ela, a justificativa de levar novos cadastros apenas para a zona rural é porque o objetivo seria equiparar o número de famílias atendidas, metade na zona urbana e a outra na rural. “Mas, de quase 14 mil famílias, apenas 1.200 da zona rural são beneficiadas com o Bolsa Família atualmente”, ressalta.
SEMED e 4ª URE
Na terça-feira desta semana, a secretária municipal de Educação, Kátia Américo, recebeu a nova diretora da 4ª URE, Irene Ribeiro, para discutir os convênios de cooperação técnica que envolvem o Estado e município na área de educação. Entre eles, cedência de escolas, transporte de alunos do Ensino Médio na zona rural e ainda de pessoal de apoio nas escolas.
Após a reunião, Irene solicitou à Kátia para acompanhar a secretária em audiência que esta agendou com o secretário de Estado de Educação, Mário Cardoso, para a próxima quarta-feira (31), em Belém. O objetivo de Kátia é discutir com o secretário estadual, entre outras coisas, o sistema modular do Ensino Médio em Marabá, que tem demandas que não estão sendo atendidas, além de avaliar convênios de reforma de escolas estaduais no município que não foram finalizados ano passado por falta de repasse de recursos por parte do Estado.
NÍVEL DAS ÁGUAS
As águas do rio Tocantins amanheceram a 5,85m acima do nível normal, hoje, 25, conforme medida feita na régua pluviométrica na base do Exército, antiga Portobrás.
O nível das águas mantém-se abaixo da média das ocorrências dos anos anteriores, neste final de janeiro.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas