08 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1060

CHUVAS & ENCHENTES
A Secretaria de Obras de Marabá está promovendo uma campanha para disciplinar a coleta de lixo em Marabá, com orientação às donas de casa e comerciantes sobre os horários de coleta, amplamente divulgados na imprensa local.
BUEIRAS x SACOLAS DE LIXO
Verificou-se, nos trabalhos de limpeza de canais e galerias pluviais, principalmente nas áreas asfaltadas e mais baixas, que o entupimento das bueiras, bocas de lobo, caixas coletoras, acontece porque as sacolas e garrafas plásticas são carregadas pelas águas e caem nas bueiras, entupindo-as, impedindo o escoamento.
MAIS PAVIMENTAÇÃO
Fora as áreas críticas nas cotas mais baixas dos bairros da Cidade Nova e Nova Marabá, ainda sem pavimentação, todas as vias pavimentadas durante esta administração, tiveram antes suas obras de drenagem. Marabá é a cidade do interior paraense que mais pavimentou ruas, segundo dados existentes na Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins. Com a cobertura destas vias diminuiu os espaços de absorção da água, aumentando a vazão nos canais de drenagem que não podem ser obstruídos.
TIPO DE LIXO
Os operários da Secretaria de Obras tiraram, no canal da Grota Criminosa, por exemplo, um sofá velho, caixotes, caixas de papelão, e até uma carcaça de uma velha geladeira. E em muitos pontos da cidade, como nas baixadas do Belo Horizonte, moradores que fizeram podagem ou cortes de suas árvores, jogaram a galharia no canal. A Grota Criminosa, por exemplo, é o maior divisor de águas da Nova Marabá, por isso não pode ser obstruída.

RAIVA ANIMAL

Acerca de matéria divulgada no caderno Regional do jornal Diário do Pará de quarta-feira (7), sob o título Gato ataca família de 7 pessoas, o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, veterinário Walder Melo, não considera a hipótese de raiva humana em Marabá, embora o município esteja passando por um surto da doença em animais. E, quanto a sua afirmativa entre aspas, é mais correto dizer: “Toda vez que fica constatado que existe raiva animal, é um sinal de alerta para prevenção à raiva humana”.
O prefeito Tião Miranda, através do secretário de Saúde Pedro Correa Lima, a quem está subordinado o CCZ, garante estar dando todo apoio ao combate à raiva no município, cujo esforço conjunto tem feito decrescer os registros de suspeitas da doença desde o final do ano passado. Aconselha, no entanto, o secretário, a população deve cuidar de seus animais, vacinando-os regularmente. E, em caso de agressão por animal doméstico, procurar orientação no posto de saúde mais próximo de sua casa e que denunciem ao CCZ casos de animais suspeitos.
De acordo com Walder Melo, as agressões são analisadas caso a caso. Dependendo do agressor (se o animal é vacinado ou não; se é de rua) haverá um tipo de orientação e a necessidade ou não de tratamento profilático. Porém, todo aquele que for agredido deve procurar orientação médica.
Quanto aos casos de raiva este ano no município, no mês de janeiro, tiveram dois casos suspeitos aguardando diagnóstico laboratorial; em fevereiro, morreu uma cadela no CCZ e ainda um cachorro foi morto pelos moradores da Folha 33 (Nova Marabá), que segundo eles, estariam com raiva. Os encéfalos de todos esses cães foram enviados a Belém para confirmação laboratorial.
Quanto ao gato da Folha 33, que o jornal informa ter agredido sete pessoas, existe apenas a história. Nada garante que esse animal estivesse com raiva, porque existem outros fatores que poderiam deixá-lo nervoso, incluindo-se o período do cio. Consta, no entanto, que a dona do animal o pôs dentro de um saco e soltou longe de sua casa. Um ato insensato, porque o bicho pode continuar agredindo e transmitindo o vírus a pessoas e outros animais até morrer, caso estivesse realmente com a hidrofobia.
Uma equipe da Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Saúde está fazendo o acompanhamento das pessoas agredidas por animal doméstico. E o CCZ dispõe de um posto permanente de vacinação animal, além dos bloqueios de focos do vírus realizados desde o ano passado. A vacina tem validade de um ano, mas Marabá realiza campanha de imunização de cães e gatos a cada seis meses, devido ser considerada área de circulação viral.
Também, conforme Walder, não é aconselhável sacrificar o animal por apresentou comportamento diferente. O correto é isolá-lo para observação e chamar o CCZ (fone 3324-4411/4412), visto que esta atitude prejudica a identificação dos casos.
INAUGURAÇÃO DE ESCOLA
Amanhã, 9 de fevereiro, o prefeito Sebastião Miranda Filho entrega à população de Marabá, a Escola “Pequeno Príncipe”, que passou por uma ampla reforma e ampliação em sua estrutura. A inauguração será às 18h. Toda a comunidade está convidada.
A Escola “Pequeno Príncipe” ganhou nova pintura, piso, forro, novas instalações elétricas e recebeu a ampliação de quatro salas de aula. A reforma realizada através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado vai beneficiar 1300 alunos daquele estabelecimento de ensino. A escola atende 600 alunos do Ensino Fundamental e 700 alunos do Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental iniciaram dia 31 de janeiro e as do Ensino Médio, começaram dia 1º de fevereiro.
INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prefeito Sebastião Miranda Filho entrega à comunidade o novo prédio do Ceaca no próximo sábado, 10 de fevereiro, às 19h. O prédio construído junto ao CAIC (Folha 13) tem sala de aula, Brinquedoteca, sala de pintura, Oficina de Artesanato em Madeira, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O Ceaca atende 150 crianças e adolescentes pobres. Trinta garotos que estão na faixa etária de 14 a 17 anos, trabalham na Oficina de Artesanato em Madeira. Outro grupo com 20 crianças trabalha na Oficina de Artes (pintura e bijouterias) e todos os 150 participam de atividades sócio-pedagógicas, promovidas pela Secretaria de Assistência Social (Seasp) em parceria com a Secretaria de Educação (Semed).
A coordenadora do Ceaca, Érika Adrienne Santos, disse que estão sendo feitas as matrículas para novos alunos no Ceaca, mas a meta é atender 150 crianças e adolescentes oriundas de famílias carentes.
FÓRUM DE TURISMO
Nos dias 8 e 9 de fevereiro realiza-se em Marabá o Fórum Regional de Turismo, na sala de reuniões do Hotel Del Príncipe, bairro Amapá, com a presença dos secretários de turismo de do sul e sudeste paraense. São 52 municípios que fazem parte do Pólo Araguaia Tocantins. Destes, 38 já confirmaram a presença no Fórum. Entre eles: Tucuruí, Santana do Araguaia, Itupiranga, Parauapebas, Canãa dos Carajás e Jacundá.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM Ísis Mourão disse que autoridades políticas, representantes do setor hoteleiro,alimentos e bebidas, Sebrae regional, Infraaero, Sindicom, Acim, Câmara Municipal, Casa da Cultura, Fundação Zoobotânica de Marabá estarão presentes nesta primeira Assembléia Geral Extraordinária.
O Fórum é uma entidade representativa do setor turístico na região e vem crescendo com adesão dos municípios que tem interesse no crescimento e desenvolvimento da região. Nos dois dias do Fórum, o Turismo será discutido regionalmente em busca de uma política pública séria e consistente do setor no sul e sudeste paraense.
CHEFE DE GABINETE RECEBE ASSOMAR
Hoje, 8 de fevereiro, cerca de 150 motoboys concentraram-se em frente ao prédio da Prefeitura para reivindicar o direito de realizar o serviço de transporte individual de passageiros. Uma comissão coordenada por Edivaldo Santos, presidente da Associação Soberana dos Motoqueiros e Motoboys de Marabá (Assomar) foi recebida pelo chefe de gabinete Gilson Silva pela manhã.
Na ocasião, os motoboys apresentaram a proposta de prestação de serviços e concorrência no transporte individual de passageiros executado por motocicleta. Gilson Silva ouviu as propostas e deverá encaminhá-las ao prefeito Sebastião Miranda Filho, que não esteve presente em virtude de outros compromissos agendados previamente.
NÍVEL DAS ÁGUAS E PREVISÃO DO TEMPO

As águas do rio Tocantins amanheceram nesta quinta-feira a 8,20m acima do nível normal; porém as 10h50 encontravam-se em 8,24 m, o que representa um acréscimo de 49 cm em pouco mais de 24 horas. Segundo Boletim da Eletronorte, as águas seguem em elevação, podendo atingir 9,17 metros na terça-feira, 13.
Conforme o Canal do Tempo, as condições climáticas em Marabá, de hoje ao dia 17, apontam trovoadas esparsas. Hoje, 8, as maiores possibilidades de chuva acontecem pela manhã e à noite. Temperatura entre a mínima de 23ºC e 31ºV.
Segundo o Clima Tempo, hoje faz sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados com chuva a qualquer hora. De amanhã (9) a segunda-feira (12), Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas