30 maio 2008

Boletim Informativo Nº 1355

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 30 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.355
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

SEMMA E SEAGRI TERÃO NOVOS PRÉDIOS
Depois de licitada e emitida respectiva ordem de serviço, inicia nesta sexta-feira, 30, a construção do prédio da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), em área da Prefeitura, contígua a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), que também ganhará prédio novo, ainda na administração do prefeito Tião Miranda.
A Semma, que funciona em prédio alugado na Avenida Transamazônica, desde o início da administração Tião Miranda, agora vai ganhar um prédio funcional, desenvolvido especialmente às suas atividades, num espaço ecologicamente correto, onde já desenvolve o canteiro de mudas utilizadas no paisagismo da cidade.
Enquanto a Seagri, cujo processo para autorização da construção do novo prédio está em andamento, terá as instalações no mesmo terreno, um pouco mais à frente da atual sede, feita em madeira, que foi também adaptado àquela secretaria.
HOJE TEM CONFERÊNCIA DO IDOSO
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, promove nesta sexta-feira, 30, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório do Incra, com objetivo de discutir as políticas públicas voltadas ao idoso (saúde, assistência social domiciliar e outras) e implementá-las conforme determina o Estatuto do Idoso.
O evento terá como pontos principais de discussão o entendimento sobre a concepção do processo de envelhecimento; superar mitos e preconceitos do envelhecimento; compreender a importância da participação da pessoa idosa como protagonista; a importância do exercício da cidadania em todas as esferas da vida; integração intergeracional.
Hoje, a Seasp tem cerca de 480 idosos cadastrados, mas somente uns 300 participam das atividades oferecidas por aquela secretaria. Dessas quase 200 pessoas, algumas estão com idade muito avançada e outras adoentadas, ambas precisando de atendimento domiciliar.
Dentre as atividades desenvolvidas para o idoso, a Seasp oferece introdução a informática, alfabetização, oficinas de artesanato, bordado e crochê, além de acesso a diversos programas sociais como passe livre nacional, e BPC – Benefício de Prestação Continuada, da Previdência Social.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
No período de 2 até 05 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estará comemorando a Semana do Meio com atividades em todos os núcleos urbanos de Marabá. O evento conta com apoio de mais 20 organismos governamentais e não-governamentais e praticamente todas as escolas de Marabá. O objetivo é despertar o interesse da comunidade para o compromisso com a preservação do meio ambiente.
A programação começa a partir das 8h do dia 2, com passeatas nos cinco núcleos de Marabá, que culminam em cerimônias em pontos estratégicos, como a Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova; Praça Duque de Caxias (Velha Marabá); Praça Monsenhor Baltazar, na Folha 16 (Nova Marabá); Praça Humberto Martins, no núcleo Morada Nova; e Praça dos Sonhos, no são Félix II.
Nessas passeatas, a presença das escolas de cada núcleo tem fundamental importância, não só para aumento de contingente, mas principalmente para que os alunos sirvam de multiplicadores das ações de preservação ambiental. Ao longo de cada trajeto os alunos proferem um grito de guerra e palavras de ordem, relativos à preservação ambiental. Eles receberão água e uma sacola para coleta de resíduos que serão trocados ao final da passeata por um balão e uma muda de árvore. Os balões serão soltos ao final do evento.
Limpeza dos rios – Nos dias 3 e 4 serão realizadas ações sócio-educativas também nos cinco núcleos, envolvendo todos os bairros. E, finalizando as comemorações, no Meio Mundial do Ambiente e da Ecologia, 5 de junho, será feita limpeza nas margens dos rios Tocantins e Itacaiúnas, através de equipes formadas por alunos, Semma, Exército Brasileiro, Escoteiros e outros. Dessa ação será criada uma comissão para atuar na limpeza das margens dos rios no decorrer do veraneio, incluindo orientação aos donos de bares e restaurantes da orla do Tocantins para que mostrem aos clientes a necessidade de manter aquele ambiente limpo, digno de elogio dos visitantes de Marabá.
Uso racional da água – É importante lembrar alguns dados que refletem a difícil situação mundial em relação ao uso dos 2,5% de água doce disponíveis no planeta. Segundo relatório da Unesco, órgão da ONU para a educação e responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, mais de um sexto da população mundial ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce.
A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo. Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desse líquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a ser tomadas pelas diferentes esferas governamentais. Portanto, é necessário usar água de modo racional para não faltar.
MARABÁ - SEDE DA ASSEMBLÉIA DO FOMENTUR
O Pólo Araguaia-Tocantins terá o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) na região.A 30ª assembléia do Fomentur, presidido pela presidente da PARATUR, Ann Pontes, no dia 2 de junho, no auditório do Itacaiúnas Hotel de 8h às 12h e de 14h às 18h.
A coordenadora do FOMENTUR sedia suas assembléias ordinárias em todos os Pólos turísticos do Estado, trazendo as discussões para as regiões. Contará com a participação dos membros representantes do setor turístico (órgão públicos e privados e o terceiro setor) e presidentes dos fóruns regionais do Estado, para discutir políticas de desenvolvimento turístico da região Araguaia-Tocantins no Pará.
PAUTA DA 30ª ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DO FOMENTUR
A Presidente do FOMENTUR, Ann Pontes, informa a programação da assembléia do dia 2 de junho, no Auditório do Itacaiúnas Hotel, localizado na Folha 30. Nova Marabá.
08h- Recepção dos presentes na reunião; Abertura da reunião de trabalho.
09h às 09:30h - Exposição sobre o Pólo Araguaia-TocantinsIsis Mourão -presidente do Fórum – FORUMTURAT);09:30 às 10:00h - Apresentação do Plano de Desenvolvimento Turístico da região Araguaia (Eugênio Perez –presidente do Comitê Tecnológico de Turismo da Região Araguaia);10:30 às 11:00h - Apresentação de Plano de Desenvolvimento Turístico da região Tocantins (Mariana Bogéa, vice presidente do Fórum -FORUMTURAT);
11:00 às 11:30h – Debates
12:00 às 14:00h – Almoço
14:00 às 14:30h – Apresentação dos resultados da Pesquisa de Demanda turística do Pólo Araguaia Tocantins – Admilson Alcântara- PARATUR14:30 às 15:00h - Resultados da Oficina do FOMENTURConceição Silva –PARATUR
15:00 às 15:30h – Apresentação dos eventos Salão de Turismo e FITA Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Conceição Silva e Jacqueline Alves
15:30 às 16:00h – Debates
16:00 às 16h30 – Encerramento Cofee- Break para os participantes
REFORMA E AMPLIAÇÃO DE ESCOLA
Através do Processo de Licitação 349/2008/CPL/Sevop, na modalidade Tomada de Preço 084/2008, a Prefeitura de Marabá fará abertura em 02 de junho, às 10 horas, de propostas para execução das obras e serviços de engenharia referentes à reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heloísa de Sousa Castro, localizada na Avenida dos Gaviões S/N, bairro Liberdade, Marabá/PA.
Está programada visita técnica para hoje, 29, às 15h, na Folha 17, onde será feito serviço de pavimentação asfáltica em CBUQ nas vias V-631, V-165, V-167, V-171, V-172, V-173 e V-179. A visita faz parte do Processo de Licitação 351/2008/CPL/Sevop, Tomada de Preço 086/2008, para execução de serviço de pavimentação. Os envelopes contendo as propostas dos interessados serão abertos no dia 03 de junho. Maiores informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Rodovia Transamazônica (BR-230), Km 5,5 – Nova Marabá. Fones/fax (94) 3322-2827/2931/3092.
TRÂNSITO SEGURO
O projeto desenvolvido pelo DMTU para orientação aos motoristas e pedestres, com ajuda dos agentes mirins, que são alunos das escolas públicas, começa a fazer efeito.
Em pontos de maior tráfego, como entrada do núcleo Cidade Nova, VP-8 e entrada da Marabá Pioneira, os agentes do DMTU acompanham a garotada, que utiliza placas educativas de orientação aos motoristas e pedestres. São alunos de 10 escolas públicas que participam do projeto Agente de Trânsito Mirim - Anjos do Trânsito.
O projeto Agente Mirim conta com 40 crianças da rede pública do município. A garotada atua nos arredores das escolas orientando motoristas e pedestres sobre a importância do respeito à faixa de trânsito e também a ter outros cuidados para um trânsito.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que Agente de Trânsito Mirim é um projeto para formar multiplicadores da educação no trânsito integrados aos núcleos escolares aos quais pertencem os alunos. “Assim ampliamos participação comunitária no exercício da cidadania, na prevenção de acidentes de trânsito”.




PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas