18 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1290

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL GANHAM UNIFORMES ESCOLARES


Cerca de 33 mil alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil ao 5º ano (Ensino Fundamental menor) vão receber uniformes escolares doados pela prefeitura. São 131 mil peças adquiridas através de licitação, custeadas com recursos do Fundeb. Cada aluno vai receber duas bermudas e duas camisetas, sendo uma regata (para aulas de Educação Física), com logomarca da prefeitura e da Semed. Os kits escolares são compostos de uma mochila, um lápis, uma caneta, uma régua, uma borracha, um caderno (brochura).

O prefeito Sebastião Miranda Filho em reunião com a secretária de Educação Kátia Américo Garcia no fim de 2007 decidiu pela doação de uniformes e de kits de material escolar aos alunos porque muitos pais não têm condições financeiras de adquiri-los.

A secretária Kátia Américo Garcia disse que foi feito pregão eletrônico para a aquisição do material e participaram empresas de diversas partes do país. "Os uniformes já chegaram e a partir da próxima semana pretendemos iniciar a entrega para os alunos".

As empresas vencedoras do pregão são Gráfica e Papelaria Líder Ltda (Marabá); HS Comércio Ltda. (Florianópolis); LIG Indústria e Comércio de Fardamentos Ltda. e Cotex Indústria e Comércio de Manufaturados e Serviços Ltda (Brasília). O total dos uniformes e kits escolares fica avaliado em cerca de R$ 525 mil.


INSCRIÇÕES PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES


O Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizado no 3º piso do Centro Administrativo da Prefeitura – SACI – está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em diversas áreas. Os cursos serão ministrados na Obra Kolping e Senai. Entre eles carpinteiro, pedreiro e armador que devem ter ensino fundamental completo. Para os cursos de garçon e cozinha industrial é necessário possuir até a 7ª série do ensino fundamental.

A coordenadora do Sine Ismaelka Silva informa que os cursos abrem portas às pessoas que precisam trabalhar, pois oferecem qualificação aos cidadãos para o mercado de trabalho.


CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE


A Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – promove sua conferência dia 6 de março, no auditório da Escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira. O evento aberto a toda comunidade visa principalmente eleger 25 delegados para representar Marabá na conferência estadual.

A III Conferência Municipal de Meio Ambiente discute este ano o tema "Vamos cuidar da Amazônia e do Brasil" e sub-tema "Amazônia e as Mudanças Globais".

Enquanto a conferência estadual acontece em Belém, no Hangar – Centro de Conferências da Amazônia, nos dias 7 a 9 de março. Esse evento vai eleger 46 delegados que representarão o Pará com direito à voz e voto na III Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília. Do total de representantes, no mínimo 40% serão mulheres.


FORMAÇÃO DO GTM


Através do decreto municipal Nº 092/2008-GAB, de 13/02/2008, o prefeito Tião Miranda definiu a formação e atribuições do Grupo de Trabalho Municipal (GTM), cujo objetivo visa a adoção de ações conjuntas de capacitação e assistência técnica para implementar o plano diretor municipal: regularização fundiária.

O GTM irá coordenar juntamente com sua equipe trabalhos de Regularização Fundiária do Município; Realizar pesquisas, levantamento físico, territorial e social, disponibilizando efetivo suficiente para desenvolvimento dos trabalhos, conforme acordo entre as partes, deliberado nas reuniões técnicas-sociais, desenvolvidas pelo projeto.

Cabe ainda a equipe promover a divulgação e mobilização dos órgãos, entidades, sociedade civil organizada e a comunidade em geral para a realização das oficinas comunitárias locais, audiências públicas e demais eventos constantes do Plano de Trabalho; proceder a levantamento, sistematização e análise de dados e informações produzidas no decorrer do processo.

E, também, elaborar dos projetos de conclusão do processo de capacitação e assistência técnica de regularização, nos seguintes eixos temáticos de regularização: Patrimonial; urbanística e Social. Debater junto à sociedade civil e demais órgãos dos outros poderes a política urbana do Município; e apreciar as atas a serem produzidas em audiência pública junto à comunidade e acompanhar a implementação dos objetivos e das diretrizes do Plano de Trabalho.

O GTM será composto por 7 membros nomeados, pelo chefe do Poder Executivo Municipal, na forma especificada no decreto, cuja coordenação está a cargo de servidores da Secretaria de Planejamento (Seplan).


SALA DO CONVIVER SERÁ CLIMATIZADA


Depois de passar por diversas melhorias em seu aspecto físico, a sala de eventos da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, que serve principalmente aos idosos do Projeto Conviver, agora vai receber climatização.

Para a compra dos condicionares de ar, ao valor aproximado de R$ 13 mil, o prefeito Tião Miranda já autorizou a licitação, na modalidade pregão eletrônico. Trata-se de recurso próprio da Prefeitura e, enquanto aguardam os equipamentos, Ronaldo Chaves, titular da Seasp, vai providenciando algumas adaptações ao salão, a exemplo de uma entrada exclusiva para os idosos.


INCLUSÃO DIGITAL


Também está em fase de licitação a compra de 14 microcomputadores para a Seasp, com fins de inclusão digital. Os equipamentos serão instalados no Conviver, e projetos Crescer Cidadão e Ceaca – Centro de Atendimento à Criança e Adolescente.

O Crescer Cidadão atende cerca de 60 menores do sexo masculino, com atividades em dois turnos. Pela manhã participam aqueles que freqüentam escolar regular pela tarde e, à tarde, os que estudam regularmente pela manhã. Além de reforço escolar, esses menores praticam educação física e recebem noções de moral e civismo, dentre outras.

Enquanto isso, o Ceaca, com mais 150 crianças e adolescentes, oferece além do reforço escolar uma fábrica de brinquedos, para aprendizes, a partir dos 14 anos de idade. Essa fábrica chega à produção de 400 peças/mês. Embora tenha sido criada para fazer apenas brinquedo, os 30 jovens de 14 a 17 anos também estão produzindo kit's para gestantes (cesta, cabide, abajur, porta-fralda), cuja procura é bem significativa.


TEMPO E TEMPERATURA


Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora, é o que prevê para os próximos cinco dias o site Climatempo. Hoje e amanhã o volume médio de chuva é de 15mm; no domingo pode chover mais de 25 mm.

O canaldotempo.com mostra imagens de satélite com elevada nebulosidade na direção de Marabá e região, o que pode significar muita chuva nos próximos dias. A temperatura fica amena, com máximas de 28ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas