24 abril 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 884


DMTU: EDUCANDO PARA A VIDA
Na quinta-feira, 20, ao meio-dia, o DMTU, através da equipe de Educação para o Trânsito lançou o projeto Educando para a Vida, através de Teatro de Fantoches, na sede do Departamento. A apresentação especial contou com a presença do prefeito Tião Miranda, do vice-prefeito Ítalo Pojucan, da secretária de Educação Kátia Américo Garcia, do secretário de Planejamento Zoran Bosnic, da direção pedagógica da Escola “A Fazendinha”, sr. Saulo von Randow e Neide Joca, agentes de trânsito e demais funcionários do DMTU.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Cardoso Rosa, disse que os cinco atores receberam treinamento para o trabalho educativo nas escolas. A equipe fará a apresentação com os fantoches. “A princípio será desenvolvido nas escolas municipais, mas com o tempo deverá ser estendido também às escolas particulares, que muito nos pedem para ensinar normas de trânsito à garotada”.
A equipe de Educação para o Trânsito/DMTU também realiza palestras educativas nas escolas de Marabá. O teatro de fantoches é mais um meio escolhido para contribuir na divulgação da Educação no Trânsito.
O agente de Trânsito Alighiere explicou que o teatro ajuda a criança a interagir com mais rapidez. “O caráter lúdico e informativo do teatro de fantoches é um grande aliado para prender a atenção das crianças e adolescentes”.
A peça de estréia dos Fantoches no DMTU: “O Condutor Nervoso” focalizou o capítulo VI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da obrigatoriedade das campanhas de Educação para o Trânsito.
O prefeito Tião Miranda elogiou a iniciativa do DMTU e explicou que no Brasil ocorrem muitos acidentes no trânsito, principalmente com as crianças. “A iniciativa do DMTU é fundamental para a educação das crianças, pois contribui para torná-las adultos muito mais conscientes quanto às leis do trânsito”.

SEMED APÓIA O EDUCANDO PARA A VIDA
DMTU recebe apoio pedagógico da Semed para a elaboração das peças e também para a montagem do cronograma de apresentações do Teatro de Fantoches nas escolas municipais. O objetivo é fazer com que os alunos aprendam de uma forma mais agradável. A apresentação dura em média 40 min. Os bonecos de fantoche representam seis personagens: o Agente Fina e a Agente Leza, Estradinha, Farolzinho, Vovolante (destaca o respeito ao idoso) e Dona Pista. O cenário traz um ônibus onde os fantoches aparecem e discutem a segurança no trânsito. As apresentações não se restringem aos fantoches, em algumas cenas os atores exercitam também a expressão corporal.
As escolas do núcleo Nova Marabá serão as primeiras contempladas com a apresentação do Teatro de Fantoches. Em seguida a equipe de Educação no Trânsito partirá para os outros núcleos.
REFLORESTAMENTO
Uma parceria entre a Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura –, uma guseira, uma ONG e produtores rurais do PA Lajedo, está produzindo cerca 21 hectares de eucalipto para produção de carvão vegetal, com vista a utilização na produção do ferro gusa.
O setor industrial, a exemplo da produção de ferro-gusa, é o principal consumidor do carvão de lenha, que funciona como redutor (coque vegetal) e energético ao mesmo tempo. Os setores residenciais e comerciais representados por pizzarias, padarias e churrascarias também consomem carvão vegetal.
Ultimamente, o carvão vegetal tem sido utilizado também nas indústrias de cimento, de cal e em cerâmicas. O uso de carvão vegetal como redutor do minério de ferro no Brasil data de 1591 em fundições artesanais para produzir ferramentas de uso agrícola na colônia.
EXPOAMA
Começam os preparativos da Seagri para XX Expoama – Exposição Agropecuária de Marabá – a realizar-se na primeira semana de julho. Para este ano, além das exposições tradicionais como caprinos, ovinos, horta e plantio mecanizado, a Seagri pretende expor um tanque de piscicultura.
Em Marabá a piscicultura ainda é um hobby de alguns produtores, não se constituindo em atividade produtiva. No entanto, essa é a idéia do secretário municipal de Agricultura, Rubens Sampaio, incentivar a produção de peixe em escala industrial.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A 5ª gestão do Conselho Municipal de Assistência Social, eleita em 12 de abril, toma posse nesta terça-feira, 25. às 9h, na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp)
COMEÇA VACINAÇÃO DO IDOSO
De hoje, 24, até 5 de maio está aberta a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Em todo o Brasil a meta é imunizar 11 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Número equivalente a 70% dos idosos no País. Além da vacina contra gripe, mais de 73 mil postos estarão capacitados para oferecer também doses contra pneumococos, difteria, tétano e febre amarela. A campanha, que recebeu o investimento de R$ 130,5 milhões, segue até 5 de maio.
No Pará a expectativa é vacinar contra o vírus da influenza (gripe) cerca de 440 mil pessoas nessa faixa etária. A meta para Marabá é aplicar 9.636 doses da vacina antigripal; 2.409 contra tétano e difteria; 289 doses de vacina antipneumococos (contra pneumonia); e uma quantidade livre de vacinas contra a febre amarela.
A vacinação contra a gripe é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e vem sendo ministrada em massa no Brasil desde 1999. O imunobiológico da gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos; leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomado a cada ano. O Ministério da Saúde lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.
No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83,9% da população com 60 anos ou mais, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo.
NÍVEL DO RIO
Nesta segunda-feira o nível das águas do Tocantins amanheceu em 12,32 metros, o ponto máximo da cheia no ano passado, alcançado no dia 22 de março. A Eletronorte prevê elevação das águas até amanhã, quando deverá atingir o nível de 12,38 metros, iniciando recuo no dia seguinte, podendo chegar aos 12,23 metros no sábado, 29 de abril.
PREVISÃO DO TEMPO
Segunda-feira ensolarada, com poucas nuvens em Marabá, mesmo assim prossegue a possibilidade de trovoadas esparsas, principalmente à noite. Segundo o canaldotempo.com, essa condição permanecerá até 3 de maio. Temperatura hoje entre a mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, Marabá terá segunda-feira de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. A possibilidade de precipitação é de 80%, sendo esperado volume de 60 mm até quinta-feira, 27, quando a probabilidade precipitação cai 70%.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 883

SINE: PAINEL DE VAGAS
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) está oferecendo as seguintes vagas: erralheiro, eletricista de auto, topógrafo, encarregado de manutenção, assessor comercial, técnico em Mineração, técnico de injeção eletrônica, mecânico de máquinas pesadas, doméstica, recepcionista, escriturário, cozinheiro, serviços gerais, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de escritório, consultora de vendas, técnico de segurança no trabalho, auxiliar de estoque, departamento de pessoal, supervisor técnico de produção, técnico em mecânica, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em mineração, técnico em geologia e caldeireiro.
EDUCANDO PARA A VIDA (I)
Hoje, 20 de abril, ao meio-dia, a equipe de Educação para o Trânsito do DMTU apresenta o lançamento do projeto Educando para a Vida, através de Teatro de Fantoches, na sede do Departamento. Esta primeira apresentação será para o prefeito Tião Miranda, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia e o presidente da Câmara Municipal de Marabá Maurino Magalhães, o secretário de Planejamento Zoran Bosnic e funcionários do DMTU.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Cardoso Rosa, explica que o objetivo é apresentar o projeto e receber as críticas e sugestões de temas, para fazer os ajustes necessários antes de partir para as apresentações efetivas nas escolas.
Uma equipe de cinco pessoas treinadas para o trabalho educativo nas escolas, fará a apresentação com os fantoches. A princípio será desenvolvido nas escolas municipais, mas com o tempo deverá ser estendido também às escolas particulares.
O teatro de fantoches foi escolhido para trabalhar o tema Educação para o Trânsito com crianças e adolescentes porque só as palestras não chamam atenção da garotada. O teatro chama mais atenção à garotada, além de informar, é lúdico.
EDUCANDO PARA A VIDA (II)
A Semed presta apoio ao DMTU para montagem do cronograma de apresentações do Teatro de Fantoches nas escolas municipais. O objetivo é fazer com que os alunos aprendam de uma forma mais agradável. A apresentação dura em média 40 min. Os bonecos de fantoche representam seis personagens: o Agente Fina e a Agente Leza, Estradinha, Farolzinho, Vovolante (destaca o respeito ao idoso) e Dona Pista. O cenário traz um ônibus onde os fantoches aparecem e discutem a segurança no trânsito. As apresentações não se restringem aos fantoches, em algumas cenas os atores exercitam também a expressão corporal.
As escolas do núcleo Nova Marabá serão as primeiras contempladas com a apresentação do Teatro de Fantoches. Em seguida a equipe de Educação no Trânsito partirá para os outros núcleos.
IMPLANTAÇÃO DO SINAVISA EM MARABÁ
Até final de maio, Marabá estará inserido no Sistema Nacional em Vigilância Sanitária (SINAVISA). O SINAVISA tem a finalidade de dotar a Vigilância Sanitária de ferramentas gerenciais e operacionais capazes de agilizar registros, análises e, sobretudo auxiliar a instituição no planejamento e execução de ações, tanto para o corpo técnico quanto para gestão de Vigilância Sanitária.
Segundo o secretário de Saúde Pedro Corrêa, os técnicos de Vigilância Sanitária otimizarão suas atividades através dos Módulos desenvolvidos no SINAVISA, que serão utilizados para registrar ações de Vigilância Sanitária. Através do registro destes dados será possível fazer um mapeamento das condições sanitárias de Marabá, bem como dimensionar e planejar futuras ações.
O banco de dados do município de Marabá será interligado aos demais municípios, Estados e Governo Federal. Assim a Vigilância Sanitária de qualquer parte do país terá conhecimento dos dados de Marabá. A troca de informações torna-se mais precisa.
93 ANOS DE MARABÁ
A Casa da Cultura mantém exposições relacionadas aos 93 anos de emancipação político-administrativa de Marabá em diversos pontos da cidade, onde há grande fluxo de pessoas. O objetivo é levar ao conhecimento público, diversas informações sobre Marabá.
As exposições estão na anti-sala do Gabinete do Prefeito, Pátio Ferroviário, Escola Disneylândia, Escola Pingo de Gente, Escola “Pedro Marinho” (Em Brejo do Meio), Aeroporto, CAIC, Casa da Cultura, Colégio Alvorada, Escola Julieta Gomes Leitão (São Félix).
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, explica que o objetivo das exposições é fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a história de Marabá.
CAMPANHA DA VOZ NA DUQUE DE CAXIAS
Depois de passar pelas praças São Francisco e Osório Pinheiro, a equipe da Campanha Mundial da Voz atende nesta quinta-feira, 20, na praça Duque de Caxias, das 8h às 14h. Essa ação de saúde tem como objetivo de orientar e prevenir a população sobre as doenças do aparelho vocal.
Além de orientar sobre os cuidados à prevenção de doenças da voz, a campanha já realizou 100 exames de videolaringoscopia, devendo realizar mais 50 na praça Duque de Caxias. Sob o tema “Ouça a Voz da Experiência. Cuide da sua voz”, essa campanha é uma parceria das sociedades brasileiras de Otorrinolaringologia e de Fonoaudiologia com a Prefeitura de Marabá.
NÍVEL DO RIO
O nível das águas do Tocantins segue em elevação, batendo mais uma vez nos 12 metros na manhã desta quinta-feira, 20, e segundo a Eletronorte poderá atingir os 12,06 centímetros no sábado, 22, voltando a recuar no dia seguinte.

PREVISÃO DO TEMPO
Quinta-feira chuvosa em Marabá, o que ratifica as previsões meteorológicas. Segundo o canaldotempo.com, Marabá e região estão sujeitos a trovoadas esparsas no período de 20 a 29 de abril, com possibilidade de chuva em torno dos 50%. Temperatura nesta quinta-feira entre a mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, Marabá e região terão um dia com tempo nublado, alguns períodos de melhoria e chuva a qualquer hora do dia. A possibilidade de precipitação é de 80%, sendo esperado volume de 45 mm até domingo, 23, diminuindo as chances de precipitação (70%) a partir de amanhã.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas