19 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1255

ESTRUTURA DO MATERNO INFANTIL

Muito se tem falado acerca do Hospital Materno Infantil, a ser inaugurado no início do próximo ano, porém, nada se havia dito quanto a sua estrutura e serviços que ele vai oferecer ao público marabaense 10 dias após sua abertura oficial. A nova casa de saúde vai disponibilizar: triagem obstétrica, partos normais, partos cesarianos, curetagem e outros procedimentos obstétricos.

E ainda, assistência ao recém-nascido em Unidade de Cuidado Intermediário (UCI Neonatal), ou seja, um serviço especializado entre o tratamento normal e a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo); ultra-sonografia para gestantes da triagem e internas, exames de patologia clínica para pacientes da triagem e internados e emissão de certidão de nascimento para os nascidos naquele hospital.

Instalado em local privilegiado da Marabá Pioneira, com 1.112,14 m² de área construída, em linhas gerais, consta da estrutura física do HMI um ambulatório, laboratório de patologia clínica, sala de raios-x, farmácia básica, cozinha, lactário, central de material esterilizado, UCI Neonatal, enfermarias, centro obstétrico, lavanderia, setor administrativo e necrotério.

O ambulatório é constituído de uma recepção, sala de espera, sala de acolhimento humanizado, sala de ultra-sonografia, sala de imunização, duas salas de triagem obstétrica, consultório de assistente social e psicologia e consultório de pediatria.

As enfermarias ocupam dois blocos, com o total de 36 leitos, quatro a mais do que a área do Hospital Municipal (HMM) destinada à obstetrícia: bloco A, com 19 leitos; e bloco B, com 17 leitos. Enquanto o Centro Obstétrico é composto de vestiário, posto de enfermagem, três salas de pré-parto, com um total de seis leitos; duas salas de parto normal, uma sala de recuperação pós-anestésica, com dois leitos; e duas salas de cirurgia.

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de 420 internações por mês, com 315 partos normais e 105 à moda cesariana. Segundo o titular da SMS, Pedro Corrêa Lima, o quadro funcional do HMI será composto de aproximadamente 160 servidores, sendo que uma pequena parte virá do HMM, da área de ginecologia e obstetrícia que será desativada; a maioria, no entanto, será de novos servidores, a ser convocados do último concurso público.

MANIPULAÇÃO DO AÇAÍ

A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde deve oferecer, ainda neste final de ano, um treinamento aos manipuladores de açaí, com vista a melhorar a qualidade do produto vendido à população de Marabá.

Segundo o veterinário Roger Lobo, responsável pela área de alimentos da Divisa, em capacitação realizada em Belém pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as autoridades não garantem que o aquecimento do fruto a aproximadamente 80ºC ou congelamento, suficientes para eliminar diversas bactérias, sejam suficientes para matar o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de chagas, que tem o besouro (barbeiro) como principal vetor.

Diante da situação, por via de dúvida, é recomendável um conjunto de procedimentos higiênicos para evitar a contaminação da polpa de açaí, que devem começar com a coleta do fruto, seleção destes de quaisquer elementos estranhos, lavagem em água limpa e abundante, para depois aquecer, bater os caroços e congelar a polpa.

Ainda de acordo com Roger, a contaminação do açaí pode ocorrer através das fezes do besouro, que costuma pousar nos açaizeiros ou quando o próprio inseto é moído com o açaí. Essa segunda situação acontece porque o barbeiro tem cor escura, semelhante a do fruto, tornando-o difícil de ser visualizado entre os caroços do açaí.

O mercado de polpa de açaí tanto na capital do Estado como em Marabá vem decaindo a cada dia, chegando em alguns casos a uma redução de 40% a 50%. Por aqui, afirma Roger Lobo, muitos vendedores já fecharam as portas e a tendência é afugentar ainda mais o comprador, caso não sejam tomadas medidas saneadoras.

CARTÓRIO DO HMI

A emissão de certidões de nascimento do Hospital Materno Infantil é uma extensão do Saci (Serviço de Atendimento ao Cidadão), através de um sistema de intranet, cujos aparelhos de transmissão (rádios e antenas) já estão instalados e testados.

Para conclusão do serviço, a SMS aguarda a entrega de outros equipamentos (computadores e periféricos), adquiridos através de licitação.

SALÁRIOS SAEM ATÉ SÁBADO

O prefeito Sebastião Miranda autorizou o pagamento do funcionalismo municipal para este final de semana. Com o pagamento antecipado dos salários de dezembro, os funcionários terão oportunidade de desfrutar melhor das festas natalinas e de ano novo. Nesse período o orçamento familiar costuma apertar um pouco, mas os servidores municipais vão passar as festas com mais tranqüilidade.

O secretário de Administração Nilton Medeiros explica que os salários devem ser liberados no Banco do Brasil no sábado, 22.

CONFRATERNIZAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES

Amanhã, 20 de dezembro, a Semed faz uma reunião com gestores escolares da rede municipal de ensino, no Itacaiúnas Hotel, às 17h. na ocasião será tratado sobre planejamento de ensino 2008 e em seguida o coquetel de confraternização.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que como os gestores estarão todos juntos, a equipe da Semed vai fazer a votação para a escolha da data inicial do ano letivo 2008. “Existem propostas com datas diferenciadas, por isso vamos aproveitar para aprovar democraticamente”.

CONFRATERNIZAÇÃO DO DMTU

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), assim como as demais secretarias e departamentos municipais também programou sua festa de confraternização de final de ano. A festa vai ser no dia 22 de dezembro, às 12h, na sede da Maçonaria da Folha 16.

MELHORANDO O CLIMA DA CIDADE

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM), através da Resolução Nº. 01/07, busca melhorar a qualidade de vida da população em Marabá, por meio de medidas simples que podem contribuir para evitar o calor excessivo na cidade.

Os conselheiros explicam que há necessidade regular da prática de poda da arborização urbana de Marabá; há necessidade da melhoria da qualidade de vida da população no que diz respeito ao sombreamento e conseqüente redução dos elevados índices de temperatura.

As empresas e pessoas físicas que ao longo dos anos mutilam e derrubam árvores do paisagismo público sem a justificativa necessária contribuem para a formação de bolsas de calor no espaço urbano e conseqüente redução da qualidade de vida.

PARA CORTAR ÁRVORES É PRECISO AUTORIZAÇÃO

É proibida a poda de qualquer natureza ou corte raso de árvores que compõe o paisagismo público urbano de Marabá sem prévia autorização do Órgão Ambiental Competente.

O COMMAM estabelece que para qualquer Poda de condução ou drástica, corte raso e outros, só poderá ser feita por empresas devidamente credenciadas pelo órgão ambiental municipal. Para obter o Licenciamento da atividade ou da empresa, as pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas deverão apresentar ao órgão ambiental municipal a Justificativa Técnica expondo os motivos do pleito; Declaração de Informações Ambientais; Cadastro de Atividade junto ao Sistema Municipal de Meio Ambiente; Treinamento Técnico da equipe responsável pelo trabalho atestado em diploma e certificado com pelo menos 40 horas.

As empresas ou pessoas físicas que descumprirem a Resolução Nº. 01/07, estão sujeitas às penalidades previstas na Lei Ambiental Municipal 16.885 e 16.886/02.

PREVISÃO DO TEMPO

O site Climatempo prevê para o período de hoje (19) a sexta-feira (21) sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Para o sábado e domingo (22 e 23) sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura nesta quarta-feira fica entre 22º e 32ºC. Enquanto a umidade relativa do ar pode chegar aos 77%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas