05 julho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1147

MERCADO GRANDE VAI TRANSFORMAR-SE EM BIBLIOTECA

O prefeito Tião Miranda dá início em breve às obras de reforma do antigo Mercado Municipal, situado no núcleo pioneiro, próximo à Igreja matriz de São Félix. O complexo abrigará uma grande Biblioteca Pública, com espaço para exposições artísticas e espaço de informática com diversos computadores ligados a internet disponível ao público para pesquisas.

Chamado de “Mercado Grande”, à época de sua inauguração, na primeira metade da década de 1940, o velho Mercado Municipal de Marabá teve a sua finalidade completamente desvirtuada. Ao longo de sucessivas administrações municipais entrou em decadência, sendo freqüentado, quase que exclusivamente, pelos “pés inchados”, denominação popular para aqueles que, tomados pelo alcoolismo, gravitam infelizes no seu entorno.

A recuperação do Mercado Velho, além de recuperar este centro histórico da cidade, dando-lhe outra finalidade, vai integrá-lo ao uso de toda população estudantil da Cidade Velha que vai dispor de moderna biblioteca, linha de computadores, espaço para artes plásticas, encontros culturais de literatura e teatro.

Convênio já assinado entre Prefeitura, Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo destinará as obras de reforma e ampliação, R$ 539.163,26. As reformas e ampliações vão preservar as linhas arquitetônicas originais do velho mercado que possui cobertura em telhas coloniais armada sobre potente madeirame, cujas peças ainda são originais. Com a recuperação urbanística, os atuais ocupantes do mercado serão removidos de lá, amigavelmente.

Para o bispo Dom José Foralosso e o pároco da igreja de São Félix de Valois, além de todos os moradores da Cidade Velha, o novo mercado integrará aquela paisagem às necessidades do turismo. Ampliando áreas de lazer proporcionada pela 4ª etapa da orla já em andamento, valorizando o centro histórico e atendendo antigas reivindicações dos moradores e da classe artística de Marabá.

PONTES

O prefeito Tião Miranda aprovou o pedido das comunidades do Geladinho e São Félix para a construção de duas pontes na estrada que liga Murumuru às comunidades do pau Seco e Pitombeiras. A primeira é sobre o igarapé Geladinho, com 32m de extensão e a segunda é sobre o Igarapé Félix, com 10m. As pontes serão construídas com recursos próprios do município e estão orçadas em R$ 113.432,40 e vão beneficiar a região de assentamentos e pequenos produtores rurais, melhorando o escoamento da bacia leiteira daquela zona rural que se encontra em expansão e abastece Morada Nova, São Félix I, II, III e lacticínios que estão se instalando na área.

PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO

Hoje, 5 de julho, às 14h, a Superintendência Estadual do Planejamento Territorial Participativo (PTP) realiza uma reunião preparatória com o objetivo de organizar as Assembléias Públicas Municipais da Região. A reunião será no auditório da UEPA, localizado na Agrópolis do Incra. O assessor de comunicação da Prefeitura Agenor Garcia representará o prefeito Sebastião Miranda Filho na reunião.

A superintendente estadual do PTP Edilza Fontes explica que a participação das lideranças da região é fundamental para definir a data da plenária em cada município, para organizar equipes locais e mobilizar a sociedade.

PREPARATIVOS PARA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA

Os Conselheiros de Assistência Social de Marabá estão fazendo os preparativos para a VI Conferência de Assistência Social, a ser realizada nos dias 30 e 31 de agosto em local ainda a ser definido.

Segundo o 1º Secretário do Conselho Municipal de Assistência Social, José Magalhães, a intenção é trazer palestrantes de renome na área assistencial como Edval Bernardino; Carlos Maciel e Reinaldo Pontes, que são grandes estudiosos neste seguimento. “Faremos contato com o Estado para fazer uma parceria para conseguir a participação de um deles aqui”.

A sede do Conselho fica na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp). Em virtude de a conferência ser realizada de 2 em 2 anos, Magalhães explica que os conselheiros querem fazer um grande evento, para chamar a sociedade a participar mais ativamente das ações assistenciais e discutir políticas de melhorias nesse setor.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas