30 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1280

GOVERNADORA INAUGURA ESCOLA EM MARABÁ

A governadora Ana Júlia Carepa chega a Marabá, participa hoje, 30 de janeiro, da inauguração da Escola Albertina Moreira do Reis, na Folha 6. Chega pela manhã no aeroporto, de onde segue para a Câmara Municipal de Marabá onde vai receber o título de Cidadã Marabaense e depois para a escola.

A escola construída com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Governo do Estado é repassada ao município para funcionamento do ensino fundamental. O prefeito em exercício Ítalo Ipojucan e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia recepcionam Ana Júlia. O grupo de danças Yaguara faz uma apresentação de dança folclórica em homenagem à governadora durante a inauguração.

A escola possui 08 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, sala de professores e da equipe gestora, com ambientes climatizados com ar condicionado, pátio, cantina e quadra de esportes.

MARABÁ NA AGENDA DO ANO IBERO-AMERICANO DE MUSEUS

O Museu Municipal de Marabá, localizado na Casa da Cultura, está incluído na agenda nacional do Ano Ibero-Americano de Museus de 2008, conforme informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, informa que Marabá terá 177 eventos no museu este ano. “É o município brasileiro da região norte com o maior número de eventos relacionado a museus”.

Mais de 350 museus e órgãos governamentais do país participam do Ano Ibero-Americano de Museus, comemorado em 2008. Ao todo foram registrados mais de 2 mil eventos, entre seminários, palestras e shows, relacionados ao tema do Ano Museu como Agente de Mudança Social e Desenvolvimento.

Entre os eventos na agenda do Iphan está a exposição sobre Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá, no período de 2 a 31 de janeiro, de 10h as 15h. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o tema, tem até amanhã, 31, para visitar a Casa da Cultura de Marabá, na Folha 31. Mais informações sobre a programação histórico-cultural, ligar para 3322-2315.

DECRETO Nº 17/2008 – GABINETE DO PREFEITO

Em virtude da realização das Festividades Momescas, o prefeito em exercício Ítalo Ipojucan Costa decreta ponto facultativo no município, no dia 4 de fevereiro (segunda-feira) e dia 06 de fevereiro (quarta-feira) até as 12h e para o funcionamento nas repartições públicas municipais, o que atinge todos os servidores da administração Pública Municipal.

O decreto só não atinge os servidores da área da Educação que detém calendário escolar próprio; de emergência da saúde; da área de segurança e vigilância dos prédios e setores públicos; do DMTU; do setor de limpeza pública; do espaço de Acolhimento Provisório e servidores responsáveis pela fiscalização do trânsito, serviços esses considerados essenciais à comunidade. O expediente na quarta-feira será das 12 às 18h.

RELAÇÃO DE VEÍCULOS AUTUADOS

O DMTU divulga através de edital afixado nas dependências do órgão e da 3ª Ciretran, a relação dos proprietários de veículos autuados e que não foram notificados pelos agentes de trânsito. Portanto, quem estiver em dúvida se seu veículo recebeu alguma multa, pode verificar no edital. Mais informações pelo fone 3322-1444.

TOMADA DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE TRATORES

Amanhã, 31 de janeiro, às 10h, será a abertura da Tomada de Preços N.º 001/2008/CPL/SEVOP, que tem por objeto a locação de 2 tratores de esteiras com potência mínima da 170hp destinados à execução de serviços gerais no Aterro Sanitário de Marabá.

A locação dos tratores através do Processo de Licitação n.º 008/2008 vem contribuir com o serviço de limpeza na cidade e será custeada com recursos próprios do município. Maiores informações na Sevop, localizada na BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Nesta quarta-feira (30), nas dependências do Hotel Vale do Tocantins, encerra-se a Capacitação das Vigilâncias Sanitárias Municipais para Promoção de Ambiente Livre de Tabaco, promovida pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) para os municípios da 11ª Regional de Proteção Social (11ª RPS).

O evento que iniciou na manhã de ontem, 29, conta com diversos palestrantes da Sespa, de Belém, versando sobre tabagismo e suas conseqüências, não só quanto as possíveis doenças para o fumante ativo e passivo, mas também no sentido de aplicar a lei que proíbe o uso de cigarros e outros artefatos provenientes do tabaco em ambientes fechados, como bares, restaurantes, boates e outros locais previstos na legislação vigente.

Antes do encerramento, previsto para as 17h30, haverá apresentação dos trabalhos, através de dramatização, e dinâmica de encerramento com avaliação do treinamento. Participam pela secretaria de saúde a assessora Leda Pereira e Vanilson Costa Dias, técnico da Divisão de Vigilância Sanitária.

CONTROLE DO AEDES

Esta semana um dos carros-fumacê atua no combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros São Félix II e III e o outro na Folha 23, Amapá e Vila São José, no Km-8 da Transamazônica, no sentido Itupiranga. Na segunda e terça-feira os carros não borrifarão devido o carnaval, voltando ao serviço na quarta-feira, às 17h30.

Os trabalhos de controle da proliferação do mosquito e conseqüente combate à dengue são realizados por nada menos que 95 agentes de endemias, dos quais 75 estão em visitas domiciliares, de porta em porta, fazendo coleta de larvas e eliminando viveiros do mosquito; outra parte fica no serviço de apoio, como análise de laboratório e outros.

Segundo a enfermeira Ediana Delespost, coordenadora da Divisão de Endemias do Programa Nacional de Controle da Dengue (DNCD) na Secretaria de Saúde, os carros-fumacê, por enquanto, estão borrifando somente as áreas mais infestadas pelo mosquito da dengue, que compreendem alguns setores do núcleo Nova Marabá e Morada Nova.

CASOS DE DENGUE

Conforme a Divisão de Epidemiologia da SMS, até a presente data, foram registrados 44 casos de dengue clássica. Os prováveis casos (02) de dengue hemorrágica não foram confirmados, embora os médicos que assistiram as crianças (um menino e menina) tenham suspeitado, e um deles ter dado atestado de óbito como causa morte o tipo mais grave da doença, justamente este não pediu confirmação por exame. O outro, através do IML, consta extra-oficialmente que foi enviado material para exame em Belém, mas ainda não se tem notícia do resultado.

Segundo a enfermeira Ana Raquel Miranda, coordenadora da Divisão de Epidemiologia da SMS, não se trata de má vontade, afirmar mortes por dengue hemorrágica, é que o preenchimento do formulário do SUS, via Internet, não aceita suspeita. O programa trava, caso não haja confirmação por exames virológico e sorológico com os números que apontam para a febre dessa natureza.

Ainda de acordo com Ana Raquel, uma senhora também morreu em Marabá com suspeita de dengue hemorrágica. A exemplo da menina de dias atrás, foi também atestado clinicamente por um médico, mas, feito o exame, o resultado foi negativo para dengue mais grave. Diante dessas situações, apenas a olho nu, ninguém está autorizado a alardear casos de dengue hemorrágica em Marabá.

Em evento recente na capital do Estado, uma autoridade em saúde afirmou que havia necessidade de maior preparo dos técnicos em saúde, aí incluindo médicos, enfermeiros e outros, para o diagnóstico das doenças provocadas por vírus. Dentre esses cuidados que devem tomar está à confirmação por exame, justamente porque existem muitas doenças com os mesmos sintomas.

ABADÁS SERÃO ENTREGUES NA SEXTA

O mínimo de 600 brincantes no Bloco da Saúde já está garantido nesta quarta-feira. Ana Amélia Braga trabalha com a possibilidade de conseguir mais 200 abadás para atender um número cada vez maior de solicitações. A entrega do material e conseqüente recepção do alimento não perecível acontece na sexta-feira, a partir das 9h, na sala da Divisão de Educação em Saúde.

O bloco da Saúde fará a abertura do carnaval no dia 02 de fevereiro, às 19h, com concentração em frente à Igreja Católica de Nossa Senhora das Graças, bairro Santa Rosa, na Orla do Tocantins.

TEMPO E TEMPERATURA

A previsão do Climatempo para o carnaval é de muita chuva, porém dentro de uma média próximo ao que vem acontecendo, inclusive na próxima sexta-feira, para quanto estavam previstos 70 mm, agora poderá chegar somente a 35 mm de precipitação. Para os dias a partir de hoje até domingo (03/02), sol com períodos nublados durante o dia e chuva a qualquer hora.

O canaldotempo.com prevê ao período de hoje (30) a 08 de fevereiro, trovoadas esparsas com maior possibilidade de chuva à noite. Temperatura média de 31º C no período, sendo que nesta quarta-feira não passa dos 29º.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas