12 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1041

CONVITE PARA INAUGURAÇÕES
O prefeito Tião Miranda convida a população para a inauguração da Praça Menino Jesus, na Folha 33 (nome dado pela população do bairro), hoje, 12 de janeiro, Na ocasião, o prefeito será entregue também o calçamento feito no bairro, passando pelo Centro de Saúde de Atendimento à Mulher (Crismu) terminando na Praça. Drenagem e iluminação também fazem parte dos serviços realizados pela prefeitura nas ruas da Folha 33.
Amanhã, 13 de janeiro, a administração municipal inaugura a Praça São Félix (em São Félix III), que também recebeu serviço de drenagem e asfaltamento em seu entorno. As duas inaugurações começam às 19h.
LICITAÇÃO
A Prefeitura de Marabá abre licitações na modalidade Tomada de Preços para a reforma do antigo Mercado Municipal (R. 5 de Abril, Marabá Pioneira); realização das obras e serviços de engenharia referente à construção da 1.ª Etapa do Estádio de Futebol (Folha 16, Nova Marabá); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais na Rua Caiapó, Rua 31 de Março, Avenida dos Gaviões e Rua Goiás, no bairro Laranjeiras; Rua Cuiabá, trecho compreendido entre a Avenida Tocantins e Avenida Manaus, (Bairro Belo Horizonte); urbanização da via VP-8, na Nova Marabá.
Para participar da licitação na modalidade Tomada de Preços, os interessados devem ser previamente registrados, observada a necessária habilitação. Maiores informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5, Nova Marabá, Marabá - Pará ou telefones (94) 3322-2827/2931/3092. Os interessados podem adquirir o edital completo na sede da Comissão Permanente de Licitação, localizada na secretaria de Viação e Obras Públicas. O valor do edital é R$100,00.
A abertura das propostas para reforma do Mercado Municipal será dia 26 de janeiro, às 15h. A obra será custeada com recursos Contrato de Repasse N.º 197.155-11/2006 - Ministério do Turismo/Caixa/PMM.
A construção da 1ª etapa do Estádio será custeada pelos recursos do Contrato de Repasse N.º 202.477-22/2006 - Ministério do Esporte/Caixa/PMM, cuja abertura das propostas será em 29 de janeiro, às 15h.
LEILÃO
A Comissão Permanente de Licitação/SEVOP publicou edital para a realização de Leilão de bens sucatados e inservíveis a administração pública municipal, a ser realizado dia 17 de fevereiro, às 15 horas. Interessados podem fazer visita para vistoria e obter informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) Rodovia Transamazônica, Km 5,5 – Nova Marabá – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
TURISMO
A coordenadora do Departamento de Turismo (Detur/Marabá), Ísis Mourão, está agendando a participação da nova presidente da Paratur, Anne Pontes, que deve assumir o cargo em fevereiro.
O objetivo é trazê-la a Marabá para conhecer o potencial turístico da região. Ísis explica que o fato da nova presidente ser de Tucuruí é importante, pois já traz um vasto conhecimento sobre o que dispõe esta região do Estado em termos de infra-estrutura, economia e turismo.
O Departamento de Turismo em novo endereço na Trav. Carlos Leitão, 290, Marabá Pioneira, encontra-se em pleno funcionamento, para atender ao turista que chega a cidade. Informações pelo telefone (94) 3321-1829 ou Cel. (94) 9142.8050, e-mail deturmaraba@yahoo.com.br para falar com a coordenadora do Detur, Ísis Mourão.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com canaldotempo.com as condições climáticas em Marabá, hoje, 11 de janeiro, são as seguintes: 29°C, sol encoberto e sensação térmica de 33°C, sujeito a trovoadas esparsas.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1040

INAUGURAÇÕES
O prefeito Tião Miranda entrega à população amanhã, 12 de janeiro, a Praça Menino Jesus, na Folha 33 (nome dado pela população do bairro). Na ocasião, o prefeito fará também a inauguração do calçamento feito naquele bairro, passando pelo Crismu terminando na Praça. Obras de drenagem e iluminação também fazem parte dos serviços feitos nas principais ruas da Folha 33.
No sábado, 13 de janeiro, a administração municipal inaugura a Praça São Félix (em São Félix III), que também recebeu serviço de drenagem e asfaltamento em seu entorno. As duas inaugurações começam às 19h.
As duas praças ganharam ajardinamento com plantas do horto municipal; têm iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para melhor iluminação do setor; pavimentação em bloquetes; brinquedos em madeira de lei para a garotada (balanços, gangorras, casinhas, entre outros), como os que já existem nas demais praças de Marabá.
VALE ALFABETIZAR DIPLOMA 911 JOVENS E ADULTOS
Hoje, 11 de dezembro, um grupo de 911 jovens e adultos participa do encerramento das aulas do “Vale Alfabetizar”, na cerimônia de entrega de certificados no Ginásio “Renato Veloso”, na Folha 16, às 19h.
Os alunos concluíram o curso de alfabetização em uma das 50 turmas do “Vale Alfabetizar” em Marabá, com promoção da Fundação Vale do Rio Doce em parceria com Alfabetização Solidária (Alfasol), Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Salvador (UNIFACS), responsável pela capacitação dos alfabetizadores e pelo acompanhamento e avaliação do “Vale Alfabetizar” no município.
A coordenadora do Vale Alfabetizar em Marabá, Maria de Nazaré Costa, disse que o projeto chega ao 20º módulo em Marabá com 50 turmas, sendo 35 na zona urbana e 15 na zona rural.
Segundo dados do Censo Demográfico 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Marabá corresponde a 195.807 habitantes e sua taxa de analfabetismo está em 7,05%.
Essa porcentagem não corresponde à realidade do município, visto que a população cresce em ritmo acelerado, principalmente com imigração de pessoas vindas da região Nordeste com pouca ou nenhuma escolaridade, atraídas pelos projetos minerais. “Marabá é uma região que recebe pessoas de várias regiões do País. Então, a oferta de novas turmas de alfabetização para jovens e adultos é sempre bem vinda”, ressalta Maria de Nazaré.
PARCERIAS PARA ALFABETIZAÇÃO
O “Vale Alfabetizar” criado em 2003, pela Fundação Vale do Rio Doce em parceria com a Alfabetização Solidária, tem por o objetivo reduzir o índice de analfabetismo e aumentar a oferta pública de EJA no Brasil. Através da parceria, são atendidos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar ou de continuar os estudos de maneira regular. Em Marabá, mais de 4.100 jovens e adultos já passaram pelo “Vale Alfabetizar”.
A parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce e Prefeitura de Marabá visa contribuir para a diminuição do analfabetismo e a promoção da oferta pública de EJA no município. Em todo o País, até 2005, foram atendidos 26.225 jovens e adultos em 25 municípios do Pará, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais. Este ano, incorporou-se ao “Vale Alfabetizar” mais 7 municípios, somando 32 municípios atendidos. No Pará, 9 municípios fazem parte da parceria.
Desde 2005, a Fundação Vale do Rio Doce é também parceira da Alfabetização Solidária no Projeto Ver, que oferece consultas oftalmológicas gratuitas e doa óculos a alunos com dificuldades visuais.
SEAGRI PROGRAMA ATIVIDADES PARA 2007
O secretário de Agricultura Rubens Borges e sua equipe programam as atividades a serem realizadas em 2007, incluindo novas mudas para o horto municipal, com plantas ornamentais e frutíferas, a serem utilizadas para a arborização da cidade ou por pequenos produtores.
Também há projetos de manejo e cultura a serem feitos com pequenos agricultores, com orientação técnica da Seagri; estudo das novidades a serem apresentadas à população durante a Expoama; capacitação em projetos de assentamento, entre outros.
MUDAS NA SEAGRI
As mudas produzidas pela SEAGRI são doadas a produtores e comunidades através de solicitações via ofício. Aos particulares as mudas são repassadas a preço de custo, visando manutenção do viveiro. São produzidas em área da Seagri com capacidade atual para 30 mil mudas. O viveiro tem sistema de irrigação, sementeiras e coberturas, proporcionando ambiente favorável para o cultivo.
O secretário de Agricultura Rubens Sampaio explica que a Seagri realiza coletas sistemáticas de sementes conforme disponibilidade de cada espécie, ou através de parcerias com produtores rurais. Com as sementes a Seagri se encarrega da produção das mudas.
Entre as mudas produzidas estão as frutíferas: castanha do pará, açaí, taperebá, cupuaçu, buriti, tamarindo, caju de janeiro, murici, manga, limão, ingá, ameixa, jambo e banana; essências ornamentais: exória e pau preto; essências florestais: Ipê branco, ipê amarelo, mogno, cedro, andiroba, jatobá e teça e condimentares como a pimenta do reino.
GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
A equipe do Setor Social/Sevop dá continuidade ao projeto de Capacitação Profissional e Geração de Trabalho e Renda, no bairro Francisco Coelho, onde é realizado o serviço de drenagem, através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Ministério das Cidades, tendo como agenciadora a Caixa Econômica Federal.
Desde o dia 8 está sendo realizado um Curso de Biscuit em sabonete para 22 moradoras do bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), beneficiárias diretas do serviço de drenagem. O curso será ministrado pela instrutora Andréa (indicada pelo Sistema Nacional de Emprego - SINE), na Escola “Deodoro de Mendonça”, no bairro Francisco Coelho, Marabá Pioneira. O curso vai até dia 22 de janeiro.
A Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop explica que o curso capacita mulheres do bairro Francisco Coelho para adquirirem conhecimentos e habilidades para a realização de atividades que vão ajudar no complemento da renda familiar. O objetivo é dotá-las de autonomia para ampliar a renda em suas casas.
NÍVEL DAS ÁGUAS E PREVISÃO DO TEMPO
O nível das águas do rio Tocantins conforme medição feita pela equipe da Sessão Fluvial do Exército (antiga Portobrás), hoje às 7h, encontra-se a 5,33m acima do nível normal, conforme informou a equipe da Defesa Civil.
Ano passado na mesma data, o nível das águas estava a cerca de 7m acima do nível normal. Em 16 de janeiro de 2006 o nível exato era de 7m98cm acima do nível normal.
De acordo com canaldotempo.com as condições climáticas em Marabá, hoje, 11 de janeiro, são as seguintes: 27°C, parcialmente nublado e sensação térmica de 31°C, sujeito a trovoadas esparsas.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas