16 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1270

VACINAÇÃO DIA 26

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está se mobilizando para vacinação em massa contra a febre amarela no sábado (26), seguindo recomendação da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). A exemplo do que acontece na multivacinação, todos os centros de saúde vão vacinar e em mais alguns pontos do município.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunobiológicos da SMS, existe vacina antiamarílica nos centros de saúde, mas somente para os casos de rotina, crianças e pessoas que precisam viajar para as áreas de riscos de contaminação da doença. A recomendação é que somente dia 26 a população em geral que nunca se vacinou ou que está com vacina vencida seja vacinada.

“A procura pela vacina tem sido grande, mas o estoque do município não é suficiente para atender a população. Por isso resolvemos atender agora somente os casos de rotina”, observa a coordenação de imunobiológicos, que ainda não sabe quantas doses da vacina serão disponibilizadas para Marabá.

A vacina antiamarílica imuniza totalmente dez dias no máximo. É o tempo que ela precisa para criar os anticorpos necessários no organismo humano. Esse prazo pode ser menor, pois cada pessoa reage de uma maneira. Mas o tempo máximo para que a proteção comece é de apenas dez dias.

Quem costuma viajar para regiões expostas à febre amarela, deve vacinar-se o quanto antes para ficar tranqüilo. A proteção da vacina tem longa duração: dez anos. Isso mesmo. Você fica protegido durante toda uma década. E para isso é só procurar um posto de Saúde no próximo dia 26 de janeiro.

Toda a Amazônia é zona de ocorrência da doença, mas a febre amarela silvestre é uma doença típica de macacos que vivem nas florestas tropicais e equatoriais. Mas ataca o homem quando este adentra a mata. O último caso da doença no meio urbano aconteceu há mais de 60 anos (1942). Ela ocorre de forma cíclica, com maior intensidade a cada cinco ou sete anos, e não há condições de erradicá-la.

CICLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

O ensino fundamental no sistema de Ciclos implantado nas escolas municipais ainda não está bem entendido por grande parte dos pais e responsáveis que têm filhos em idade escolar.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o Sistema de Ciclos aplicado ao ensino fundamental é feito em nove anos. Assim, as aulas passam a ser do 1º ano ao 9º ano diferente do sistema seriado em que as aulas são de 1ª a 8ª série. “No sistema de séries o aluno fazia cada série com seu conteúdo próprio. Já no sistema de ciclos, há o mesmo conteúdo, só que são organizados ciclos de estudo, onde cada aluno terá um tempo maior para se apoderar das aptidões específicas do mesmo”.

Qual a diferença básica entre as séries e os ciclos?

No sistema de série, o aluno de 6 anos que inicia a 1ª série terá um ano para assimilar todo o conteúdo em estudo, e se não conseguir, ao final do ano ficará retido na série, isto é, será reprovado. No sistema de ciclo, o aluno terá 3 anos para evoluir-se nos conteúdos específicos do mesmo, tendo a oportunidade de ao longo do ciclo consolidar a aprendizagem, sem que seja necessário repetir todo o conteúdo de uma série.

Os ciclos são divididos em: 1º ciclo- Ciclo da alfabetização (icom aluno na idade de 6, 7 e 8 anos), o que compreende ao antigo 3º período, 1ª e 2ª séries ; 2º ciclo- onde será dada maior atenção à interpretação e produção de textos, e consolidação da situações matemáticas básicas, 3ª, 4ª e 5ª séries, com alunos de 9, 10 e 11 anos. O 3º ciclo que corresponde a 6ª, 7ª e 8ª séries. Em todos os ciclos, o aluno poderá ser retido em qualquer etapa por infreqüência, ou ao final de cada ciclo por questões pedagógicas.

ESCOLA ELCIONE ELOGIA PREFEITO E SECRETÁRIA

A diretora da Escola Municipal “Elcione Barbalho” Alda de Souza Silva entregou na Assessoria de Comunicação da Prefeitura uma carta assinada pelos servidores da escola, em agradecimento ao prefeito Tião Miranda e à secretária de Educação Kátia Américo Garcia pela boa administração do Fundo de Educação Básica (Fundeb) em seu 1º ano de existência. Os servidores agradecem pelo recebimento do 14º e 15º salário que chegaram em boa hora aos profissionais da Educação e também pela competência em gerir recursos financeiros e não deixar que os recursos retornassem aos cofres do governo federal por falta de aplicação correta, como ocorreu em diversos municípios.

Veja abaixo o texto completo da carta assinada por 16 servidores da Escola “Elcione Barbalho”: “Queremos agradecer, a quem tem compromisso com a Educação nesse país: o prefeito Sebastião Miranda e a secretária de Educação Kátia Virgínia, que souberam administrar criteriosamente o 1º ano de Fundeb, uma vez que muitos gestores não só do estado do Pará, mas do país devolveram parte do recurso, por não terem um planejamento de aplicação dos recursos. Os servidores da maioria dos estados têm seus ganhos bem abaixo do que seria um salário justo, seja por equívocos ou incompetência de alguns gestores que não vêem a educação como o caminho para uma sociedade menos alienada e injusta.

Por esse motivo é que nós temos muito a agradecer ao gestor Tião Miranda por ter lembrado dos servidores da Educação com carinho, pois teve funcionário que recebe mais de R$ 4mil de diferença de salário e isso nunca aconteceu na história desse município ou do país. Por esse motivo, entre outros, nós funcionários da escola Elcione Barbalho, só temos a agradecer. Obrigado Tião! Que Deus o abençoe e dê muita sabedoria para administrar esta cidade santa, tão querida e abençoada.”

A diretora Alda de Souza Silva disse que o estado do Pará devolveu verba do Fundeb e não repassou aos professores da rede estadual assim como ocorreu em outros estados e municípios do país. “O gestor marabaense Tião Miranda e a secretária Kátia Américo estão de parabéns por terem gerido os recursos de forma competente e terem repassado à classe de professores uma verba que com certeza é um grande incentivo aos educadores”.

TEMPO E NÍVEL DO RIO

O Canaldotempo.com segue com previsão de trovoadas esparsas para os próximos dias. A possibilidade de chover nesta quarta-feira é de 50%. Imagens de satélite mostram poucas nuvens densas, o que pode representar chuva de pouca intensidade. A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC nesta sexta-feira.

Segundo o site Climatempo, o volume de chuva previsto para hoje e amanhã (16 e 17), é relativamente baixo, cerca de 10mm/dia, com tendência de aumento na sexta-feira (18), podendo chegar a 15mm.

O Rio Tocantins, com elevação de 11 centímetros nas últimas 24 horas, não representa perigo ao nível dos 4,56 metros na manhã de hoje. Nível de alerta aos 10 metros, é quando começa a incomodar as populações de áreas inundáveis.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1269

LEVANTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O Comitê Técnico do Patrimônio Histórico, do Conselho do Plano Diretor realizou levantamento fotográfico e de identificação dos locais que apresentam valor histórico no núcleo Marabá Pioneira. Participam deste comitê os representantes do Departamento de Turismo (Detur/PMM) Ísis Mourão e Félix Urano; Augusta Luz (Fundação Casa da Cultura de Marabá); José Ribeiro Jr (Secdetur); Jorge Bichara (Fundação Zoobotânica de Marabá) e Moacir Neto (presidente da Associação do bairro Francisco Coelho).

A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM Ísis Mourão disse que foram catalogados cerca de 30 itens entre residências, árvore antiga e prédios como a Igreja de São Félix, sede da Acim e praças.

Os objetos fotografados estão catalogados e serão apresentados na reunião do Conselho do Plano Diretor a ser realizada no dia 23, às 16h, no auditório da Escola Judith Gomes Leitão.

Ísis explica que a catalogação inclui itens de décadas anteriores, incluindo construções com influência da arquitetura árabe, na época em que muitas famílias árabes trabalhavam no comércio local. “A nossa intenção é incluí-los no Plano Diretor como parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. Os pontos eleitos serão votados na reunião do dia 23”.

ESPELEOLOGIA

A Casa da Cultura deu início ao 22º Curso de Introdução a Espelologia e Atividades de Campo em Cavernas, na segunda-feira, 14 de janeiro. O curso terá duração de 130 horas e tem como objetivo capacitar e preparar os integrantes do Grupo Espeleológico de Marabá e de outras instituições para executar atividades relacionadas aos projetos de levantamentos espelológicos na Amazônia.

Entre os temas que serão abordados no curso estão: ética profissional, trabalho em equipe, reconhecimento do ecossistema e de sítios arqueológicos, alimentação de emergência, legislação ambiental, arqueológica e espeleológica.

O coordenador do GEM Rafael Luiz disse que entre os pré-requisitos para ingressar no Grupo Espeleológico é ter disposição para transpor obstáculos difíceis no escuro, fazer subidas e descidas através de cordas, atravessar pequenos e grandes lagos e não temer o desconhecido. “A consciência ecológica é muito importante para quem quiser atuar nas atividades espeleológicas”.

O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que a Casa da Cultura é referência nacional em estudos científicos de cavernas, pois desenvolve inúmeros trabalhos na região, destacando-se nos congressos e encontros nacionais nos quais participou, inclusive com a descoberta de centenas de cavernas na Serra das Andorinhas e região.

INSPEÇÃO TEM BASE NA LEI 7889/89

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) vai retornar o serviço de inspeção e brigar feio com matadouros que não pretendem enquadrar-se na legislação, com base na lei 7889, de 23 de novembro de 1989. Como demonstram alguns artigos a seguir, essa lei dá plenos poderes ao município para advertir, multar e apreender produtos de origem animal e suspender ou interditar atividades que podem causar risco à saúde da população.

Diante da clareza da competência atribuída as três às instâncias legalmente constituídas (União, Estados e municípios), não dá para entender a suspensão do Serviço de Inspeção Municipal, que veio inclusive para cumprir acordo entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado, que exigiu que a carne bovina para consumo em Marabá fosse inspecionada.

Açougueiros e donos de matadouros e representante foram reunidos num seminário para que tomassem conhecimento das novas exigências com mais de seis meses de antecedência. A maioria dos açougueiros investiu além de sua possibilidade para tornar os pontos de venda de carne higiênicos, padronizados, com o intuito de melhor servir a comunidade. Mas, os proprietários de matadouros nada fizeram para melhorar as condições de higiene de seus estabelecimentos. Veja o que diz a lei da inspeção sanitária:

O Art. 1º A prévia inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal, de que trata a Lei nº. 1.283, de 18 de dezembro de 1950, é da competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos do artigo 23, inciso II, da Constituição.

Art. 2º Sem prejuízo da responsabilidade penal cabível, a infração à legislação referente aos produtos de origem animal acarretará, isolada ou cumulativamente, as seguintes sanções:

I - advertência, quando o infrator for primário e não tiver agido com dolo ou má-fé;

II - multa, de até 25.000 (vinte e cinco mil) Bônus do Tesouro Nacional BTN, nos casos não compreendidos no inciso anterior;

III - apreensão ou condenação das matérias-primas, produtos, subprodutos e derivados de origem animal, quando não apresentarem condições higiênico-sanitárias adequadas ao fim a que se destinam, ou forem adulterados;

IV - suspensão de atividade que cause risco ou ameaça de natureza higiênico-sanitária ou no caso de embaraço à ação fiscalizadora;

V - interdição, total ou parcial, do estabelecimento, quando a infração consistir na adulteração ou falsificação habitual do produto ou se verificar, mediante inspeção técnica realizada pela autoridade competente, a inexistência de condições higiênico-sanitárias adequadas.

TEMPO E TEMPERATURA

Para o período que vai de hoje (14) a sábado (19) o Climatempo prevê sol com muitas nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A média de precipitação gira em torno dos 15mm/dia.

Enquanto o canaldotempo.com mostra maior possibilidade de chuva a partir das 15h desta terça-feira. O tempo segue sujeito a chuvas trovoadas nos próximos 10 dias, mas imagens de satélite sugerem pouca intensidade nessas precipitações. Temperatura entre 24 e 31ºC nesta terça-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas