28 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1278

SAMU GANHA MAIS UMA AMBULÂNCIA

O Ministério da Saúde entrega nos próximos dias mais uma unidade móvel avançada (UTI) para o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Marabá com vista à substituição de uma das viaturas que está há mais de dois em serviço. No entanto, segundo Arlen Martins Braga, coordenador administrativo do Samu, o veículo a ser substituído está em condições de permanecer em serviço, por isso, o novo carro ficará na reserva técnica.

No momento o Samu dispõe de quatro ambulâncias, sendo três unidades básicas e uma UTI. Três delas, inclusive a unidade avançada, circulam diariamente e uma fica de reserva. Acontece que repetidas vezes tem ocorrido à necessidade de mais um veículo na reserva. Na semana passada, por exemplo, dois veículos foram submetidos a reparos, ficando o serviço desfalcado de uma ambulância.

Também, no decorrer de 2007, uma das viaturas foi acidentada. Como o Samu dependia exclusivamente de um fabricante, as peças de reposição demoraram a chegar, obrigando o veículo de reserva permanecer em serviço diuturnamente, período em que houve queda na produção, em função das manutenções obrigatórias.

A partir do recebimento da nova viatura também uma UTI móvel ficará na reserva, o que tornará o serviço mais dinâmico. O Samu foi inaugurado em Marabá em outubro de 2005 e tem sido um dos serviços mais elogiados pela população de Marabá, devido a sua presteza e rapidez no atendimento de urgência e emergência nas ruas da cidade.

TRÂNSITO PROVOCA 15 ATENDIMENTOS

Uma pequena mostra do que venha a ser nos dias de carnaval ocorreu no último fim de semana. No período das 7h de sábado (26) às 7h de hoje (28) o Samu atendeu 42 chamadas, sendo 15 delas de acidentes de trânsito, três ferimentos à bala, um ferimento à faca, 11 ocorrências clínicas, oito transferências, um choque elétrico, uma queda e duas agressões.

Ainda sobre os acidentes de trânsito, o mais chocante aconteceu por volta das 19h de domingo. Uma carreta atropelou duas pessoas às proximidades do Km-6, por volta das 19 horas de ontem. Na Folha 33, também no domingo (17), quando consertava o telhado da casa, Emídio Nunes, de 18 anos, despencou de cerca de três metros de altura e foi removido para o Hospital Municipal.

Na área da Sidenorte, no sábado, por volta das 10h40, Leandro Nascimento dos Santos, o servidor da Marabá Telecom, ao reparar a rede telefônica bateu na fiação elétrica, ficando pendurado pelo cinto de segurança. Ao perceber problemas de energia elétrica, os servidores da siderúrgica foram verificar a causa, deparando-se com o homem pendurado na escada. Desligaram a corrente elétrica, desceram o acidentado e chamaram o Samu.

Como perceberam que o caso requeria atendimento urgentíssimo, colocaram o homem num carro e levaram-no rumo ao hospital, mas encontraram a equipe do Samu na PA-150, às proximidades do viaduto da ferroviária. O médico examinou a vítima no local e recomendou que a levassem para o IML, porque o corpo já estava sem vida.

AÇÃO DE SAÚDE NO PRESÍDIO

Conforme solicitação da Susipe – Superintendência do Sistema Penitenciário – a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, promove ação de saúde na Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama) nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro.

Em síntese o atendimento consiste de verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, consulta médica, atendimento odontológico, imunização, este último de acordo com o cronograma de vacinação cada detento. Na ação de saúde também está prevista a inclusão do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – que ainda dependia de confirmação na manhã desta segunda-feira, sobre a sua contribuição nessa empreitada.

Tratam-se de ações rotineiras, em razão da parceria Estado/município e, além do atendimento mencionado, a SMS profere palestras educativas quanto à prevenção de doenças como hanseníase, tuberculose e outras e, anualmente, procede coleta de material para exame preventivo do câncer do colo de útero.

CARNAVAL COM SEGURANÇA

Sob o tema "Neste carnaval, não perca a cabeça, use camisinha!", a Divisão de Educação em Saúde deve distribuir entre 15 mil e 20 preservativos masculinos neste carnaval. O bloco da saúde fará a abertura oficial do carnaval dia 02 de fevereiro, devendo levar para a avenida entre 600 e 800 brincantes.

Os abadás já estão sendo reservados ao valor simbólico de dois quilos de alimentos não perecíveis. Nos dias que se sucedem abertura oficial do carnaval, a equipe organizadora do bloco da saúde trabalhará na distribuição de preservativos e material educativo em pontos estratégicos da cidade.

Segundo o panfleto educativo que envolve cada camisinha da SMS, você pode bagunçar, curtir e se divertir de todas as maneiras neste carnaval, só brinque com sua saúde: use camisinha. O perigo para os foliões, ainda de acordo com o panfleto, é sempre excesso de álcool e drogas, relacionado com parceiros desconhecidos e sem proteção.

PLANEJAMENTO ESCOLAR

Durante esta semana, a equipe gestora, coordenadores pedagógicos e professores das escolas municipais estão trabalhando no Planejamento Escolar para 2008.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o planejamento possibilita a adequação do ensino às necessidades de cada comunidade escolar, de forma a tornar o ensino mais produtivo, prazeroso e eficiente.

ESTATÍSTICA DAS ESCOLAS

O Departamento de Elaboração de Pesquisas e Projetos (Depep/Semed) recebeu as informações de todas as escolas da rede municipal recentemente e fechou dados estatísticos do censo escolar 2007. Os números demonstram a realidade do ensino fundamental em Marabá.

Em 2007, o número de alunos da rede municipal de ensino que estudou até o final do ano é a seguinte: 39.726 da zona urbana, o que corresponde a 74,85% e 13.351 da zona rural, correspondente a 25,15%. A estatística de 2007 por modalidade é a seguinte: Ensino Fundamental – 44.301 alunos (83,46%); Educação Infantil - 4.197 alunos (7,91%) e Educação de Jovens e Adultos – 4.579 alunos (8,63%).

A quantidade alunos da rede municipal de ensino por modalidade, na zona URBANA de Marabá encerrou o ano de 2007 da seguinte forma: Ensino Fundamental – 31.733 alunos (79,88%); Educação Infantil – 3.509 alunos (8,83%) e Educação de Jovens e Adultos (11,29%). Na zona RURAL o ano letivo encerrou em 2007, com os seguintes dados: Ensino Fundamental – 12.568 alunos (94,14%); Educação Infantil – 688 alunos (5,15%) e Educação de Jovens e Adultos – 95 alunos (0,71%).

Maurício de Oliveira, do Depep/Semed explica que ainda não foram apresentados os números exatos de alunos matriculados em 2008 porque a lotação de professores ainda está acontecendo. “Na lotação, os diretores apresentam o número de alunos matriculados que vão justificar a carga horário de cada professor. A lotação vai até meados de fevereiro, quando então poderemos conhecer a quantidade definitiva de alunos que estão matriculados na rede municipal de ensino em 2008”.

MARABÁ SERÁ PÓLO DA UNIVERSIDADE ABERTA

O município de Marabá teve sua inscrição aprovada pelo MEC no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo governo federal. A UAB foi criada para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. No momento, falta o governo federal definir qual universidade entrará na parceria para trazer mais ensino superior público a Marabá.

Segundo informações do MEC, o sistema será formado por instituições públicas de ensino superior, as quais levarão ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos. A UAB será resultante da adesão voluntária de 55 universidades federais, além do conjunto de centros federais de educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial para educação à distância, que serão criados e mantidos pelos municípios e estados.

A secretária Kátia Américo Garcia explica que como pólo, Marabá poderá apoiar cursos a distância de diferentes instituições, e o estudante não precisa residir na cidade onde está instalada a sede da instituição consorciada, fato que permitirá atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior. No momento, a Semed aguarda informações sobre qual universidade entrará no consórcio.

Marabá abriga um grande número de faculdades particulares, com cursos presenciais e à distância, além das universidades públicas e gratuitas UFPA e UEPA. A aprovação do pólo Marabá pela UAB será mais um impulso para educação superior no sul e sudeste do Pará.

CARNAVAL 2008

Duas bandas que vão tocar em Marabá durante o carnaval, na orla Sebastião Miranda, tiveram as datas alteradas, mas agora já está tudo certo. O carnaval marabaense manterá o brilho durante os cinco dias de folia e nada vai prejudicar a festa dos foliões.

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira e a assessora de Cultura Dina Rosa estão hoje por conta da programação carnavalesca. A maratona começou cedo com ida à gráfica para verificar a arte momesca, malharia para ver camisetas da turma da organização e contato com os empresários das bandas para tratar da data e horário das apresentações.

A programação na orla terá início sempre às 20h. Os blocos serão animados pelo trio elétrico com as bandas Swing Moleque, Alma Gêmea e Ki Dodeira:

02 de fevereiro – 1. Bloco da Saúde; 2. Bloco Mamãe Eu Quero; 3. Bloco Pirata da Orla; 4. Bloco Copo Furado; 5. Bloco Cachaça & Cia. Shows com as bandas Arrastão e Cia. de Belém; Maré Cheia.

03 de fevereiro – 1. Bloco Só Boleiros e Boleiras; 2. Bloco Pega Leve; 3- Bloco Maneco; 4. Gaiola das Loucas. Shows com as bandas Arrastão e Cia. de Belém; Maré Cheia.

04 de fevereiro – 1. Fogo no Rabo; 2. Bloco Vô Nun Vô; 3. Bloco Chapéu de Couro e Tarrabufados; 4. Bloco A Diretoria. Shows com as bandas Capital da Fama de Belém e Ki Dodeira.

05 de fevereiro – Arrastão dos Blocos. Shows com as bandas Capital da Fama de Belém e Ki Dodeira.

TEMPO E TEMPERATURA

A previsão do canaldotempo.com é o marabaense brincar o carnaval com chuva, a exemplo do que aconteceu ontem (27) à noite. A precipitação é mais presente a partir das 19h, mas poderá ocorrer noutras horas do dia. Temperatura hoje, 28, mínima de 24ºC e a máxima não deve passar dos 31ºC.

O site Climatempo prevê ao período de hoje a sexta-feira (31) sol com muitas nuvens durante o dia, chuva a qualquer hora. O acumulado desses cinco dias pode resultar em 130 mm de precipitação, média de 26 mm/dia, com maior volume de chuva justamente na abertura da quadra carnavalesca, sexta-feira, 55 mm

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas