12 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1096

RAIVA CONTROLADA
O trabalho de bloqueio de focos do vírus rábico já tem resultado positivo. Desde o mês de março vem decaindo o número de ocorrência da hidrofobia em Marabá, não sendo mais registrada nenhuma suspeita da doença nas últimas semanas. No entanto, dos encéfalos enviados ao Laboratório Central da Sespa, chegaram mais 03 resultados positivos, referentes ao mês de fevereiro, sendo 01 do bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira; e 02 da Folha 33 – Nova Marabá. Agora, perfazem 34 casos confirmados da doença nos últimos 10 meses.
A reunião que deveria ter ocorrido ontem (10) com voluntários e pessoal do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – para discutir as estratégias da campanha de vacinação anti-rábica, que estava prevista para iniciar na terça-feira, 17, foi adiada por tempo indeterminado, em conseqüência de comemorações no Exército, um grande parceiro nessa empreitada, e porque o núcleo de Zoonose da Sespa, em Belém, pediu para aguardar uma remessa da nova vacina que substituirá ao tipo usado até agora.
Trata-se de um produto mais purificado, mais seguro para os animais, por não provoca efeitos colaterais. Além disso, por ser produzida em células, contém uma quantidade maior de vírus, induzindo uma resposta mais elevada e duradoura.
A principal diferença da nova vacina é o método de produção, por cultivo celular, o que, além de evitar o sacrifício de animais, permite a obtenção de um produto mais puro e capaz de induzir maior produção de anticorpos. O imunizante é produzido através de parceria entre o Instituto Butatan, de São Paulo, que o criou e o Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná –, que vai produzir e distribuir para todo o Brasil.
A vacina tradicional para as campanhas de imunização de animais domésticos, era obtida com a inoculação do vírus da raiva no cérebro de camundongos lactentes. Em seguida, os animais eram sacrificados e seu tecido cerebral extraído para que a vacina fosse preparada. Pelo novo método, o vírus se multiplica em células renais de cultivadas em ambiente nutritivo, o que evita o sacrifício dos camundongos e dá origem a uma vacina com menos impurezas.
A previsão de consumo dessas vacinas pelo Brasil, em 2007, é de 33 milhões de doses, todas elas fornecidas pelo Tecpar – que é ligado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO
Conforme divulgado, a partir de quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde (SMS) vai disponibilizar um médico psiquiatra para atendimento no Centro de Saúde Enfermeira Zezinha, localizado na Folha 33. Trata-se do doutor Gustavo Cahú, que atenderá em horário ainda a ser definido.
O profissional destina-se somente aqueles casos que não se enquadram como doentes mentais graves, severos e persistentes. Estes, e suas respectivas famílias, serão orientados a procurar o CAPS II – Centro de Atendimento Psicossocial –, que utiliza metodologia ocupacional e/ou medicinal para melhorar a sociabilidade e convívio familiar desses pacientes.
Também é intenção da SMS contratar um psicólogo e um assistente social para ajudar no tratamento dessas pessoas com distúrbios mentais mais leves, passíveis de recuperação.
CONVITE
Esta assessoria registra o convite da Câmara Municipal de Marabá (CMM) para participar nesta sexta-feira, 13, da oficina sobre habitação, a acontecer a partir das 8h, no auditório do Centro de Formação Cine Marrocos, a qual tem como objetivo esclarecer acerca de linhas de créditos para reforma e compra de habitação.
O evento conta com a presença de Ana Suely Maia de Oliveira, secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional; e de João Cláudio, representante da Caixa Econômica Federal.
V EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS NA CASA DA CULTURA
Nos dias 26 e 27 de maio, a Casa da Cultura realiza a V Exposição de Orquídeas em seu salão de exposições, de 8h às 20h. A Sociedade dos Orquidófilos acredita que a exposição tenha um grande sucesso de público, a exemplo dos anos anteriores. Mais de 5 mil pessoas visitam por ano esta exposição.
Na programação dos dois dias do evento consta Curso de Cultivo de Orquídeas, que será ministrado por Noé von Atzingen; exposição e venda de orquídeas.
Já está confirmada a presença do expositor Darlan Pires, do Orquidário Primavera em Mateus Lemes (MG), que estará presente com diversas espécies para apreciação e venda. As orquídeas chegam a Marabá em caminhão refrigerado para conservá-las em temperatura adequada durante a viagem.
Segundo Paula Brenda Barreto, da Sociedade dos Orquidófilos de Marabá (SOM), a Casa da Cultura terá mudas de orquídeas de várias espécies, entre elas, Erundina e Dendrobium para apreciação e venda. Também haverá venda de substrato de semente de açaí e fibra de coco (será doada pela Empresa Socôco).
CURSO DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS
Os interessados em fazer o Curso de Cultivo de Orquídeas na Casa da Cultura já podem fazer a inscrição, pois as vagas são limitadas. A inscrição é R$10,00, que inclui entrega de apostila com informações úteis sobre o cultivo de orquídeas e entrega de certificado de participação.
Maiores informações na sede da Casa da Cultura localizada na Folha 31, QD-Especial, Lote 01 ou pelo telefone (94)3322-2315.

PALESTRA SOBRE SERRA DAS ANDORINHAS
No dia 11, quarta-feira, o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, ministrou palestra no auditório da UEPa sobre o Parque Estadual dos Martírios/Serra das Andorinhas, para a comunidade acadêmica. O tema foi a importância biológica, espeleológica e cultural da região. O Parque dos Martírios/Serra das Andorinhas criado em 25 de julho de 1996.
O parque possui 25 mil hectares, com 100 sítios arqueológicos com mais de 5 mil pinturas e gravuras rupestres, com idade estimada de 8300 anos, na serra também existem 400 cavernas e grutas, 50 cachoeiras, 80 espécies de orquídeas, plantas medicinais, diversas espécies de aves, mamíferos, repeteis, anfíbios e peixes. Algumas espécies da fauna e flora desse parque estão ameaçados de extinção, conforme lista brasileira oficial.
A palestra faz parte de um convênio entre FCCM e UEPA, cujos objetivos principais soa a troca de experiências entre os órgãos, além de ofertar oportunidade para estágio dos alunos da UEPA na Fundação. Também proporciona a participação de estudantes nas atividades do Grupo Espeleológico de Marabá.
INAUGURAÇÃO DA PRAÇA DA CRIANÇA
O prefeito entrega a Praça da Criança – André Barbosa para a população marabaense, no sábado, 14 de abril, às 19h. A praça localizada na rotatória do Hospital Municipal e Hotel Vale do Tocantins terá brincadeiras para a garotada durante o dia inteiro, com sorvete, algodão doce, pipoca, balas e bombons que serão distribuídos por 5 palhacinhos. A Semed e a Sevop entre outras secretarias municipais, organizam atividades lúdicas e educativas para as crianças, no dia da inauguração.
VACINA DO IDOSO
Começa amanhã (13), pela zona rural, a Campanha de Vacinação do Idoso/2007, em Marabá. A imunização que tem como carro-chefe a vacina contra o vírus influenza (gripe), terá como Dia “D” 28 de abril. No núcleo urbano, a campanha inicia em 23 de e se estenderá até 04 de maio, enquanto na área rural prossegue até 11 de maio. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 9.874 pessoas de 60 anos ou mais contra gripe.
A campanha, além da vacina antigripe, também vai imunizar contra febre amarela, tétano e pneumococos. Esta última em quantidade restrita, ou seja, limitada a pessoas muito debilitadas ou acamadas. A equipe da SMS oferece ainda teste glicêmico rápido (verificação de diabete) e aferição de pressão arterial. A vacinação começa pela Vila Santa Fé e se estende por mais 27 localidades, encerrando-se, em 11 de maio, na Vila União.
No ano passado, Marabá vacinou 90% da população com 60 anos ou mais. A campanha só não foi melhor porque há resistência de uma parcela da população em tomar a vacina, com medo de reações adversas, o que dificilmente acontece.
NIVEL DA CHEIA
Embora a possibilidade fosse remota, a pequena probabilidade aconteceu. O nível das águas do Rio Tocantins, que acumulava sucessivas baixas até ontem (11), voltou a elevar-se de ontem para hoje, amanhecendo aos 9,45 metros, uma subida de 07 centímetros nas últimas 24 horas.
Segundo a Eletronorte, o pequeno aumento do volume da água é momentâneo, devendo iniciar nova vazante nas próximas horas. A previsão, conforme o boletim de vazões, é baixar para 9,06 metros até a próxima terça-feira, 17 de abril.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o Climatempo esta quinta-feira é chuvosa durante o dia e à noite. Amanhã (13) faz sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. No sábado não chove. No domingo e segunda-feira, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume de chuva do período, no entanto, é muito baixo, acumulado de 30mm/m² nos cinco dias.
Segundo o canaldotempo.com há possibilidade de trovoadas esparsas nos próximos 10, inclusive no sábado, mas as chances de precipitação estão na casa dos 50%. Temperatura hoje entre a mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas