22 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1047

VOLTA ÀS AULAS
Hoje, 22 de janeiro, iniciam as aulas do Ensino Fundamental nas escolas do município. Mas em cinco escolas da rede municipal as aulas ainda não começaram. São elas “Pequeno Príncipe”, “Oneide Tavares”, “Judith Gomes Leitão”, “São Félix” e “Liberdade”.
No “Pequeno Príncipe”, as aulas não iniciaram porque estão sendo feitas pequenas reformas e pintura em algumas salas; no “Oneide Tavares”, o motivo é a falta de água potável devido a problemas com o poço semi-artesiano que precisa de reforma e também da falta de oferta pela Cosanpa; no “Judith” e “São Félix”, a reforma que a prefeitura está fazendo ainda não terminou e na Escola “Liberdade”, os alunos do Ensino Fundamental estão sendo transferidos para o Centro Comunitário do bairro, pois o prédio é do Estado e expirou o convênio.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que vai solicitar a efetivação do Projeto Educacional de Conservação do Patrimônio Público nas escolas municipais. Para isso, a Diretoria de Ensino/Semed vai incentivar equipes pedagógicas das escolas a incentivar continuamente os alunos a conservarem prédios escolares e seus objetos, para evitar principalmente a quebra de carteiras.
REPOSIÇÃO DE CARTEIRAS ESCOLARES
Kátia disse que anualmente, o município faz a reposição de cerca de 3.200 carteiras escolares, sendo que há escolas que pedem a reposição até três vezes ao ano. “O custo de cada carteira é 98,00, o que representa um gasto de mais de R$300 mil ao município anualmente, que podem ser economizados, desde que os alunos entendam a importância de conservar as carteiras. Este valor economizado pode ser aplicado em outros setores para melhorar a qualidade da educação em Marabá”.
As carteiras repostas serão do tipo mesa e cadeira, por serem mais adequadas aos alunos e não prejudiciais à coluna vertebral, daí porque o alto custo. Também não serão em tamanho infantil, inadequadas aos adolescentes e jovens da rede municipal de ensino fundamental.
Até o momento, 15 escolas enviaram solicitação para reposição de carteiras escolares, mas este número ainda pode ser ampliado até a próxima semana, quando as escolas terão feito todas as matrículas e terão o número efetivo de alunos por turma.
CARNAVAL 2007
A Secdetur está elaborando uma programação para a realização do Carnaval do Povo em Marabá e ainda esta semana, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se com o prefeito Tião Miranda para apresentar as propostas para realização da grande festa popular 2007. As propostas serão anunciadas tão logo sejam acertados os detalhes.
NOMEAÇÃO DE TÉCNICOS DESPORTISTAS
A Secdetur está fazendo a nomeação dos técnicos desportistas para acompanhar cada modalidade especifica no decorrer de 2007. O coordenador de Desporto, Itamar Chaves, disse que as nomeações são feitas com a aprovação dos atletas. “A decisão de escolher um técnico para cada modalidade foi feita após avaliação dos Jogos Abertos do Pará, realizados de 11 a 15 de novembro, que teve como campeão o time marabaense de Handebol masculino”.
Para o Handebol feminino foi nomeado o técnico Carlos Sacço e para Handebol masculino ainda está indefinido o nome. O técnico do voleibol feminino escolhido para 2007 é Daniel; para o futsal masculino Nei Alves e para o feminino Rosângela Botelho. Para o basquete também ainda está indefinido o nome dos técnicos.
Itamar disse que já há a sugestão de nomes para as modalidades indefinidas, mas será feito o convite aos possíveis técnicos, após a aceitação deles, os nomes serão anunciados.

ESPORTE NAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A partir de fevereiro, o departamento de Desporto da Secdetur começa a receber inscrições para os times interessados em participar dos jogos comemorativos do aniversário de Marabá.
As modalidades para inscrição são: futsal, voleibol, basquete e handbol, para equipes masculinas e femininas. Os times terão que participar de vários jogos, cujo resultado com nome dos vencedores será apresentado no dia 5 de abril, quando Marabá faz 94 anos de emancipação político-administrativa.
CARNAVAL DA SAÚDE
O secretário Pedro Correa, em reunião com a comissão organizadora do Bloco da Saúde, na sexta-feira, 19, disse que diante da falta de verba até mesmo para as prioridades mais urgentes, não é possível por na rua o já tradicional bloco carnavalesco, inclusive pediu a sua equipe poupar os patrocinadores, os quais poderão ser úteis noutra ocasião.
Desta forma, a participação da SMS no Carnaval/2007 deve se resumir à distribuição de material educativo, principalmente no que tange aos preservativos masculinos, estes repassados pelo Estado ao CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – responsável pelo programa de combate as DST/Aids no município.
MATADOURO
Um dos principais componentes das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à organização da venda de carne bovina é a origem do produto, o qual deve ser devidamente inspecionado pelo Serviço de Inspeção Municipal. No entanto, a liberação do matadouro que se propõe a esse serviço só deverá acontecer no início de fevereiro.
Segundo o veterinário Neuder Wesley França da Silva, ainda falta alguns componentes para a caldeira do matadouro, essencial para o fornecimento de água quente à esterilização de ferramentas. Outra dificuldade diz respeito à contratação de pessoal auxiliar, o que já está sendo contornado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
O serviço de abate e comercialização de carne bovina já deveria estar regularizado desde o início deste mês, mas, ao que tudo indica, os açougues devem cumprir as normas antes de terem carne inspecionada para vender. O cumprimento da portaria da Anvisa é uma exigência do Ministério Público do Estado, que já deveria estar 100% atendida pelo setor.
Ainda de acordo com o veterinário, outros matadouros estão pleiteando abater carne para o município, os quais estão sendo vistoriados para essa finalidade, porém, até agora, nenhum dos demais reúne as condições básicas, por isso o município deverá ficar apenas com um abatedouro.
SAMU REALIZA QUASE 11 MIL ATENDIMENTOS
No decorrer de 2006 o Samu (192) – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – realizou 10.746 atendimento, média de 895 atendimentos/mês, mesmo tendo uma de suas ambulâncias quebradas, o que resultou num atendimento aquém do pique registrado no primeiro semestre.
Do total de procedimentos realizados pelo Samu, 5.416 foram relativos à clínica médica, obstetrícia e pediatria; 1.069 diz respeito a acidentes automobilísticos e de trabalho; 299 ferimentos por arma branca ou de fogo; outros 1.648 referem-se a transferências de hospital/hospital, posto de saúde/hospital, realização de exames e hemodiálise.
Um dos serviços do Samu que chama a atenção está relacionado aos óbitos, que podem ser com ou sem atendimento. O óbito com atendimento é aquele em que, chamado o serviço de urgência para um acidente ou doença grave, a pessoa é socorrida, mas morre no decorrer do trajeto para um hospital; enquanto o óbito sem atendimento é aquele em que a equipe vai ao paciente, mas quando chega ao local à pessoa já está morta.
O Samu realizou um total de 86 socorros referentes a óbito com ou sem atendimento. E ainda 201 agressões (espaçamento e estupro) e 2.026 outros procedimentos, como queimaduras, abordo espontâneo, queda, tentativa de suicídio, etc.
Segundo a Divisão de Contratos e Convênios da SMS, a ambulância danificada deverá retornar ao trabalho em fevereiro. Um primeiro orçamento ficou muito caro, por isso houve necessidade de nova licitação, processo esse que deverá estar resolvido no decorrer desta semana. O Samu dispõe de três ambulâncias, duas de suporte básico e uma UTI-Móvel.
DENGUE
Acerca do alarde da imprensa sobre casos de dengue em Marabá, a enfermeira Cícera Lima, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, disse ter entrado em contato com o Hospital Municipal de Marabá e recebido a informação de que não se trata de dengue, mas de uma virose com sintomas assemelhados aos da dengue. “Se há tantos casos de dengue como estão falando, porque não chegam as notificações pra gente”.
Acerca do carro fumacê, não foi possível conseguir detalhes no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – a respeito da sua utilização neste período. No entanto, Cícera informa que esse procedimento não é 100% eficaz, porque ele mata apenas o mosquito, não combatendo as larvas, submersas na água. Além de ser um veneno, mata não só o mosquito como outros elementos da natureza, contrário, negativo, portanto, do ponto de vista ambiental.
Ainda de acordo com a enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica, o meio mais prático de combate ao mosquito é aquele ensinado nos manuais, ou seja, eliminar a água parada, que serve de criadouros para as larvas do Aeds aegypti.
PREVISÃO DO TEMPO E NÍVEL DAS ÁGUAS
O canaldotempo.com expõe as condições climáticas em Marabá, hoje, 18 de janeiro: 28°C, sol encoberto e sensação térmica de 33°C, umidade relativa do ar de 84%, sujeito a trovoadas no período da tarde. Hoje, 22, as águas do rio Tocantins amanheceram a 6,02m acima do nível normal, conforme medida feita na régua pluviométrica na base do exército, antiga Portobrás. O que significa que as águas baixaram 17 cm em relação à medida feita na sexta-feira, 19.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas