05 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1226

VIA EXPRESSA NORTE/SUL

Já está implimada (selante) a pista que em breve será asfaltada, passando pela rotatória da Folha 22 no sentido da rodoviária e pela rotatória da Verdes Mares, unindo-a à Transamazônica. Lá, um grande viaduto será construído quando a rodovia for duplicada. É a grande pista da via expressa que o prefeito Tião Miranda projetou para dar um novo sentido ao trânsito de Marabá e torna-lo mais dinâmico.

A ligação da avenida Silvino Santis, no Bairro da Santa Rosa, à rua das Mangueiras, segue em direção ao quartel general da 23ª Brigada de Selva até a rotatória da Folha 22. No sentido norte-sul, esta será a grande opção de trânsito sonhada pelos marabaenses, unindo as duas cidades, desafogando o trânsito, para permitir o fluxo Nova Marabá-Marabá Pioneira, por ocasião das obras de duplicação da Transamazônica.

A pista será toda iluminada, com sinalização horizontal e vertical, muda à paisagem da Nova Marabá, valoriza imóveis, abrindo perspectivas de expansão urbana em área nobre da cidade que certamente vai receber uma série de construções. Com isso a indústria da construção civil em Marabá fica aquecida, gerando postos de trabalho, renda e emprego.

PRÊMIOS PARA TIÃO

Após ter recebido do presidente Lua a premiação pela qualidade nutricional da nossa merenda, considerada uma das melhores do Brasil servida às nossas crianças, promotores de eventos em diversos estados do país estão premiando Tião Miranda, convidando-o para receber as mais distintas honrarias.

Um dos prêmios é o Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social da Região Norte. O mais recente é o Prêmio Imprensa Troféu Integração. Todos eles, marcados para Brasília neste mês de novembro. Tião, muito honrado com as premiações está ajustando a sua agenda para recebê-los.

COMEÇA HOJE A PROVA BRASIL

Em Marabá, a Prova Brasil começa a ser aplicada hoje, 5, para alunos de 122 turmas do 5º ano e 87 turmas do 9º ano. A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a Prova Brasil avalia alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental, da rede pública e urbana de ensino. A avaliação é universal e oferece resultados para o Brasil, para cada unidade da Federação, município e escola participantes.

A aplicação da Prova Brasil será realizada no período de 5 a 20 de novembro. A data foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização das provas em todo o país.

Os estudantes farão prova de língua portuguesa e matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola. A Prova Brasil é a base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

CURSOS PARA FOMENTAR O TURISMO

No período de 23 a 25 de novembro será realizado em Marabá o Curso de Gestão de Hotelaria para proprietários e gerentes de hotéis de Marabá e municípios do entorno, que fazem parte da Rota do Minério comercializada aos turistas que vêm à região.

A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM informa que há vagas para os municípios de Marabá, São João do Araguaia, São Geraldo, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Itupiranga e demais municípios que fazem parte da Rota do Minério, ofertada nos pacotes turísticos para o sudeste paraense. “Essa é uma meta do governo: fomentar cursos com o objetivo de incentivar o turismo e assim ampliar a oferta de empregos”.

De 23 a 29 de novembro será ofertado o Curso de Capacitação de Condutores e Monitores Ambientais (guias de trilhas ecológicas). O curso é dirigido às pessoas que trabalham em unidades de conservação, comunidades próximas dos parques ambientais e educadores ambientais. Os cursos oferecidos são resultados de uma parceria entre Paratur, Detur/PMM e Fórum de Turismo Araguaia-Tocantins.

A mobilização para a realização dos cursos em Marabá está sendo feita pelo Detur. Maiores informações, falar com Ísis Mourão, pelos fones (94) 3321-1829 e 3322-5238 ou e-mail detur@maraba.pa.gov.br

MEDICAMENTOS CONTROLADOS

Depois de uma reunião na semana passada com representantes de farmácias, acerca das novas regras para a venda de medicamentos sujeitos a controle, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) pretende convidar os médicos que receitam essas substâncias para uma conversa no próximo dia 13, terça-feira.

Segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa, há falhas na prescrição dessas drogas quanto à troca de receituário (branco, azul e amarelo). Na ocasião também serão esclarecidas as novas diretrizes implantadas este ano para esse tipo de medicamento.

FARMÁCIAS DE PLANTÃO (24H)

A Divisa informa as farmácias que atendem no plantão 24 horas. São: Farmácia Cristo Rei, na Folha 28 (Nova Marabá); Drogaria São Félix, junto à Big Ben (Cidade Nova) e Drogaria Marabá, no núcleo Pioneiro.

Em razão das farmácias e drogarias alegarem problemas de segurança, torna-se difícil esse tipo de atendimento 24 horas em maior quantidade, ainda mais em bairros como São Félix, Morada Nova e Liberdade.

ÓTICAS DEVEM TER RESPONSÁVEIS

A maioria das óticas de Marabá está em desacordo com a legislação vigente, devido à falta de um responsável técnico. Não estão cadastradas junto a Divisa e nem são, até a presente data, monitoradas sobre a qualidade dos serviços que prestam à população.

Para resolver essa questão, ainda este mês, os proprietários das mais de 20 óticas instaladas no município serão chamados a tomar conhecimento das regras sobre o setor, visto que apenas duas delas têm responsável técnico, mesmo assim um único profissional, o que também não é permitido pela legislação.

Conforme o coordenador da Divisa, Daniel Soares, serão estabelecidos prazos para cumprimento dessas normas de regularização da atividade, podendo haver, assim como acontece com as farmácias, uma regra de transição devido à falta de profissionais no mercado de Marabá.

A Divisa também está de olho na possibilidade de haver vínculo comercial entre algumas óticas e oftalmologistas, situação também não permitida pela legislação. Daniel desconfia dessa prática, muitas vezes comum até nas capitais, porque existe distribuição de folhetos de óticas oferecendo consultas oftalmológicas grátis em alguns pontos da cidade.

PCCU NO SÁBADO

Está previsto para este sábado (10) o início da campanha referente ao Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) na região metropolitana de Marabá, em todos os centros de saúde. A coleta de material prossegue na zona rural, através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, que esta semana visita as comunidades de Macaco Careca, Josinópolis (dia 9), Capistrano de Abreu (dia 10) e Vila União, dia 11.

Para o chamado dia “D” (sábado), a Divisão de Educação em Saúde promove panfletagem em diversos pontos da cidade, na sexta-feira (9) para divulgação da campanha que se estende até dia 16 deste mês na área urbana e 25 de novembro na zona rural.

A divulgação acontece na área comercial e bancária da Marabá Pioneira e Nova Marabá, no Trevo da Transamazônica e no semáforo da Avenida Nagib Mutran, na Cidade Nova. O panfleto contém informações sobre câncer de mama e do útero, fatores de riscos, faixa etária em que as mulheres devem fazer os exames, dentre outras.

Também por ocasião do dia “D” serão oferecidos outros serviços além da coleta de material para exame do PCCU, como consultas médicas e palestras.

A intenção da Secretaria de Saúde é realizar 12 mil análises de PCCU este ano, devendo a zona rural contribuir com aproximadamente duas mil. No ano passado, a coleta de material foi realizada em 25 vilas e projetos de assentamento e rendeu 1.404 exames. Porém, este ano, deve render mais 50% em relação ao período anterior, porque o trabalho será executado em número maior de comunidades.

Além do atendimento referente ao PCCU, à equipe leva um odontólogo que oferece consultas, tratamento com flúor e extração dentária.

TRIBUTO A RENATO RUSSO

No sábado (10) a Secdetur (Secretaria de Cultura Desporto e Turismo) promove o 9º Tributo a Renato Russo. O evento é voltado aos fãs daquele que, segundo Wilson Teixeira (Wilsão), titular da Secdetur, é considerado o ídolo da nova geração roqueira.

Também conforme Wilsão, o Tributo a Renato Russo já se consolidou e conta com a participação maciça da juventude marabaense, por isso acontece todos os anos, fazendo parte do calendário de eventos da Secdetur.

TEMPO E TEMPERATURA

O site Climatempo prevê para hoje e amanhã sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Quarta-feira (7) de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Há possibilidade de acontecer na quinta e sexta-feira a mesma situação prevista para hoje e amanhã.

Segundo o canaldotempo.com, as chances de precipitação hoje e amanhã são pequenas, em torno de 20%. As imagens de satélite mostram a aproximação de nuvens pouco densas para esta região, o que pode caracterizar chuvas isoladas. A temperatura entre 24º e 33ºC. Esta é praticamente a previsão para toda a semana. Pode chover pra valer a partir do dia 13.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas