23 julho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1157

OBRAS

Concluído o asfalto da Vila Militar Presidente Médici a rotatória que liga as Folhas 14 e 15, agora o prefeito Tião Miranda vai ligar aquela Vila Militar a Rua Silvino Santis, através da Estrada das Mangueiras, com pavimento em concreto de alta resistência. Além de ser mais adequado às enchentes periódicas daquela área da cidade, esse tipo de pavimentação deverá suportar o fluxo de carretas que transportam areia e seixo naquele perímetro.

A nova obra, segundo Tião Miranda, beneficia também um dos mais antigos conjuntos habitacionais da Nova Marabá, além de duas vilas militares; e liga definitivamente os bairros Santa Rosa e Santa (Velha Marabá) por via pavimentada à Nova Marabá, rodoviárias, às BR-222 e 230 (Transamazônica), contribuindo também para desafogar o trânsito através do bambuzal.

SEAGRI VOLTA A FISCALIZAR MATADOUROS

Mais um round a favor da fiscalização da Prefeitura para fechar abatedouros de gado bovino clandestinos e ativar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da carne vendida à população de Marabá. Matadouros sem as mínimas condições de higiene foram interditados e ganharam liminar no Fórum local para continuar operando por 90 dias, a partir de abril deste ano. A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) recorreu e conseguiu derrubar a liminar no Tribunal de Justiça do Estado na semana passada.

Hoje, 23, a Seagri prepara documentação para nova interdição dos matadouros amanhã pela manhã, a qual deve ser acompanhada pela Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – e Polícia Militar. Na quarta-feira (25) a Seagri deve retomar o trabalho de inspeção da carne no único matadouro que reúne condições para esse trabalho.

A luta pela inspeção da carne bovina em Marabá dura quase um ano. Desde outubro de 2006 os açougues vêm se adaptando para receber carne com o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), estando hoje quase 100% de conformidade com as exigências da Divisão de Vigilância Sanitária.

A inspeção da carne no matadouro, sob a responsabilidade da Seagri, foi iniciada em março passado, mas foi suspensa porque em razão dos outros abatedouros que ganharam na justiça o direito de prosseguir com a matança, mesmo sem as condições higiênicas exigidas. Outros matadouros poderão pleitear o SIM, desde que atendam a legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o abate de bovinos.

Nesta luta não está apenas a Prefeitura de Marabá, através de suas secretárias, mas também o Ministério Público do Estado que exige a inspeção da carne pelo bem da saúde da população.

Carne sem origem – Praticamente toda a carne consumida em Marabá nunca teve selo de inspeção. Esse hábito, embora torne o produto mais barato, pode ter conseqüências graves, porque a ingestão da carne bovina sem inspeção pode trazer vários perigos à saúde. É possível contrair uma série de doenças comuns ao gado e a seres humanos, além de uma variedade de germes como o da salmonela.

Entre as enfermidades que podem ser transmitidas destacam-se a tuberculose, verminoses e intoxicações alimentares. Essas doenças podem causar desde uma simples indisposição, até tratamentos intensivos, podendo, em alguns casos, levar à morte, garantem as autoridades da área de inspeção.

Além da carne in natura com boa procedência, ressalta-se ainda que, todo produto de origem animal, para ser comercializado, deve estar carimbado e rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Um produto não identificado, de origem desconhecida, não deve ser consumido.

SAÚDE NA PRAIA

Embora não haja registro de mortes, o final de semana na Praia do Tucunaré foi bem agitado para o plantão da saúde naquele balneário. Durante a noite de sábado para domingo aconteceram mais de 20 atendimentos, sendo que 17 deles resultaram em curativos, devido a cortes provocados por cacos de vidro.

De grave aconteceram dois esfaqueamentos, cujo plantão não teve condições adequadas para o atendimento, sendo as vítimas encaminhadas ao Hospital Municipal de Marabá; e um princípio de afogamento, sem maior gravidade, contornado no próprio local.

LANÇAMENTO DE CD

Na sexta-feira e sábado (20 e 21), com apoio da Prefeitura de Marabá, acontece o lançamento do CD “Cantos e Cantos) de autoria de Neviton Ferreira e Dauro Remor, no Centro de Formação “Cine Marrocos”. A entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Dentre os sucessos estão Quintal e Urbano Blues, composições de Neviton, sendo que esse último arrebatou o primeiro lugar no último Fecam, na interpretação de Marcelo Mohri.

TEMPO E TEMPERATURA

No período que vai de hoje (23 de julho) a 1º de agosto o canaldotempo.com garante dias ensolarados entremeados de parcialmente nublados. A temperatura prossegue nas alturas nos próximos 10 dias, entre a máxima de 38ºC e mínima de 21ºC.

Segundo a Climatempo não chove nos próximos 5 dias e estão confirmadas as elevadas temperaturas entre a mínima de 23 máxima de 38º C.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas