09 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1209

PRÊMIO GESTOR EFICIENTE DA MERENDA ESCOLAR

O prefeito Sebastião Miranda recebe o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, no dia 25 de outubro, em Brasília. Nesta 4ª edição do Prêmio, Marabá é um dos 25 municípios que vai receber a premiação. Para participar, foram inscritos 751 municípios brasileiros e os vencedores recebem por categoria.

Por enquanto, o MEC ainda não divulgou a categoria em que Marabá será vencedor, pois será surpresa a ser apresentada na ocasião de recebimento do prêmio. Também acompanham o prefeito Tião Miranda, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar Sílvia Silva e um representante do Conselho Escolar, cujo nome ainda não foi definido.

A premiação representa a competência de Marabá na gestão dos recursos financeiros enviados pelo Governo Federal para custeio da alimentação escolar a mais de 50 mil alunos da rede pública municipal.

FARMÁCIA POPULAR RECEBE MOBILIÁRIO

O prefeito Tião Miranda espera inaugurar a Farmácia Popular de Marabá até o final deste mês ou mais tardar no início de novembro. O funcionamento desta primeira unidade depende apenas do treinamento de pessoal, visto que o mobiliário recebido da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) está em fase de instalação.

Segundo o secretário de Saúde de Marabá, Pedro Corrêa Lima, o treinamento de pessoal, convocado do último concurso público, acontecerá logo depois que os móveis estiverem instalados, começando pelo armazenamento no depósito e reposição dos medicamentos nas prateleiras. Além dos móveis e equipamentos, também já está no local parte dos remédios a serem comercializados a baixo custo.

A Farmácia Popular visa oferecer medicamentos mais em conta à população, principalmente aquela de baixa renda. Caso o empreendimento tenha boa aceitação, a Fiocruz e Prefeitura de Marabá pretendem instalar outras unidades em pontos estratégicos da cidade.

LANÇAMENTO DE EDITAIS – CONVITE

O prefeito Tião Miranda recebeu convite da governadora Ana Júlia de Vasconcelos Carepa para compor a mesa de cerimônia de lançamentos de editais e firmatura de contratos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, amanhã (10), às 11h, no Centro de Formação Cine Marrocos, em Marabá.

Essa cerimônia acontece simultaneamente nos municípios paraense de Belém, Marabá, Santarém, Castanhal, Bagre e Nova Esperança do Piriá. O PAC, no qual o Pará é parceiro em 28 projetos, tem como objetivo promover ações de infra-estrutura logística, energética, social e urbana. Dentre as obras previstas para Marabá está a continuidade da orla no bairro Francisco Coelho, contornando a foz do Rio Itacaiúnas.

REPERTÓRIO ESPECIAL PARA CASAMENTO

Júlia Lino, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, da Fundação da Casa da Cultura de Marabá (FCCM), disse que os alunos estão preparados para apresentações em ocasiões especiais como casamento e aniversário.

O grupo toca para cerimônias de casamento e também em recepções. O repertório varia de acordo com o gosto musical dos contratantes. Com instrumentos especiais de banda incluindo trombone, trompete, sax alto, sax tenor, clarinete, teclado, contrabaixo e bateria. Também há uma solista que pode acompanhar o grupo.

Para contratar a Escola de Música, os interessados podem ligar para (94) 8803-3438, falar com Júlia Lino.

GRUPO INSTRUMENTAL NA PROGRAMAÇÃO DA VALE

Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, da FCCM, apresentaram-se no final de semana, na programação cultural organizada pela Vale do Rio Doce, em Marabá no final de semana. O Grupo de Instrumentos de sopro, cordas e percussão, apresentou-se na sexta-feira, 5, com 13 artistas, levando um repertório variado de músicas populares e clássicas. No sábado, 6, foi a vez de 60 alunos do coral infanto-juvenil mostrarem o potencial de suas vozes ao público presente no espaço.

A CVRD organizou uma programação diferente, de sexta a domingo, 5 a 7 de outubro, no Campo do Piçarrão. Com duas tendas armadas e arquibancadas na Folha 27, deu oportunidade para apresentação de artistas da terra; Escola de Música “Moisés Araújo” da Casa da Cultura; grupo de teatro, sanfoneiros e artesãos.

MÚSICA

A FCCM possui atualmente 400 crianças e jovens matriculados na Escola de Música “Moisés Araújo”, mas freqüentam cerca de 300 alunos. A mais nova extensão da Escola encontra-se em Morada Nova, numa parceria com a Igreja Batista.

Na parceria, a Igreja cede espaço para três salas de aula, vale-transportes, hospedagem, alimentação e salário ao professor da Casa da Cultura que ministra as aulas em Morada Nova.

Júlia Lino explica que a Casa da Cultura, além de fornecer monitoria, envia material didático e faz acompanhamento pedagógico. São 60 alunos participantes das aulas de música naquele núcleo urbano.

DIA DA CRIANÇA

As crianças do bairro Belo Horizonte terão uma programação especial em comemoração ao seu dia. No dia 11 de outubro, às 19:30h, 70 crianças do coral infanto-juvenil da Casa da Cultura, fazem uma apresentação na Igreja de Santa Luzia para os alunos da creche que fica no terreno ao lado e para os demais moradores do bairro.

O Grupo de Instrumentos de sopro, cordas e percussão, quarteto de flautas e coral infanto-juvenil têm uma série de apresentações marcadas até o final do ano, com o encerramento dia 8 de dezembro, num grande recital com todos os segmentos da Escola “Moisés Araújo”, no Centro de Formação “Cine Marrocos”.

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRÂNSITO

O diretor do DMTU Antônio de Araújo explica que a Prefeitura de Marabá viabiliza novos convênios para modernizar o Sistema de Trânsito e Tráfego Urbano com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito do município.

A parceria com a Polícia Militar, possibilita o policiamento ostensivo e melhora as ações de fiscalização do trânsito de Marabá. Já o convênio com o DETRAN permite a elaboração e execução do projeto de sinalização (vertical, horizontal, semafórica e monitoramento de velocidade por radar); Delegação das atividades de fiscalização incumbidas ao Estado em favor do DMTU e, qualificação dos agentes do DMTU, através de cursos voltados à capacitação e atualização nos assuntos de trânsito.

TRÊS ANOS DO CAPS II

Amanhã (10), Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, localizado no bairro Novo Horizonte, completa três anos de atividades. No decorrer da manhã será cumprida extensa programação festiva destinada aos clientes, servidores e convidados.

Logo depois da abertura da cerimônia de comemoração, desenvolvida a partir do tema “A vida Feliz Consiste na Tranqüilidade da Mente”, prevista para às 9h, acontece um ciclo de palestras denominado Visão Holística da Saúde Mental, proferido pelo psiquiatra Francisco Balieiro e os psicólogos Lúcia de Fátima Holanda e Valdecy Oliveira.

Em seguida acontece sorteio de brindes, bazar de artesanato produzido pelos pacientes e exposição de fotografias; apresentação do grupo coreográfico sócio-educativo “Dançando e Educando”, do Centro de Formação Cine Marrocos; festival de pizzas e de sorvete.

Haverá ainda diversas dinâmicas de grupo entre os cerca de 200 pacientes, brincadeiras e concursos (dança, canto e outros).

PCCU NA ZONA RURAL COMEÇA DIA 18

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, inicia a campanha do programa do câncer de colo do útero (PCCU) nas comunidades rurais dia 19 de outubro.

No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos positivos de alteração celular em Marabá (zona rural e urbana), a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do PCCU, ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I).

O exame também é essencial para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), que na zona rural tem grande prevalência segundo Maria de Jesus, coordenadora Extra Muro, chegando a mais de 80% dos exames realizados.

As lideranças comunitárias e coordenadores de postos de saúde devem ficar atentos ao seguinte calendário de atendimento:

LOCALIDADE

DATA

LOCALIDADE

DATA

Vilas Tainá, Boa Vista e Serra Azul

19/10

PA Macaco Careca e Vila Josinópolis

09/11

PA Estrela do Norte, Cabanagem e Maravilha

20/10

Vila Capistrano de Abreu

10/11

PA Bandeirante e Cupu

21/10

Vila União

11/11

Acampamento 26 de Março

26/10

PA Frutão

15/11

Vilas Canaã e Monte Sinai

27/10

Vila Santa Marta

16/11

Vila Itainópolis

28/10

PA Voltinha

17/11

PA Jatobá, Patauá, Liberdade e Cristalândia

01/11

Vila São Raimundo

23/11

Vila Escada Alta

03/11

Vila Três Poderes e Nova Vida

24/11

PA Alto Bonito, São João e Conquista

04/11

Vila Santa Fé

25/11

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o canaldotempo.com, o tempo em Marabá será parcialmente nublado nesta terça-feira. Existem 20% de probabilidade de chuva no decorrer da tarde, diminuindo a chance nas primeiras horas da noite. Imagens de satélite mostram algumas nuvens se aproximando da região.

Para hoje o Climatempo prevê sol com algumas nuvens. Não chove. Enquanto na quarta-feira (10), sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Temperatura entre 24º e 35ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1208

SMS CONTRATA PSIQUIATRA

Em razão do psiquiatra que atendia pelo SUS no Posto de Saúde Enfermeira Zezinha (Folha 23) ter pedido demissão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) precisa, com urgência, contratar outro profissional para ocupar a vaga. Contato através dos fones 3324-2449 (Gabinete do secretário) ou 3323-2088, com Marly Maltarolo, chefe do Departamento de Ações Básicas daquela secretaria.

SAÚDE NAS ESCOLAS

Na próxima terça-feira, 16, a Secretaria de Saúde começa uma grande campanha de vacinação em massa contra hepatite B nas escolas de Marabá. O objetivo é alcançar 17 estabelecimentos, a saber:

Escola

Data

Escola

Data

Avanir Tenório Ramos

16/10

Geraldo Veloso

23/10

Elcione Barbalho

17/10

Artur Guerra

23/10

Liberdade

17/10

Ida Valmont

24/10

Irmã Teodora

18/10

Francisco Souza Ramos

24/10

Darcy Ribeiro

18/10

Luzia Nunes

25/10

José de Souza

19/10

José Mendonça Vergolino

29/10

Luterana

19/10

Plínio Pinheiro

29/10

Deuzuita Melo

22/10

São Francisco – Km 2

30/10

Elinda Costa

22/10

RAIVA DIMINUI COM BLOQUEIO VIRAL

O último caso de raiva animal registrado na área urbana de Marabá ocorreu em 23 de agosto, na Folha 28, quando um cachorro, sem proprietário definido, agrediu violentamente um garoto de cinco anos de idade. O animal morreu naturalmente poucos dias depois. Chamado o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para remover o encéfalo para exame, foi comprovado que ele estava com raiva.

A criança foi levada ao Hospital Municipal de Marabá onde passou três dias internada. Recebeu alta e está curada. Hoje, 8 de outubro, outro animal morreu com suspeita de raiva. O encéfalo será enviado a Belém para confirmação da presença do vírus.

De julho do ano passado a março deste ano foram registrados mais de 50 casos de raiva no município. Diante da situação, o CCZ promoveu intenso bloqueio de focos do vírus rábico nos bairros onde a doença se manifestou. Em seguida, no mês de junho, realizou uma das maiores campanhas de vacinação anti-rábica, de casa em casa, cumprindo determinação do Ministério da Saúde, o que fez com que as ocorrências da saúde praticamente desaparecessem.

No mês passado foi iniciada a segunda etapa da vacinação anti-rábica, desta feita pela zona rural. Até o início da segunda quinzena está previsto o mesmo procedimento nos bairros da cidade, com previsão de imunizar cerca de 40 mil cães e gatos.

CAPS II COMPLETA TRÊS ANOS

Na quarta-feira, 10, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, localizado no bairro Novo Horizonte, completa três anos de atividades. A data, em que também se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, contará com extensa programação festiva destinada ao pessoal das terapias, servidores e convidados.

Sob o tema “A vida Feliz Consiste na Tranqüilidade da Mente”, a abertura da festividade está prevista para as 9h, seguida de um ciclo de palestras denominado Visão Holística da Saúde Mental, proferido pelo psiquiatra Francisco Balieiro e os psicólogos Lúcia de Fátima Holanda e Valdecy Oliveira.

Depois terá sorteio de brindes, bazar de artesanato produzido pelos pacientes e exposição de fotografias; apresentação do grupo coreográfico sócio-educativo “Dançando e Educando”, do Centro de Formação Cine Marrocos; festival de pizzas e de sorvete.

Haverá ainda diversas dinâmicas de grupo entre os cerca de 200 pacientes, brincadeiras e concursos (dança, canto e outros).

AÇÕES DE SAÚDE

Na quinta-feira, 11, a Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, a pedido da Diocese de Marabá, realiza uma ação de saúde na Igreja de Santa Lúzia, no bairro Belo Horizonte. Serão oferecidas consultas médicas, exame rápido de glicemia, verificação de pressão arterial e vacinas. A ação destina-se principalmente a menores de 17 anos.

Durante o Círio de Nazaré, a acontecer em 21 de outubro, a SMS vai participar com duas equipes. Uma fixa, que ficará na Igreja de Nazaré (Folha 16) e outra móvel, que acompanhará toda a procissão numa ambulância do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

CONCURSO MASCOTE DO DMTU

O DMTU está promovendo um concurso para a escolha da mascote que será utilizada nas campanhas educativas do órgão. Poderão participar alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá.

Para participar, o aluno deverá criar um desenho simbolizando a mascote do DMTU, pelo qual concorre a um microcomputador. Também poderá criar um nome para a mascote e caso seja o escolhido, ganhará uma bicicleta.

O prazo para as inscrições será de 22/10/2007 à 08/11/2007. A entrega do material deverá ser feita na própria escola, que deverá repassá-lo ao DMTU até o dia 09/11/2007.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje e amanhã (8 e 9) o segundo o site Climatempo prevê sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura entre 24º C e 36ºC. A partir de quarta e quinta-feira não chove.

Enquanto o Canaldotempo.com prevê baixa possibilidade de chuva no período de hoje (8) a 17 de outubro. Esta segunda-feira em Marabá terá tempo nublado, com 10% de chance de chuva. Imagens de satélite mostram poucas nuvens de chuva sobre a região.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas