07 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1059

TECENDO O SABER
Um grupo de 30 professores de escolas municipais de Marabá e Eldorado de Carajás participa esta semana de formação técnica para participar do projeto Tecendo o Saber, promovido pela Companhia Vale do Rio Doce em parceria com Fundação Roberto Marinho e as prefeituras municipais. O evento de formação acontece na Biblioteca do Professor, na Marabá Pioneira, tendo como palestrante a técnica em Educação da Fundação Roberto Marinho, Antonieta Alencar, que apresenta as propostas pedagógicas do projeto, além de Renata Nogueira, da ONG Alfabetização Solidária, que monitora o as atividades, e Ana Sena, da Universidade Federal do Pará.
A formação de educadores reúne 15 professores de Marabá e 15 de Eldorado do Carajás. No primeiro serão instaladas dez tele-salas, com 300 alunos. Em Eldorado, vão funcionar seis tele-salas, com 180 estudantes. Em Parauapebas e Curionópolis, a formação dos professores aconteceu de 22 a 26 de janeiro e contou com a presença de 30 educadores. Ao todo, 960 alunos do Pará vão acompanhar as aulas nas 32 tele-salas instaladas nos quatro municípios paraenses.
O projeto Tecendo o Saber é uma iniciativa da Fundação Vale do Rio Doce e da Fundação Roberto Marinho, que conta com o apoio do Ministério da Educação. A Fundação Vale do Rio Doce firmou uma parceria com as secretarias de Educação dos municípios contemplados para a implementação do projeto nas escolas da rede municipal de ensino.
MAIS UMA ESCOLA PARA A COMUNIDADE
O prefeito Sebastião Miranda Filho entrega mais uma escola completamente reconstruída para a população de Marabá. Trata-se da Escola “Pequeno Príncipe”. A escola completamente transformada será inaugurada dia 9 de fevereiro, sexta-feira, às 18h.
A Escola “Pequeno Príncipe” ganhou nova pintura, piso, forro, novas instalações elétricas e recebeu a ampliação de quatro salas de aula. A reforma realizada através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado vai beneficiar 1300 alunos daquele estabelecimento de ensino. A escola atende 600 alunos do Ensino Fundamental e 700 alunos do Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental iniciaram dia 31 de janeiro e as do Ensino Médio, começaram dia 1º de fevereiro.
INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prefeito Sebastião Miranda Filho entrega à comunidade o novo prédio do Ceaca no próximo sábado, 10 de fevereiro, às 19h. O prédio construído junto ao CAIC (Folha 13) tem sala de aula, Brinquedoteca, sala de pintura, Oficina de Artesanato em Madeira, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O Ceaca atende 150 crianças e adolescentes pobres. Trinta garotos que estão na faixa etária de 14 a 17 anos, trabalham na Oficina de Artesanato em Madeira. Outro grupo com 20 crianças trabalha na Oficina de Artes (pintura e bijouterias) e todos os 150 participam de atividades sócio-pedagógicas, promovidas pela Secretaria de Assistência Social (Seasp) em parceria com a Secretaria de Educação (Semed).
A coordenadora do Ceaca, Érika Adrienne Santos, disse que estão sendo feitas as matrículas para novos alunos no Ceaca, mas a meta é atender 150 crianças e adolescentes oriundas de famílias carentes.
TUBERCULOSE TEM NOVOS REGISTROS
Segundo dados do Departamento de Ações Básicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nestes primeiros meses de 2007 foram acrescentados nove casos de tuberculose ao seu cadastro, o qual dispõe de um resíduo de 37 pacientes em tratamento, advindos de 2006, quando 62 pessoas tiveram diagnóstico confirmado da doença; foram alcançadas 51 curas e quatro abandonos, mas não foram registrados óbitos da doença neste município.
Do total de pacientes diagnosticados em 2006, 57 contrariam tuberculose pulmonar e cinco extra-pulmonar. Este ano, oito pessoas em tratamento foram acometidas da doença no pulmão e uma no pulmão e ossos.
O tratamento da tuberculose dura seis meses, mas, em casos especiais, pode ser mais longo. Antes da existência de medicamentos efetivos para o combate da doença, 50% dos indivíduos morriam sem tratamento, 25% tinham cura espontânea e 25% tornavam-se doentes crônicos. O remédio é distribuído gratuitamente nos centros de saúde.
A tuberculose é uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch. A doença costuma afetar os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.
Esta doença ocorre em todo mundo. A Organização Mundial de Saúde estimou a presença de 8 milhões de novos casos de tuberculose ativa no mundo somente no ano de 1990, com aproximadamente 2,6 milhões de mortes naquele ano. Com o surgimento da Síndrome da Imunodeficiência Humana (SIDA) no início da década de 80, o número de casos da doença aumentou bastante.
A tuberculose é mais comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza, promiscuidade, desnutrição, má condição de higiene e uma saúde pública deficitária. Os paises com maior incidência da doença são a Índia, China, Indonésia, Bangladesh, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Congo, Rússia e Brasil.
VENDAS DE CARNE BOVINA
Numa primeira etapa todos os 51 açougues de Marabá que pleitearam licenciamento junto a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) serão fiscalizados até a próxima semana. Cerca de 20 deles já foram visitados esta semana. Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares da Silva, a maioria desses estabelecimentos apresentou pouca coisa para se ajustar às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As deficiências são geralmente ligadas a equipamentos de proteção individual (touca, jaleco e bota), mas que todos estão dispostos a adequação, por isso não devem ser interditados. Além das instalações físicas e higiene pessoal, outros itens devem ser bem explorados pela Divisa, a exemplo da obrigação do licenciamento, moer a casa na frente do freguês, acondicionamento da carne em balcão refrigerado e carne de sol protegida por tela.
Ainda de acordo com Daniel, depois da vistoria desses talhos que pediram licença de funcionamento, serão fiscalizados aqueles que foram cadastrados e se mantém em silêncio. São ao todo 92 estabelecimentos nessa condição, que podem até estar tomando alguma providência, mas que não se manifestaram, por isso, estão sujeitos a interdição, o que poderá acontecer até o final deste mês.
Como a fiscalização está ocorrendo à tarde e à noite, o coordenador da Divisa solicita aos donos de açougues que mantenham seus estabelecimentos abertos até às 18 horas, porque muitas vezes os fiscais têm encontrado as vendas de carne fechadas no período vespertino, obrigando-os a retornarem na manhã seguinte.
SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
No período de 14 a 16 deste mês acontece a I Jornada de Saúde Pública Veterinária, quando o município de Marabá deverá ser representado pelo mínimo de cinco profissionais da área. O evento é promovido por uma parceria entre o Sindicado dos Médicos Veterinários do Pará (Simvepa), associações de veterinários, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Ministério da Agricultura.
O evento coordenado pelo Simvepa será realizado no auditório da FAEPA, na trav. Dr Moraes nº. 21, edifício Palácio da Agricultura, em Belém, e tem como tema "Saúde pública e Segurança alimentar", contando com palestras e mesas redondas onde participarão os principais profissionais do ramo.
Essa jornada tem como objetivos: demonstrar a importância da medicina veterinária para a saúde pública; qualificar profissionais para atuarem em saúde pública; atualizar e preparar os profissionais e estudantes de medicina veterinária sobre sua função na saúde pública; informar aos médicos veterinários da iniciativa privada e de outras áreas sobre as ações de saúde pública realizadas no Estado do Pará.
ENCONTRO DE ESTERILIZAÇÃO
Está previsto para esta sexta-feira, 9, o I Encontro de Esterilização do Sudeste do Pará, no auditório Eduardo Bezerra, com vista a orientação de enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, quanto a uma das principais ferramentas de combate infecção hospitalar, ou seja, a esterilização de roupas, instrumentos e o próprio ambiente hospitalar. O evento é coordenado pela diretoria de enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
O encontro tem como investimento, no ato da inscrição, um quilo de leite (nível superior); e para nível médio e estudantes, um quilo de alimento não perecível (exceto sal). As inscrições serão realizadas momentos antes da abertura do evento, prevista para as 8 horas da próxima sexta-feira.
Veja a programação: esterilização, limpeza e desinfecção; processos de esterilização a vapor saturado, calor seco e peróxido de hidrogênio; monitoramento do processo de esterilização a vapor; e modelos de registros.
O encontro tem como palestrantes Terezinha Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Geral César Carls (Fortaleza – CE); Eliana Lobato, enfermeira do Hospital Metropolitano (Belém – PA); e Cândido Freitas, enfermeiro da 3M do Brasil (São Paulo – SP), empresa fornecedora de equipamentos para esterilização.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Na quinta e sexta-feira desta semana, 8 e 9 de fevereiro, as aulas serão paralisadas nas escolas do município. Neste período, os coordenadores pedagógicos discutem os eixos temáticos de todas as disciplinas com os professores para que todos ganhem condições de desenvolver projetos educacionais em suas respectivas escolas.
A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, disse que é um momento de planejamento muito importante. “Nos primeiros 15 dias de aulas os professores conheceram seus alunos e agora poderão planejar baseados na realidade de suas turmas”.
FÓRUM DE TURISMO
Nos dias 8 e 9 de fevereiro realiza-se em Marabá o Fórum Regional de Turismo, na sala de reuniões do Hotel Del Príncipe, bairro Amapá, com a presença dos secretários de turismo do sul e sudeste paraense.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM Ísis Mourão disse que os participantes são representantes de órgãos ligados ao turismo na região e membros de entidades, empresas ligadas ao setor turístico. “Faremos a exposição das nossas propostas para o turismo sustentável e apresenta-la à nova diretora da Paratur, Anne Pontes”.
O Fórum trata da atualização das discussões a serem repassadas à nova diretoria; posicionamento referente ao novo Governo Estadual; finalização dos requisitos para a legalização definitiva do Fórum e indicação da pauta de reivindicações e ações conjuntas com a PARATUR e Governo do Estado.
CARNAVAL 2007
A Secdetur está fazendo os ajustes para as comemorações momescas no largo da Santa Rosa, na orla Sebastião Miranda, no período de 17 a 20 de fevereiro. Sete blocos carnavalescos de Marabá receberam da prefeitura ajuda de custo no valor de R$ 2,7 mil cada para levar cerca de 300 foliões às ruas. O valor vai ajudar na aquisição de abadás, estandartes, alegorias e também produção de enredo.
O secretário de Cultura Wilson Teixeira disse que os sete blocos que recebem ajuda de custo da prefeitura são: Chapéu de Couro, Mamãe eu Quero, Tarrabufados, Copo Furado, Cachaça e Cia., Gaiola das Loucas e Tradição do Maneco. Os blocos Carrinho de Mão, A Diretoria e Boleiros da Cidade Nova, por serem estreantes não recebem ajuda oficial.
A Programação do Carnaval 2007, na Orla do Tocantins é a seguinte:
Dia 17 (Sábado) Dia 18 (Domingo) Dia 19 (Segunda) Dia 20 (Terça-feira)
Bloco Absoluto Bloco Cachaça e Cia Bloco Tradição do Maneco Bloco Piratas da Orla
Bloco Mamãe eu Quero Bloco Chapéu de Couro Bloco Tarrabufados Bloco Só Boleiros
Bloco Copo Furado Bloco Gaiola das Loucas Bloco A Diretoria Arrastão dos Blocos
Show c/ Banda Scala-07 – de Palmas Show c/ Banda Scala-07 – de Palmas Show c/ Banda Ki-doideira Show c/ Banda Ki-doideira
Show c/ Banda Maré Cheia Show c/ Banda Maré Cheia Show c/ a Banda Meninos da Bahia Show c/ a Banda Meninos da Bahia
NÍVEL DAS ÁGUAS E PREVISÃO DO TEMPO
As águas do rio Tocantins amanheceram a 7,75m acima do nível normal, hoje, 7 de fevereiro, o que representa um acréscimo de 60 cm de ontem para hoje, conforme informou o coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves.
Hoje, dia 7, as condições climáticas em Marabá, conforme o canaldotempo.com, são as seguintes: chuva fraca, 25°C e sensação de 28°C, sujeito a trovadas esparsas e o índice de Umidade Relativa do Ar está muito alto, o que significa a probabilidade de mais chuvas.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas