28 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1240

DETUR NA FICAM

A coordenadora do DETUR – Departamento de Turismo da Prefeitura de Marabá – estará este ano na Feira da Indústria, Comércio e Arte de Marabá (Ficam). Portanto, ao visitar a maior feira de negócios da região não esqueça de dá uma espiada no estande de turismo, que pretende mostrar as novidades sobre o desenvolvimento desse importante setor para o município.

A Ficam funcionará no período de amanhã (29 de novembro) a 2 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo da Fl.16, a partir das 20h. A abertura tem show de Zezé de Camargo e Luciano e deve contar com a presença da governadora Ana Júlia Carepa.

Isis Mourão, coordenadora do Detur, convida você que vai aos shows, fazer o obséquio de visitar os stands da feira e conhecer o setor produtivo da cidade, artes e cultura.

TIÃO MIRANDA É DESTAQUE NO SALA VIP

A premiação do Programa Sala Vip da imprensa paraense, prevista para o dia 18 de dezembro, no Salão Carajás do Belém Hilton Hotel, tem como um dos agraciados, em sua nona versão, o prefeito Tião Miranda, como Destaque/2007 na Administração Municipal.

Durante o jantar, cada homenageado receberá diploma e troféu referentes ao evento. Trata-se de produção independente do programa Sala Vip, exibido em Belém aos sábados, às 22h, pela TV Rauland/Rede Gazeta canal 14, desta feita com objetivo de reconhecer e promover as empresas, profissionais e políticos que se destacaram no ano de 2007.

SECRETÁRIO VAI ATRAS DE RECURSO PARA O HMI

Ontem a noite o secretário de Saúde Pedro Corrêa Lima viajou a Belém, para participar hoje de uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da Saúde. Dentre os assuntos da pauta está a divisão entre os municípios do valor de R$ 28 mil repassado pelo Governo Federal ao Pará.

Segundo Pedro Corrêa, como já houve aceno do Governo do Estado em firmar convênio de manutenção do Hospital Materno Infantil, será cobrada essa participação a partir desse dinheiro novo, visto que é pretensão do prefeito Tião Miranda inaugurar o HMI até o final de dezembro este ano.

SEMINÁRIO DO COMÉRCIO E PRODUÇÃO DO LEITE

Inicia nesta quarta-feira (28) e prossegue amanhã (29), no auditório do Centro de Formação Profissional “Cine Marrocos”, o 1º Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Leite. Uma iniciativa do Escritório Regional da Emater e que tem como público alvo produtores, familiares destes, estudantes e técnicos.

O evento tem como objetivo de discutir as tendências mercadológicas do segmento leiteiro e debater sobre as tecnologias no sistema de produção e processamento de leite e seus derivados. O Seminário é fruto de parceria entre Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Prefeitura de Marabá, Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar (Fecat), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) – Regional Sudeste, Cooperativa de Prestação de Serviços de Marabá (Coopserviços), Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

O assessor de Comunicação da Emater, Eleutério Gomes, informa que a iniciativa leva em conta que o setor leiteiro registra considerável crescimento na região sudeste do Estado, mas muitos estabelecimentos familiares ainda apresentam pouca produtividade e baixa qualidade do produto. “Essa situação pode ser revertida com o emprego de tecnologias alternativas eficientes e de custo acessível ao produtor familiar. Após o seminário deve acontecer a elaboração de um plano de ações que envolva produtores familiares, técnicos e agentes financeiros para o desenvolvimento do Pólo Regional da Bovinocultura do Leite no Sudeste do Pará”.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

No período de 29 de novembro a 1º de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho de Medicina Veterinária do Pará realiza o Curso de Responsabilidade Técnica para os veterinários do sul e sudeste do paraense. O treinamento é obrigatório é será cobrado futuramente dos profissionais da área.

Paralelamente também será realizado curso de manejo de caprinos e ovinos. Maiores informações (91) 3249-0444/8864.

DIA DE COMBATE A AIDS

Nesta quinta-feira, 29, inicia o CTA desenvolve ampla programação relativa ao Dia Mundial de Combate a Aids, que transcorre justamente em 1º de dezembro. Sob o tema “o jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar preservativo”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tem a intenção de afirmar os direitos do jovem à informação sobre a Aids.

Da programação constam gincana entre as escolas, distribuição de preservativos, uma blitz educativa, dentre outras atividades, com a intenção de informar a população sobre os riscos de contrair o HIV – vírus da imunodeficiência humana.

CHÁ BENEFICENTE

A Seasp realizará em 06 de dezembro, a partir das 17h, o I Chá Beneficente em Prol da Terceira Idade, na Maçonaria do Novo Horizonte. O evento tem como objetivo angariar recurso para a confraternização natalina dos idosos do Lar São Vicente de Paula, prevista para 19 de dezembro; e do Projeto Conviver, que deverá acontecer no próximo dia 15.

Os convites, ao valor individual de R$ 15,00, poderão ser adquiridos na Secretaria de Assistência Social/Convier, localizada na Agrópolis do Incra ou no Lar são Vicente de Paula, na Folha 6 – Nova Marabá.

Durante o chá os convidados participarão de brincadeiras e de sorteios de valiosos brindes. Maiores informações com Maria Onete Silva. Fones 3324-1382/1282.

PREVISÃO DO TEMPO

O Canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas no período de hoje (28) a 07 de dezembro. A temperatura oscila entre 22º e 33ºC. A umidade relativa do ar fica acima dos 70%, elevando o percentual a partir das 17 horas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) existe a possibilidade da enchente de 2008 vir mais cedo, no mês de janeiro, visto que o atraso no período chuvoso pode acarretar muita precipitação em dezembro e janeiro.

Hoje, 28, a lâmina d’água do Rio Tocantins está em 2,75 metros. De acordo com Francisco Ribeiro Alves, coordenador da Defesa Civil Municipal, o mínimo que ela chegou nos últimos anos foi 1,98 metro, estando, portanto, a quase um metro acima.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas