23 agosto 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 958

GENERAL VISITA SEMED
Hoje, 23, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia recebeu em seu gabinete o General de Brigada José Wellington Ferreira e o Major Israel, às 10h. Esta é a primeira visita de um general de brigada a uma secretaria municipal. Os militares foram acertar os últimos detalhes relacionados aos desfiles estudantis e Parada Militar em comemoração à independência do Brasil, em 7 de setembro. Também participaram da reunião o assessor de Comunicação da Prefeitura Agenor Garcia e a coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz.
O general Wellington disse que ficou satisfeito com as informações obtidas na Semed. “O planejamento dos organizadores do desfile foi bem feito. A equipe está de parabéns. Com certeza será uma grande festa cívica para toda a população”.
Este ano desfilam no dia 7 de setembro, na Marabá Pioneira, 10 escolas (com o máximo de 100 alunos cada), em seguida 13 entidades e depois as tropas militares. General Wellington disse que este ano o Exército contará com um número maior de militares nos desfiles. “Cerca de 1800 militares devem participar. Além do desfile na Marabá Pioneira, também estamos articulando a presença militar nos desfiles em outros núcleos, como Morada Nova, São Félix e Cidade Nova”.
O assessor de Comunicação Agenor Garcia falou do tradicional hasteamento de bandeiras na praça Duque de Caxias, por autoridades militares e civis no dia 7 de setembro, ao qual General Wellington disse que será mantida. O hasteamento é feito logo cedo no dia 7, em seguida o prefeito Sebastião Miranda e o general encaminham-se para o palanque montado no cruzamento Av. Antonio Maia com a Av Getúlio Vargas, de onde assistem à Parada Estudantil e Militar.
Kátia Américo Garcia disse que a Semed fechou o planejamento dos desfiles na Semana da Pátria de forma a contemplar um grande número de escolas - com limite de cem alunos cada. “Para nossa satisfação teremos um efetivo maior do Exército no desfile. A presença do efetivo militar em outros núcleos, além da Marabá Pioneira, com certeza será um grande atrativo dessa festa cívica que a comunidade vai gostar muito. A inovação do General Wellington será muito bem recebida”.
SABERES DA TERRA
Professores da zona rural de Marabá participam do curso de formação do Programa “Saberes da Terra”, no período de 21 a 26 de agosto, na Biblioteca do Professor, Marabá Pioneira, de 8h às 18h.
Através do cursos, a Semed dá subsídios aos professores para atender às necessidades dos alunos da área rural. O programa é implantado pelo Governo Federal.
Participam professores e supervisores de 15 escolas da zona rural. O curso é ministrado pelo professor da UFPa Evandro Medeiros. O programa é uma parceria entre os Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário e envolve parcerias locais na construção e implantação de uma política de educação do campo em todas as regiões do país.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia fala que os alunos da zona rural precisam de atenção especial e conteúdos voltados para o seu cotidiano. Precisam aprender e utilizam seus conhecimentos adquiridos em seu trabalho cotidiano.
A organização curricular dos cursos do Saberes da Terra respeita o ciclo de produção e a cultura do meio rural e ajudo o aluno a elevar sua escolaridade e qualifica-lo profissionalmente, de acordo com os princípios da pedagogia da alternância e tem o TRABALHO como princípio educativo.
Aproximadamente 32 milhões de brasileiros vivem em áreas rurais. Para essa população, o acesso à educação regular continua a ser um desafio. O programa Saberes da Terra implantado pelo Ministério da Educação reconhece as necessidades próprias, as desigualdades e a realidade diferenciada da população do campo.
Em Marabá, a primeira equipe de professores a participar do curso irá repassar a aprendizagem aos seus alunos da Escola Família Agrícola, Km 09, região do Rio Preto – sentido Itupiranga. O programa estimula e apóia o fortalecimento e ampliação das iniciativas de acesso e permanência de jovens agricultores familiares no sistema formal de ensino, oferecendo oportunidades de elevação de escolaridade, qualificação social e profissional.
QUEIMADAS URBANAS
Às 16 horas desta quarta-feira, 23, o projeto “Queimadas Urbanas”, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove na frente da Escola Silvino Santis, na Folha 33, e no entorno das olarias e bambuzal próximo ao trevo da Transamazônica, mais uma ação educativa de conscientização da comunidade marabaense com vista à redução de focos de incêndio no meio urbano, o que nesse período, devido à estiagem, prejudica o sistema respiratório, principalmente das pessoas alérgicas à fumaça, bem como reduz a visibilidade de motoristas, podendo acarretar acidentes.
O projeto da Semma é atualizado e relançado todos os anos com o intuito de conscientizar a sociedade a não queimar lixo, mato e outros materiais, cuja fumaça tóxica leva as pessoas, em especial as mais sensíveis, a contrair problemas respiratórios e também alertar para o crime ambiental que estão cometendo, de acordo com a legislação vigente.
As ações são realizadas sempre às quartas-feiras, tendo num ponto estratégico (escola, igreja ou associação) para onde as pessoas da comunidade são convidadas para ouvir palestras e assistir a teatro de fantoches, geralmente em frente da sede da instituição referenciada no convite. Essas ações, a partir de agora, também deverão ser anunciadas via rádio.
Durante esses encontros a Semma utiliza-se de outros recursos didáticos, como cartazes contendo 10 razões para não queimar. Os quais são fixados em locais de grande movimentação, para que os visitantes lembrem da necessidade de não fazer queimadas urbanas.
INAUGURAÇÃO ADIADA
O Centro de Saúde Demosthenes Azevedo não será inaugurado nesta sexta-feira, 25, como estava previsto. O prefeito Tião Miranda vai oportunizar nova data para a inauguração.
Entregue a SMS dia 11 deste mês, o novo Centro de Saúde está situado na Rua 27 de Março nº 301, entre esta e a Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco). A mudança de pessoal e equipamentos só deve acontecer a partir de segunda-feira, 28, e a inauguração oficial está prevista para a outra sexta-feira, 1º de setembro.
O novo prédio contém sala de recepção, de consultas médicas, enfermagem, farmácia, área de pesagem e nutrição, cozinha, depósito, sala de gerência, área de serviço (lavanderia) e três banheiros, sendo um para portadores de necessidades especiais, e um poço artesiano.
Dentre os programas de saúde oferecidos estão consultas médicas diárias, vacinas, teste do pezinho, coleta de material para câncer do colo do útero (PCCU), controle e tratamento de tuberculose e hanseníase, nutrição e curativos.
MULTIVACINAÇÃO
O Dia “D” da do reforço da vacinação contra a paralisia infantil acontece neste sábado, 26, com abertura às 9 horas no Centro de Saúde Amadeu Vivácqua (São Félix II), com intuito de imunizar 25.400 crianças na faixa etária de zero a cinco anos incompletos. Como se trata de uma etapa complementar da campanha ocorrida no início de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda fase, está com dificuldade para atingir a meta convencionada com o governo do Estado, por isso o período de imunização deve prolongar-se até dia 15 de setembro.
A campanha desenvolvida na zona rural pela equipe da Divisão Extra-muro e Zona Rural tem o propósito de vacinar cerca de cinco mil crianças nessa faixa etária, porém, depois de quase quatro semanas de trabalho, ainda não alcançou duas mil, de acordo com os últimos dados daquela coordenadoria.
Além da vacina Sabin, a campanha também oferece outros imunobiológicos contra hepatite B, rubéola, sarampo, tétano e difteria, também destinados ao público adulto, embora sejam seletivos, enquanto a vacina contra a paralisia infantil é obrigatória. A equipe Extra-muro, que prossegue vacinando na zona rural até o dia 5 de setembro, também realiza alguns procedimentos de rotina, através de um enfermeiro, como verificação de pressão arterial, encaminhamento de possíveis emergências para a cidade e verificação de manchas de pele, objeto da campanha de combate à hanseníase.